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1. Na parte superior da tela são exibidos os campos para identificação do Cadastro de Clientes. Preencha-os conforme a orientação a seguir:

CampoPreenchimento
ClienteInforme a identificação do cliente. Uma vez cadastrado, a informação deste campo só poderá ser alterada por meio da guia Trocar Nome.
CódigoAo habilitar o parâmetro SEQUENCIA_CLIENTE, o LinxERP preenche o código automaticamente. Caso o parâmetro não esteja habilitado, este campo deverá ser preenchido manualmente.

2. Informe os dados nos campos da guia Clientes. Abaixo, verifique a descrição dos principais campos dessa guia:

CampoPreenchimento
Razão SocialInforme a razão social do cliente. Essa informação será utilizada em outros módulos do sistema, como Contas a Receber e Faturamento.
Pessoa JurídicaAo selecionar esta opção, o sistema habilitará a máscara para a inserção do número de CNPJ da empresa a ser cadastrada.
CadastroEste campo será preenchido com a data de cadastramento do cliente.
CNPJ

Informe o número de CNPJ da empresa. A habilitação do parâmetro VALIDA_CGC permitirá que o número digitado seja validado.

O preenchimento será obrigatório nas operações de inclusão e alteração, quando o parâmetro estiver igual a Sim. Nessa situação, se o campo não for preenchido, será exibida uma mensagem de bloqueio como o exemplo abaixo:

Inscrição Estadual

A validação desse campo estará sujeita ao parâmetro VALIDA_INSC_EST, que substituiu o parâmetro VALIDA_IE.

O preenchimento será obrigatório nas operações de inclusão e alteração, quando o parâmetro estiver igual a Sim. Nessa situação, se o campo não for preenchido, será exibida uma mensagem de bloqueio.

Inscrição MunicipalInforme a Inscrição Municipal da empresa, se devida.
Código do IBGE

A validação desse campo estará sujeita ao parâmetro VALIDA_COD_IBGE_CADASTROS.

Quando é informado o campo CEP, automaticamente o código do IBGE é carregado. Uma vez preenchido, os campos Endereço Principal, Endereço de Entrega e Endereço de Cobrança também serão obrigatórios.

Lembrando que esses prenchimentos serão obrigatórios nas operações de inclusão e alteração, quando o parâmetro estiver igual a Sim. Nessa situação, se o campo não for preenchido, será exibida uma mensagem de bloqueio.

3. Na sequência, se necessário, informe os dados nos campos da guia Complementos:

GuiaPreenchimento
ComplementosNesta guia poderão ser cadastrados dois endereços distintos: um para cobrança e outro para entrega da mercadoria. Na parte inferior da tela, poderão ser cadastrados os dados bancários do cliente.

4. Em seguida, informe os dados nos campos da guia Informações. Verifique abaixo a descrição dos principais campos dessa guia:

CampoPreenchimento
FilialInforme a filial padrão que atende este cliente.
PontualidadeInforme a pontualidade deste cliente, tornando possível estabelecer o nível de prioridade de atendimento dos pedidos de vendas que este cliente possui em relação aos demais. As pontualidade devem ser previamente cadastradas na tela 001003 - Pontualidade para Clientes.
ConceitoInforme o conceito deste cliente, tornando possível estabelecer o nível de prioridade de atendimento dos pedidos de vendas que este cliente possui em relação aos demais. Os conceitos devem ser previamente cadastrados na tela 001009 - Conceito de Clientes.
Matriz Cliente

O pedido de venda do cliente pode ser rateado para entrega em suas filiais. O faturamento pode ser realizado para a matriz de forma centralizada ou para cada uma das filiais; nesta situação, cada filial do cliente deve ser cadastrada individualmente e indicada a "Matriz Cliente". Para isto, no cadastro de cada filial deve ser indicada a "Matriz Cliente".

O Linx estabelecerá a amarração incluindo automaticamente a filial na página “Filiais” do cadastro da matriz.

TipoInforme o tipo de cliente. Essa classificação facilitará a extração de informações para os relatórios gerenciais. Os tipos devem ser previamente cadastrados na tela 001005 - Tipos de Clientes.
TransportadoraInforme a transportadora padrão deste cliente. A transportadora informada neste campo será exibida nas telas de faturamento e pedidos de vendas. As transportadoras devem ser previamente cadastradas na tela 001012 - Transportadoras.
RegiãoInforme a região em que o cliente está localizado. Essa classificação  será utilizada nos relatórios de vendas, além de facilitar a localização de transportadoras alternativas que atendam a região. As regiões devem ser previamente cadastradas na tela 001004 - Regiões de Venda.
Código AnteriorSe necessário, informe o código anterior pelo qual este cliente era identificado. Ao preencher este campo, a localização do cliente será facilitada.
Indica Tipo 3º.s

Informe a atividade econômica desta filial. Esta informação será importante para definição do CFOP e o cálculo da tributação devida no faturamento.

Observação

As opções 08 - Não contribuinte, 10 - Empresa estrangeira e 11 - Ambulanteindicam que se trata de consumidor final não contribuinte.

Grupo Exc. ImpostoCaso seja aplicada uma tributação específica ao cliente, é possível associá-lo a um grupo de exceção de impostos. As exceções de impostos devem ser previamente cadastradas na tela 009075 - Exceção de Imposto.
Conta ContábilPara versões anteriores a 5.0 do Linx.
Conta Contábil (5.0)Informe a conta contábil que deve ser utilizada para os lançamentos contábeis referentes às operações comerciais realizadas com este cliente.
Sugestões de Venda

As informações dos campos a seguir, serão sugeridas como padrão ao realizar operações de vendas e faturamento para este cliente. Caso seja necessário, poderão ser alteradas nas telas das próprias operações.

Condição PagtoInforme uma condição de pagamento padrão para este cliente
Tabela de PreçosInforme uma tabela de preços padrão para este cliente.
Indicador Tipo VendaInforme se será realizada Venda ou Distribuição. Essa informação será utilizada nos relatórios gerenciais.
MoedaInforme a moeda que este cliente utiliza. O preenchimento deste campo é imprescindível para diferenciar a moeda em clientes estrangeiros e nacionais no faturamento. As moedas devem ser previamente cadastradas na tela 004001 - Moedas.
PrioridadeInforme a prioridade de atendimento de venda para este cliente. Caso seja necessária uma adequação no estoque, será utilizado como critério para estabelecer a prioridade de atendimento.
Frete PagoInforme se o frete é pago pelo remetente (CIF - pago pela empresa). Ao preencher esta opção, os dados serão levados para os pedidos de vendas e faturamento.
LinxWeb

No módulo LinxWeb, o cliente pode utilizá-lo para cadastrar seus pedidos de vendas. No cadastro do cliente, informa-se a senha para acesso com sua respectiva data de vencimento. Veja detalhamento dos campos, abaixo:

Senha para PedidosInforme a senha de acesso ao LinxWeb. A senha padrão inicial é 123. É sugerida a alteração da senha assim que o módulo for habilitado para uso.
Vencimento SenhaInforme uma data para o vencimento da senha. Após esta data, o usuário ficará impossibilitado de acessar o LinxWeb, até que seu cadastro seja atualizado.
Representantes
RepresentantesInforme os representantes que atendem este cliente. Os representantes devem ser previamente cadastrados na tela 001014 - Representante de Vendas.
ComissãoInforme o porcentual de comissão que o representante selecionado recebe ao realizar as vendas.
1º.Ao selecionar a opção disponível nesta coluna, o representante selecionado será levado como padrão nos processos de  vendas.

5. Depois, na guia OBS poderão ser incluídas observações sobre o cliente para acompanhamento em relatórios e para faturamento.
6. Em seguida, na guia Ctrl. Especial informe os controles especiais do cliente. Verifique abaixo a descrição dos principais campos dessa guia:

SeçãoCampoPreenchimento
BloqueiosFaturamentoAo preencher este campo, a partir da data informada o cliente ficará bloqueado para o faturamento. O sistema permitirá que o cliente realize pedidos e expedição, porém não poderá ser realizado o faturamento do pedidos.
ExpediçãoAo preencher este campo, a partir da data informada o cliente ficará bloqueado para a expedição. O sistema permitirá que o cliente realize pedidos de vendas e faturamento dos pedidos, porém não poderá ser realizada a expedição dos produtos.
PedidosAo preencher este campo, a partir da data informada o cliente ficará bloqueado para realizar pedidos de compra.
Sem Crédito

Ao selecionar esta opção, o cliente ficará impossibilitado de realizar pedido de venda, expedição e faturamento por falta de crédito disponível.

Observação

Para trabalhar com limite de crédito, é necessário habilitar o parâmetro “Utiliza_Limite_Credito”. O sistema faz a verificação do limite de crédito do cliente no pedido de venda e faturamento. Caso um cliente seja marcado com "Sem Crédito", o sistema não permitirá gravar pedido de venda, exibindo mensagem de alerta:" Cliente sem Crédito".

InativoAo selecionar esta opção, o cadastro do cliente ficará inativo, sendo impossibilitado de utilização.
TipoInforme o tipo de bloqueio deste cliente. Os tipos devem ser previamente cadastrados na tela 001001 - Tipos de Bloqueio para Clientes.
Limite de CréditoInforme o limite de crédito que será disponibilizado para este cliente. Ao preencher este campo com "0", o cliente não terá controle por limite de crédito.
Controle de Faturamento









Aceita Dias FixoInforme se o cliente aceita realizar pagamento de faturas em dia fixo.
Dias Fixo PgtoInforme o dia fixo de pagamento de faturas.
Layout Especial NF.Informe o programa que o cliente utiliza para a impressão de notas fiscais.
Nº vias NF.Informe o número de vias que será emitida a nota fiscal.
Aceita agrupar NF/FaturaInforme se o cliente aceita agrupar vários pedidos em uma nota fiscal.
Meses sem vencimento de fatura

Informe se o cliente realiza paralisação de suas atividades em algum mês. Exemplo:
• Dezembro (Férias Coletivas)

Nº dias de antecipação de pgto.Informe o número de dias de antecipação de pagamento.
Tipo Agrupamento NF/FaturaInforme o tipo de agrupamento de produtos que deverá ser utilizado na impressão das notas fiscais.
Desc. Acumulado

Esta opção permite o cadastramento de descontos acumulados para o cliente. Serão habilitados os campos para preenchimento dos descontos. O desconto cumulativo soma o valor total de desconto e aplica sobre o valor total de uma nota fiscal. Exemplo:
• 10%+13%+15%+20% = 58%
• Total da Nota = 900,00
Então, 58% de desconto = 522,00

Desconto

Esta opção permite o cadastramento de descontos para o cliente. O porcentual informado será aplicado ao valor da nota. Exemplo:
• Total da Nota = R$ 900,00 à (900,00 * 10) / 100 = 90
• Valor total da nota com desconto = R$ 810,00
Então, 10% de desconto = 90,00

Expedição/

Vendas/

Faturamento/

Outros



Todas as informações podem ser padronizadas na expedição. Estas informações serão utilizadas no faturamento.

Não aceita juntar pedidoInforme se o cliente aceita receber vários pedidos em uma mesma entrega.
Verifica CoordenadosInforme se haverá verificação - produtos que tem que ser vendidos em conjunto.  Só leva produtos que fazem parte do coordenado - faturamento direto e expedição. Se algum dos produtos não estiver disponível, não será possível realizar o faturamento direto.
Verifica CartelaInforme o número do coordenado da cartela. No cadastro de Produto Acabado, cada peça do coordenado é classificada com o número de cartela.
Adequação por corInforme se o cliente aceita peças de cores diferentes para completar total. 5 pretas + 5 brancas = 3 pretas + 7 brancas.
Adequação por tamanhoInforme se o cliente aceita peças de tamanhos diferentes para completar total.
Entrega Somente Cores CompletasInforme se o cliente aceita somente todas as cores inclusas no pedido, ou seja, não aceita se faltar uma das cores.
Entrega Somente Faixas CompletasInforme se o cliente aceita somente uma cor inclusa no pedido, ou seja, todos os pedidos de uma única cor.
Entrega Somente Pedido CompletoInforme se o cliente aceita somente pedido completo.
Entrega Somente Pack CompletoInforme se o cliente aceita somente pack. O pack pode ser composto pela mesma peça em tamanhos ou cores diferentes.
Entrega Somente Grade CompletaInforme se o cliente aceita somente grade completa de tamanhos, ou seja, não aceita a entrega se faltar algum tamanho da grade.
Indica FranquiaInforme se o cliente é franquia para poder realizar a distribuição. Este campo é somente informativo.
Porcentagem MaiorInforme o porcentual acima da quantidade do pedido, o cliente aceita.
% Mínima de EntregaInforme o porcentual mínimo do pedido aceito pelo cliente. Este campo será desconsiderado caso seja marcada a opção "Entrega Somente Pedido Completo".
Qtde Adequação

Informe a quantidade adequação aceitável. Este campo será considerado apenas se os campos de adequação forem marcados. Exemplo:
Para um pedido de compra de 5 camisas brancas e 5 camisas pretas, com um porcentual de adequação de 2, poderão ser aceitos pedidos com:
• 3 camisas brancas e 7 camisas pretas
• 3 camisas pretas e 7 camisas brancas
• 4 camisas pretas e 6 camisas brancas
• 4 camisas brancas e 6 camisas pretas

% Adequação

Informe o porcentual de aceitação para adequação. Este campo será considerado apenas se os campos de adequação forem marcados. Exemplo:
Para um pedido de compra de 5 camisas brancas e 5 camisas pretas, com um porcentual de adequação de 20%, poderão ser aceitos pedidos com:
• 6 camisas brancas e 4 camisas pretas
• 6 camisas pretas e 4 camisas brancas

Vlr Máximo p/ FaturamentoInforme o valor máximo aceitável da fatura por nota fiscal. Dessa forma, é possível controlar o valor dos pedidos de compra do cliente. Essa informação será tratada no pedido de venda e no faturamento;

7. Na guia Filiais serão exibidas as filiais associadas ao cliente. As informações nesta tela serão preenchidas automaticamente, quando no cadastro das filiais, a matriz for associada no campo Matriz Cliente na guia Informações.
8. Na guia Etiquetas de Caixa será permitido efetuar o cadastramento dos dados de filiais, para que a expedição envie os produtos separadamente, para cada filial. Porém, caso a entrega e o faturamento devam ser centralizados na matriz, ainda assim será possível separar as caixas do pedido de venda para entrega nas filiais. Nesse caso, as filiais do cliente nas quais foram feitas as separações das mercadorias por caixa não precisam ter um cadastro individual no sistema, apenas deverão ser cadastradas manualmente nesta guia.
9. Na guia Trocar Nome, para que possa ser alterado o nome do cliente, será necessário que todas as operações com o Linx ERP sejam temporariamente paralisadas.

Não será permitida a alteração do nome do Cliente quando também for filial.

10. As informações cadastradas na guia Relacionados referem-se ao cadastramento de relacionamento do cliente com a empresa. Esse módulo é comercializado separadamente. Para mais informações, consulte seu Gerente de Relacionamento.
11. Na guia LOG será criado um registro nesta guia e os dados alterados serão enviados para o SPED. Além disso, somente os operadores que tiverem permissão poderão excluir os registros existentes nessa guia.
O ícone de exclusão dos registros estará disponível de acordo com a permissão de acesso do usuário logado.

Permissão de acesso

Na tela 014005 – Parâmetros, o parâmetro NIVEL_EXCLUI_LOG_CADASTRO define o nível de acesso do usuário que pode realizar a exclusão dos registros, conforme exemplicado:


Na tela 014004 - Usuários e Suas Restrições de Acesso, o valor do campo Nível de Acesso deve ser preenchido de acordo com o valor atual do parâmetro acima.


Efetuadas as configurações, o Linx ERP deve ser reiniciado.

EFD - REINF



















Com o objetivo de se adequar à Instrução Normativa RFB Nº 1701, de 14 de março de 2017, que trata sobre a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais EFD - REINF, a tela 001015 passou a utilizar os campos Cadastro Nacional de Obras - CNO, que deve ser preenchido manualmente pelo usuário quando necessário, e Contribuição Sobre Receita Bruta (CPRB), que, quando selecionado, indica que a filial em questão é contribuinte da Contribuição sobre Receita Bruta (CPRB). Ambos os campos estão disponíveis na guia Outras Informações.


  • Sem rótulos