Processo do caminho feliz do App Máquinas


O aplicativo máquinas é um sistema mobile off-line para realizar o registro de visitas dos consultores aos clientes. Isso significa que quando a aplicação cria dados ou grava estados, cabe-nos a missão de armazenar esses dados localmente enquanto está off-line e sincronizar isso com o servidor remoto uma vez estando online novamente. As funcionalidades iniciais compreendem basicamente:

      • Possibilidade de utilização off-line
      • Banco de dados interno - SQLite
      • Sincronização dos dados automática e manual
      • Visualizar agenda
      • Registrar visita
      • Sincronizar dados


Configuração Necessária:

Instalar o aplicativo LinxMaquinas.apk no equipamento mobile.

Na primeira execução do LinxDMS, se faz necessário efetuar a configuração de IP e porta para sincronização, antes mesmo de se efetuar o login.

No canto superior direito da tela de login temos as configurações (ícone engrenagem), que contém os campos de parametrização do sistema.

                                                                                   

 


Na sequencia  clicar em Testar e Gravar: verifica os dados informados nos campos Endereço de IP e Porta, e realiza a gravação dessas informações para login no sistema. Considerando que o IP e a Porta estejam corretos, o sistema apresenta a mensagem de sucesso abaixo.

Informar Semana antes e Semana depois: Ao manter esses campos com “0” (zero). O sistema considera somente os registros de contatos a partir do dia de domingo até o sábado da semana padrão (atual). Caso a Semana antes = 3 e a Semana depois = 1, o sistema deve considerar os dados retroativos há três semanas antes da atual. E também, somar uma semana após a semana padrão. Por exemplo:

  • Semana antes: Domingo, dia 05/03 até Sábado 25/03.
  • Semana atual: Domingo, dia 26/03 até Sábado 01/04.
  • Semana depois: Domingo, dia 02/04 até Sábado 08/04.

Importante!

A soma de semanas antes e depois devem totalizar no máximo 4 semanas.


LOGIN: 

Ao fazer login no aplicativo com o usuário A e, depois se logar com o usuário B, o sistema deve avisar ao usuário B que todos os dados preenchidos pelo usuário A serão apagados e solicitar a confirmação. Com a confirmação aceita, efetuar o processo normalmente para o usuário B.

Na imagem acima, pode-se identificar uma notificação que é preenchida com a data do login, ou seja, sempre que houver um login, um novo item é apresentado nessa lista. Esse é item é apenas informativo. Exemplo: “Login realizado - 27-03-2023".

Ao acionar o botão <Sair>, o sistema executa logoff e retorna para tela de login.


Funcionalidades (tela inicial):

  1. Ver Compromissos

  2. Agenda

  3. Sincronizar


1. Ver Compromissos

Clicar sobre a opção "Ver Compromisso"


É exibida semana de compromissos conforme parâmetros. Inicialmente, os compromissos exibidos, referem-se sempre a data atual, podendo o usuário clicar sobre outra data, onde serão exibidos contatos agendados para aquela data. Ao clicar em item da lista, são exibidos dados do cliente a ser contatado.


O clique duplo, isto é, ao clicar 2x sobre um contato, o sistema abre uma janela com as informações de Visita ao Cliente Nome, Data e Hora, Telefone e Descrição – conforme a imagem a seguir:                                                                                                             

Com dois 'links' para ligar e chamar no WhatsApp (caso haja números).

2. Agenda

No rodapé da tela principal, clicando sobre o botão "Agenda", são exibidos os contatos da agenda que ainda estão pendentes, isto é, ainda não foram atendidos. Mas após concluir um registro de visitas, o número de contato deve desaparecer da agenda.

A lista dos clientes é exibida com: Número do contato, Nome completo do Cliente e Telefone.


Também é possível efetuar pesquisa na agenda de contatos, através do nome de determinado cliente.


Na Agenda é possível:

    • REGISTRAR AÇÕES
    • PROSSEGUIR COM O REGISTRO DO CONTATO EFETUADO.


  • REGISTRAR AÇÕES:

Clicando sobre os pontos ao lado de cada contato, é disponibilizado Menu com 4 opções: Reagendar, Registrar Ação (providência), Indicação de Venda Efetuada, Indicação de Venda Perdida.


    • Interface Registrar Ação > Reagendar

      o reagendamento é considerado desde que os campos “Descrição” e "Próximo Contato” sejam informados. Neste caso, o sistema enviará uma nova data de contato, mas a atualização ocorrerá mediante a sincronização do processo de registro de visita.

    • Interface Registrar Ação > Registrar Ação

Necessário preencher os campos “Descrição” e “Próximo Contato”. Desse modo, o sistema gera uma providência, mas segue com o processo de registro de visita.

 

    • Interface Registrar Ação > Venda Efetuada

A venda efetuada é considerada apenas quando o campo “Descrição da venda efetuada” estiver preenchido. Neste caso, o sistema gera uma providência de venda efetuada, o contato será encerrado e não será feito o registro de visita.


É possível se desfazer o registro de venda efetuada, ficando o contato, disponível para novo registro de Ação.


    • Interface Registrar Ação > Venda Perdida

A venda é considerada perdida quando o campo “Descrição” estiver preenchido, e o “Motivo” da venda perdida selecionado. Na sequência, o sistema gera uma providência de venda perdida, então o contato será encerrado e não será feito o registro de visita.



PROSSEGUIR COM REGISTRO DE VISITAS: em 7 etapas.

Etapa 1 - Contatos do Cliente

Etapa 2 - Informações do Cliente

Etapa 3 - Frota

Etapa 4 - Investimentos

Etapa 5 - Vendas Previstas

Etapa 6 - Ações

Etapa 7 - Concorrentes


Etapa 1 - Contatos do Cliente

Ao selecionar um cliente e clicar sobre o registro do contato, o sistema apresenta as pessoas de contato vinculadas a esse cliente. 

Caso o cliente não possua pessoa de contato cadastrada, é possível adicionar uma pessoa de contato através da funcionalidade de inclusão.

O sistema permite adicionar novas pessoas de contato,  ou ainda, executar as ações de alterar e excluir contatos.

Importante: Para que ocorra a sincronização do registro do contato efetuado, é necessário que o cliente tenha a indicação de pelo menos um contato cadastrado.


A funcionalidade de incluir (ícone - Contato) possui apenas o preenchimento obrigatório dos campos destacados com um asterisco na cor vermelha:

      • Nome Completo*
      • Telefone*

Ao acionar a funcionalidade de alteração (ícone - Lápis), o sistema abre o cadastro de Pessoa de Contato com os dados preenchidos na inclusão.

Os dados que forem modificados serão atualizados somente após a sincronização manual ou automática.

Ao acionar a funcionalidade de excluir (ícone - Lixeira), o sistema apresenta uma modal de confirmação da exclusão, com as opções <Cancelar> e <Excluir>.

Caso o usuário, clique no botão <Cancelar>, o aplicativo  retorna o registro para a lista de pessoas de contato do cliente. Se clicar em <Excluir>, o sistema remove o registro da lista de pessoas do contato.

A inclusão e/ou seleção de uma pessoa de contato é requisito obrigatório para prosseguir com o processo do registro de visitas.

Etapa 2 - Informações do Cliente

Após selecionar uma pessoa de contato, o sistema direciona o usuário para a próxima etapa no processo do registro de visitas, isto é, a tela de informações do cliente, onde os dados estão desabilitados para edição.

Na opção "Alterar" dados cliente, o sistema abre uma janela para ser registrado as alterações necessárias no cadastro do cliente (texto), que ao sincronizar, será disponibilizada no Registro de Visitas > Consulta Logs, conforme exemplo:


Para prosseguir com o fluxo válido do registro de visitas, o usuário está condicionado a passar pelas etapas subsequentes – sem a necessidade de incluir, editar dados; mas deve avançar cada etapa até alcançar a etapa de “Concorrentes”.


Etapa 3 - Frota

Esta etapa está relacionada a ficha de segmento de um veículo e possui as funcionalidades inclusão, alteração e exclusão. 

A funcionalidade de incluir (ícone adição “+”) possui o preenchimento obrigatório dos campos destacados com um asterisco na cor vermelha:

      • Marca*
      • Modelo*
      • Chassi*
      • Ano Modelo*
      • Ano Fabricação*
      • Cor*
      • Combustível*
      • Categoria*

Após incluir uma nova frota, o sistema tem dois comportamentos distintos relacionados a edição. São eles:

      • Com sincronização: este considera a alteração feita após a sincronização de dados, que ao clicar em alterar, o sistema abre um pop-up para informar a alteração através de uma "Descrição”.

      • Sem sincronização: após a inclusão de frota sem a sincronização de dados, o sistema retorna para a lista de veículos cadastrados, e apresenta o ícone - flechas. Imaginemos que após incluir um registro, o usuário identifique a necessidade de ajustar algumas informações, e clica em editar essa frota. Nesse momento, o sistema abre a alteração com os dados da ficha de seguimento preenchidos na inclusão. E então, ao finalizar a alteração dos campos desejados, o sistema retorna para a lista de frota mantendo o ícone - fechas – sinalizando que existe sincronização pendente.

Ao acionar a funcionalidade de excluir (ícone - Lixeira) uma frota, o sistema apresenta uma modal de confirmação da exclusão, com as opções <Cancelar> e <Excluir>.

Caso o usuário, clique no botão <Cancelar>, o aplicativo retorna para a lista de frota. Se clicar em <Excluir>, o sistema remove o registro da listagem de fichas de seguimento.

Concluída a etapa de cadastrar e/ou editar um veículo da interface Frota – pode-se avançar para a próxima etapa.


Etapa 4 - Investimentos

Se o cliente optar pela opção "Não possui intenção, deve habilitar o botão "Próxima etapa" para seguir para a tela de Vendas previstas;
Caso opte por, "Possui intenção de investir", deve abrir a tela de "Inclusão de investimentos" com botão para "salvar registro" e o um outro botão para "Adicionar equipamento";
Após isso, deve salvar o registro incluindo este item na lista e manter os botões de "Próxima etapa" e o botão de "+" para incluir mais investimentos se necessário.



Nessa tela, caso o cliente possua investimentos já cadastrados, o sistema habilita a opção "Ver Equipamentos" para visualizar a lista de investimentos com a opção de visualizar os equipamentos. Em caso negativo, não habilita.

Nessa interface – Equipamentos necessários, que lista os equipamentos pertencentes a um investimento específico, o sistema apresenta as informações de: Marca, Modelo e Quantidade de equipamentos.


O usuário também pode cadastrar novos equipamentos a esse mesmo investimento clicando no botão <Adicionar Equipamento>. Em seguida, o sistema redireciona o usuário para a tela de Inclusão de Equipamento, conforme imagem abaixo:

Concluída a inclusão e/ou alteração dos dados de investimentos, pode-se avançar para a próxima etapa – Vendas Previstas.


Etapa 5 - Vendas Previstas

Ao acionar a funcionalidade de incluir (ícone adição “+”), o sistema permite incluir vendas previstas, e direciona o usuário para a interface de cadastro, onde possui o preenchimento obrigatório dos campos destacados com um asterisco na cor vermelha:

        • Marca*
        • Modelo*
        • Interesse Em*
        • Possibilidade Venda*

Após o preenchimento dos campos obrigatórios, o usuário pode concluir o registro clicando no botão <Finalizar inclusão>. Desse modo, o sistema retorna para a lista de vendas previstas, e apresenta as informações de: Contato, Modelo e Quantidade.

Importante: O valor informado no campo Quantidade gera novo contato. Por exemplo, se o usuário preencher Quantidade = “2”, o sistema deverá gerar 2 novos contatos a partir do contato de origem.

Após a inclusão, o usuário poderá editar as informações clicando no ícone - Lápis, caso precise alterar algum dado que tenha sido preenchido incorretamente. Caso houver a necessidade de ajuste, o sistema abre a tela de cadastro com os campos informados na inclusão.

Realizado os ajustes e alterações desejadas, o usuário pode acionar o botão <Salvar alteração> para gravar os dados editados.

Concluída a etapa de cadastrar e/ou editar interesses na interface Vendas Previstas – pode-se avançar para a próxima etapa - Ações.


Etapa 6 - Ações

Ao acessar a interface - Ações, o usuário pode informar uma descrição na seção de Sugestões ou Reclamações:

      • Departamento de veículos
      • Assistência técnica
      • Departamento de peças
      • Financeiro

Importante: Na seção Reclamações, ao marcar a opção “Possui”, e preencher uma descrição em um dos campos de: Departamento de veículos, Assistência técnica, Departamento de peças e/ou Financeiro, o sistema gera novos contatos a partir do contato original com base nos usuários configurados no LinxDMS.

O cadastro de ações é opcional. Mas para prosseguir com o registro de visitas, faz-se necessário avançar para a próxima etapa – Concorrentes.


Etapa 7 - Concorrentes

Importante: Atentar para o parâmetro no cadastro do cliente o indicativo de cliente concorrente.


Ao acionar a funcionalidade de incluir (ícone adição “+”), o sistema permite incluir concorrente, e direciona o usuário para a interface de cadastro, onde possui o preenchimento obrigatório do campo destacado com um asterisco na cor vermelha:

      • Concorrente*

Ao executar a funcionalidade de edição de concorrente (ícone - Lápis), o sistema abre a tela de alteração com os campos preenchidos na inclusão.


Ao clicar no link “Ver Mais”, o sistema abre a modal – Informações do Concorrente – apresentando os seguintes dados: Data de Cadastro, Marca, Máquina, Qtde (quantidade), Taxa, ICMS, Condição e Observações.

O registro de visitas pode ser finalizado sem a necessidade de cadastrar concorrente, basta o usuário clicar no botão <Concluir registro de atendimento>. Então, se o usuário concluir, o sistema emite a mensagem de sucesso: “Registro gravado com sucesso”.

O usuário deve clicar no ícone “X” para fechar a tela, então, o sistema direciona para a interface inicial do aplicativo.

3. Sincronizar

Após a sincronização, o sistema retorna os dados atualizados, tais como: os contatos da agenda e as informações dos clientes. Segue algumas observações importantes sobre o processo desenvolvido:

  • O período informado na requisição é utilizado para buscar os novos dados que serão retornados. Se não for enviado será pesquisado os contatos do mês corrente.
  • A sincronização será realizada somente se o contato estiver cadastrado na empresa e revenda indicada.
  • A sincronização do cliente irá atualizar a data de confirmação dos dados;
  • É necessário adicionar pelo menos uma Pessoa de Contato. Caso não seja cadastrada, o sistema retorna uma mensagem de erro, informando que o cliente não possui pessoas para contato.
  • A sincronização das pessoas de contato permite as seguintes ações: inclusão, alteração e exclusão.
  • A sincronização de frota, isto é, fichas de seguimento, permite as ações de: inclusão, alteração e exclusão. Ao adicionar uma frota, o sistema registra o cliente como proprietário.
  • A sincronização de investimentos permite somente as ações de: inclusão e alteração. Caso seja feita a sincronização corretamente, é feita a sincronização dos equipamentos. A sincronização dos equipamentos permite apenas inclusão e alteração. Na ação de inclusão, o sistema permite inserir um equipamento repetidas vezes, dependendo do valor indicado no campo “Quantidade”.
  • A sincronização dos interesses de compra (vendas previstas) permite apenas a ação de inclusão. Se o usuário não possuir cadastro de vendedor na empresa e revenda indicada, o sistema restringe a sincronização dos interesses de compra. Será inserido um interesse de compra repetidas vezes, dependendo do valor indicado no campo “Quantidade”. É inserido um contato, interesse e providência.
  • A sincronização das ações ocorre em duas etapas: a primeira armazena todas as sugestões válidas (que tenham valor e usuário de destino parametrizados) para ser feita a sincronização das sugestões posteriormente, depois de concluir toda a etapa do registro de visita. A sincronização das sugestões envia mensagens no correio interno para os usuários de destino. A segunda etapa é a sincronização das reclamações, que é criado os contatos para os usuários de destino parametrizados.
  • A finalização do registro de visita ocorre inserindo uma providência de fechamento e encerrando o contato. E conclui emitindo o Relatório de Sincronização que detalha resumidamente a quantidade de informações em cada etapa do processo de registro de visita que foram cadastradas ou atualizadas:

  • Sem rótulos