Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 7 Próxima »

PROD2100
Atualização de Preços Via Magnética

O programa é utilizado para a atualização dos preços dos produtos através da lista de preços em arquivos eletrônicos recebida dos fabricantes.
É necessário baixar o arquivo de lista de preço no diretório "/sisdia/intfabrica".
É possível receber lista da "Mercedes", "masseY-valtra", "volKs", "Toyota", "Gm", "gmC", "gmgaR", "gmB", "International", "agralE", "parceria merceDes", "pEugeot" e "Honda", "Fiat", "Chrysler", "Mitsubishi", "fOrd", "New holland", "Volvo", "aUdi", "sundoWn", "Kia", "renaulT" e "Jac".
Estes botões de opção serão apresentados de acordo com o conteúdo registrado no programa CADA0280 – tabela. codeptos - item "bandeira".
Para o processo de atualização informe os seguintes dados solicitados:

Estarão disponíveis os seguintes campos na tela:

  • Nome Arquivo Preços: Nome do arquivo referente a atualização de preços enviado pela montadora.
  • Região: Código da região da concessionária. Será apresentado como default "1".
  • Tipo Veículo: Com os seguintes valores válidos: "I – Importados" e "N – Nacionais" que serão considerados no processo de "Atualização de Preços". Será apresentado como default o valor "I - Importados", que possui a finalidade de atualizar os preços dos veículos importados. Ao selecionar "N - Nacionais", o sistema atualiza a tabela de preços dos veículos de procedência nacional buscando dados do arquivo texto gerado pelo cliente.
  • O sistema faz a validação do arquivo importado para verificar se o arquivo é compatível com o layout da opção selecionada. Qualquer posicionamento incorreto no arquivo importado pelo cliente fará com que o sistema aborte a operação. Caso o usuário tente importar o arquivo referente ao layout dos veículos nacionais e não mude a opção Tipo de Veículo para "N", a seguinte mensagem será apresentada na tela:
  • Altera CST: com os seguintes valores válidos: "S – Sim" e "N – Não", que serão considerados no processo de "Atualização de Preços". Será apresentado como default o valor "N - Não. Ao selecionar "S - Sim", o sistema atualiza o campo de origem da tabela de preços dos veículos da montadora que já se encontram na base de dados, já a opção "N – Não" possibilita que tal campo, já gravado, não tenha o seu conteúdo modificado. O processo não será válido para os registros ainda não existentes na base de dados e que se encontram no arquivo de importação, pois, terão automaticamente o preenchimento do atributo 'origem' da tabela cmprodut gravado com tal conteúdo, independente de parâmetros.
  • Altera Descrição: Valores válidos: "S" e "N"
  • Altera Grupo Desc: Valores válidos: "S" e "N"
  • Altera Classificação Fiscal: Indica se a classificação fiscal do item será alterada. Valores válidos: "S" e "N".
  • Índice Reposição: [1,000000]. Este campo já vem preenchido.

  • Índice Garantia: [1,000000]. Este campo já vem preenchido.

  • Índice Público: [1,000000]. Este campo já vem preenchido.

  • Data Inicio Vigência: Esta data não pode ser menor que a data do dia da atualização. Informe a data de início da vigência.
  • Data Final Vigência: Informe a data final da vigência.
  • Sobreposição: Se for "N" o sistema vai criar uma nova lista, se for "S" Reprocessa um arquivo com a mesma vigência.
  • Linha / Grupo: Informe a linha e grupo dos produtos em que se deseja efetuar a atualização de preços.


Observação:

  • A opção "Parceria Mercedes", solicita o índice de atualização e a data de início da vigência.

Inclui o preço de parceria no atributo preço público do PROP1205 ou PROP1210, de acordo com o respectivo código de produto. Sendo assim, o preço de parceria fica sendo o preço público para qualquer programa que utilizá-lo, como exemplo os programas: PROD1000 e PROD1010. Esta opção também atualiza o preço promoção com o mesmo percentual que é atualizado o preço de venda.
Para usar a opção "gmB" (atualiza a lista de preços da GM) é necessário, previamente, salvar o arquivo "lista_preços.txt" no diretório "/report" do servidor.
Atualiza os preços dos produtos GMC, bastando para isso, informar o nome do arquivo a ser carregado, que deve estar localizado no diretório "/sisdia/intfabrica", com opções para:

  1. Alterar a descrição dos produtos de acordo com a da lista,
  2. Alterar o grupo de desconto de acordo com a lista,
  3. Gerar/calcular o preço de garantia na tabela de preços e a data de início da vigência do preço.

A atualização de preços MBB trata o índice de preços garantia, ou seja: caso o usuário no momento da atualização de preços informe índice de garantia (ex. 0,70), o programa calcula o preço garantia como sendo 70% do preço de público.
Os percentuais devem ser incluídos pelo programa PROD2050.
Faz a atualização tratando por default os índices cadastrados na tabela cmindice.
Para clientes que possuem as bandeiras "Mercedes-Benz" e "Volkswagen" dá prioridade ao "Marck-Up" (tabela cmsugmar, relacionado ao item Grupo de Desconto, "sugmargem" na tabela cmprodut.
Permite a sobreposição da tabela de preços dos produtos, somente quando a tabela vigente possuir a data início igual à data de vigência informada em tela e não possuir data final. Isto porque a sobreposição não deve apagar o histórico dos preços e deve ser utilizada somente em listas de preços que tiveram problemas e precisam ser sobrepostas.
A opção "parceria MerceDes" permite a sobreposição dos preços dos produtos, desde que as atualizações sejam feitas no mesmo dia.

  • Na opção "parceria MerceDes", informar a linha e grupo dos produtos em que se deseja efetuar a atualização de preços.
  • Algumas bandeiras dependem do "Mark-Up" para atualização dos preços. Consulte documentação do programa CADA0290 para maiores detalhes.

Algumas bandeiras dependem de índices para atualização dos preços. Consulte documentação do programa PROD2050 para maiores detalhes.
Para clientes com bandeira "Peugeot", o campo "Refer.Fabrica" PROP1000 é atualizado com a informação da família de marketing da peça (4 dígitos) e com a família de veículos que utiliza a peça (3 dígitos) separados por um traço.

  • Para clientes com bandeira "Mercedes-Benz", este programa utiliza o mark-up cadastrado no programa CADA0601 caso haja registro cadastrado para o grupo de desconto e classificação fiscal da peça, na filial onde se está atualizando os preços.
  • Alimenta as tabelas: cmpreproPROP1205 para produtos cadastrados somente no PROP1000; e cmpreestPROP1215 para produtos cadastrados no PROP1000 e PROP1005. Estas substituem a cmprecosPROP1210.
  • Para clientes com bandeira "Mercedes Benz", o preço de garantia é atualizado com base no preço de reposição.
  • A opção "Audi", atualiza a lista de preços da "AUDI".

No momento de informar o nome do arquivo, traz como default o nome do arquivo "publica.txt", atualizando ao mesmo tempo os três arquivos com o mesmo layout, sendo eles: concess.txt – Arquivo Reposição; garantia.txt – Arquivo Garantia e publica.txt – Arquivo de Preços. Os arquivos devem estar no diretório "/sisdia/intfabrica".
Definições do Layout do Arquivo
Nome do Arquivo: Lista de Preços de Peças
Tamanho do Registro: 85 bytes
De Até Tam Tipo Formato Descrição
1 30 30 Asc X(30) Código da Produto
31 60 30 Asc X(30) Descrição do Produto
61 68 08 Data DD/MM/AA Data Atualização
69 85 17 N 9(15)V99 Preço Público

  • A opção "Promocional" serve para a importação da "Lista de Preços Promocionais Valtra", bastando para isso informar o nome do arquivo ao ser carregado (que deve estar localizado no diretório "/sisdia/intfabrica").

Após a importação da nova lista, a lista de promoção antiga é finalizada.
Layout do Arquivo:
Código Produto com 16 posições .
Valor do Produto com 9 posições e 2 posições decimais separados por vírgula.
Exemplo do Arquivo:
Cód.Prod. Preço Promocional
AN120 000000016,50
111560 000000010,26
112430 000000014,70

  • Na opção "Toyota", trata o "Índice Público" do programa PROD2050. Este recurso serve para as empresas que desejam tornar seu preço público superior ou inferior ao preço que vem na lista de preços. Para quem não deseja utilizar este recurso, basta informa "Índice Público" = 1,000000 no programa PROD2050.

Na opção "Volks", trata os fatores de regionalização de preços para atualizar o preço de reposição. Trata o layout FL3, versão 241002.

  • A opção "renaulT" é utilizada para a importação da lista de preços da RENAULT, bastando para isso, informar o nome do arquivo ao ser carregado que deve estar localizado no diretório que está configurado no programa COPE0100.
  • Na opção "Mercedes", informando "S" no campo "Altera Cl.Fiscal", serão atualizadas as informações do programa CADA0850 pela tabela cnclfisc.
  • Trata a lista de preços Sundown PECA_SDW_ATUALIZA_LISTA_PRECO.

Trata a lista de preços New Holland PECA_NWH_ATUALIZA_LISTA_PRECO.
Atualiza o Preço de Garantia Volvo baseado no Mark Up de Garantia do programa CADA0290.

Trata a lista de preços Land Rover PECA_LAND_ROVER_ATUALIZA_LISTA_PRECO.

  • Ao receber o arquivo referente à bandeira "Toyota", especificamente na função "atualiza_toyota", incluído para exibir o "Código de Peças Sucessora" na emissão do relatório.
  • A opção "Kia" é utilizada para a importação da lista de preços da KIA, bastando para isso, informar o nome do arquivo ao ser carregado, que deve estar localizado no diretório que está configurado no programa COPE0100. O arquivo é referente ao Arquivo de Preços das Peças, conforme layout "PEC02" - Projeto Kiacom.
  • A opção "Hyundai" é utilizada para a importação da lista de preços Hyundai, deve ser informado o nome do arquivo a ser carregado, a localização deve ser configurada no programa COPE0100.

Deve ser informado o campo "Região", parâmetro do Programa PROD2050, onde são informados os índices para calcular o Percentual do Icms, para que ao importar o arquivo, o programa saiba qual a coluna será importada para os campos "Preço Reposição" e "Preço Garantia".

  • Existe o campo "bandeira", atributo da tabela cmindice, com a finalidade de permitir para determinada Filial e Bandeira, informar os Índices para Atualização de Preços de Peças.
  • Após a importação da lista de preços, para o campo "Altera Cl.Fiscal" = "S" (Sim), o programa lista o item quando sua classificação fiscal não existir na tabela cnclcalc – Programa CADA0860 - Manut.Percentual Pis/Cofins Classif.Fisc.
  • O programa trata o novo layout da lista de Preço da "Volvo".
  • Após a importação da lista de preços, será registrado no programa COPE9000, além dos dados que já eram gravados, como Data, Usuário, Terminal, Estação, Runner, Programa, Código, no campo "Texto", também irá registrar o nome do arquivo que foi importado.
  • O layout de preços da HYUNDAI foi alterado para o layout abaixo:


Coluna

Tamanho

Início / Fim

Código da Peça

20

001-020

Nome da Peça

70

021-090

Preço Público

15

091-105

Preço Revenda

15

106-120

Preço Garantia

15

121-135

IPI

02

136-137

NCM (Classif. Fiscal)

08

138-145


  • Na opção "Peugeot" informando "S" no campo "Altera Grupo Desc", é atualizado o campo "Margem Bruta" referente a informação do programa CADA0290 pela tabela cmsugmar.

O layout de preços da "Peugeot" foi alterado para o layout abaixo:
1.1O arquivo irá conter, em sua primeira linha, um cabeçalho para identificar as informações das colunas.
Cabeçalho:

 

Descrição

Tipo

Tamanho

Pos.Init

Pos.Fim

1

Codigo

A

15

1

15

2

Desc

A

30

16

45

3

OG

A

2

46

47

4

Tip

A

3

48

50

5

Fam

A

4

51

54

6

Percentual

A

8

55

62

7

Data Envio

A

8

63

70

8

Data Inicial

A

8

71

78

9

Data Final

A

8

79

86

10

Class.Fiscal

A

16

87

102

11

Monofásica

A

3

103

105

12

Público

A

13

106

118

13

Regiao 1

A

13

119

131

14

Regiao 2

A

13

132

144

15

Regiao 3

A

13

145

157

16

Regiao 4

A

13

158

170

17

Regiao 5

A

13

171

183

18

Regiao 6

A

13

184

196

19

Regiao 7

A

13

197

209

20

Regiao 8

A

13

210

222

21

Regiao 9

A

13

223

235


1.2Após a coluna (12), o arquivo terá seu tamanho flexível, podendo ter uma ou mais regiões.
Linha do Arquivo:

Descrição

Tipo

Tamanho

Decimais

Pos.Init

Pos.Fim

Editado

Referência

A/N

15

 

1

15

 

Descrição

A/N

30

 

16

45

 

Origem

A/N

2

 

46

47

 

Tipo de Veículo

A/N

3

 

48

50

 

Família Marketing

A/N

4

 

51

54

 

Percentual

N

8

2

55

62

99999,99

Data Envio

D

8

 

63

70

DDMMYYYY

Data Inicial

D

8

 

71

78

DDMMYYYY

Data Final

D

8

 

79

86

DDMMYYYY

Classificação Fiscal

A/N

16

 

87

102

 

Monofásica

A/N

3

 

103

105

 

Preço Público

N

13

2

106

118

9999999999,99

Preço Regiao 1

N

13

2

119

131

9999999999,99

Preço Regiao 2

N

13

2

132

144

9999999999,99

Preço Regiao 3

N

13

2

145

157

9999999999,99

Preço Regiao 4

N

13

2

158

170

9999999999,99

Preço Regiao 5

N

13

2

171

183

9999999999,99

Preço Regiao 6

N

13

2

184

196

9999999999,99

Preço Regiao 7

N

13

2

197

209

9999999999,99

Preço Regiao 8

N

13

2

210

222

9999999999,99

Preço Regiao 9

N

13

2

223

235

9999999999,99


  • Aplicação do índice sobre preço público PROD2050 para clientes com bandeira "Hyundai".
  • O botão "New Holland" permite carregar o arquivo de preços e o arquivo de preços em promoção. O arquivo de preços em promoção deve estar em formato "CSV" e não poderá conter caracteres especiais. O arquivo "CSV" deve ser separado por ";" (ponto-vírgula).

O produto que teve seu preço reduzido somente é atualizado se o campo "Permite Redução" do programa PROD2050 for igual a "S" (Sim).
Para clientes com bandeira "Honda", o valor do preço de reposição é o valor do preço público multiplicado pelo índice de reposição.
Para clientes com bandeira "Mercedes Benz", será calculado o valor da substituição tributária e somado ao preço de reposição (somente para os itens com regime de substituição tributária).
Para realização do cálculo, o percentual de lucro presumido deve ser informado no campo "% Lucro Presumido" no PROD2050.
Forma de cálculo do Preço de Reposição:

  1. Parcial 1 = Preço Reposição + (Preço Reposição * % Lucro Presumido do PROD2050 / 100)
  2. Parcial 2 = Parcial 1 * Alíquota ICMS de venda do CADA0200 / 100
  3. Parcial 3 = Preço Reposição * Alíquota ICMS de compra do PROD2050 / 100
  4. Preço Reposição Final = Preço Reposição + (Parcial 2 – Parcial 3)

Se houver alteração na classificação fiscal do produto, será informado no relatório de inconsistências, que o mesmo foi alterado.

  • Para clientes com bandeira "Suzuki", foi implementada uma nova opção "Suzuki Automóveis" para carregar a Lista de Preços de Peças: Suzuki Automóveis.
  • As opções "Valtra", "Similar" e "Promocional", foram retiradas pois as mesmas passaram a utilizar o mesmo layout referente a bandeira "Massey", a opção que o usuário deverá selecionar deverá ser "Massey-Valtra", para a geração de ambas as bandeiras.
  • Incluído o layout de atualizações de preços para bandeira "Dafra".
  • Para clientes com bandeira "VW", o preço de garantia já vem aplicado o índice de garantia.

Para cliente com bandeira "Mitsubishi", o programa trata a posição 136-137 do arquivo que define se o produto é isento de IPI. A isenção de IPI é feita apenas se o conteúdo da posição 136-137 for igual a "00", "01", "06", "08", "12" e "14".
Para clientes com bandeira "Audi", o programa trata a posição 86-95 do arquivo que possui a classificação fiscal do produto.

  • O programa passa a tratar a bandeira "Smart", com o mesmo layout da Mercedes.
  • A informação referente a reserva técnica somente será exibida para os Agentes de Setor diferente de quem a reservou.
  • No layout de atualizações de preços FORD, ao importar o arquivo "FL3" – Cadastro Geral de Peças, o campo "Depósito Preferencial de Atendimento", posição(127,128) é carregado como "DEP.:" mais a informação do campo. Esta informação é carregada no Sisdia no campo "Ref.Fabrica", podendo ser conferido através do PROP1000.
  • Para clientes com bandeira "KIA" serão apresentadas duas opções:

Na opção "Peças Similares" é possível importar um arquivo (.txt) do projeto KIACOM que deve seguir o leiaute MODELO PEC07 – ITENS SIMILARES. Com o objetivo de cadastrar os produtos e seus similares no cadastro de peças intercambiáveis PROP1020, eles serão cadastrados com o tipo de intercâmbio "A", para que as peças similares possam ser utilizadas no caso de indisponibilidade de estoque do produto de origem e que sirvam também como base para sugestão de compra.
Na importação será validado se o item e os similares das sequencias estão cadastrados no sistema PROP1000, e se já possuem registro no cadastro de peças intercambiáveis. Caso isso ocorrer será gerado um relatório dos erros ocorridos durante a importação.

  • Para clientes com as bandeiras "Kia" e "Citroën", será tratado o índice parametrizado no programa PROD2050.
  • O campo "Nome Arquivo Preços" pode ser informado até 30 caracteres.

Passa a tratar a importação da lista de preços da bandeira "CHE" - "Chery" no formato csv.
Importante: o arquivo não deve conter o cabeçalho das colunas nem linhas em brancos.

  • Para clientes com bandeira "Mitsubishi", o programa passa a tratar o índice parametrizado no programa PROD2050 – Índices Atualização Preços Magnéticos).
  • O programa foi ajustado, quando bandeira "New Holland", para que fique de acordo com o novo layout de atualização de preço.

Passa a tratar novo layout para a bandeira "Sinotruk".

  • A planilha de preços deve estar no diretório C:\. É necessário o arquivo "call_excel.bat" para que a planilha seja aberta automaticamente, caso contrário a planilha deve ser aberta pelo usuário para que o programa efetue a atualização de preços.
  • Para clientes com bandeira "Yamaha", a quantidade de embalagem do produto será atualizada na importação do arquivo.
  • Para clientes com bandeira "Subaru", foi implementada uma nova opção "Subaru" para carregar a Lista de Preços de Peças.
  • As bandeiras "Volkswagem" e "Volkswagen Caminhões" deixarão de utilizar de forma fixa o Fator de Regionalização para o cálculo do preço de reposição. O programa passa a utilizar o índice parametrizado no programa (PROD2050 – Índices Atualização Preços Magnéticos).
  • Para as bandeiras "CHR" e "CJD", na a atualização de preços para cada bandeira, o usuário logado deve estar com a bandeira que será feita a atualização.
  • Para clientes com bandeira "Volkswagem", passa a tratar as faixas de preços conforme definição efetuada na tabela cmindper, programa CADP0125, com a finalidade de reajustar o valor de Preço Público dos produtos comercializados pela empresa.
  • Passa a tratar o novo layout para a bandeira "Jac Motors", permitindo que o programa efetue a atualização de preços e inclusão de produtos, caso os mesmos não estejam cadastrados.

Caso contrário, o processo será executado normalmente e a tela a seguir será apresentada:

  • Para clientes com bandeira "Fiat" e "Chrysler", alterado o lay-out de atualização de preços de peças. Correção do tratamento feito pelo programa das informações enviadas pela montadora. As mudanças no lay-out para novos campos não precisaram ser tratadas pelo sistema. Somente houve adaptação para as novas posições dos campos já tratados.

O envio dos preços das peças "Fiat" e "Chrysler" será no mesmo arquivo.
A identificação do tipo da peça (FIAT ou CHRYSLER) será feita através de um novo campo denominado Armazém que passará a ser enviado na posição 162 a 163 do arquivo de preços.
Parametrizar no processo de Relacionamento entre Sisdia e Integrações (CADA0900) os códigos dos armazéns que serão consideradas como peças FIAT e como peças CHRYSLER. Esta parametrização deverá ser feita para todas as filiais onde é feita a atualização de preços das peças, informando no código da integração os códigos PECAS-FIAT ou PECAS-CHRYSLER.
Para cada um desses códigos de integração, deverá ser informado a data de inicio da integração e no campo Informações Adicionais, a relação de armazéns separados por ";" (UF). Veja os exemplos do CADA0900 abaixo:

  • Para clientes com bandeira "Mercedes", foi incluído o campo "Altera CST", ao lado do campo "Região",

O novo conteúdo origina-se do campo nr. 10 (posições 71 a 71) do registro (TR3) disponibilizado pela montadora "Mercedes" em 18/07/2013 – VP_A – 0046/2013.
Modificação quanto ao 'reajuste' de preço (Público/ Reposição e Garantia) decorrente da implementação do campo acima mencionado, ocorrerá automaticamente a partir desta versão, exclusivamente para a montadora "Mercedes". O Reajuste far-se-á em função da existência de registros na tabela cnpricop, com manutenção através da opção FISC0133. Vale dizer que tal reajuste somente ocorrerá se na tabela acima for encontrado registro com a mesma filial, origem oriunda do arquivo gerado pela fábrica e também com o campo "Venda" marcado como tipo de transação. Caso positivo, o percentual de ICMS cadastrado será utilizado nos cálculos de reajuste.
Obs.: Pelo fato da informação ser disponibilizada em arquivos distintos é rigorosamente necessário e condição impar que a importação dos respectivos arquivos faça-se na ordem dos registros com TR1, TR2 e TR3, vez que o reajuste se faz utilizando o código CST que está disponibilizado no registro tipo TR3 e usa o preço que é disponibilizado em arquivo distinto TR1.

  • Para clientes com bandeira "Renault", foi alterada a forma de cálculo do preço público, preço garantia e preço reposição.

Fórmula de cálculo:
Calcular o PCL - Preço de vendas para o cliente sem imposto (Que é variável para cada estado)
PCL = Preço enviado na posição 29-39 do arquivo / 100
Calcular o PNC:
PNC = PCL - (PCL * Margem Bruta do programa CADA0290 / 100)
Calcular o Preço Público (PVC - Preço Venda Cliente = PCL + impostos):
Para itens monofásicos:
PVC = (PNC + (PNC * Alíquota ICMS do programa CADA0200 / 100)) * Índice Público do programa PROD2050
Para itens não monofásicos:
PVC = (PNC + (PNC * Alíquota ICMS do CADA0200 / 100) + (PNC * Alíquota PIS enviada na
posição 37- 42 do arquivo / 100) + (PNC * Alíquota COFINS enviada na posição 43-48 do arquivo /
100)) * Índice Público do programa PROD2050
Calcular o Preço Reposição (PCR):
PCR = PCL * Markup Reposição do programa CADA0290
Calcular o Preço Garantia (PPG):
PPG = (PNC * Índice Garantia do programa PROD2050) / (1 - (Alíquota ICMS do programa CADA0200 / 100))

  • Foi criado o campo "% Lucro Pres. Imp., no módulo PROD2050 que será utilizado neste módulo no botão Mercedes quando for feita atualização da lista de preços da bandeira MBB.

Quando se tratar de um produto importado, ou seja, código de origem igual a 1, 2, 6 ou 7 será utilizado o percentual de lucro presumido definido no novo campo para atualizar o preço do produto.
O campo no módulo PROD2050 "% Lucro Pres. Nac.". será usado quando se tratar de um produto nacional, ou seja, código de origem igual a 0, 3, 4, 5 ou 8 para atualizar o preço do produto.
Estas alterações serão consideradas quando houver alíquota de ICMS definida.

  • Na opção "Hyundai" é possível alterar a descrição e classificação fiscal de itens cadastrados desde que seja colocado "S" nas opções de Filtro:

-Altera Descrição

  • Altera Cl. Fiscal
  • A função atualiza_ford passará a considerar a origem do produto. Ao extrair as informações do arquivo texto da montadora, o sistema verificará o caractere referenciado pela posição [129,129], sendo considerada a seguinte forma: caso o identificador extraído da posição citada seja o caractere "N" (Nacional) o sistema gravará na tabela/campo cmprodut.origem o identificador 0 (0-Nacional). Caso o identificador extraído seja o "I" (Importado) o sistema gravará na tabela/campo cmprodut.origem o identificador 1 (1-Importação Direta).

  • Para a bandeira TOYOTA, ajustado para tratar uma nova informação, recebida na posição 122, que indica se a peça é um acessório (Tipo = "C") ou não (Tipo = "P").

Caso a peça seja um acessório, será cadastrada em um grupo de acessórios originais, seguindo a regra:
Caso exista apenas um grupo de acessórios (Tipo de grupo = "C"), cujo CNPJ do fornecedor seja um CNPJ da Toyota (iniciado com 59104760) e que não seja o grupo-padrão (grupo 99998), os acessórios serão atribuídos a este grupo;
Caso exista mais de um grupo de acessórios (Tipo de grupo = "C"), cujo CNPJ do fornecedor seja um CNPJ da Toyota (iniciado com 59104760) e que não seja o grupo-padrão (grupo 99998), os acessórios serão atribuídos ao grupo-padrão;
Caso não exista nenhum grupo de acessórios (Tipo de grupo = "C") e cujo CNPJ do fornecedor seja um CNPJ da Toyota (iniciado com 59104760), será exibida uma mensagem de erro, sendo necessário o cadastro deste grupo no CADA0270;

  • A partir desta versão 5.10 (Julho/2015), o programa PROD2100 passa também a atualizar a tabela de preços referente a John Deere, que antes era atualizado através do EDIJ1201.

Para a opção Toyota, ao importar a lista de preços, o atributo Lista Fabrica no PROP1000 será atualizado ou incluso sem a letra da Franchising. Este é o primeiro caractere do registro.

  • Na alteração de Setembro/2015, realizada para as bandeiras VW e VWC, foram incluídos os campos Atualiza DSH e Arquivo DSH para informar as listas dos fornecedores de peças DSH.

Como opção de ajuda, estão disponíveis teclas de atalho (ctrl + E) nos campos Nome Arquivo Precos e Arquivo DSH, que ao pressioná-las, redirecionam o usuário para outra tela na qual pode ser feita a escolha do arquivo.
Esta tela busca os arquivos da pasta padrão, definida previamente pelo usuário.

  • Mudança no calculo do preço de garantia para a bandeira Volks Wagen Caminhões - VWC. Na lista de preços emitida mensalmente pela área de peças e acessórios da MAN Latin América o preço garantia será mantido com Fator Base de 31,66%. Para calcular o preço garantia regionalizado de cada Estado, será necessário aplicar o respectivo fator de regionalização – PORDO2050. O fator para cálculo do preço regionalizado de peças em garantia também deve ser utilizado para reembolso de peças adquiridas de terceiros, conforme exemplo abaixo onde é utilizado o caso do estado do Mato Grosso/MT. Valor de Aquisição da Peça (Nota Fiscal) x Fator de Garantia (Lista Base) x Fator de Regionalização (Ex.: MT) = Valor de Reembolso (Ex.: MT).

Ex: R$ 100,00 x 1,3166 x 1,0203 (FG) = R$ 134,33

  • Modificado o padrão de gravação da classificação fiscal. A classificação fiscal no arquivo da Nissan está presente no registro tipo 50, posições de 21 a 36 no seguinte formato:

Sem EX: 0087088000, despreza o "00" inicial, ficando no seguinte formato: 87088000
Com EX: 0087088000EX1, despreza o "00" inicial e substituindo o EX por "0", ficando no seguinte formato: 8708800001

  • Para clientes Volkswagem e MAN (Volskwagem Caminhões) durante a importação será verificado se o produto foi fornecido por um fornecedor DSH cadastrado no sistema. Caso tenha sido, será gravado no sistema (cfforpec) esta relação e será exibido no programa FORP1010 que a relação peça x fornecedor é DSH. Versão 06.10.01
  • Para clientes Mercedes e Smart, bandeiras: 'MBB' e 'SMA' passar a tratar o campo "código marketing" que será armazenado e apresentado nas consultas de Peças do Sisdia.
  • Para a opção Toyota, ao importar a lista de preços, o atributo Tipo Peça, (P-Peças, C-Acessórios), passa a ser salvo na tabela 'CMPREFAB', esse atributo será utilizado como critério de seleção no programa ('PROD4000').


  • Para clientes Mitsubishi e Suzuki, o novo layout do arquivo de atualização de preços é o seguinte:




  • Para clientes Toyota foi implementado a atualização automática de preços.


1 – Considerações Iniciais Atualização automática de Preços Toyota
Atenção a parametrização inicial:

  • O acesso à área de FTP será feito através do usuário e senha já cadastrados internamente no programa PROD2100, o servidor FTP será obtido através do "Tipo Servidor VC3" e "Descr. Servidor" ('CADA9000'), para acesso ao EDI, porém os arquivos ficarão disponíveis na pasta RAIZ. Nesta pasta existirão 3 arquivos: um com a relação de dealers de cada região, outro com a lista completa e outra com a lista parcial de preços.
  • Configurar o Crontab da máquina para que o programa PROD2100 seja executado automaticamente no dia e horário determinados pela Toyota. (executado todo dia às 05:00 da manhã. )Para maiores informações sobre a configuração do Crontab acessar o documento ('PROCESSO_CRONTAB).
  • Editar e configurar corretamente o arquivo do tipo Shell: "Run_prod2100.sh". Esse shell é disponibilizado na página de liberações do DMS Sisdia.
  • Os arquivos de região e preços baixados para atualização de preços e gerados para envio a Toyota utilizam as pastas "intfabrica/rec" (recebimento) e "intfabrica/env" (envio), que deve estar criadas e com permissão.


Cada região tem uma lista de preços especifica, ao acessar a área de FTP de cada dealer o SISDIA faz download dos arquivos contendo a lista de preços a ser atualizada pelo PROD2100. O processo de definição da região do dealer está descrito no item 2 deste documento.
O processo de atualização automática será executado diariamente, mediante agendamento no CRONTAB do cliente, para ser executado todo dia às 05:00 da manhã. Foi incluída a aba "Monitora" no PROD2100, para realizar a integração manualmente. Para isso, o usuário deve acionar esta opção e os processos de atualização da região e de atualização da lista completa (itens 2 e 3) devem ser executados.
2 – Atualização de Região
Toda segunda-feira o processo de atualização da região será executado. Este processo deverá buscar o arquivo de nome Dealer_Regiao.txt, cujo layout será:

  • Código do DN = posição 1 a 7
  • Código da região = posição 8 a 9.


Este processo Lê esse arquivo e atualiza o código da região para cada um dos dealers cadastrados na base.
3 – Atualização do arquivo completo
Toda segunda-feira, e após a atualização da região do dealer, o sistema irá buscar dentro da pasta RAIZ o arquivo com a lista completa, que terá a seguinte nomenclatura: SPPR_Lista_Preco_AAAAMMDD.txt, onde:

  • SPPR_Lista_Preco: Padrão para a lista completa;
  • AAAAMMDD: data em que o arquivo foi gerado;


Quando encontrar o arquivo, o SISDIA ierá transferi-lo para o diretório /sisdia/intfabrica/rec e, quando o FTP ocorrer com sucesso, irá atualizar o preço de todas as peças existentes dentro do arquivo.
ATENÇÃO: O layout deste arquivo é o mesmo que é importado atualmente no PROD2100 de maneira manual.
Após a atualização dos preços, é gerado um log com o resultado da operação, para que o dealer possa consultar as atualizações realizadas ou não realizadas e demonstrar quais os motivos da não realização, conforme descrito no item 5 deste documento. Esse resultado é gravado no arquivo "SPPR_Lista_Preco_AAAAMMDD.proc" e transmitido para a Toyota dentro da pasta LINX
4 – Atualização do arquivo parcial
De terça-feira a domingo, será realizada a atualização pela lista parcial, que estará dentro da pasta RAIZ e terá a seguinte nomenclatura: SPPR_Lista_Parcial_Preco_AAAAMMDD.txt, onde

  • SPPR_Lista_Parcial_Preco: Nome da Lista parcial;
  • AAAAMMDD: data em que foi gerado;

Quando encontrar o arquivo, o SISDIA deverá transferi-lo para o diretório /sisdia/intfabrica/rec e, quando o FTP ocorrer com sucesso, atualizar o preço de todas as peças existentes dentro do arquivo.
ATENÇÃO: O layout deste arquivo é o mesmo que é importado atualmente no PROD2100 de maneira manual.
Após a atualização dos preços, será gerado um log com o resultado da operação, para que o dealer possa consultar as atualizações realizadas ou não realizadas e demonstrar quais os motivos da não realização, conforme descrito no item 5 deste documento. Esse resultado será gravado no arquivo "SPPR_Lista_Parcial_Preco_AAAAMMDD.proc" e transmitido para a Toyota dentro da pasta LINX.
5 – Consulta de Status de Atualização
Uma nova aba foi incluída no PROD2100 para bandeira Toyota com o nome "Monitora", que possui um filtro de data de processamento onde, informada a data inicial e data final, será carregado o resultado de cada um dos dias e exibir as seguintes colunas:

  1. Data Processamento: Data em que foi realizado o processamento via robô ou manual;
  2. Status FTP: deve listar o resultado da transferência do arquivo, conforme a lista abaixo:
    1. FTP realizado com sucesso: quando o ftp for realizado com sucesso;
    2. FTP com erro: quando houver algum tipo de falha de comunicação com o ftp;
  3. Status Processamento: deve listar o resultado do processamento do arquivo, conforme a lista abaixo:
    1. Atualização com sucesso: quando a atualização for realizada com sucesso;
    2. Atualização não realizada: quando por algum motivo não realizou a atualização;
  4. Motivo: Informar o motivo da não transferência ou do não processamento do arquivo;


Exemplo da Tela:

Data Processamento

Status FTP

Status Processamento

Motivo

01/06/2017

FTP realizado com sucesso

Atualização com sucesso

 

02/06/2017

FTP realizado com sucesso

Atualização com sucesso

 

03/06/2017

FTP com erro

 

Falha de comunicação

04/06/2017

FTP realizado com sucesso

Atualização não realizada

FTP não realizado







Estarão disponíveis nesta tela os seguintes botões, permitindo a navegação:

  • Concluir: Confirma o processamento/ação.
  • Interromper: Interrompe o processo.
  • Atualizar: Executa a atualização 'Manual' de preços da Toyota.
  • Documentação: Acesso à documentação do programa.
  • Sair: Finaliza as atividades.
  • Sem rótulos