CONT5300.-.Contabilização Transferências
Este programa gera um relatório contendo as seguintes informações: número do lançamento, D/C, complemento e valor do lançamento. No resumo de contas são visualizados os seguintes dados: número e descrição da conta, valor débito, valor crédito, total débito e total crédito.

  • Reduzida/Contábil: Informe o tipo de relatório desejado R = reduzida e C = Contábil.
  • Data Inicial: Data inicial desejada conforme o período da data de emissão da NF.
  • Data Final: Data inicial desejada conforme o período da data de emissão da NF.

O sistema selecionará todas as NF's que não tenham sido canceladas, que a data da NF esteja entre o período informado, movimento transação seja S = Saída - tabela cttransa, contabiliza A = automática - tabela cttransa e transferência S Sim - tabela cttptran.
Posteriormente são selecionados os itens cujo campo "debcred", tabela cntpitem, seja diferente de 0 = não considerado.
As seguintes contas devem estar cadastradas: ESTOQUE, FORNEC e ICMSAPAG.
Se desejar gerar o lançamento, o programa pesquisa o número do último lançamento e número do lote tabela ctmaxlan e atualiza o id_lancto da tabela cnnfcapa. Em seguida, atualiza a tabela ctmaxlan e insere lançamento na tabela ctlancto.
Não lista NF's já contabilizadas.
O tipo de conta para débito foi alterado de FORNEC para FORNECTRAN, para atender as empresas que são filiais e fornecedores ao mesmo tempo.
Observações:

  • Na contabilização da nota fiscal de transferência interestadual com valor de ICMS ST, o programa passa a contabilizar o valor de ICMS OP da seguinte forma:

Obs.:As contas devem ser cadastradas no CONT0400 e CONT0410 e para mais detalhes sobre os valores que compoem os lançamentos nas contas apresentadas abaixo, consultar o documento CONT_DIV_RESUMO_CONTABILIZACAO.

  • Para as NF's de transferência de veículos novos, verifica na última NF de aquisição do veículo, se teve ICMS de operação própria e ou substituição tributária para efetuar a contabilização automática deste valor. Vide Resumo de Co ntabilização. Para este procedimento, a parametrização da filial no CADA0135 deverá estar com:

Tipo de Contabilização ICMS Operação Própria = "D" Contabiliza em Despesa Antecipada
Tipo de Contabilização ICMS Substituição Tributária = "D" Contabiliza em Despesa Antecipada.

  • Para notas cujo tipo de transação possuam o campo transferência = "A" CONT0100, a conta de débito utilizada será ATIVOFIXO em vez de utilizar a conta FORNECTRAN.
  • Para notas cujo tipo de transação possuam o campo transferência = A no CONT0100 ou Ativo Fixo = S no CADA0130, a conta de crédito utilizada será ATIVOFIXO em vez de utilizar a conta ESTOQUE e a conta de débito utilizada será FORNECTRAN.

Itens de notas que não se enquadrarem na situação acima que possuírem valor de PIS\COFINS tem esse valor creditado nas contas PISAPAG e COFAPAG e debitado na conta ESTOQUE.

  • Na contabilização da nota fiscal de transferência interestadual com valor de ICMS ST, o programa realiza a seguinte contabilização:

Obs.: As contas devem ser cadastradas no CONT0400 e CONT0410.

Conta

Descrição

Operação

ICMSSTTRD

ICMS ST de Transferências – Débito

DÉBITO

ICMSSTTRC

ICMS ST de Transferências – Crédito

CRÉDITO


Conta

Descrição

Operação

FORNECTRAN

Quando houver valor de ICMS ST não é subtraído o valor do campo cnnfitem.valoricms (ICMS OP) do calculo desta conta.

DÉBITO

ESTOQUE

Quando houver valor de ICMS ST não é subtraído o valor do campo cnnfitem.valoricms (ICMS OP) do calculo desta conta.

CRÉDITO

ICMSTRANSF

Quando não houver valor de ICMS ST lança nesta conta o valor do campo cnnfitem.valoricms (ICMS OP).

DÉBITO

ICMSOPTRAN

Quando houver valor de ICMS ST lança nesta conta o valor do campo cnnfitem.valoricms (ICMS OP).

DÉBITO

  • O valor do ICMS de Operação Própria é contabilizado nas contas abaixo:


















Para consultar a contabilização da nota de transferencia de bens de ativo consulte a documentação CONT_DE_TRANS_DE_BEM_ATIVO
O programa passa a tratar o novo tipo de dependência contábil para contabilização das Cortesias/Despesas por Família de Veiculo ("CONT0400"). Caso a regra contábil não esteja cadastrada o sistema apresentará a mensagem de conta não cadastrada para que seja efetuado o cadastro no programa ("CONT0410").