Através deste relatório será possível visualizar os valores do demonstrativo de resultados operacional. Para utilizá-lo acesse Adm./Financeiro > Tesouraria > Relatórios > DRO - Demonstrativo de Resultado Operacional (Novo).


Sobre a rotina

Para que seja possível gerar o relatório, o usuário deverá configurar quais contas serão exibidas no relatório, para isso, será necessário selecionar uma ou mais contas do plano de contas para cada conta título disponível no menu de configurações.

  • Empresa Atual: será exibida a empresa atual na qual serão salvas as configurações;
  • Replicar para Empresa(s): poderá selecionar uma ou mais empresas em que serão replicadas as configurações feitas;
  • Ocultar: selecionando esta opção a conta título em questão não será exibida no relatório;


Contas Títulos/TotalizadoresDescrição
Receita de VendasRefere-se às vendas de serviços ou produtos.
Despesas FinanceirasRefere-se aos concedidos aos clientes, juros pagos aos fornecedores, tarifas bancárias com manutenção de contas e transferências realizadas ocorridas no período.
Receitas Não OperacionaisRefere-se às receitas que não estão diretamente ligadas à atividade da empresa. Por exemplo: venda de um ativo imobilizado.
Despesas Não OperacionaisRefere-se às despesas que não fazem parte da atividade principal ou acessória da empresa. Por exemplo: doações.
InvestimentosRefere-se às parcelas com gastos de financiamentos, compras de máquinas e equipamentos.
Custos OperacionaisRefere-se aos gastos que estão diretamente ligados aos produtos ou serviços vendidos.
Despesas OperacionaisRefere-se aos gastos que estão ligados à operação da empresa e que ocorrem independentemente de ela ter gerado ou não receitas operacionais.
ImpostosRefere-se aos impostos que incidem sobre a venda, independentemente de terem sido pagos ou não.
ReceitaRefere-se às receita de vendas somada às receitas não operacionais
Margem de ContribuiçãoRefere-se à Receita subtraída dos custos operacionais
Total de DespesasRefere-se ao total de conta títulos despesas.
EBITDARefere-se à margem de contribuição subtraída do total de despesas.
LucroRefere-se ao EBITDA subtraído dos impostos.

Nota

Em cada conta título será possível selecionar uma ou mais contas do plano de contas.

Para gerar o relatório do DRO, é necessário definir alguns filtros.

  • Data Inicial e Data Final: deverá selecionar o período inicial e final em que foi gerado os valores do resultado operacional;
  • Tipo de Análise: poderá definir se deseja a análise do relatório na vertical ou horizontal;
  •  Período Base: 
  • Empresa(s): poderá selecionar de qual empresa deseja ver o relatório dos valores;
  • Centro(s) de Custo(s): poderá selecionar o centro de custo vinculado aos valores;
  • Histórico: poderá selecionar o histórico contábil;
  • Tipo da Visão: poderá definir se o tipo de visão do relatório será do tipo regime de competência ou regime de caixa;


Ao gerar o relatório, será possível visualizar as seguintes informações:

Coluna Contas

  • Os títulos destacados em negrito serão as contas títulos;
  • As contas abaixo das contas títulos são as contas "filhas", buscadas da configuração de cada conta título;
  • Na listagem, além das contas título, serão exibidos alguns totalizadores:

    • Receita: Totalizador Receita de Vendas + Receitas Não Operacionais;

    • Margem de contribuição: Receita - Custos Operacionais;

    • Total de despesas: Total da Conta Título Despesas;

    • EBITDA: Margem de Contribuição - Total de Despesas;

    • Lucro: EBITDA - Impostos;

Coluna Valor

  • Os valores serão os lançamentos contábeis das contas configuradas;
  • Para cada conta título, será buscado o totalizador das contas configuradas;
  • Abaixo das contas título, o valor deverá ser destrinchado para cada conta filha;

Coluna %

Irá trazer o percentual que cada conta significa para o total do grupo de acordo com o "Tipo de Análise".

Tipo de Análise Horizontal

A análise horizontal é calculada através de uma linha do tempo, podendo ser criada uma projeção durante os meses de acordo com a evolução do período, bem como também comparar os valores atuais com períodos anteriores, indicando a variação de crescimento por período, vendas, lucro, entre outros.

Fórmula: Análise Horizontal = [(valor atual do elemento / valor do elemento no período base) – 1] x 100. O valor atual é representado pelo último resultado da empresa, e o valor no período base é o valor anterior do mesmo parâmetro.

 Exemplos Período Base

    • Primeiro Período: A conta base para análise horizontal sempre será o saldo de setembro, que neste caso possui um saldo de R$3.752.519,99.

      Setembro

      Outubro

      Novembro

      Dezembro

      Valor

      %

      Valor

      %

      Valor

      %

      Valor

      %

      3.752.519,99

      0,00

      992.929,55

      (-73,54)

      927.621,78

      (-75,28)

      5.204.870,40

      138,70

    • Período Anterior: A conta base para análise horizontal será o saldo de setembro para o mês de outubro, de outubro para o mês de novembro e assim sucessivamente.

      Setembro

      Outubro

      Novembro

      Dezembro

      Valor

      %

      Valor

      %

      Valor

      %

      Valor

      %

      3.752.519,99

      0,00

      992.929,55

      (-73,54)

      927.621,78

      (-6,58)

      5.204.870,40

      461,10

Tipo de Análise Vertical

A análise vertical é calculada para medir o percentual que cada setor da empresa representa, permitindo analisar os resultados separadamente e a influência de cada um deles no resultado final.

O percentual é calculado com os valores do mesmo período, mas comparados em contas diferentes. Essa análise tem como definição a conta receita como principal, onde o percentual é calculado com base na receita.

Fórmula: Análise Vertical = grupo de contas ou conta / total do ativo ou passivo x 100


Nota

  • Os valores apresentados no DRO serão buscados dos lançamentos contábeis efetuados através de uma operação financeira (Contas a Pagar e a Receber).
  • Nesses lançamentos deverá existir uma conta configurada no DRO e uma conta fluxo (caixa/banco);
  • É importante se atentar ao fato de que o DRO olha para a conta Referencial nos Lançamentos Contábeis. Se o valor foi movimentado nessa conta Referencial presente no Lançamento Contábil, ele estará no DRO.

Adicionar Período

Ao selecionar a opção "Adicionar Período" na listagem do relatório, poderá informar um novo período de datas para gerar o relatório.



O novo período será exibido ao lado do período já pesquisado antes.



  • Sem rótulos