ASSUNTO

Manual técnico do projeto RIM – Retail Inventory Management da Nissan, contendo os passos de configuração, cargas e monitoramento.

Produto

Linx DMS

Menu

Incluso no manual.

Data

Autor

Distribuição Linx DMS
[email protected]

Área

P&D DMS Porto Alegre

ATENÇÃO

Após finalizar este manual, leia os procedimentos descritos no documento Projeto RIM Nissan | Manual Operacional.

FINALIDADE

Esse Documento tem a finalidade de detalhar a configuração do projeto RIM – Retail Inventory Management da Nissan, bem como os processos de cargas e monitoramento.

ABRANGÊNCIA

Este documento destina-se a todas as concessionárias da montadora Nissan.

APLICAÇÃO

O projeto RIM (Retail Inventory Management) trata-se de um novo processo de troca de informações entre a Rede de Concessionárias Nissan e a Montadora que visa suportar o novo processo de reposição de peças.

Esta troca de informações contempla o envio e recebimento de dados do Estoque (Ficha Gama da Nissan, Ficha Gama do Linx DMS e Posição do Estoque), Vendas e Pedidos (Normal, PVI, SAP, DSH, Transferências, Devolução e Scrap).

A seguir temos a descrição as interfaces previstas:


Interfaces de Recebimento

Interfaces que a Nissan envia informações para a concessionária e são responsáveis pela atualização dos dados no Linx DMS.

  • Ficha Gama de Peças e Acessórios Nissan - DM002

Recebimento do catálogo oficial de Peças e acessórios Nissan.

Importante: Esta interface substituirá o arquivo PARTAR utilizado atualmente.

  • Pedidos Aprovados - PA001

Recebimento de informações dos Pedidos Aprovados ou Não Aprovados pela concessionária na plataforma da Nissan (fornecedores DSH e Armazém da Montadora).

  • Status dos Pedidos SAP / DSH - SP001

Recebimento da situação dos Pedidos que foram aprovados pelos fornecedores DSH e Armazém da Montadora (SAP).

  • Pedidos de Devolução/Scrap - DS001

Recebimento de informações das linhas de pedidos de Devolução/Scrap confirmada pela concessionária no Syncron.

  • Pedidos de Transferência - PT001

Recebimento das informações dos itens a serem transferidos entre lojas do mesmo grupo, com base no aceite realizado pela concessionária na ferramenta do Syncron.

Interfaces de Envio

Interfaces que a concessionária envia informações para a Nissan.

  • Ficha Gama de Peças e Acessórios do Linx DMS - DM005

Envio de informações do catálogo de peças e acessórios do Linx DMS (dados cadastrais), sempre que ocorrer uma inclusão ou atualização dos registros.

  • Posição de Estoque de Peças e Acessórios - PE001

Envio da posição do estoque de peças e acessórios do Linx DMS, diariamente após o fechamento da operação de pós-vendas da concessionária.

  • Vendas de Peças e Acessórios - IV001

Envio das informações de vendas, cancelamentos e devoluções de peças e acessórios realizadas pela concessionária para o cliente final.

  • Pedidos de Peças Normal/PVI - PD001

Envio dos Pedidos de Peças Normal e PVI (emergência) que são criados no Linx DMS.

Inicialização Automática da Aplicação

É recomendando que o programa do Nissan RIM seja instalado em um servidor para que fique rodando em tempo integral.

Em casos de reinicialização do Servidor, o programa do RIM será iniciado automaticamente na rotina de monitoramento, com o usuário ultimo que inicializou o monitoramento automático.
A partir da primeira execução da rotina de Monitoramento do RIM, será adicionada às rotinas de inicialização automática do Windows, a abertura automatizada da aplicação RIM.exe . É criado então um ícone customizado que contém parâmetros específicos para a inicialização automática do monitoramento.
Essa pasta é encontrada através do comando:
%AppData%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup


Configuração do Processo no Linx DMS

A seguir são descritos os pontos de configuração do sistema para a utilização do processo.

Parâmetros do Fabrica

Menu: Fabrica > Nissan > Parâmetros

  • Aba Geral

    Campos:
    • Utiliza integração RIM: Marcar este campo em todas as revendas que devem comunicar com a Nissan.
    • Origem do Item para Pedidos: Este campo indica a origem do item permitida na seleção de itens do pedido. Atualmente a montadora indica que fique marcada a opção "NBA".

  • Aba Pedido de Itens - SIP / RIM


Preencher com os valores padrões para a criação dos pedidos recebidos da Nissan (interfaces PA001).
Campos:

    • Observação Padrão
    • Condição de Pagamento
    • Via de Transporte
    • Tipo de Pedido

Pode ser informado Normal. Para a criação dos pedidos são considerados os Tipos fornecidos pela da Nissan na integração : 270 – Syncron, 170 – NBA Manual, 370 – DSH Manual. 

    • Fornecedor
    • Comprador
    • Vendedor

  • Aba Transferência Entre Filiais - SIP / RIM

    Preencher com os valores padrões para o Atendimento Balcão criado nas transferências entre filiais solicitadas pela Nissan (interface PT001).
    Campos:
    • Tipo do Contato
    • Sub-Tipo do Contato
    • Forma de Contato
    • Origem do Tráfego
    • Vendedor Padrão do Atendimento Balcão
    • Transação Padrão do Atendimento Balcão

  • Aba RIM (Retail Inventory Management)


    Preencher com os valores referentes ao processo RIM.
    Campos:
    • Transação para Devolução de Peças: Parâmetro utilizado na geração da Nota de Devolução para a montadora (interface DS001) e na geração das informações de Ficha Gama de Peças e Acessórios do Linx DMS (DM005), Posição do Estoque do Linx DMS (PE001) e Vendas de Peças e Acessórios do Linx DMS (IV001).
    • Cliente para Devolução de Peças: Parâmetro utilizado na geração da Nota de Devolução para a montadora (interface DS001).
    • Transação para Scrap de Peças: Parâmetro utilizado na geração da Nota de Devolução para a montadora (interface DS001) e na geração das informações de Ficha Gama de Peças e Acessórios do Linx DMS (DM005), Posição do Estoque do Linx DMS (PE001) e Vendas de Peças e Acessórios do Linx DMS (IV001).
    • Transações de Entrada de Peças de Retorno de Clientes: Preencher este parâmetro quando a concessionária utilizar alguma transação de entrada normal para efetuar a devolução de clientes. Caso não efetue este tipo de entrada, este parâmetro pode ficar em branco. Esta informação é utilizada na geração das informações de Vendas de Peças e Acessórios do Linx DMS (IV001).
    • Efetuar a Substituição de Itens Automaticamente: Quando este campo está marcado, a Ficha Gama de Peças e Acessórios da Nissan (DM002) será importada e todas as substituições serão efetuadas automaticamente. Quando este campo estiver desmarcado, a Ficha Gama de Peças e Acessórios da Nissan (DM002) será importada e serão efetuadas apenas as substituições dos itens que estejam com quantidade contábil zerada (substituto e substituído). Se a quantidade contábil for maior que zero, este item ficará pendente de substituição para ser realizada assim que o usuário configurado acessar o Fabrica.
    • Usuários para a Notificação da Substituição de Itens: Usuários que receberão o alerta de substituições pendentes. Ao acessar o Linx DMS, é apresentada a mensagem de alerta de pendência de confirmação de todas as substituições no Fabrica.
    • Botão "Parâmetros de Substituição":
      Tela que apresenta os parâmetros utilizados na substituição de itens (manual e automática).

      Quando utilizado o processo automático de substituição de itens, deve ser marcado o campo "Não solicitar parâmetros novamente".
      Obs.: O campo "Tipo de Substituição" será utilizado quando a Nissan enviar um cancelamento de substituição.
      Opções:
      Padrão: sem alterar quantidade em estoque)
      Completa: Transfere todo o estoque do item substituto para o item substituído.

    • Usuários com Permissão para baixar pedidos

      Se estiver em branco, qualquer usuário com acesso a manutenção de pedidos, pode baixar o pedido de peças.

      Se for informado usuário(s), somente esse(s) poderá(ão) baixar os pedidos.

Parâmetro do Linx DMS

Menu: Linx DMS > Oficina > Cadastros > Tipo de Serviço


Preencher o campo Tipo de O.S. Padrão Nissan com o valor correspondente para a Nissan, em todos os tipos de serviço.

Valores disponíveis para a Nissan:


Configuração e Utilização do Processo no Nissan RIM

O Nissan RIM é uma interface de integração entre a rede de concessionários e a montadora. O programa realiza o envio/consulta automática de todas as interfaces, bem como permite a realização do envio/consulta manual, além das opções de consulta e detalhamentos dos dados transmitidos.


As abas que compõem o Nissan RIM são:

Aba Monitoramento

Nesta aba estão presentes os Painéis de Monitoramento dos processos.

  • Aba Principal

Contém o painel principal que apresenta todas as interfaces cadastradas com o resumo do último envio realizado e próximo envio agendado.

As seguintes opções estão disponíveis:

    • Botão Ativar Monitoramento

      Ao clicar neste botão, o aplicativo NissanRIM iniciará o monitoramento das interfaces de envio e recebimento conforme os horários configurados.

      Importante:
      O envio automático das interfaces é realizado para todas as revendas que estiverem com o processo configurado em Fabrica > Nissan > Parâmetros.
      Ao abrir o NissanRIM.exe, o monitoramento das interfaces vem desativado. Caso não seja ativado pelo usuário, será ativado automaticamente 1h antes do horário configurado para a interface Posição de Estoque de Peças e Acessórios (PE001),

    • Grade de informações
      Apresenta todas as interfaces configuradas com as informações de último envio/recebimento.
      Ao clicar com o botão direito na grade, é apresentado o menu a seguir:

      Opções:
      Detalhar Postagem: Realiza um mergulho nas informações da última postagem da interface selecionada.
      Atualizar: Atualiza os dados da grade.
      Monitor de SQL (monitor.txt): Ativa a gravação do monitor de SQL em arquivo texto. Todos os comandos SQL executados no banco de dados, referentes ao NissanRIM, serão gravados no arquivo monitor.txt localizado na mesma pasta do executável do NissanRIM.

    • Opções do Rodapé

      Permitem a exportação do grid para o Excel e a geração de relatório para a impressão.

    • Botão Atualizar
      Atualiza os dados da grade.


  • Aba Histórico

Contém o painel de histórico que apresenta todas as comunicações realizadas para a interface selecionada. Para selecionar a interface, deve-se clicar duas vezes na linha da grade principal.

As seguintes opções estão disponíveis:

    • Período de Execução
      Intervalo de datas para consultar os registros. Por padrão, ao acessar a aba, é apresentado o último envio/recebimento realizado.

    • Grade de informações
      Apresenta os registros de envio/recebimento da interface selecionada.
      Ao clicar com o botão direito na grade, é apresentado o menu a seguir:

      Opções:
      Detalhar Postagem: Realiza um mergulho nas informações da postagem selecionada.
      Atualizar: Atualiza os dados da grade.
      Monitor de SQL (monitor.txt): Ativa a gravação do monitor de SQL em arquivo texto.

    • Opções do Rodapé

      Permitem a exportação do grid para o Excel e a geração de relatório para a impressão.

    • Botão Atualizar
      Atualiza os dados da grade.

    • Botão Log de Processamento
      Permite a visualização do histórico dos logs de processamento das interfaces.


  • Aba Detalhamento

Apresenta as principais colunas dos registros enviados/recebidos na interface selecionada.

Esta aba é apresentada somente quando a opção de detalhamento é selecionada em um dos painéis de monitoramento.


As seguintes opções estão disponíveis:

    • Opções do Rodapé

      Permitem a exportação do grid para o Excel e a geração de relatório para a impressão.

Aba Comunicação Manual

Nesta aba são acessadas as abas correspondentes a cada uma das interfaces existentes no projeto. Cada uma delas será detalhada posteriormente neste manual.

Importante:

O envio manual das interfaces é realizado somente para a revenda que o usuário estiver logado.

Com relação às interfaces de envio (DM005, PE001 e IV001), a data de extração dos dados pode ser alterada em cada interface caso o usuário deseje enviar dados retroativos. Para isso basta mudar na configuração da interface o campo "Ultima Execução". Será então respeitado essa data para buscar os registros que deseja enviar manualmente.

Atenção com a data a ser informada! Se for informada uma data muito antiga, avaliar a real necessidade de reenvio de todas as informações antes de clicar em "Enviar para a Nissan", pois todos os registros serão enviados, podendo causar a lentidão no processo.

O programa efetua a gravação de um log contendo todas as informações referentes ao processo de transmissão dos dados. Localiza-se no mesmo diretório do executável do NissanRIM e segue a seguinte nomenclatura: NissanRIM_AAAAMMDD.log

Aba Configuração

Nesta aba são apresentadas as opções necessárias para a execução do processo.

  • Aba Interfaces

Nesta aba é possível preencher os dados de cada interface além de ativar cada uma delas.

Campos:

    • Interface: Indica no nome da interface configurada.
    • Ativa: Marcar a interface como ativa para início das comunicações.
    • Horário de comunicação: Informar o horário Inicial, Final, Intervalo (minutos). O campo Última Execução indica a data referente à última transmissão/recebimento de informações.
      Exemplos:
      Para comunicações a cada uma hora, durante o expediente da concessionária, informar: Inicial 7:00, Final 19:00 Intervalo: 60
      Para comunicações uma vez ao dia informar: Inicial 20:00, Final 21:00 Intervalo: 60
    • Número de Tentativas de Envio: Informar o número de tentativas de comunicação com o webservice da montadora sem apresentar erro na aplicação. O padrão é 10 tentativas para as interfaces gerais,mas para a PE001 e DM002 deve ser considerado 20 tentativas.
    • Data de Início do Consumo da Interface: Data utilizada para importar para o DMS apenas os pedidos com data igual ou superior a informada neste campo.
      Campo disponível apenas na interface Pedidos Aprovados (PA001). Esta é a data de corte em que a concessionária deve efetuar os pedidos Normais e PVI somente no Linx DMS, ou seja, sem a digitação no portal da Nissan.
    • Data Inicial da Carga Completa: Data utilizada no consumo automático da carga completa do catálogo de peças e acessórios Nissan (DM002). Por definição da montadora, deve ser informado 01/01/1900.
      Campo disponível apenas na interface Ficha Gama de Peças e Acessórios Nissan (DM002).
    • Horário Response: Informar o Horário Inicial e Final e o Intervalo (minutos) em que o arquivo de resposta da montadora será buscado e processado. O campo Última Execução indica a data referente ao último recebimento destas informações. Está configuração ocorre apenas para a PE001, para as demais interfaces, esses campos não são editáveis.
    • Endereço - URL: Endereço do Web Service de comunicação com a Nissan.
      URL's de produção:

Importante: Este interface somente deve ser configurada e Ativa após  alinhamento com a Montadora para liberação do uso.

Importante: Este interface somente deve ser configurada e Ativa após  alinhamento com a Montadora para liberação do uso.

  • Interface PE001

         Na configuração desta interface, deve também ser preenchido os campos do grupo "Horário Response", além das configurações de Envio. Essas informações são usadas na execução da interface para buscar as informações de validação dos registros que foram enviados.

Deve ser informado o endereço FTP : nlb-sftp-s3transfer-a1ce4d18af866642.elb.us-east-1.amazonaws.com (fornecido pela montadora).

IMPORTANTE: o endereço deve ser informado como está mostrando a imagem, sem / no final e ou HTTPS no início.

Usuário: DMS_LINX

Porta: 22

No campo 'Arquivo da Private Key' deverá ser informado o caminho onde foi salvo o arquivo DMS_LINX.ppk.

Os arquivos necessários para que essa rotina seja efetuada com sucesso, são: DMS_LINX.ppk, WinSCP.com, WinSCP.exe, WinSCP.ini, WinSCPnet.dll . Eles devem ficar na mesma pasta do executável do NissanRim.


  • Interface DM002

         Na configuração desta interface, deve também ser preenchido o campo Configuração da Carga Full. Essa informação será usada na execução da interface para rodar a carga full que é realizada aos domingos e traz a carga completa (substituição do PARTAR).


Deve ser informado o endereço FTP : nlb-sftp-s3transfer-a1ce4d18af866642.elb.us-east-1.amazonaws.com

IMPORTANTE: o endereço deve ser informado como está mostrando a imagem, sem / no final e ou HTTPS no início.

Usuário: DMS_LINX

Porta: 22

Arquivo da Private Key- deverá ser informado o caminho onde foi salvo o arquivo DMS_LINX.ppk

Os arquivos necessários para que essa rotina seja efetuada com sucesso, são: DMS_LINX.ppk, WinSCP.com, WinSCP.exe, WinSCP.ini, WinSCPnet.dll . Eles devem ficar na mesma pasta do executável do NissanRim.

O programa efetua a gravação de um log contendo todas as informações recebidas na Carga Full e segue a seguinte nomenclatura:  DM002_FULL_xxxxxxxx.csv



Aba Configuração

  • Aba Peças

Nesta aba é possível preencher os dados referente a inclusão ou atualização dos itens.

Importante: Estas informações serão utilizadas na importação da Ficha Gama de Peças e Acessórios Nissan (DM002), que é o processo que substituirá a importação do arquivo PARTAR, portanto é recomendado que sejam utilizados os mesmos parâmetros do programa de importação do arquivo PARTAR (menu Fabrica > Nissan > Processos > Fabrica-Rede > Importa Arquivo PARTAR).

Dados precisam ser preenchidos somente na Matriz.

    • Aba Parâmetros Itens Novos

Campos:

      • Grupo de Desconto
      • Unidade de Medida
      • Código Tributação de Entrada
      • Código Tributação de Saída
      • Marca
      • Grupo
      • Categoria


  • Aba Parâmetros Atualizações de Itens

Campos:

      • Atualizar a descrição dos itens cadastrados
      • Atualiza NCM
      • Atualiza Base PIS
      • Atualiza Base Cofins
      • Ignorar Cod. de tributação de itens


  • Aba Parâmetros Atualizações de Preços

Campos:

      • Origem do Item para Atualização
        • NBA: Atualiza o preço apenas de itens NBA.
        • DSH: Atualiza o preço apenas de itens DSH.
        • Ambos: Atualiza o preço de itens NBA e DSH.
      • Cálculo Preço Alternativo
        • Base x % Desconto
        • Base - % Desconto
      • % Majoração
      • % ICMS Venda
      • Preço de Garantia Nissan
        • % Outros Custos
        • % Pessoal Treinado no CFPV
        • % Variação do IPI (3 últimos meses - DQGN 004-06)
      • Frete por Grupo de Distância e Peças
        • G1 - 0,5 %
        • G2 - 1,8%
        • G3 - 3,3%
        • G4 - 4,5%
      • Despesas de Funcionamento
        • F1 - 19,34%
        • F2 - 12,63%
        • F3 - 11,64%
        • F4 - 7,87%

Importante:  Utilizar a mesma forma como era considerado o  preenchimento destes parâmetros na importação do PARTAR, para garantir a forma como era importados os itens.


Execução Automática


 O NissanRIM.exe é um programa que precisar rodar de forma única estiver  'Ativado o monitoramento',  de envio das interfaces, portanto,  somente um exe  deve ficar em execução.

 Caso seja necessário realizar algum envio manual de qualquer interface, deverá ser "Desativado o Monitoramento'  antes de fazer  qualquer envio.



 Após  fazer os envios, Ativar o monitoramento novamente. No caso de  abrir um segundo programa do NissanRIM.exe para eventuais  consultas a  dados de enviados,  orientamos a fechar esse programa após as consultas, deixando somente um programa em execução com o monitoramento ativo.

Detalhamento das Interfaces

A seguir é apresentado o detalhamento de cada interface existente no processo RIM.

Interfaces de Recebimento

  • Ficha Gama de Peças e Acessórios Nissan - DM002

Esta interface é responsável pelo recebimento do catálogo oficial de Peças e acessórios da Nissan. Deve Ser configurada somente na Matriz.

Importante: Esta interface substituirá o arquivo PARTAR utilizado atualmente. Após a ativação do processo do RIM, não será mais permitida a importação.

Deve ser configurada para executar diariamente às 06:00 hrs, sendo que aos domingos será realizada a carga full e de segunda a sábado será realizada a carga incremental.

A carga full utiliza como data inicial o valor informado no parâmetro "Data Inicial da Carga Completa". Já a carga incremental utiliza como data inicial o valor informado no campo "Última Execução" da aba de configurações.

Será gerado um Log na pasta onde está instalado o Apollo.exe com o nome "DM002_FULL_20230115.csv" que pode ser usado para conferências quando necessário.

  • Pedidos Aprovados - PA001

Esta interface é responsável pelo recebimento de informações dos Pedidos Aprovados ou Não Aprovados pela concessionária na plataforma da Nissan (fornecedores DSH e Armazém da Montadora). Efetua apenas a inclusão de pedidos.

Deve ser configurada para executar a cada uma hora. Data inicial para a consulta é o valor informado no campo "Última Execução" da aba de configurações. Importante considerar o horário de início e fim da execução conforme tabela abaixo.

Importante: Este interface somente deve ser configurada e Ativa após  alinhamento com a Montadora para liberação do uso.

  • Status dos Pedidos SAP / DSH - SP001

Esta interface é responsável pelo recebimento da situação dos Pedidos que foram aprovados pelos fornecedores DSH e Armazém da Montadora (SAP). Efetua apenas a atualização dos pedidos.

Deve ser configurada para executar a cada uma hora. Data inicial para a consulta é o valor informado no campo "Última Execução" da aba de configurações.

A consulta do histórico de status do pedido pode ser realizada na tela de manutenção do pedido no Linx DMS ou no Fabrica.

  • Pedidos de Devolução/Scrap - DS001

Esta interface é responsável pelo recebimento de informações das linhas de pedidos de Devolução/Scrap confirmada pela concessionária no Syncron.

Deve ser configurada para executar uma vez ao dia, após as 22:00. Data inicial para a consulta é o valor informado no campo "Última Execução" da aba de configurações.

Após o recebimento a concessionária deve proceder com a emissão da nota fiscal de devolução ou scrap.

  • Pedidos de Transferência - PT001

Esta interface é responsável pelo recebimento das informações dos itens a serem transferidos entre lojas do mesmo grupo, com base no aceite realizado pela concessionária na ferramenta do Syncron.

Deve ser configurada para executar a cada uma hora. Data inicial para a consulta é o valor informado no campo "Última Execução" da aba de configurações.

Após o recebimento a concessionária deve proceder com a emissão da nota fiscal de transferência entre filiais.

Importante: Todo pedido que não for faturado no mesmo dia será cancelado automaticamente.

Importante: Este interface somente deve ser configurada e Ativa após  alinhamento com a Montadora para liberação do uso.

Interfaces de Envio

  • Ficha Gama de Peças e Acessórios do Linx DMS - DM005

Esta interface é responsável pelo envio de informações do catálogo de peças e acessórios do Linx DMS (dados cadastrais), sempre que ocorrer uma inclusão ou atualização dos registros.

Como o responsável pela comunicação é o NissanRIM, esta interface deve ser configurada para envio a cada 1 hora durante o expediente da concessionária.

Os itens selecionados respeitam a seguinte regra:

Carga Diária

    • Itens incluídos e atualizados no período.

Carga Histórica

    • Itens com demanda nos últimos 2 anos
    • Itens com quantidade maior que zero em Estoque Disponível, Estoque em Trânsito ou Estoque Pendente
    • Itens criados nos últimos 12 meses na Ficha Gama de Peças e Acessórios Nissan
    • Itens substituídos


  • Posição de Estoque de Peças e Acessórios - PE001

Esta interface é responsável pelo envio da posição do estoque de peças e acessórios do Linx DMS, diariamente após o fechamento da operação de pós-vendas da concessionária.

Deve ser configurada para executar uma vez ao dia, após o fechamento da operação de pós-vendas na concessionária, limitado às 22:00.

A data inicial para a consulta das peças é o valor informado no campo "Última Execução" da aba de configurações.

Esta interface possui uma particularidade diferente das outras : a validação das informações enviadas ocorre posteriormente, através de um arquivo de resposta (Response), recebido via SFTP da montadora.

Os campos de configuração "Horário Response" indicam em qual momento será realizada a busca do arquivo de resposta, com a validação das informações enviadas. 

Por isto, ao consultar o painel de monitoramento, caso a mensagem abaixo seja apresentada, indica que as informações foram enviadas, mas ainda não estão validadas, pois o arquivo de resposta ainda não foi processado.

Essa validação ocorre no dia posterior ao envio das informações, por isso é importante nas configuração "Horário Response" informar um valor posterior ao "Horário de Comunicação", como por exemplo "Horário Inicial" 05:00 e  "Horário Final" 06:00.

Os itens selecionados respeitam a seguinte regra:

    • Itens com demanda nos últimos 2 anos
    • Itens com quantidade maior que zero em Estoque Disponível, Estoque em Trânsito ou Estoque Pendente
    • Itens criados nos últimos 12 meses na Ficha Gama de Peças e Acessórios Nissan
    • Itens substituídos

No Processo de envio desta interface, são realizadas duas validações:

1º-É realizada a verificação se a interface PA001-Pedidos Aprovados está ativa. Uma vez ativa será avaliado se houve a execução desta interface após as 16:30 hrs. Havendo uma comunicação com status OK registrada deste horário em diante,  a PE001 será enviada  normalmente. Caso não tenha ocorrido, não será enviado a Nissan neste dia a PE001 e será apresentado no log a seguinte mensagem: 

"Não foi possível enviar a interface Posição de Estoque de Peças e Acessórios(PE001). Não houve o recebimento da interface PA001 com status = 0 (Recebido com Sucesso). "

        Isso garante que somente será enviado a Nissan a atualização do estoque via PE001, se houver sido integrado todos os pedidos realizados no Syncron no dia,  e que são recebidos via PA001.

2º- É realizado um controle para identificar quais peças estão sendo enviadas, e que ainda não tiveram o envio realizado pela DM005. Se houver peças nestas situações, primeiro será disparado a DM005 destes itens, e somente após isso, será disparado de fato a PE001 completa. Para o processo do RIM, todas as peças que são enviadas pela PE001 precisam em algum momento ter sido enviadas pela DM005, então este controle garante que, de forma automática isso seja feito.



  • Vendas de Peças e Acessórios - IV001

Esta interface é responsável pelo envio das informações de vendas, cancelamentos e devoluções de peças e acessórios realizadas pela concessionária para o cliente final.

Importante: No processo de implantação é necessário o envio dos dados do histórico do período de 2 anos, por BIR.

Deve ser configurada para executar a cada uma hora. Data inicial para a consulta é o valor informado no campo "Última Execução" da aba de configurações.

Nesta interface não são enviadas as notas de transferência entre filiais, notas de devoluções para a montadora e notas de scrap.


  • Pedidos de Peças Normal/PVI - PD001

Esta interface é responsável pelo envio dos Pedidos de Peças Normal e PVI (emergência) que são criados no Linx DMS.

Como o responsável pela comunicação é o NissanRIM, esta interface deve ser configurada para envio a cada 15 minutos durante o expediente da concessionária.

Serão selecionados os pedidos fechados para alterações (data de emissão preenchida) e marcados como "Transmitir para a Fábrica".

Estes pedidos devem ser gerados apenas para pedidos adicionais (Tipo Normal ou Emergência) que não foram gerados pela sugestão automática da Syncron.

Observação: Os pedidos de peças para terceiros devem ser gerados utilizando o tipo "Complementar". Estes pedidos não serão enviados para a Nissan.


Resumo da configuração das interfaces

A seguir é apresentado um resumo contendo para a configuração das interfaces.


Interface

CódigoFrequênciaExemploData carga completaData de início de consumo da interface
InícioFimIntervalo

Ficha Gama de Peças e Acessórios Nissan

DM0021x dia após 22:00

06:00

07:0060

01/01/1900

ou a data do último Domingo

-

Pedidos Aprovados

(solicitar á Montadora aprovação do uso)

PA001A cada 1 hora07:0018:0030-Data definida pela concessionária.

Status dos Pedidos SAP / DSH

SP001A cada 1 hora07:0017:0060--

Pedidos de Devolução/Scrap

DS0011x dia após 22:0022:0023:0060--

Pedidos de Transferência

(solicitar á Montadora aprovação do uso)

PT001A cada 1 hora07:0018:0030--

Ficha Gama de Peças e Acessórios do Linx DMS

DM005A cada 1 hora07:0019:0060--

Posição de Estoque de Peças e Acessórios

PE0011x dia antes das 22:0020:0022:0060--

Vendas de Peças e Acessórios

IV001A cada 1 hora07:0019:0060--

Pedidos de Peças Normal/PVI

PD001A cada 15 minutos07:0019:0015-






Implantação

Após a configuração de todos os parâmetros do RIM devem ser executadas as cargas full/históricas das seguintes interfaces:

Recomendamos que seja executa a comunicação manual para estas interfaces para o envio das Cargas, de forma a acompanhar os envios.

Considerando que seja realizada a configuração somente delas no primeiro momento, informando as datas conforme indicado abaixo. Depois, executar manualmente uma por uma, após a finalização do envio da primeira loja, repetir para as filias.

Após os envios, configurar as demais interfaces e Ativar o Monitoramento.


  • Ficha Gama de Peças e Acessórios Nissan - DM002
    Carga full do cadastro de peças da Nissan apenas na BIR correspondente a Matriz.
    Informar o valor no campo ultima execução a data do dia e no campo  Data do Consumo da Carga Full, a data do último Domingo (anterior a data da última execução).
    (Essa Carga somente precisa ser configurada/executada na Matriz).


  • Ficha Gama de Peças e Acessórios do Linx DMS - DM005
    Dados do histórico do período de 2 anos, por BIR.
    Informar o resultado da data atual menos 2 anos no campo "Última Execução" da configuração da interface. Ex.: Para a data atual - 02/09/2021, informar 02/09/2019 no campo Última Execução.

  • Posição de Estoque de Peças e Acessórios - PE001
    Dados do histórico do período de 2 anos, por BIR.
    Informar o resultado da data atual menos 2 anos no campo "Última Execução" da configuração da interface. Ex.: Para a data atual - 02/09/2021, informar 02/09/2019 no campo Última Execução.


  • Vendas de Peças e Acessórios - IV001
    Dados do histórico do período de 2 anos, por BIR.
    Informar o resultado da data atual menos 2 anos no campo "Última Execução" da configuração da interface. Ex.: Para a data atual - 02/09/2021, informar 02/09/2019 no campo Última Execução.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.