Assunto

(521) Rejeição: CFOP de Operação Estadual e UF do emitente difere da UF do destinatário para destinatário contribuinte do ICMS - Como resolver?

Melhor solução

Quando for emitida uma NF-e com um Código Fiscal de Operação (CFOP) iniciado por 1 ou 5, que caracteriza uma operação interna, e o estado (UF) do destinatário for diferente ao estado do emitente, será retornado a rejeição 521. Para corrigir, siga o passo conforme sua necessidade:

A NOTA FISCAL É UMA OPERAÇÃO PARA OUTRO ESTADO:

Neste caso, deveremos configurar a CFOP para que seja uma Operação Interestadual (Iniciado por 2 ou 6), através do detalhamento de configuração tributária, disponível em: Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Config. Tributária > Localize a ID de Configuração Tributária do(s) produto(s) informados na Nota Fiscal Eletrônica e clique no ícone do lápis sob o bloco para "Detalhar" > Selecione a Natureza de Operação utilizada para a NF-e > Na Classe Fiscal que encontra-se o destinatário, clique para Editar > No campo 'CFOP' informe um código iniciado por 2 ou 6. Após este procedimento, a nota fiscal deverá ser emitida novamente.

Alteração de Configuração Tributária

É recomendável realizar com auxílio da sua contabilidade responsável.

A NOTA FISCAL É UMA OPERAÇÃO PARA O MESMO ESTADO:

Isto significa que deveremos alterar o estado UF do destinatário, disponível em: CRM > Pesquisa > Localize o destinatário pelo mecanismo de busca > Clique no código para altera-lo > No campo 'Estado', informe o mesmo estado da loja e salve o cadastro. Após este procedimento, a nota fiscal deverá ser emitida novamente.

  • Sem rótulos