Descrição: Geralmente este tipo de configuração é efetuada em clientes que precisam acessar o Banco de Dados a partir do seu computador através de softwares de terceiros, o tipo de conexão ODBC Data Sources do Windows é utilizado justamente para este tipo de conexão através de um client específico que podemos instalar e configurar localmente para acesso ao servidor, aqui no SaaS existem clientes que usufruem desta ferramenta por exemplo para trabalhar com o Microsoft Power BI que é uma plataforma unificada e escalável para autoatendimento e BI (Business Intelligence) empresarial.


1° Passo - Antes de tudo precisamos instalar o Firebird Server e Driver ODBC para Firebird no host que vai receber os dados, já existe um documento aqui no Linx Share com o passo a passo da instalação, segue a url abaixo.

URL dos documentos: Instalação Do Firebird 3.0 - Millennium - Rascunho - Linx Share e Instalação do Firebird ODBC (Windows) - Millennium - Rascunho - Linx Share


2° Passo - Após a realização da instalação, devemos ter em mãos os seguintes dados para conexão com o servidor de Banco de Dados.

  • IP ou Hostname do servidor onde o Banco de Dados está alocado.
  • Porta em que o servidor está aguardando para receber conexões.
  • Caminho absoluto do Banco de Dados no servidor.
  • Usuário e senha com que o client vai abrir conexão com o servidor.


3° Passo - Na aba de pesquisa do Windows precisamos Executar como administrador o software do sistema responsável pela conexão com o Banco de Dados, Fontes de Dados ODBC (64 bits), neste caso usaremos o de 64 bits.


4° Passo - Navegamos para o menu DSN de Sistema e clicamos no botão de Adicionar, conforme ilustração abaixo:


5° Passo - Na tela aberta escolheremos o nosso Driver recém instalado do Firebird e clicamos em Concluir, conforme imagem:


6° Passo - Após isso será aberto uma nova tela Pop-Up para preenchimento das informações de conexão que coletamos em no 2° passo:

Segue abaixo a explicação dos campos básicos para a conexão, após preenchidas as informações, podemos testar a conexão como o Botão Test Connection evidenciado na imagem acima para validarmos se a conexão foi estabelecida.

Data Source Name (DSN): Daremos um nome para esta nova conexão para utilização em aplicativos.

Description: Campo a ser preenchido opcionalmente.

Database: Campo de preenchimento do hostname e caminho absoluto do Banco de Dados no servidor.

Client: Campo onde iremos referenciar o arquivo client dentro da pasta de instalação do Firebird Server, exemplo do caminho ( C:\Program Files\Firebird\Firebird_3_0\fbclient.dll )

Database Account: Usuário que será utilizado para realização da conexão com o Banco de Dados.

Password: Senha do usuário que será utilizado.

Role: Campo opcional para identificação de função do usuário de Banco de Dados.

As demais opções podemos deixar com os valores Default, pois se trata de configurações mais específicas, após a configuração ser realizada e testada clicamos no botão de OK para salvar as configurações.


Abaixo segue exemplo dos campos devidamente preenchidos, tanto em conexão LOCAL quanto EXTERNA através das ilustrações abaixo.

Conexão em um Banco de Dados (LOCAL WINDOWS):


Conexão em um Banco de Dados (EXTERNO WINDOWS):


Conexão em um Banco de Dados (EXTERNO LINUX):


Após as configurações forem validadas e os testes realizados, agora podemos referenciar este ODBC DSN no Software Terceiro para receber dados do Banco.


Autor Fabio Gabriel Brunis Leite Da Silva e Eduardo Salvi  


  • Sem rótulos