Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Atual »

A operação de recusa da nota de devolução deverá ocorrer na seguinte situação:

Quando for realizada uma entrada de compras (Suprimentos > Estoque > Entrada de Compras), mas que por algum motivo essas mercadorias precisam ser devolvidas, neste momento é realizada a emissão de uma nota fiscal de devolução de compra (Faturamento > Emissão de Nota fiscal). No momento em que o fornecedor recebe a nota e vai dar entrada, caso algum dado esteja incorreto a nota será devolvida para o emitente, neste momento é realizada a recusa da nota de devolução (Suprimentos > Estoque > Entrada de Compras > Entrada de Compras (Operação em Recusa)), ou seja, a rotina de recusa anula a nota de devolução emitida anteriormente.


Dica

Para que a rotina de recusa esteja disponível é necessário possuir a permissão de usuário "Entrada de Compras (Operação em recusa de devolução de entrada)" habilitada em : Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque.


Natureza de Operação

Para utilizar a rotina, a natureza de operação desejada deverá ter a opção "Operação em recusa de devolução de entrada", marcada, desta forma, será apresentada a seguinte mensagem:


Alerta


Dica

Quando a opção "Operação em recusa de devolução de entrada" estiver marcada, as opções "Somar em relatórios" e "Exibe NF-e (determina a exibição incondicional da Nota na listagem do módulo da NF-e)" estarão habilitados.


Execução

Em Suprimentos > Estoque > Entrada de Compras > Entrada de Compras (Operação em recusa) é possível acessar a rotina, mas para isso é necessário que exista uma nota de devolução vinculada a nota de entrada.


Dados iniciais


O fornecedor, o documento e a série serão os mesmos que constam na nota de origem.


Recusa


Dados da Nota fiscal de Origem

Serão apresentadas as seguintes informações:

  • Fornecedor;
  • Nota Fiscal;
  • Data de Emissão;
  • Total dos Produtos: soma dos Totais (Preço Unitário * Quantidade) de todos os produtos da nota;
  • Total do IPI: este campo somente deverá ser apresentado se for maior que zero;
  • Total do ICMS-ST: este campo somente deverá ser apresentado se for maior que zero;
  • Total do FCP-ST: este campo somente deverá ser apresentado se for maior que zero;
  • Desconto, Frete, Despesas e Seguro: este campo somente deverá ser apresentado se for maior que zero;
  • Total da Nota: Total dos Produtos - Desconto + Frete + Despesas + Seguro + IPI +  ICMS-ST + FCP-ST;

Nota Fiscal de Recusa

Caso o sistema encontre uma nota de devolução de compra válida (Autorizada na NF-e), será permitido seguir com o processo de recusa. Serão apresentados os seguintes campos:

  • Data de entrada: por padrão será apresentada a data atual, possibilitando que o usuário informe uma data maior ou igual a data de emissão;
  • Data de emissão: por padrão será apresentada a data atual, possibilitando que o usuário informe uma data menor ou igual a data de entrada;
  • Natureza de operação: por padrão serão apresentadas todas as operações configuradas como recusa;
  • Série: serão apresentadas todas as séries de saída, modelo 55. Caso a série selecionada pelo usuário seja de numeração manual, então o sistema habilitará o campo "Documento" para o usuário informar o número da nota fiscal;
  • Documento: este campo somente será apresentado se o usuário selecionar uma série de numeração automática;
  • Observação: poderão ser descritas informações adicionais, por padrão neste campo serão apresentadas as seguintes informações:
    • Número;
    • Série;
    • Data do documento de origem;
    • Chave NF-e.


Dica

Após criar a recusa, é possível realizar uma nova devolução utilizando a nota de entrada como nota de origem, este procedimento ocorre normalmente. Para mais informações sobre a emissão de nota de devolução, clique aqui.


Produtos com Lote ou serial

Quando os produtos possuírem controle por lote ou controle por serial, não será permitido realizar a recusa da nota de devolução de compra.


Bloqueio de recusa - produto controlado por lote


Bloqueio de recusa - produto controlado por serial


Autorização Automática

Ao clicar em "Gerar Nota" o sistema realizará a autorização automática da nota fiscal, o processo ocorre exatamente como na entrada de compras. Para mais informações, clique aqui.


Autorização automática


Nota

O Destinatário da nota de recusa será a empresa logada no sistema, portanto, ela deverá estar cadastrada como cliente e fornecedor no módulo de CRM .



Contabilização

A contabilização ocorrerá normalmente, porém o usuário não visualizará o processo acontecer, para conferir os valores é necessário gerar o Livro Razão disponível em: Adm./Financeiro > Contabilidade > Relatórios > Livro Razão. O manual pode ser acessado clicando aqui.


Cancelamento

Ao acessar Suprimentos > Estoque > Cancelamento de Nota de Entrada ou NF-e > Iniciar NF-e, não será possível cancelar uma nota de devolução que esteja vinculada a uma nota de recusa. Para realizar a o cancelamento ou exclusão da nota de devolução é necessário realizar primeiramente o cancelamento da nota de recusa.


Bloqueio de cancelamento


Nota

O documento interno da nota de recusa poderá ser acessado em Suprimentos > Estoque > Relatórios > Notas de Compra.


Alertas:

  • Quando a empresa logada não estiver cadastrada no CRM como fornecedor ou cliente/fornecedor, então, o sistema apresentará uma mensagem alertando que a operação não poderá ser realizada, redirecionando o usuário para o cadastro de clientes.


Cadastro de cliente/fornecedor


  • Quando não houver pelo menos uma natureza de operação com o parâmetro "Operação em recusa de devolução de entrada", o sistema apresentará uma mensagem alertando que a operação não poderá ser realizada, redirecionando o usuário para o cadastro de natureza de operação.


Natureza de operação


  • Quando não houver nenhum plano de pagamento do tipo dinheiro cadastrado, o sistema irá bloquear o processo da recusa, orientando o usuário para cadastro de plano.


Plano de pagamento


  • Quando o usuário informar os dados da nota de origem e o sistema não encontrar uma nota de devolução, ou se informar os dados da nota de origem e existir uma nota de recusa ativa, então, o sistema alertará o usuário e bloqueará o processo.


Nota não encontrada


  • Quando o produto possuir alguma divergência na configuração tributária, o sistema emitirá uma mensagem informando os dados necessários para corrigir.



Divergência

  • Sem rótulos