Processo

FUNILARIA CENTRALIZADA 

Tarefa
Objetivo
Evento
Abrangência

Recursos



Passo a Passo 

As operações de Funilaria e Pintura possuem algumas características peculiares, em relação as demais operações da Oficina (Mecânica, Elétrica, Tapeçaria, etc..).
Normalmente Funilaria e Pintura envolvem itens de estoque específico, uso de equipamentos próprios, mão de obra especializada, etc.
Além disso, seus serviços, na maior parte das vezes, não possuem tempos padronizados previamente estabelecidos.
Também a maior parte dos negócios feitos na Funilaria e Pintura envolve um Cliente diferenciado: o segurado, ou seja, são serviços cujo responsável pelo pagamento é parte uma Seguradora, parte o Proprietário do veículo.
Outra característica, é que praticamente todas as O.S. partem de um orçamento prévio, devidamente aprovado pela Seguradora e que deve ser cumprido à risca.
Somando estes fatores, algumas organizações concluíram que a operação de uma Funilaria e Pintura só é rentável se obtivermos uma boa escala. Duas providências vêm sendo tomadas no sentido de obter esta escala:

  1. Atendimento a qualquer marca de veículos;
  2. Centralização da operação das Oficinas de Funilaria e Pintura;

Vamos focar a Centralização.
Um grupo de concessionárias possui uma Matriz, Filial 2, Filial 3, etc.. Estas são lojas que vendem veículos, vendem peças e serviços mecânicos. 
Este grupo cria um único local físico para executar os serviços de Funilaria e Pintura, que pode estar localizado em uma das Lojas já existentes ou em outro local (neste caso o grupo abre uma Filial, específica para atender serviços de Funilaria e Pintura).
O Cliente é recepcionado em uma das Lojas, de acordo com sua conveniência. 
Todo o processo de elaboração de orçamento, aprovação por parte da Seguradora, o reparo em si (inclusive apontamento de tempos e medição de produtividade) e o encerramento da O.S. será executado na Filial que centraliza a Funilaria e Pintura.
O Cliente retira o veículo na mesma Loja em que foi recepcionado. 
Geralmente, quando a Filial que centraliza Funilaria e Pintura encerra a O.S. são geradas duas NF's : uma contra a Seguradora (com duplicatas e prazo para pagamento pré-definido) e outra contra o Cliente (franquia) que ele pagará na retirada do veículo.
Portanto, como o Cliente vai retirar o veículo numa Loja diferente da Loja que emitiu a NF, precisamos tratar este recebimento de forma diferenciada, ou seja, via o processo de "Caixa de uma Filial recebendo uma NF emitida por outra Filial". 
Para que uma NF emitida por uma Filial possa ser recebida em outra Filial o SISDIA prevê algumas condições:

  1. As Filiais devem operar "on-line";
  2. A NF deve ser emitida com uma condição de pagamento específica. Esta condição é a registrada na tabela ("crparfun") (CADA0400);
  3. O recebimento deve ser registrado e contabilizado pelo programa (FINA0400). Este programa aceita receber a NF através de:
  • Títulos.
  • Dinheiro
  • Cheques
  • Depósitos Bancários.
  • Cartões de Crédito.

Documentação de versões anteriores deste programa

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