As regiões de vendas são utilizadas para localizar as áreas comerciais em que as filiais, clientes e representantes atuam. O objetivo é possibilitar estatísticas de vendas e a seleção das transportadoras para distribuição das mercadorias, conforme a proximidade da região.

Para priorizar a entrega de mercadorias em determinadas regiões, é possível definir pesos de 1 a 4. Assim, um cliente estabelecido na região com peso 1 terá prioridade no atendimento à entrega de produtos.

As regiões podem ser cadastradas conforme critérios comerciais ou geográficos e ser agrupadas sob uma macroregião. Dessa forma, é possível estabelecer vários níveis de hierarquia entre regiões. Observe a seguir.

Exemplo:

A Empresa Veste S/A comercializa e distribui mercadorias no interior do Estado de São Paulo e necessita controlar o volume de vendas por região.

Para este controle é possível adotar a seguinte estrutura de regiões e macroregiões:

NíveisMacrorregiõesRegiões
1São Paulo Interior
2Vale do Paraíba
3

São José dos Campos

Taubaté

▪ As macroregiões devem, primeiro, ser cadastradas como regiões. Somente depois, será possível associá-las ao cadastro de uma outra região.
▪ Após a inclusão das regiões de vendas, é possível configurar o parâmetro REGIAO_PADRAO para definir uma região padrão como sugestão nos cadastros.

Módulos que exibem a tela 001004

• Filiais
• Representantes de Vendas
• Clientes

Procedimentos

Para incluir uma macroregião e associá-la a uma região:

1. Selecione a tela 001004 - Regiões de Vendas.
2. Clique no botão Inclui (F5).
3. Preencha o campo Região, deixando o campo Macroregião sem preenchimento.
4. Clique no botão Salva (F4) para concluir a operação.
5. Clique novamente no botão Inclui (F5).
6. Preencha o campo Região e, no campo Macroregião, selecione a região cadastrada na etapa anterior.
7. Clique no botão Salva para concluir a operação.

Relatórios

Para consulta e impressão do cadastro de regiões de venda, está disponível o relatório da tela:

▪ (A) Regiões de Venda