Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »


Sumário

1 Conceito

O Seller Digital através das suas funcionalidades realiza o gerenciamento integrado das informações do Cadastro Padrão e Seller WEB, utilizando-se também do Cardápio Digital e Apps que contribuem para a melhor experiência do usuário, tornando-a mais fluída e com menos atrito. Foi realizada a implementação do projeto para atender as necessidades da Loja Conceito da BR.

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo.
> = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.


2.1 Promoções

No Seller Digital é possível realizar o cadastro de promoções com uma nova facilidade, onde a cada nova promoção cadastrada, não será necessário o cadastro de um novo produto, excluindo a necessidade anterior, onde esse cadastro era obrigatório.  Além disso, as promoções disponibilizadas para os clientes BR Mania e Premmia serão visíveis através das Réguas Promocionais, incluídas a cada nova promoção cadastrada. Nesse sentido, sendo possível a mesma promoção  ser disponibilizada tanto para clientes BR Mania, quanto para Premmia. A opção de cadastro promoções está disponível no menu: Cadastro Padrão > Promoções. Para incluir uma nova promoção, basta clicar no botão <Novo>. 



2.2 Como Cadastrar Novas Promoções


Será apresentada a guia Nova Promoção, onde deverão ser preenchidas as informações necessárias para compor a promoção. Primeiramente em Produto, através do código ou descrição, é necessário informar qual o produto deverá compor a nova promoção. Em Promoção informe a descrição da promoção, ou seja, a nomenclatura principal que será disponibilizada para a nova promoção. Nos campos Vigência Inicial e Vigência Final, informe o período em que a promoção vai estar vigente, é possível até o início da vigência da promoção a alteração da data inicial e final da vigência, sendo que a mesma deve ser posterior a data inicial da vigência. O Status por padrão já vai estar selecionado como Ativo.



No campo Módulos, por padrão, a opção já deve estar preenchida com a opção Todos, sendo disponibilizada a promoção em todas as mídias. Entretanto conforme a seleção, a nova promoção poderá ser apresentada somente no App do Atendente, App do Consumidor ou Tablet, conforme a intenção de venda. Após inserir todas as informações necessárias para compor a nova promoção, é necessário cadastrar as Réguas Promocionais, para isso clique em <Adicionar Régua Proomocional>.


2.3 Como Cadastrar "Régua Promocional" BR Mania (Produtos Simples)


Ao clicar em <Adicionar Régua Promocional>, será liberada a guia Régua Promocional, onde é possível informar como a promoção será disponibilizada. Quando o produto informado para a nova promoção for do tipo simples, primeiramente deverá ser informado o Tipo, ou seja, se a promoção será disponibilizada para BR Mania ou Premmia, e até mesmo em ambos, porém cada tipo deverá compor uma Régua Promocional diferente.
Após selecionar  o Tipo BR Mania , serão disponibilizados os campos abaixo:



No campo Código, é necessário preencher informando a numeração que deverá conter 8, 12, 13 ou 14 dígitos, através do botão <Gerar Código>, que irá realizar o correto preenchimento automático com o código GTIN, tornando a geração do código mais rápida e assertiva.




Com o campo Código preenchido é possível ao clicar no botão <Visualizar Barcode>, visualizar e salvar a imagem do "Código em Alta". Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o código de barras gerado é apresentada opção “Salvar imagem como...”, onde será possível realizar o download de um arquivo no formato PNG contendo o código de barras selecionado. 




Em Descrição (opcional) o preenchimento é opcional, devido ao campo automaticamente buscar a descrição já cadastrada para a promoção. Porém, se desejar disponibilizar a Régua Promocional de maneira mais assertiva e atrativa, é possível informando através desse campo, sendo essa a descrição disponibilizada no modulo informado, seja no App do Consumidor, App do Atendente ou no Tablet.



É necessário clicar no botão <Nenhuma Abrangência Selecionada>, para informar as regiões onde a promoção será válida, caso nenhuma abrangência seja selecionada, entende-se que a abrangência será em todas as regiões. É possível através da Régua Promocional, disponibilizar promoções específicas para cada região, ou estado, informando preços de venda e rebate específicos para cada abrangência informada. Nesse caso, é possível utilizar o mesmo código cadastrado para uma nova régua promocional.



Caso desejar informar uma abrangência específica, ao clicar em <Nenhuma Abrangência Selecionada>, serão apresentadas as opções do Painel de abrangências em Unidades Federativas, onde é possível selecionar os estados ou regiões desejadas, qual será a abrangência da promoção, logo após, é necessário clicar em <Concluir>. Se desejar cadastrar uma nova abrangência, basta clicar no botão <Nova>. Primeiramente será listada toda UF existente no Brasil, por ordem alfabética, em seguida será listada todo o agrupamento de UF incluído no sistema. 



Ainda é possível disponibilizar a promoção apenas para os Franqueados selecionados, expandindo e selecionando a opção desejada, logo após é necessário clicar em <Concluir>. 



Ao clicar em <Editar abrangência>, é possível alterar as informações do franqueado selecionado.



Dentre elas: DescriçãoEstruturas organizacionaisGrupos econômicos e Unidades Federativas.



 As abrangências que contém Unidades Federativas e Franqueados são denominadas Mistas.



Além de ser possível editar as abrangências é possível ainda verificar todas as <Funcionalidades> em que foi disponibilizada.



É possível cadastrar novas abrangências, selecionando em Regras, os filtros necessários. Por exemplo: abrangência na Região Sul, basta selecionar os estados desejados e informar uma nomenclatura para a Descrição, logo após clicar em <Salvar>. A nova abrangência cadastrada vai estar disponível.



Informe o Preço, que produto será comercializado, o seu Rebate, que é o valor recebido pelo franqueado por disponibilizar uma promoção. É necessário também informar o período de vigência, ou seja, o período de duração da promoção, com sua Vigência Inicial e Vigência final, nesse campo as datas inicial e final devem estar dentro do período informado para a promoção do produto. Para finalizar o cadastro da régua promocional , é necessário clicar em <Concluir>, ou clique em <Cancelar>, se desejar não incluir a régua promocional no cadastro de promoções.



Ao clicar no botão <Concluir>, as informações cadastradas na Régua Promocional serão apresentadas na guia da Nova Promoção. Além dos campos preenchidos anteriormente, será apresentado um novo campo  denominado Ações, conforme abaixo:


 

O campo Ações possui três botões, são eles:
<Editar Régua Promocional>, nesse botão é possível editar as informações disponibilizadas na régua. A <Régua Promocional> será apresentada novamente para a edição, porém caso tenha informado a abrangência <Todas>, será necessário alterar maneira unitária.



Em <Duplicar Régua Promocional>,  é possível aproveitar a <Régua Promocional> cadastrada, inclusive o mesmo Código, entretanto deverá ser informada uma nova abrangência e um novo valor de Rebate.



Em <Remover Régua Promocional>, é possível excluir a régua cadastrada.



Após incluir todas as informações necessárias para cadastrar uma nova promoção de produto do tipo simples, é necessário clicar em <Concluir> para salvar a operação, ou se desistir basta clicar no botão <Cancelar>. Para incluir uma nova Régua Promocional basta clicar em <Adicionar> ou utilizar o botão <Duplicar Régua Promocional>, onde é possível utilizar o mesmo Código promocional, informando para a nova Régua Promocional, sua AbrangênciaPreço para Resgate e Rebate, o preço para resgate poderá ser inferior ao rebate informado.



Nova Promoção será apresentada conforme a imagem abaixo, é necessário clicar em <Concluir> para que essa promoção altere a sua Situação para Cadastrado, ou se desistir da operação basta clicar em <Cancelar>.



2.4 Como Cadastrar "Régua Promocional Premmia"


Para a nova promoção com produtos simples, além da Régua Promocional do Tipo BR Mania, também é possível cadastrar para a mesma promoção ou para uma nova promoção, a Régua Promocional do Tipo Premmia, para isso basta clicar em <Adicionar>, conforme abaixo:



Será apresentada a guia Régua Promocional, primeiramente é necessário selecionar o Tipo Premmia, serão apresentados os campos disponíveis para o preenchimento. Para promoções do Tipo Premmia, a opção <Gerar Código> e <Visualizar Barcode> não estão disponíveis, pois o código a ser informado neste tipo de promoção é um código pré-definido, sendo necessário informá-lo. A Descrição permanece como opcional e a Abrangência deve ser informada.




No campo Pontos para Resgate, informe quantos pontos serão necessários para o resgate do produto na promoção Premmia.




O campo Preço para Resgate é opcional, pois o produto pode ser resgatado de duas maneiras. A primeira é informando apenas os Pontos para Resgate necessários, porém caso além dos pontos para resgate, seja necessário completar o valor do produto com um valor monetário, informe através do campo Preço para Resgate o valor necessário para que junto ao valor de Pontos para Resgate, o produto seja resgatado na promoção.




No campo Rebate, informe o valor que o franqueado vai receber por disponibilizar a promoção. É necessário também informar o período de vigência, ou seja, o período de duração da promoção, que deve estar dentro do prazo informado no cadastro através dos campos Vigência InicialVigência final e Valor Unitário no Doc. FiscalÉ possível alterar a vigência inicial e final dos registros da régua promocional, desde que os mesmo estejam contidos na vigência da promoção.




No cupom fiscal é necessário ser apresentado o valor do produto, ainda que o mesmo seja resgatado apenas com Pontos para Resgate. Informe no Valor Unitário no Doc. Fiscal esse valor, que poderá ser obtido através da soma de Pontos para Resgate + Preço para Resgate ou apenas Pontos para Resgate e um Valor Unitário no Doc. Fiscal acima de R$0,01.  Para finalizar o cadastro da Régua Promocional , é necessário clicar em <Concluir>, ou clique em <Cancelar>, se desejar não incluir a régua promocional no cadastro de promoções.




2.5 Como Publicar uma "Nova Promoção" Cadastrada


Após clicar em <Concluir> novamente, será apresentada a mensagem: "Sucesso! Promoção adicionada com sucesso!" e o sistema será direcionado para a guia de Produtos em Promoção:



É necessário informar os filtros necessários  no Painel de Consulta e a Situação deve estar selecionada Cadastrado, para que possa ser realizada a publicação. Após localizar em Produtos em Produção a promoção cadastrada é necessário clicar na caixa de seleção da mesma, e em seguida clicar no botão <Publicar>.



Será apresentada a guia de confirmação com o questionamento "Publicar as Promoções selecionadas?", é possível <Confirmar Publicação> ou <Cancelar>, também será apresentada a informação "Selecione apenas uma promoção não publicada!", caso tenha clicado no botão <Publicar>, antes de selecionar a promoção cadastrada.



Após a confirmação será apresentada a mensagem "Sucesso!Promoção publicada com sucesso".



Em seguida, a promoção será apresentada com a Situação Publicado, ficando disponível para a pesquisa no Painel de Consulta, fazendo a integração juntamente ao sistema Seller WEB e nos Módulos informados. 




3. Como Cadastrar "Régua Promocional" BR Mania (Produtos Combo Variável)


É possível realizar o cadastro de promoções para produto do tipo Combo Variável, informando através das diversas combinações disponíveis no sistema, a promoção desejada. Para cadastrar esse tipo de promoção é necessário acessar o menu: Cadastro Padrão > Promoções. Para incluir uma nova promoção basta clicar no botão <Novo>. 





 Na guia Nova Promoção, é possível selecionar o produto desejado pesquisando pela sua descrição ou código. Ao informar a descrição ou código do produto é possível identificar se é do Tipo Combo variável.



 


Em Promoção informe a Descrição da promoção, ou seja, a nomenclatura que será disponibilizada para a nova promoção. Nos campos Vigência Inicial e Vigência Final, informe o período em que a promoção vai estar vigente, é possível até o início da vigência da promoção a alteração da data inicial e final da vigência, sendo que a mesma deve ser posterior a data inicial da vigência. O Status por padrão  já vai estar selecionado como Ativo. No campo Módulos, a opção já deve estar preenchida com a opção Todos, sendo disponibilizada a promoção em todas as mídias. Entretanto conforme a seleção, a nova promoção poderá ser apresentada somente no App do AtendenteApp do Consumidor ou Tablet, conforme a intenção de venda. Após inserir todas as informações necessárias para compor a nova promoção, é necessário cadastrar as Réguas Promocionais, para isso clique em <Adicionar>.




Será apresentada a Régua Promocional para preenchimento das informações. Para o Produto Combo Variável, a promoção somente será disponibilizada para o Tipo BR Mania.




No campo Código, é necessário preencher informando a numeração que deverá conter 8, 12, 13 ou 14 dígitos, através do botão Gerar Código, que irá realizar o correto preenchimento automático com o código GTIN.





Com o campo Código preenchido é possível ao clicar no botão Visualizar Barcode, visualizar e salvar a imagem do Código em Alta. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o código de barras gerado é apresentada opção “Salvar imagem como...”, onde será possível realizar o download de um arquivo no formato PNG contendo o código de barras selecionado. 





Em Descrição o preenchimento é opcional, devido ao campo automaticamente buscar a descrição já cadastrada para a promoção. 




É necessário clicar no botão <Nenhuma Abrangência Selecionada>, para informar regiões a promoção será válida, caso nenhuma abrangência seja selecionada, entende-se que a abrangência será em todas as regiões.




Caso desejar informar uma abrangência específica, ao clicar em <Nenhuma Abrangência Selecionada>, serão apresentadas as opções do Painel de abrangências em Unidades Federativas, onde é possível selecionar os estados ou regiões desejadas, qual será a abrangência da promoção, logo após, é necessário clicar em <Concluir>. Se desejar cadastrar uma nova abrangência, basta clicar no botão <Nova>. Primeiramente será listada toda UF existente no Brasil, por ordem alfabética, em seguida será listada todo o agrupamento de UF incluído no sistema. 





É possível cadastrar novas abrangências, selecionando em REGRAS, os filtros necessários. Por exemplo: abrangência na Região Sul, basta selecionar os estados desejados e informar uma nomenclatura para a Descrição, logo após clicar em <Salvar>. A nova abrangência cadastrada vai estar disponível.



No exemplo, nenhuma abrangência foi selecionada, então essa Régua Promocional irá atender a todos tipos de abrangências cadastradas.



Informe o Preço, que produto será comercializado, o seu Rebate, que é o valor recebido pelo franqueado por disponibilizar uma promoção. É necessário também informar o período de vigência, ou seja, o período de duração da promoção, com sua Vigência Inicial e Vigência final, nesse campo as datas inicial e final devem estar dentro do período informado para a promoção do produto. É possível alterar a vigência inicial e final dos registros da régua promocional, desde que os mesmo estejam contidos na vigência da promoção. Para finalizar o cadastro da régua promocional , é necessário clicar em <Concluir>, ou clique em <Cancelar>, se desejar não incluir a régua promocional no cadastro de promoções.



Para o tipo combo variável são disponibilizadas as Etapas do Produto, quando o produto selecionado para a promoção foi cadastrado, foi selecionada uma das etapas da composição, como Principal.




No exemplo abaixo, temos selecionado o "Prato", como a etapa "Principal", não sendo possível realizar alterações.





Na etapa Refrigerante no momento do cadastro do produto, não foi informada essa etapa como sendo Principal, sendo assim é possível realizar a escolha entre os diversos refrigerantes disponíveis para essa etapa da promoção, por padrão o sistema já está habilitado com <Todas> as opções possíveis na escolha do Refrigerante. Entretanto ao clicar em <Todas>, é possível informar uma das opções de refrigerante para a Régua Promocional.





Régua Promocional será apresentada da seguinte maneira dentro da Nova Promoção:





Será disponibilizado o campo Ações, onde no botão <Ver detalhes da Régua Promocional> é possível visualizar as informações cadastradas.





Serão apresentados os <Detalhes da Régua Promocional>, informando as suas duas etapas. Para sair, clique em <OK>.




Em <Editar Régua Promocional>, é possível editar as informações disponibilizadas na régua.


 


Régua Promocional será apresentada novamente para a edição, porém caso tenha informado a abrangência Todas, será necessário alterar de maneira unitária.





Em <Duplicar Régua Promocional>, é possível aproveitar a Régua Promocional" cadastrada, inclusive utilizando o mesmo Código





Se desejar cadastrar uma nova Régua Promocional, clicando em <Duplicar Régua Promocional> deverá ser informada uma nova Abrangência dentre as disponibilizadas:


 



Em <Nova> cadastrando uma Abrangência, e informar um novo valor para o Rebate.





Com a Abrangência informada, o Preço e Rebate, é necessário informar também o período de vigência e logo após informar em Etapas do Produto suas especificações.





É necessário informar em Descrição (opcional), a nomenclatura que a Régua Promocional será disponibilizada, conforme as suas especificações. Após todas as informações da Régua Promocional cadastradas, basta clicar em <Concluir> para finalizar o preenchimento da Régua Promocional, ou selecione o botão <Cancelar>, caso desistir da operação.
Régua Promocional cadastrada será apresentada da seguinte maneira:





É possível cadastrar quantas Réguas Promocionais forem necessárias, desde que se utilize o mesmo Código com ABRANGÊNCIA e valor de Rebate diferentes das réguas anteriores. Neste exemplo cadastramos três Réguas Promocionais para o mesmo combo variável.




Conforme as especificações de cada Régua Promocional cadastrada, será apresentada da seguinte maneira:
É necessário selecionar o botão <Concluir>, para tornar essa "Nova Promoção" cadastrada, ou <Cancelar> se desistir da operação.




Caso <Concluir> a "Nova Promoção", o sistema irá direcionar para a guia de Produtos em Promoção e será apresentada a mensagem: Sucesso! Promoção adicionada com sucesso!. A promoção está com a Situação informada como Cadastrado, para realizar a publicação é necessário através do Painel de Consulta informar os campos disponíveis para a busca.





Após localizar e selecionar a promoção cadastrada desejada, é necessário clicar no botão <Publicar>. Caso desejar cancelar basta clicar em <Inativar> ou <Excluir>.





Após clicar em <Publicar> será apresentada a guia de confirmação com o questionamento "Publicar as Promoções selecionadas?", é possível <Confirmar Publicação> ou <Cancelar>, também será apresentada a informação "Selecione apenas uma promoção não publicada!", caso tenha clicado no botão <Publicar>, antes de selecionar a promoção cadastrada.





Após a confirmação será apresentada a mensagem "Sucesso!Promoção publicada com sucesso".





3.1 Como Cadastrar "Régua Promocional" Com Alteração na "Etapa do Produto"


Para cadastrar uma "Nova Promoção", onde o seu produto variável informado, possui em uma Etapa do Produto, diversas opções de escolha e seja necessário especificar na Régua Promocional. Preencha as informações do Produto e Promoção:




Logo após, é necessário ao clicar em <Adicionar> informar as Réguas Promocionais, como nesse exemplo vamos utilizar abrangências, preço e rebate diferentes é necessário que todas as Réguas Promocionais informadas possuam um novo Código GTIN informado.





Neste exemplo informamos que a Régua Promocional para o produto: PROMO FRANGO AO MOLHO BR MANIA COCA COLA, vai atender a  Abrangência RJ/ES/MG, e valor de Rebate R$3,25. Para informar uma nova Régua Promocional é possível ao cicar no botão <Adicionar> ou <Duplicar Régua Promocional>, é possível aproveitar a Régua Promocional cadastrada, porém é necessário informar um novo Código





Será disponibilizada a guia para preenchimento da Régua Promocional, informe o novo Código GTIN, em Descrição (opcional) as informações que serão disponibilizadas para a promoção de maneira mais detalhada, informando a bebida selecionada na Etapa do Produto, neste exemplo será o FRANGO AO MOLHO BR MANIA FANTA UVA, com Abrangência SP e valor de Rebate R$3,98. O período de vigência informado vai se manter o mesmo.





Conforme as especificações de cada Régua Promocional cadastrada, será apresentada da seguinte maneira:




A nova guia para preenchimento da Régua Promocional será disponibilizada,  informe o novo Código GTIN, em Descrição (opcional) as informações que serão disponibilizadas para a promoção de maneira mais detalhada, informando a bebida selecionada na Etapa do Produto, neste exemplo será o FRANGO AO MOLHO BR MANIA SPRITE, com Abrangência DF/PR/RS e valor de Rebate R$3,22. O período de vigência informado vai se manter o mesmo.





As três Réguas Promocionais informadas para a promoção serão apresentadas com as suas especificações. É necessário selecionar o botão <Concluir>, para tornar essa "Nova Promoção" cadastrada, ou <Cancelar>, se desistir da operação.





Caso <Concluir> a "Nova Promoção", o sistema irá direcionar para a guia de Produtos em Promoção e será apresentada a mensagem: "Sucesso! Promoção adicionada com sucesso!". A promoção está com a Situação informada como Cadastrado, para realizar a publicação é necessário através do Painel de Consulta informar os campos disponíveis para a busca.





Após localizar e selecionar a promoção cadastrada desejada, é necessário clicar no botão <Publicar>. Caso desejar cancelar basta clicar em <Inativar> ou <Excluir>.





Após clicar em <Publicar> será apresentada a guia de confirmação com o questionamento "Publicar as Promoções selecionadas?", é possível <Confimar Publicação> ou <Cancelar>, também será apresentada a informação "Selecione apenas uma promoção não publicada!", caso tenha clicado no botão <Publicar>.




Após a confirmação será apresentada a mensagem "Sucesso! Promoção publicada com sucesso".




3.2 Como Pesquisar as Promoções


Ao acessar o menu Cadastro Padrão > Promoções, será apresentada a guia Painel de Consulta, onde serão disponibilizados filtros, sendo que alguns destes filtros já possuem um padrão pré-selecionado. É possível realizar a pesquisa através do Código da promoção ou da Descrição. O período de Vigência, já possui por seleção o filtro do mês vigente. É possível filtrar pela Situação, onde já possui a busca por padrão selecionada Publicado, porém é possível buscar as promoções que se encontram como Cadastrado.  O filtro Tipo, possibilita filtrar as promoções cadastradas para BR ManiaPREMMIA ou em ambos. No filtro Status, é possível filtrar por Ativo e Inativo, para filtrar as promoções que ainda estão disponíveis.

Após informar os filtros, é possível ao selecionar o botão <Aplicar>, confirmar a busca solicitada e realizar a consulta, já no botão <Limpar filtros>, é possível remover todos os filtros informados.



  • Sem rótulos