Essa melhoria estará disponível a partir da versão 2.5.10.0, onde foi alterado apenas o visual mantendo as mesmas funcionalidades.
Nota
Vale observar que essa modificação representa uma alteração de comportamento do Linx Farma Big, sendo assim quando atualizar para a versão que contém essa funcionalidade, realizará as baixas de Contas a Receber obrigatoriamente pelo TEF.
Observações:
- O pagamento de Contas a Receber por TEF apenas será possível no Caixa, que é o local onde também são realizadas as Vendas, o Retaguarda não terá essa funcionalidade;
- Se o tipo de pagamento de cartão utilizado pelo usuário estiver com o campo Autorizadora Cartão configurado como CONVCARD, o Linx Farma Big não utilizará o TEF no pagamento de contas, nesse caso em particular o comportamento atual deve ser mantido, ou seja, a baixa deverá ocorrer sem passar pelo TEF.
Alteração nas configurações filiais
Para reproduzir o processo vá no menu Configurações > Filiais > Cartões e Convênios no campo Cartões.
Figura 01 - Cartões e Convênios
- Onde será necessário habilitar a opção Integração via DLL, para ter acesso as opções:
- "Permitir o pagamento de Recarga de Celular com Cartão de Crédito ou Débito";
- "Permitir somente o débito à vista (Cartão Débito)" - Com esse parâmetro for marcado não deverá aparecer as opções de débito parcelado.
- Onde ao clicar nesse ícone será direcionado para esse artigo.
- Essa opção deverá ser solicitado no tipo de pagamento Crédito, onde terá duas opções:
- "Somente Lojista";
- "Perguntar" - ao selecionar essa opção será solicitado no momento da venda o tipo de parcelamento.
- Onde será exibido as opções:
- "Informar manualmente" - trazer preenchido quando o tipo de pagamento for cartão - Padrão;
- "Utilizar o parcelamento da forma de pagamento".
Ao clicar na opção via DLL, serão apresentadas as telas que sofreram alteração em seu leiaute.
Figura 02 - Transação de cartão de crédito
Se o parâmetro "Permitir o pagamento de Recarga de Celular com Cartão de Crédito ou Débito" estiver habilitado, o Linx Farma Big apresentará ao usuário os Tipos de pagamentos de Dinheiro e de Cartão, este somente quando associados à Autorizadora Cartão TEF (Conforme Figura 08), para que o usuário indique em qual deles ele deseja registrar o Pagamento da Recarga. Esse comportamento pode ser visualizado na imagem a seguir.
As recargas pagas em cartão de Crédito ou Débito devem ter seus lançamentos registrados para conferência pelo retaguarda através da rotina Financeiro > Conferência de Lançamentos de Cartão.
Já se o parâmetro não estiver habilitado, o Linx Farma Big registrará o pagamento diretamente no tipo de Dinheiro. Esse é o comportamento que o Linx Farma Big adota nos demais tipos de recargas.
A inclusão de Recargas de Celular pelo D-TEF terá reflexos também no relatório de Recargas de Celular e TV Pré-Paga. Quando uma recarga do D-TEF for listada neste relatório, ela aparecerá identificada como tal. Essa identificação deve ser feita através da coluna Tipo Recarga. As recargas do D-TEF apresentará neste campo o valor D-TEF, como exemplificado na imagem abaixo.
Tipo de pagamento
Nessa tela ocorreram duas modificações.
Vá até o menu Cadastros > Tipos e Formas de Pagamento > Tipos de Pagamento.
Figura 07 - Tipos de Pagamento
- Inclusão do campo "Inativo", onde ao tentar inativar o tipo de pagamento e existir registro associado aquele tipo de pagamento o sistema notificará:
"Não é possível inativar este tipo de pagamento, pois existem Credenciadora associadas a ele".
- No campo Tipo de cartão, foi alterado a opção "Não" para "Perguntar", que ao selecionar essa opção será perguntado na maquineta qual o tipo de pagamento (crédito ou débito).
Cadastro de Bandeiras / Controle atualização
Criar um Cadastro para Bandeiras em Cadastro > Financeiro > Bandeiras, ele só ficará ativo caso a Solução TEF for igual a D-TEF por DLL.
Forma de pagamento automático para Credenciadora
Os dados da transação de cartão devem ser associadas de forma automática quando o sistema identificar a forma de pagamento com os mesmo parcelamento passado ao D-TEF, caso não encontrado o registro deve ser marcado como inconsistente para ser corrigido posteriormente.
Figura 08 - Dados da transação de cartão
Ao desmarcar configuração D-TEF a forma de pagamento será perdida da transação, sendo necessário efetuar a amarração novamente
Central de relatório
Para reproduzir o processo vá até o menu Meus Relatórios > Central de Relatórios ou pelo menu rápido
.O relatório de Movimentação de Cartão/PBM foi agrupado por Bandeira, visando melhorar a conferência do relatório.
Figura 09 - Central de Relatórios
Figura 10 - Visualizador de Relatórios
Figura 11 - Relatório impresso
Melhorias TEF
Cancelamento de Cupons Fiscais no ECF
Com a inclusão do suporte ao estorno do CDC, o Linx Farma Big passa agora a efetuar o cancelamento de cupons fiscais no ECF, mesmo que os cupons tenham um CDC vinculado no menu Opções (Ctrl + F12) > 998 - Cancelamento do último cupom.
Nesse caso, será enviado ao ECF o comando de estorno do CDC e de cancelamento do Cupom Fiscal.
Esses comandos irão imprimir dois comprovantes semelhantes aos representados na figura a seguir.
Importante
Esse comportamento só é possível porque os ECFs oferecem suporte ao estorno de CDC, o mesmo já não acontece com os Relatórios Gerenciais.
Portanto, se uma Venda realizar a impressão de um Relatório Gerencial, não será possível efetuar nem o cancelamento nem o estorno dos comprovantes da Venda.
Um detalhe importante sobre o comprovante de estorno do CDC é que ele não é controlado pelo PAF-ECF e, portanto, não terá seus dados registrados pelo Linx Farma Big para a geração dos arquivos do PAF.
Imprimir o comprovante de TEF junto do DANFE NFC-e e do Extrato do CF-e SAT
O Linx Farma Big realizará a impressão de uma das vias do comprovante do TEF junto do DANFE NFC-e e do Extrato do CF-e SAT. Essa modificação tem como objetivo reduzir o consumo de papel já que serão impressas menos vias de comprovantes.
Por falar em número de vias, a chave num_vias da seção [config] do arquivo integradorbig.ini, que está localizado na pasta de instalação do Linx Farma Big, não será mais utilizada para determinar a quantidade de vias dos comprovantes de TEF a serem impressas nas emissões de NFC-e e de SAT. Nessas emissões, o Linx Farma Big sempre deverá imprimir duas vias dos comprovantes, uma junto do DANFE NFC-e ou do Extrato do CF-e SAT e outra à parte.
Um exemplo desse novo modelo de impressão pode ser visualizado nas figuras abaixo.
Figura 13 - Extrato CF-e SAT e Comprovante TEF juntos (Via 1)
Figura 14 - Comprovante de TEF à parte (Via 2)