• Como realizar um cancelamento de uma venda cartão no PDV Degust?
  • Venda realizada via cartão (TEF), como realizo o cancelamento da transação ?
  • O que devo fazer quando preciso cancelar uma venda ?
  • Como realizar um cancelamento de uma venda cartão no TasteOne PDV?
  • Qual o procedimento correto para cancelar uma venda ?
  • A venda passou do prazo de cancelamento, o que devo fazer ?
  • O que é NSU ?
  • O que é pinpad ?

O que é D-Tef?

D-TEF é um sistema de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) que permite aos estabelecimentos comerciais realizar transações financeiras com cartões de crédito e débito:  

-Integração com as principais redes de pagamentos do país 

-Pagamentos com débito, crédito ou voucher 

-Consulta a restritivos 

-Comunicação entre o estabelecimento comercial e a operadora de cartão.

O que é PINPAD? 

O Pin Pad é um dispositivo eletrônico que recebe pagamentos por cartão de crédito, débito, vale-refeição e outras formas de pagamento:

 Leitura de cartões por chip ou tarja magnética,

Captura da senha do cartão,

Pagamento por aproximação (contactless),

Criptografia dos dados do cartão,

Envio dos dados para adquirentes ou subadquirentes.   

O Pin Pad é um equipamento que precisa de estar ligado a outro dispositivo para funcionar, como um caixa ou tablet, por meio de cabos USB ou Serial. 

 

O que é NSU? 

O NSU é o Número Sequencial Único gerado pelo DTEF e utilizado para identificar uma transação. 

 

O que é uma adquirente? 

Adquirentes, em suma, são as mediadoras entre a bandeira do cartão e o negócio do cliente.

Elas fazem a conexão entre a loja, a bandeira do cartão e o banco, de modo a receber o dinheiro do consumidor e repassar o mesmo ao lojista, dentro de um determinado prazo e cobrando as taxas previstas no contrato da adquirente.  

Abaixo, segue alguns exemplos e adquirentes. 

- Linx Pay; 
- Stone; 
- Rede; 
- Getnet; 
- Cielo; 
- PagSeguro; 
- Mercado Pago. 

 

Caso a loja utilize DEGUST PDV: 

Após cancelar a venda e a nota é necessário cancelar a transação do cartão.

OBSERVAÇÃO: PARA TODA TRANSAÇÃO DE CANCELAMENTO, SEMPRE É NECESSÁRIO O CARTÃO DO CLIENTE. 

Precisa clicar no botão -> TEF Rede/Visa/Amex


Clicar em -> Cancelamento: 


Pode escolher o tipo do cancelamento, se for a última transação selecione 1, se for outra transação feita selecione 2:


Digite a data da transação (a data que a venda foi realizada): 

 

 

O NSU da venda pode ser encontrado no comprovante do TEF:


Informe o NSU da venda: 

 


Informar o valor da venda que será cancelada:


Aproxime, insira ou passe o cartão:


Sistema irá reconhecer se é débito, crédito, ou voucher.

Após confirmar a solicitação desejada, clique em SIM:


Sistema irá retornar o cartão do cliente, a data, o valor da venda, o valor que foi cancelado, e o NSU=DOC.




Após realizar os procedimentos acima, o sistema irá solicitar a senha do cartão:



Solicitará o cancelamento para a Adquirente: 


Imprimindo, e irá solicitar para remover o cartão: 


Venda CANCELADA com sucesso! 


A seguir temos um vídeo de um exemplo de Cancelamento, passo a passo:


 Cancelando_venda_PDV_Delphi.mp4

______________________________________________________________________________________________________________________________________


Caso a loja utilize TASTE ONE PDV: 


Após cancelar a venda e a nota é necessário cancelar a transação do cartão.

OBSERVAÇÃO: PARA TODA TRANSAÇÃO DE CANCELAMENTO, SEMPRE É NECESSÁRIO O CARTÃO DO CLIENTE. 


Para cancelar a nota e a venda precisa ir em Menu → Monitor de Notas:

Clicar nos 3 pontinhos.


Clicar em cancelar.


Escolher a opção SIM, pois estamos cancelando a venda diretamente na tela das notas (Monitor de Notas)



Selecione qual o pagamento foi realizado nessa venda (Débito, Crédito ou QrCode):


O sistema já compreende qual venda é, e aguarda a sua confirmação desse cancelamento.

Precisa clicar em CONFIRMAR CANCELAMENTO.


Sistema irá confirmar a autorização desse cancelamento.


Transação CANCELADA com sucesso!!


A seguir temos um vídeo de um exemplo de Cancelamento, passo a passo:

Cancelando_venda_Monitor_de_notas_TasteOnePDV.mp4




Precisa ir em Menu -> Reimpressão e Cancelamento 

 

Informar a data da venda atual da venda que precisa ser cancelada -> clicar em Pesquisar

Localizar o NSU na coluna destacada acima o NSU que precisa ser cancelado.

Clique no botão da Impressora:


Aqui é possível ver o NSU que pertence a essa venda.

Porém, é possível reimprimir clicando no botão → Reimprimir cupom (opcional).


Digite o NSU que deseja cancelar.


Sistema mandando a solicitação do cancelamento.


Reimpressão FEITA com sucesso!!!



Próximo passo é cancelar a venda, clicar no botão [x]


Clique em Confirmar cancelamento


Selecione qual o pagamento foi realizado nessa venda (Débito, Crédito ou QrCode):


Nesse momento precisa inserir o cartão do cliente ou aproximar.


O sistema já compreende qual venda é, e aguarda a sua confirmação desse cancelamento.

Precisa clicar em CONFIRMAR CANCELAMENTO.


Sistema mandando a solicitação do cancelamento.


Venda CANCELADA com sucesso! 


A seguir temos um vídeo de um exemplo de Cancelamento, passo a passo:

cancelando_venda_TasteOne.mp4

 


Tabela de estado do fluxo de cancelamento do TEF no Degust PDV e TasteOne PDV 


Precisa do Cliente e do Cartão para realizar o procedimento?

 

Deseja Cancelar a Venda? 

 

A Data da venda é a data ATUAL?  
 

 

Sabe o NSU/DOC da venda? 

 

O que fazer? 

Sim

Sim 

 Sim 

Sim 

Cancele a transação na tecla do TEF no PDV informada acima. 

Sim

Sim 

Sim 

Sim 

Cancele a transação no Menu -> Reimpressão e Cancelamento no botão [x] no TasteOne. 

Não

Sim 

Não 

Cancelar a transação diretamente com a adquirente. 


Não

 

Sim 

 

Sim 

 

Não 

Entrar em contato com o Suporte do Time de Cross através do número:  (11) 2103-4321  

Lembrando que esse número também é WhatsApp.  

Horário de funcionamento das 6h às 23h59. 

 

 


PARA TODA TRANSAÇÃO DE CANCELAMENTO, SEMPRE É NECESSÁRIO O CARTÃO DO CLIENTE. 

Não esqueça de ler com muita atenção a Tabela de estado do fluxo de cancelamento do TEF no Degust PDV e TasteOne PDV.

Está com alguma dúvida?

Consulte todos nossos guias na busca de nossa página principal clicando aqui.