Para alterar o status do cliente, é necessário acessar o menu Cadastros > Clientes ou clicar no botão na barra de menu rápido, e pesquisar o cliente desejado no campo Pesquisa.
Figura 01 - Cadastro de Clientes
Informe um dos dados solicitados (Nome, Código, Chapa, CPF, RG, CNPJ ou Fidelidade) e clique em .
Em seguida vá até a aba "Dados" e verifique o campo Status.
Para saber o que cada letra significa para o status do cliente é simples, basta colocar o ponteiro do mouse em cima do campo Status.
Figura 02 - Aba Dados - Status do Cliente
Mensagem de legenda:
- S = Liberado
- N = Bloqueado
- I = Inativo
- X = Com Restrições
Em seguida clique no botão ou pela tecla de atalho Ctrl + G para salvar a alteração.
Alteração Linear no Campo Status do Cliente
Para efetuar uma alteração linear, ou seja, uma alteração em vários registros ao mesmo tempo, será necessário filtrar todos os clientes desejados, utilizando-se das opções de pesquisa informando um dos dados solicitados (Nome, Código, Chapa, CPF, RG, CNPJ ou Fidelidade) e clique em , ou então utilizando o botão .
Figura 03 - Filtro
Selecione o tipo de filtro que será utilizado para a pesquisa e clique em .
Será retornado à tela todos os clientes constantes no filtro definido.
Clique sobre o campo Status e digite as teclas Ctrl + L para liberar a edição desse campo e será exibida uma mensagem de liberação.
Figura 04 - Grade Liberada
Em seguida clique novamente na coluna Status e em seguida clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Alteração Linear.
Figura 05 - Alteração Linear
Verifique se o campo a ser alterado é realmente o desejado.
A primeira opção será "Filtrar Status" se aparecer qualquer coisa diferente disse faça o processo novamente.
Será exibida a mensagem de liberação de Supervisor.
Figura 06 - Liberação Senha de Supervisor
clique em e insira o usuário e senha do supervisor.
Em seguida será visualizada a tela para alteração e também o motivo da mesma.
Figura 07 - Valor e Motivo
No campo Valor é possível clicar no botão e escolher entre:
- Liberado
- Bloqueado
- Inativo
- Com Restrições
E logo em seguida digite o motivo da alteração.
Clique em para efetuar a alteração.
Figura 08 - Confirmação de Alteração
Clique em para finalizar a alteração.
Figura 09 - Alteração Realizada