Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Neste manual você encontrará o passo a passo para consultar e movimentar a ferramenta Caixas e Bancos. Essa ferramenta é uma importante aliada para uma boa gestão financeira nas empresas, pois objetiva auxiliar o usuário na gestão de suas contas bancárias e contas internas cadastradas no sistema SetaERP, assim, todas as movimentações financeiras realizadas no Caixa, como vendas, pagamentos, sangrias, recebimentos, etc ou no módulo Retaguarda na parte financeira, como baixa de títulos a pagar, a receber, baixa de cartões, etc ficam nela registradas automaticamente. Além disso, a ferramenta possibilita a inserção manual de pagamentos, recebimentos, entradas ou saídas.  


Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Para acessar a ferramenta Caixas e Bancos acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Financeiro e clique na opção Caixas e Bancos. 

Você pode utilizar o filtro de acordo com a sua preferência. Veja as movimentações abaixo:

Para saber mais informações sobre os filtros e outras funcionalidades da tela, acesse o link: Caixas e Bancos no SetaERP

O seta irá listar todas as transações que ocorreram para a conta selecionada

  • Data: Nesta coluna, será exibida a data da transação realizada.

  • Item: A coluna Item apresenta o item correspondente ao plano de contas associado à movimentação.

  • Pessoa: A coluna Pessoa exibe o nome da pessoa envolvida na transação, seja um cliente, fornecedor ou outra parte.

  • Documento: Esta coluna mostra o nome gerado automaticamente durante a realização da transação. É um identificador único para a transação.

  • Operação: A coluna Operação faz referência à ação executada durante a transação.

  • Loja: A coluna Loja exibe o código atribuído à loja onde a transação foi efetuada.

  • Descrição: A coluna Descrição permite a inserção de um nome significativo para a transação realizada, facilitando a identificação posterior.

  • Valor: Nesta coluna, é apresentado o valor monetário associado à transação, refletindo o montante financeiro envolvido.

Lembre-se que o tipo de operação utiliza a seguinte legenda: 

- E = entrada  

- P = pagamento  

- R = recebimento  

- S = saída 

E na parte inferior da tela é apresentado o resumo da conta, com a descrição da movimentação, saldo inicial da conta, considerando o primeiro dia de filtro, valor de entradas e saídas no período filtrado e saldo final da conta, no caso de contas correntes, quando movimentado e informado tudo corretamente, o resultado será igual ao do extrato bancário, ou seja, a ferramenta permite e pode ser utilizada para a realização de conciliação bancária

Caso seja necessário destacar alguma movimentação bastará clicar com o espaço, conforme legenda na parte inferior esquerda da tela “Espaço = Marcar”, que a movimentação ficará com a escrita na cor verde e para desmarcar bastará clicar em espaço novamente, lembre-se a opção marcar não realiza nenhuma movimentação no sistema, apenas destaca um título com a escrita em uma cor diferente, para diferenciá-lo das demais movimentações.   

Caso seja necessário olhar a movimentação de forma mais detalhada ou até mesmo editá-la, bastará selecioná-la com duplo clique que a movimentação será apresentada de forma detalhada, e se alguma modificação ou inclusão for realizada, bastará clicar em F8 – Modificar ou F8 no teclado, informar usuário e senha com permissão de acesso para edição, que a movimentação será atualizada.  

Vamos conhecer os campos dessa tela de Edição:

-Conta: possibilita a escolha de uma conta específica, entre as cadastradas no módulo Retaguarda > Financeiro> cadastros e configurações > Contas Correntes, será necessário a escolha de uma conta para a visualização da ferramenta.  
-Pessoa: possibilita buscar uma pessoa específica para realizar a pesquisa, podendo ser cliente, fornecedor, funcionário, representante ou transportadora, pois a busca é realizada pelo Cadastro Geral. Fica habilitado para edição
- Item: possibilita a escolha de um item específico do plano de contas.  
- Descrição: possibilita a busca por alguma descrição específica. Fica habilitado para edição.
- Tipo de Doc.: possibilita selecionar um tipo de documento específico, lembrando que os tipos de documentos dos títulos a pagar são: nota fiscal manual, nota fiscal impressa, cupom fiscal, guias e recibos, NFCe ou SAT.  Fica habilitado para edição.
- Documento: possibilita a busca de um documento específico, a partir de sua numeração, como número de nota ou recibo. Fica habilitado para edição
- Data: permite informar a data inicial e final para a pesquisa, por padrão o sistema trará nos dois campos o dia em que a pesquisa está sendo realizada. 
- Competência: É uma informação importante.
- Operação: botão fica desabilitado e vai mostrar o tipo de operação, sendo: recebimento, pagamento, entrada ou saída.  
- Valor: É o valor da transação
- Empresa: É empresa que foi realizado a movimentação, você pode realizar a alteração da empresa.
-Lançamento: É o momento que o título foi gerado
- Lote: É o lote da venda
- Auxiliar: É o código da venda concatenado com a siga VE que significa Venda.
- Parcela: Refere-se a quantidade de parcelas

Para retornar a tela principal do caixas e bancos, você clicar em F8-Modificar e informar usuário e senha ou clicar em Cancelar.

Na tela principal temos o botão de Imprimir. Clicando em Imprimir ou ALT + I, será apresentada a tela de impressão, assim como nas demais telas de impressão do sistema clicando na impressora poderá salvar em PDF ou imprimir e clicando na porta ou ESC no teclado fecha a tela de impressão e retorna para a tela anterior.   

Caso queira mudar a forma de visualizar as informações, você pode clicar no botão 'Agrupar o rel. por dia'

E quando a movimentação é inserida diretamente no Caixas e Bancos, o botão Excluir será habilitado, bastará informar usuário e senha para realizar a exclusão da movimentação.  

Para a exclusão das demais movimentações é necessário realizar o seu estorno, na sua devida tela, como por exemplo estorno de fechamento de caixa ou de títulos.  

  • Sem rótulos