O objetivo deste documento é informar como realizar a customização de modelos de formulários de impressão de Ordem de Serviço, Romaneio de Peças e Etiquetas pelo ambiente web e seu uso para impressão com dados.
Produto | Linx Autoshop |
|---|---|
Menu | Como Acessar: Acesso rápido > Configuração > Customização de Impressão |
Data |
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Autor | |
Área | Automotivo |
Este documento tem a finalidade de explicar como customizar modelos de formulários de impressão de Ordem de Serviço, Romaneio de Peças e Etiquetas e seu uso para impressão no ambiente web.
Destinado a todos os usuários do Linx AutoShop.
Inclusão e edição do modelo de formulário
Para acessar a customização o usuário deve acessar o Autoshop e fazer login com usuário e senha válidos.
Ir no menu lateral em Configuração > Cadastros > Customização de Impressão
Para criar um novo modelo de formulário é necessário clicar no botão + (incluir) conforme indicado na imagem abaixo.
Irá abrir a aba para informar os dados do novo formulário, insira um nome no máximo de 30 caracteres e informe o tipo do formulário, os tipos disponíveis são: Ordem de Serviço, Romaneio de Peças e Etiqueta.
Clique em Salvar Modelo para criar o novo modelo ou clique em Voltar para fechar a aba.
Exemplo de notificação que será exibida quando criar novo modelo de formulário.
Após criação do novo modelo é possível fazer a customização do mesmo.
Clique no modelo de formulário desejado, será aberta uma nova aba e clique no botão Editar Modelo de Formulário.
Uma nova aba no navegador irá se abrir, nessa janela o usuário deve fazer a customização do modelo da maneira que desejar.
Obs.: No menu lateral à direita na opção Lista de Campos estão todos os campos disponíveis para inclusão no formulário.
Após a customização deve-se clicar no menu lateral à esquerda e clicar em Salvar.
Notificação que será exibida quando salvar o fomulário e houve sucesso.
Configuração Complementar
Nova configuração para ajustar o erro abaixo, apresentado nas impressões:
Devido ao erro apresentado acima, foi possível perceber que o erro ocorre, devido a falta de uma tratativa nas configurações do Layout Customizado, segue o passo a passo de como ajustar, caso esteja ocorrendo em seu ambiente:
- Acessar o Menu: Configurações > Cadastros > Layout Customizado
- Selecionar o layout customizado que deseja ajustar
- Clicar no botao Editar Modelo de Formulário
- Será necessário adicionar o comando: IIf(IsNull( ), false, true) dentro de cada DetailReport que estiver sendo utilizada dentro do seu layout.
Adicionando o IIf(IsNull( ), false, true) dentro das DetailReport1 - Serviços:
Selecione o DetailReport1 dentro do seu formulário, ao lado direto será aberta uma tela, clique na sub-aba Comportamento, marque o checkbox: "Visível" e de duplo clique no ícone "F", conforme imagem abaixo:
Feito isso, será aberto a tela "Editor de Expressões" , nesse momento será necessário clicar no campo "Campos" apresentado em "Itens de Relatório" e encontrar a tabela referente a esse DetailReport1, selecionando a tabela (Serviços) > coluna (Aprovado), conforme imagem abaixo:
Agora, será necessário adicionar o comando citado anteriormente IIf(IsNull( ), false, true) dentro do espaço em branco.
Em seguida dar um duplo clique na coluna selecionada, clicar no botao OK, e salvar o relatório.
LEMBRANDO: Essa configuração, deve ser feita para todos os "DetailReport" que estão sendo utilizados no seu formulário, os que não estão sendo utilizados, podem ser ignorados.
Editar nome do modelo do formulário
Caso seja necessário a alteração do nome do modelo de formulário, clique no modelo que deseja alterar para abrir a aba de detalhes do formulário.
Obs.: O botão Salvar Alterações fica desabilitado e só habilita quando altera o campo Nome do Modelo.
Clique no botão Salvar Alterações para atualizar o registro.
Na figura abaixo um exemplo de sucesso após salvar alterações.
Duplicar Modelo
Ao clicar no modelo de formulário, irá abrir a aba de detalhes do modelo e terá um botão para Duplicar Modelo.
Clicando no botão Duplicar Modelo o sistema irá pergunta se deseja duplicar o referido modelo selecionado.
Se sim, o sistema criará uma cópia do modelo selecionado e no final do nome incluirá a palavra COPIA.
Se não, fecha a aba e não executa nenhuma função.
Na figura abaixo um exemplo de notificação de sucesso da duplicação do modelo.
Excluir Modelo
Ao clicar no modelo de formulário, irá abrir a aba de detalhes do modelo e terá um botão para Excluir Modelo.
Clicando no botão Excluir Modelo o sistema irá perguntar se deseja excluir o referido modelo selecionado.
Se sim, o sistema deletará o modelo selecionado.
Se não, fecha a aba e não executa nenhuma função.
Na figura abaixo um exemplo de notificação de sucesso da exclusão do modelo.
Vincular modelos de formulário com usuário para impressão
Para utilizar o modelo de formulário customizado é necessário fazer a vinculação do formulário com usuário.
O usuário pode ter vários formulários vinculados e disponíveis para impressão.
Para isso acesse Linx DMS Principal.
Menu: Configuração > Cadastros > Menus / Usuários > Usuários e Permissões
Aba: Acesso Menus > Layouts Customizados
No menu ações pode incluir ou excluir o modelo de formulário customizado.
Ao clicar em Incluir o usuário deve selecionar um registro e clicar no botão Salvar e o modelo ficará vinculado e pronto para impressão.
Para excluir basta selecionar o item na linha desenha e clicar no menu Ações > Excluir e o modelo será desvinculado.
Impressão do modelo e Formulário Ordem de Serviço
A impressão do modelo de formulário do tipo Ordem de Serviço é feita pelo acesso rápido > Oficina > Atendimento.
Pesquise pelo atendimento e acesse o mesmo.
No menu localizado no cabeçalho do atendimento clique na opção Imprimir(927).
Na janela OPÇÕES DE IMPRESSÃO clique em Impressão de Ordem de Serviço.
Obs.: Neste momento o sistema verifica se existe modelo de formulário vinculado.
Se não houve modelo vinculado então o sistema irá seguir a impressão padrão.
Se houve um modelo de formulário, uma nova aba será aberta exibindo o formulário que foi customizado com os dados do Atendimento.
Se existe dois ou mais formulário vinculados, ao lado da janela de OPÇÃO DE IMPRESSÃO o sistema pedirá para selecionar o modelo de formulário desejado.
Após selecionar o modelo clique em Imprimir e uma nova aba será aberta exibindo o formulário customizado.
Impressão do modelo de formulário de Romaneio
A impressão do modelo de formulário do tipo Romaneio de Peças é feita pelo acesso rápido > Oficina > Atendimento.
Pesquise pelo atendimento e acesse o mesmo.
No menu localizado no cabeçalho do atendimento clique na opção Imprimir(927).
Na janela OPÇÕES DE IMPRESSÃO clique em Impressão de Romaneio.
Obs.: Neste momento o sistema verifica se existe modelo de formulário vinculado.
Se não houve modelo vinculado então o sistema irá seguir a impressão padrão.
Se houve um modelo de formulário, uma nova aba será aberta exibindo o formulário que foi customizado com os dados do Atendimento.
Se existe dois ou mais formulário vinculados, ao lado da janela de OPÇÃO DE IMPRESSÃO o sistema pedirá para selecionar o modelo de formulário desejado.
Após selecionar o modelo clique em Imprimir e uma nova aba será aberta exibindo o formulário customizado.
Se for um Romaneio de Devolução, o sistema abrirá a tela de Impressão de Romaneio para selecionar a quantidade que deseja devolver.
Clicando em Imprimir o sistema abrirá em uma nova guia o Relatório Customizado do Romaneio de devolução.
Impressão do modelo de formulário de Etiqueta de Nota de Entrada
A impressão do modelo de formulário do tipo Romaneio de Etiquetas é necessário acessar Peças > Transações > Entradas > Notas de Entrada.
Obs.: Esta etiqueta só é impressa na Manutenção Notas de Entrada na versão Web, o acesso a Manutenção de Notas de Entrada Desktop não contempla este recurso.
Crie uma nota de Entrada ou acesse uma já existente para ter acesso a aba Manutenção.
Haverá um botão Etiqueta no canto direito da tela
Será aberta a tela Etiquetas para Prateleira de Peças, no campo tipo de etiqueta selecione a opção "Impressão Customizada".
Adicione itens para a sair na impressão da etiqueta.
Após retornar para a tela Etiqueta para Prateleira de Peças, clique no botão Visualizar para acessar o relatório personalizado.
Se houver mais de um relatório é necessário selecionar um modelo de relatório.
Documentação DevExpress para o usuário
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