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Este programa é utilizado para realizar as vendas da farmácia para pessoa física ou jurídica e também órgãos governamentais, para emitir esse tipo de nota o cliente deve estar cadastro com CPF ou CNPJ, essas informações são obrigatórias para os documentos fiscais (SINTEGRA, SPED e entre outros).

Quando o produto 42 - Nota Fiscal Eletrônica 1.0 estiver desabilitado o programa será renomeado para Nota Fiscal Manual - M1, que serão impressas em formulários contínuos ou formulário manual.

Observações


Mesmo havendo ECF configurada será permitido utilizar NF-e para pessoas físicas. Auxiliando os clientes que trabalham de forma autônoma e precisam declarar imposto de renda. Informamos também que é de responsabilidade de cada Estado liberar ou não este tipo de emissão, e cabe a farmácia definir como trabalhará de acordo com seu Estado.

Importante


Em atendimento a "Lei 12.741/2012 - De olho no imposto" que consiste em apresentar o valor aproximado dos tributos aplicados no preço dos produtos comercializados, este será apresentado no cabeçalho da NF-e através do campo "V. aprox. Produtos".

Acesso rápido


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Faturamento > Venda NF-e

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta de produtos e clientes
F3:Nova venda
F4:Finalizar venda
F5:Encomendas e Falteiros
F6:Consultar produtos por substância, farmacológico e terapêutico
F7:Vias adicionais
F8:Editar Nota Fiscal
F10:Selecionar pessoas autorizadas
F11:Calculadora
F12:Consultar produtos com estoque positivo
ALT+NConsulta rápida de notas
ALT+MCompras por cliente
ALT+GControle de Tele Entregas
ALT+CCadastro de Clientes
ALT+TContas a Receber
ALT+PCadastro de Produtos
ALT+FSair do programa


CTRL+GAbrir gaveta de dinheiro
CTRL+PInforma posologia
CTRL+OOpções de integração

Vendas NF-e

Para gerar uma venda em NFC-e deverá efetuar os passos abaixo:

  • Informar/pesquisar o/pelo código de barras dos produtos, após carregar em tela será preenchida automaticamente a descrição do produtoSelecione o Código Fiscal de Operações (CFOP), para que o usuário possa escolher o CFOP, deve primeiramente informar o cliente, pois o sistema valida se os CFOPs possíveis são estaduais ou interestaduais.

  • Informar a quantidade a ser dispensada, este campo fica desabilitado quando estiver desmarcada a opção "Pedir quantidade na venda" no programa Parâmetros do Sistema (Parâmetros > Parâmetros > Vendas).

  • No campo % Desc deve ser informado o percentual de desconto que será aplicado no produto. Quando já houver um desconto configurado, o mesmo será carregado neste campo. Colocando o cursor do mouse sobre o ícone presente ao lado do campo, aparecerá a origem do desconto do item.

  • O campo unitário é preenchido automaticamente pelo sistema com o valor unitário do produto. Quando, nas parametrizações da empresa, o parâmetro "Pedir Desconto por Item" estiver marcado, o ícone presente ao lado do campo permanecerá na cor verde, sinalizando que é possível alterar o valor unitário do item e, se para o tipo de produto do item o parâmetro "Alterar preço na venda?" estiver desmarcado, a diferença entre o preço de venda do produto e o novo valor inserido, será calculada e inserida como desconto para o item.

  • Na sequencia deverá informar o matrícula do cliente no convênio onde a pré-venda será realizada, o usuário poderá pesquisar pelo cliente utilizando o atalho F2. Em caso de tele entregas pode ser informado o telefone se o mesmo já estiver cadastrado no sistema, logo após carregar em tela as informações do cliente será preenchido automaticamente o convênio a qual pertence.

  • Presença do Comprador: quando a filial se enquadrar no regime "Normal" (Lucro Real, Presumido e Simples com sub-limite) e o cliente selecionado for Pessoa Jurídica de "outro estado", será aberta a janela "Presença Comprador" para que o usuário selecione uma das opções apresentadas, visando a partilha de ICMS entre o Estado Origem e Destino seja realizada corretamente.

    • 1 - Operação Presencial;

    • 2 - Operação Não Presencial, pela Internet;

    • 3 - Operação Não Presencial, Tele Atendimento;

    • 9 - Operação Não Presencial, Outros.

  • Informe o código do vendedor e a forma de pagamento que será feito o registro da pré-venda.

    • Quando desmarcada a tabulação 02 (vide Configurações do Usuário), permitirá substituir a forma de pagamento, ao consultar as formas de pagamento, estarão habilitadas somente as condições de pagamento disponíveis para essa venda.

    • As condições de pagamento que poderão ser trocadas no caixa deverão ter os mesmos percentuais de descontos (com senha, sem senha ou cobertura de oferta) configurado entre ela.

  • Marque o parâmetro Tele Entrega quando a venda for nessa modalidade. Desta forma o sistema solicitará as informações referentes ao endereço do cliente e troco e fará a impressão do endereço de entrega dos produtos. 

Observações


Será considerado o parâmetro "Isentar Taxa de Tele-Entrega" do convênio localizado no menu Cadastros > Convênio, na guia Parâmetros e sub-guia Vendas, ao qual o cliente esta vinculado. Dessa forma, na janela de "Informações Sobre Tele-Entrega", ao realizar a venda  para o convênio com isenção da taxa de tele-entrega logado na filial 1 e alterar para a filial 2,  será recalculado a taxa de tele-entrega com o valor que estiver configurado nela. Ou seja, ao alterar alguma informação, por exemplo bairro ou a filial de entrega, onde a taxa de tele-entrega é recalculada, o sistema verificará se o convênio está configurado para isentar a taxa de tele-entrega. Se voltar para a filial 1, será recalculada a taxa de tele entrega conforme configuração da filial.

  • Conforme o usuário for informando os produtos, os mesmos serão apresentados na fita detalhe (quadro do lado direito) com todos os produtos digitados com a sua quantidade e valor, inclusive o total da nota. Caso o produto tenha uma mensagem cadastrada, essa aparece na venda para o vendedor.

    • Observação: Ao lado de cada item inserido na fita detalhe, será exibido um indicador em formato de ( i ). Quando clicado com o mouse sobre esse indicador, será exibido uma mensagem informando qual o tipo de desconto aplicado para esse(s) produto(s) sem a necessidade de editar a venda.

  • Totalizadores: nesses campos são apresentados a somatória dos itens da pré-venda

    • Em Total bruto informa o total da compra do cliente sem os descontos dos produtos.

    • Em Promoção média informa o valor dos descontos dos produtos que estão em promoção.

    • Informe o percentual de desconto negociado com o cliente. Este percentual somente será sob os produtos que não estão na promoção e que estejam liberados no cadastro Tipo de Produto para dar desconto.

    • No campo total da compra mostra o valor final do orçamento do cliente e pode ser utilizado para efetuar arredondamento na venda. Se o vendedor optar por digitar o valor cobrado do cliente, o sistema calculará automaticamente o valor do desconto e o percentual correspondente a este desconto. Porém, este arredondamento segue algumas regras:

      • Se o valor informado pelo vendedor exceder o valor total da nota, o sistema mantém o valor original.

      • Se o valor informado for menor que o permitido nos parâmetros do sistema, é solicitada uma senha de liberação para desconto acima do permitido.

      • Se o sistema estiver configurado nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas)para arredondar somente os centavos, somente isto será permitido, uma vez que esses centavos arredondados não ultrapassem o máximo de desconto permitido para a condição de pagamento em que foi feita a venda.

      • Porém, permite o arredondamento da última casa dos centavos sem informar senha e sem respeitar o teto máximo de descontos da condição de pagamento.

      • Com isso, pretende-se reduzir as divergências de valores no caixa diário, vinculadas aos centavos de arredondamento em cada venda, além de facilitar e agilizar o fechamento do caixa ao final do período.

      • Exemplo: Valor da venda = R$ 18,45– Neste caso o usuário poderá arredondar até 98,40 sem informar senha de liberação. Importante: Alguns Estados da Federação não permitem o arredondamento do valor da venda.

  • O número de requisição é solicitado em todas as vendas a prazo para convênios que exigem o número de requisição de compra. Este número é enviado ao convênio no fechamento do mesmo para controle interno. Este campo somente é exibido se no Cadastro de Convênios estiver marcada a opção "Pedir número requisição na venda?".

  • Os campos Dólar/Peso/Guarani/Euro são exibidos somente quando o cliente configurar a cotação das moedas de câmbio nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas). Neste caso o sistema exibe o valor total da compra do cliente já convertido para estas moedas, que são as mais utilizadas nas cidades de fronteira e no Paraguai.      

Observações gerais

  • Quando o produto 38 - Integração Contábil estiver habilitado, não será permitido efetuar lançamentos com data retroativa cuja data estiver dentro do período de um Lote da Contabilidade que já esteja fechado e/ou exportado. Se sim apresentará a mensagem "O dia "xx/xx/xxxx" está com o movimento contábil fechado para a filial "XX". Para utilizar esta data, o lote deve ser reaberto. Entre em contato com o responsável informando a situação".
  • O atalho F8 - Edição de venda, somente estará disponível quando a farmácia estiver configurada como "Desconto por Item". Essa tecla permite ao usuário, ao final da venda, alterar a condição de pagamento e ajustar as informações de acordo com a nova condição.
  • A opção CTRL+O é utilizada para abrir a lista de opções que o SoftPharma possui de integrações com outros softwares, para acessar a administradora de determinado cartão/convênio, iniciar uma venda PBM, entre outros. Observamos que, quando a descrição do PBM começar com "Iniciar", significa que a comunicação com o PBM ocorrerá apenas ao final do processo de venda. Para os os demais, a comunicação com o PBM iniciará após selecioná-lo.
  •  Se configurada como ambiente de Homologação, quando a série M1 estiver configurada para emissão de NF-e o sistema segue os mesmos passos da emissão da Nota Fiscal Eletrônica.
  • Como bloquear os descontos de determinado tipo de produto? acesse o cadastro de tipos de produtos e selecione o tipo desejado e desmarque a opção de:

    • "Liberar desconto no balcão"  - Para bloquear os produtos cadastrados neste tipo de produtos a ganhar o desconto que o vendedor efetua no ato da venda.

    • "Liberar desconto no convênio tele entrega" - Para bloquear os descontos efetuados pelo vendedor no ato da venda para as vendas em clientes cadastrados como tele entregas.

    • "Liberar desconto no cheque pré-datado" - Para bloquear os descontos efetuados pelo vendedor no ato da venda para as vendas feitas na forma de cheque pré-datados.

  • Se o sistema estiver configurado para "repetir itens" na venda - Esse parâmetro será respeitado somente se o usuário logado no sistema estiver com a Guia 1 do programa "Cupom Fiscal" DESmarcada. Caso contrário, será sempre somado 01 (um) à quantidade do item já informado anteriormente.

Como realizar vendas (condição de pagamento)?

Vendas Tele-entrega

Como realizar vendas tele-entrega?

Posologia

Como imprimir uma posologia?

Vendas de Psicotrópicos

Maiores informações sobre vendas de produtos controlados.

Vendas com Lotes e Vencimentos

Maiores informações sobre vendas com Lotes e Vencimentos

Vendas com Múltiplos vendedores

Maiores informações sobre vendas com múltiplos vendedores

Vendas com produtos PBM

Maiores informações sobre vendas PBM

Vendas com Instituto de pesquisas

Maiores informações sobre vendas enviadas para Institutos de Pesquisas

Vendas utilizando TEF e POS

Maiores informações sobre vendas utilizando TEF e POS

Vendas com Serviços

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VENDAS COM LINX CONECTA

Maiores informações sobre vendas com Linx Conecta


Configurações por usuário

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