Implementação do novo “layout” do programa New AEF da Honda.
Produto | Apollo |
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Menu | Fábrica |
Data |
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Autor | Davi Mesquita Generoso |
Área | P&D |
Este programa destina-se a todas as concessionárias das marcas Honda.
Com o preenchimento dos parâmetros detalhados abaixo, serão gerados os seguintes arquivos:
- Plano de Contas: Utilizado para auxiliar o revendedor no processo de mapeamento no portal da Honda.
- Conta e Saldo das contas: Utilizado para o envio das informações geradas.
Processos:
Geração dos arquivos com os dados contábeis e extra contábeis do concessionário para a importação no portal da Honda.
Observação: Informações sobre o processo de importação no portal da Honda devem ser verificadas com a própria montadora.
Envio das contas contábeis e extra contábeis via webservice para o portal da Honda através do Linx DMS Fábrica.
Configuração dos parâmetros do Fábrica HONDA
Para efetuar a configuração dos parâmetros do New AEF no Fábrica, abra o programa “Fabrica.exe”, acesse o menu (42755): “Fábrica > Honda > Parâmetros” e informe os campos conforme instruções a seguir:
Figura 1 - Parâmetros do Fábrica HONDA
- Número DN: Informe o número DN da concessionária.
- Integra New AEF: Marque esta opção para começar a integrar com o portal da HONDA.
- URL Comunicação: Informe a URL de comunicação do New AEF (URL fornecida pela HONDA).
- API Key: Informe a chave da API de comunicação do New AEF (Chave fornecida pela HONDA).
- Client ID: Informe o Client ID do New AEF (Informação fornecida pela HONDA).
- Client Secret: Informe o Client Secret do New AEF (Informação fornecida pela HONDA).
Configuração dos parâmetros para geração dos arquivos para clientes HONDA 2W
Para efetuar a geração dos arquivos do New AEF acesse o programa “Fábrica > Honda > Administrativo / Financeiro > New AEF– menu (42070) ”.
Obs.: Todas as informações selecionadas ou digitadas nas abas ficarão gravadas para o usuário. Na próxima execução, não será necessário informa-las novamente, somente aquelas que necessitam ser modificadas.
Geral
- Aba “Geral”:
Figura 2 - Configuração Geral
A. Período de Geração:
- Mês: Informar o Mês para considerar na geração das informações.
- Ano: Informar o Ano para considerar na geração das informações.
Código BM: Informar o código BM da concessionária (Código fornecido pela Honda).
B. Código Moeda: Informar o código da Moeda (para Brasil: BRL).
C. Revenda Contas Resultado e Extra Contábil: Informar as revendas a considerar na geração das informações das contas de resultado e extra contábeis.
D. Revenda Contas Ativo/Passivo/Patrimônio: Informar as revendas a considerar na geração das informações das contas de Ativo, Passivo e Patrimônio.
E. E-mail de contato: Informar o e-mail para contato do responsável.
F. Concessionária Espaço Dream: Marque esta opção caso sua revenda venda veículos no Espaço Dream.
G. Arquivo para gerar o Plano de Contas: Informar o caminho e nome do arquivo para gravar as informações do Plano de Contas.
H. Arquivo para gerar o Saldo das Contas: Informar o caminho e nome do arquivo para gravar as informações dos “Saldo das Contas”, serão considerados os dados informados no quadro “Período Geração” mês e ano e o campo Código BM.
I. Dados contábeis:
- Geração contas Ativo/Passivo/Patrimônio com valores: Permite marcar a opção para gerar as contas de “Ativo/Passivo/Patrimônio” com saldos.
- Gerar acumulados até o Período: Permite marcar a opção para gerar o saldo das contas contábeis acumulados desde o início do ano até o período selecionado.
- Somente contas analíticas: Permite marcar a opção para gerar somente as contas de nível analítico do Plano de Contas.
- Gerar contas contábeis com valores absolutos: Permite marcar a opção gerar as contas contábeis com valores absolutos.
- Listar Contas por Centro de Custo: Permite marcar a opção para listar as contas separadas por Centro de Custo. Será apresentado da seguinte forma: Código da conta + ”_” Código do Centro de Custo. Ex.: Conta 11430001 + Centro de Custo 44 ficará 11430001_44.
- Listar Contas por Tipo do Item: Permite marcar a opção para listar as contas separadas por Tipo de Item. Será apresentado da seguinte forma: Código da Conta +“_”+ Código do Tipo do Item. Ex.: Conta 11430001 + Tipo do Item “P” ficará 114001_P.
- Listar contas por Categoria: Permite marcar a opção para listar as contas separadas por Categoria.
Modelos de Veículos
- Aba Modelos de Veículos.
Figura 3 - Modelos de veículos
A. Modelos de veículos: Relacionar o cadastro de modelos com cada modelo solicitado na tela.
2. Aba Modelos de Produtos de Força.
Figura 4 - Aba Modelos de Veículos de Força
A. Modelos de Produtos de Força: Relacionar o cadastro de modelos com cada modelo solicitado na tela.
Veículos Novos
Aba “Veículos Novos”:
Figura 5 - Configuração Veículos Novos
A. Transações de veículos:
- Vendas: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para efetuar vendas de veículos novos.
- Devoluções: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para efetuar devoluções de vendas de veículos novos.
- Compras: Informas os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar compras de veículos novos.
- Devolução de compras: Informar os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar devolução de compras de veículos novos.
- Transferências: Informar os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar transferências de veículo novos.
B. Inventário de estoque – veículos novos em estoque:
- Transações: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para movimentar veículos novos no estoque.
- Situações: Informar todas as situações utilizadas no Linx DMS para identificar veículos novos em estoque.
C. Situação para venda à vista: Informe as condições de pagamento utilizadas para vendas à vista.
Veículos Espaço Dream
2. Aba “Veículos Espaço Dream”:
Figura 6 - Configurações Veículos Espaço Dream
A. Transações de veículos:
- Vendas: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para efetuar vendas de veículos novos.
- Devoluções: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para efetuar devoluções de vendas de veículos novos.
- Compras: Informas os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar compras de veículos novos.
- Devolução de compras: Informar os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar devolução de compras de veículos novos.
- Transferências: Informar os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar transferências de veículo novos.
B. Inventário de estoque – veículos novos em estoque:
- Transações: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para movimentar veículos novos no estoque.
- Situações: Informar todas as situações utilizadas no Linx DMS para identificar veículos novos em estoque.
Veículos Seminovos
Aba “Veículos Seminovos”:
Figura 7 - Filtro de veículos seminovos
A. Transações de veículos seminovos:
- Vendas: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para vendas de veículos seminovos.
- Devolução de vendas: Informar os tipos de transação utilizados no Linx DMS para devolução de vendas de veículos seminovos.
- Compras: Informas os tipos de transação utilizados no Linx DMS para compras de veículos seminovos.
- Devolução de compras: Informar os tipos de transação utilizados no Linx DMS para devolução de compras de veículos seminovos.
- Transferências: Informar os tipos de transação utilizados no Linx DMS para transferência de veículos seminovos.
B. Inventário de estoque – veículos seminovos em estoque:
- Transações: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para movimentar veículos seminovos no estoque.
- Situações: Informar todas as situações utilizadas no Linx DMS para identificar veículos seminovos em estoque.
ATV Novos
2. Aba “ATV Novos”:
Figura 8 - Filtro de ATV Novos
A. Categoria de veículos para ATV: Informe as categorias de veículos utilizadas para ATV Novos.
Produtos de Força
Aba “Produtos de Força”:
Figura 9 - Configurações Produto de Força
A. Transações de veículos:
- Vendas: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para efetuar vendas de veículos novos.
- Devoluções: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para efetuar devoluções de vendas de veículos novos.
- Compras: Informas os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar compras de veículos novos.
- Devolução de compras: Informar os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar devolução de compras de veículos novos.
- Transferências: Informar os tipos de transações utilizadas no Linx DMS para efetuar transferências de veículo novos.
B. Inventário de estoque – veículos novos em estoque:
- Transações: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para movimentar veículos novos no estoque.
Peças
- Aba “Peças”:
Figura 10 - Configuração Peças
A. Categoria/Grupo de Peças:
- Separar peças por: Permite selecionar como o programa irá buscar as informações das peças, por “Grupo de item” ou por “Categoria”.
- Peças: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Peças.
- Outras: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Outras Peças.
B. Transações para vendas de peças:
- Vendas Balcão: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para venda de peças Balcão.
- Devoluções Balcão: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para devoluções de vendas de peças Balcão.
- Vendas Oficina: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para venda de peças na Oficina.
- Devoluções Oficina: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para devoluções de vendas de peças da Oficina.
C. Para peças sem entrada NF de entrada registrada, considerar entrada como sendo: Informar o período de entrada nas peças sem Nota fiscal de entrada.
Acessórios
- Aba “Acessórios”:
Figura 2 - Configuração Acessórios
A. Categoria/Grupo de Acessórios:
- Separar acessórios por: Permite selecionar como o programa irá buscar as informações dos acessórios, por “Grupo de item” ou por “Categoria”.
- Acessórios: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Acessórios.
- Outros Acessórios: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Outros Acessórios.
B. Transações para vendas de acessórios:
- Vendas Balcão: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para venda de acessórios Balcão.
- Devoluções Balcão: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para devoluções de vendas de acessórios Balcão.
- Vendas Oficina: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para venda de acessórios na Oficina.
- Devoluções Oficina: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para devoluções de vendas de acessórios da Oficina.
Boutique
- Aba “Boutique”:
Figura 3 - Configuração Boutique
A. Categoria/Grupo de Acessórios:
- Separar acessórios por: Permite selecionar como o programa irá buscar as informações dos acessórios, por “Grupo de item” ou por “Categoria”.
- Acessórios: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Acessórios.
- Outros Acessórios: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Outros Acessórios.
B. Transações para vendas de acessórios:
- Vendas Balcão: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para venda de acessórios Balcão.
- Devoluções Balcão: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para devoluções de vendas de acessórios Balcão.
- Vendas Oficina: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para venda de acessórios na Oficina.
- Devoluções Oficina: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para devoluções de vendas de acessórios da Oficina.
Mecânica
- Aba “Mecânica”:
Figura 4 - Configuração Mecânica
A. Departamentos Mecânica: Informar os códigos dos departamentos de mecânica utilizados no Linx DMS.
B. Detalhamento de Horas:
- CDT: Permite marcar esta opção para montar o detalhamento de horas de mecânica de acordo com os apontamentos do CDT.
- Ordens de Serviço: Permite marcar esta opção para montar o detalhamento de horas de mecânica de acordo com o tempo do cadastro do serviço executado.
C. Tipos de Serviços:
- Improdutivas: Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para horas improdutivas.
- Disponíveis: Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para horas disponíveis.
D. Categoria de O.S.:
- Revisão de Entrega: Informe as categorias de ordem de serviço utilizadas no Linx DMS para revisão de entrega.
- Revisão Periódica: Informe as categorias de ordem de serviço utilizadas no Linx DMS para revisão periódica.
- Acessórios: Informe as categorias de ordem de serviço utilizadas no Linx DMS para colocação de acessórios.
Quadro de Pessoal
- Aba “Quadro Funcionários”:
Figura 5 - Quadro de Funcionários
A. Quadro de Funcionários: Informar o número de colaboradores em cada departamento da concessionária. Essas informações serão adicionadas aos arquivos gerados neste processo.
Geração dos arquivos
- Após efetuar a parametrização do programa, acesse a aba “Geral” e clique no botão “Gerar Informações”.
Figura 6 - Gerando Informações
Consulta das informações geradas
- O programa irá exibir a aba “Saldo de Contas” com as contas contábeis geradas:
Figura 7 - Saldo das Contas gerados
2. Ao acessar as abas do processo, são apresentados valores, permitindo o mergulho dos itens, conforme o exemplo a abaixo:
Figura 8 - Mergulho de Venda de veículos
Exportar Arquivos
- Após efetuar a conferência, retorne a aba “Geral” e exporte os arquivos:
Figura 9 - Exportação dos arquivos
2. Será exibida a mensagem informando o caminho e nome do arquivo salvo conforme indicado no parâmetro.
Figura 10 - Arquivo exportado com sucesso
3. Ao acessar o diretório escolhido para geração dos arquivos, note que os arquivos foram gerados.
Figura 11 - Arquivos gerados no diretório escolhido
Exportar Web Service
- Para exportar os dados das contas para o portal da HONDA via Web Service é necessário clicar no botão “Exportar Web Service” e aguardar que o processamento seja concluído.
Figura 12 - Exportação Web Service
Consulta Histórico
- Para consultar o histórico de envio das informações para o portal da HONDA, clique no botão “Consultar Histórico”.
Figura 13 - Botão Consultar Histórico
2. Na aba de filtro, selecione um mês e ano que deseja verificar o envio.
Figura 14 - Aba Filtro de Consulta de Histórico
3. Na aba “Detalhes” será exibido o .json de envio e retorno que foi utilizado no envio dos dados do mês/ano selecionado.
Figura 15 - Detalhes da aba de Consulta de Histórico
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.