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Pedido de compras

No Pedido de Compra localizado no menu Compras foi adicionado na aba Novo Filtro o botão que possibilitará a importação de arquivos com listas de produtos no formato .CSV”e "TXT", trazendo assim mais agilidade processo de compras.

Importando pedidos

Através da nova funcionalidade o usuário poderá selecionar os arquivos a serem importados. Estes arquivos poderão ser importados em dois formatos: 

  • Layout 01: deverá conter os campos código Interno, código de barras, valor unitário e quantidade de compra, respectivamente nessa ordem.

  • Layout 02: deverá ter os campos código interno, código de barras, valor unitário e colunas que identificam quantidade por filial, no cabeçalho da coluna deverá conter o CNPJ da filial. O primeiro CNPJ informado será sempre considerado como a primeira filial localizada no sistema; Ex: CNPJ X, pertence a Loja 01 e a Loja 90, o pedido será importado sempre para a loja 01.

Em ambos os layouts é obrigatório informar pelo menos um campo de identificação do produto, podendo ser o código interno ou código de barras. 

Durante o processo de importação quando o sistema não encontrar algum dos produtos ou CNPJ informado na lista, será gerado um relatório com as inconformidades, na sequência o processo deve prosseguir com os itens e lojas localizados.

Ao clicar em o sistema abrirá a tela para que seja informado o Destino para os itens de compra, de acordo com as opções já existentes atualmente. Mantendo o processo normal de pré-pedido. O campo para seleção da filial estará habilitado apenas quando o arquivo de importação estiver no layout 01.

Figura 01Destino para os itens de compra

Nesta tela também será adicionado um novo parâmetro chamado pedido já transmitido, ao marcar esta opção o pedido será automaticamente enviado para pedido gerado, para isso deverá ir automaticamente para a tela de Formalização do pedido de compras com algumas regras já parametrizadas.

  • Deverá vir com a opção gerar pedido tele-processamento? bloqueado e desmarcado.

  • Fornecedor previamente informado na etapa anterior.

  • Informar a previsão de entrega.

Figura 02 - Formalização do pedido de compras

Estas parametrizações serão aplicadas exclusivamente quando a tela Formalização do pedido de compras for chamada pela opção Importar pedido.

Log do PDV

No processo atual de vendas (NFC-e, ECF e SAT) quando o usuário do caixa deleta um item da fita detalhe não é possível visualizar logs destes processos.

Com as melhorias implementadas, ao realizar uma venda e deletar um item da fita detalhe será gerado um log desta operação, independente se a venda for finalizada ou não.

Log de registros

Os logs de informações gerados serão gravados na tela de Visualização de LOG localizada no menu Parâmetros. Nele poderão ser visualizadas informações como: filial física, filial logada, data, hora da venda; os campos usuário, nome do programa, método e operação estarão preenchidos com o usuário logado no sistema no momento da operação.

O campo documento será preenchido com o texto; “exclusão do item ’xx com quantidade ‘xx’ e valor ‘xx’ da pré-venda ‘xx’ autorizada pelo colaborador ‘xx’”. Caso cliente use senha de liberação não será apresentado qual colaborador efetuou a liberação.

Manutenção de clientes

Na situação atual ao realizar a manutenção de um cliente o sistema não permite que seja adicionado o mesmo CPF, para dois clientes diferentes. A partir de agora o sistema passará a permitir que sejam gravados o mesmo CPF para dois clientes distintos, desde que possuam Inscrição Estadual diferentes.

Ao alterar o cadastro de cliente, e ocorrer de ter mais de um cliente cadastrado com o mesmo CPF ou campo de IE em branco, o usuário poderá efetuar as alterações nos respectivos campos, tais como alteração de CPF e inclusão de Inscrição Estadual. Porém, quando o usuário estiver realizando as alterações e o campo IE já estiver sido informado o sistema validará se já houve emissão de notas para aquele cliente, caso sim o mesmo ficará bloqueado para alterações, porém será permitido gravar o cadastro, mesmo contendo outro cliente com CPF informado.

Backup do sistema

No processo atual a função de backup é executada pelo programa SoftBackup, a partir da Build 181.100 quando o usuário acessar essa ferramenta será exibida uma mensagem informativa de descontinuação através dos botões Backup agora, Configurações e Restaurar, no entanto a função de restaurar backups continuará ser executada normalmente.

Disponibilizamos o programa Linx Backup, através dele serão realizadas as cópias dos documentos gerados e a restauração de eventuais perdas de dados do Linx Farma Softpharma. Neste documentos vamos abordar as configurações necessárias e como funcionará a ferramenta.

O processo de backup é exclusivo para lojas individuais.

Configurações de Backup

O programa Linx Backup inicializará de forma automática ao iniciar o terminal, e os backups ocorrerão conforme as configurações efetuadas na tela Configurações Linx Backup localizado no menu Ajuda.

Na tela de configuração será possível ajustar as opções de agendamentos dos backups automáticos definindo o intervalos de atualização (dias da semana) e o horário de execução.


Figura 03 – Configuração Linx Backup

Para as filiais que possuírem o produto Linx SoftShadow ativo, não será possível agendar o backup de forma automática.

Para adicionar a pasta de compartilhamentos onde os backups gerados serão armazenados será disponibilizado o botão é possível adicionar mais de um local de armazenamento. Todos os caminhos criados poderão ser removidos através da função . As pastas de compartilhamento que forem adicionadas poderão ser visualizadas na tabela disponível na tela do programa.

A pasta de compartilhamento deverá ser criada dentro do diretório de instalação do Linx Farma Softpharma de forma manual.

Caso não possuam as configurações de agendamento backup, o sistema apresentará uma mensagem que o mesmo não foi executado a pelo menos x dias.

Backup e Restauração manual

No processo de agendamento os backups ocorrem de forma automática, para realizar o processo de forma manual o usuário deverá clicar em. Esta opção redirecionará para a tela de Backup de Dados onde estarão disponíveis as opções de backup e restauração.

A restauração manual o backup somente poderá ser executada com usuário e senha do dia, através da equipe de suporte Linx Farma Softpharma.

Figura 04– Backup e Restaurar

Sempre que houver a necessidade de executar um backup em horários de expediente na farmácia será apresentada uma mensagem de alerta informando sobre os riscos de realizar o processo, conforme imagem abaixo:

 

Figura 05 - Mensagem de aviso

Na sequência quando o processo iniciar será solicitado que o usuário nomeie o arquivo de extensão “.Sql”. Ao final do processo se tudo estiver correto será informada a localização do arquivo e a mensagem que o mesmo foi gerado com sucesso. Junto ao arquivo de backup será criado um log referente aos processos que ocorreram durante a execução, e o mesmo estará acessível na pasta compartilhamento.

Figura 06 - Backup realizado

Os arquivos de backups gerados de forma automática serão por padrão nomeados para “backup_diadobackup.Sql”, estes arquivos permanecerão armazenados por 30 dias.

Restauração

No processo de restauração será solicitado a senha Linx Farma Softpharma (senha do dia). Nela poderão ser restaurados os backups gerados de forma manual e automática.


Figura 07 - Senha do dia

Quando o processo de restauração iniciar uma tela de "cmd" será aberta informando que a restauração foi iniciada e os arquivos estão sendo restaurados.

Figura 08 – processo de Restauração

Durante a restauração do backup, não poderá ser fechada a tela de CMD (conforme imagem acima), para que não ocorram falhas no processo.

Se porventura ocorrer falhas na restauração do backup, deverá acessar o Softbackup, localizado na pasta de instalação do Linx Farma Softpharma.

Na conclusão do processo será gerada a mensagem informando a conclusão da restauração.

Figura 09 – Finalizando restauração

  • Sem rótulos