Muito importante lembrar que este documento tem objetivo de auxiliar e facilitar o entendimento de como funciona os cadastros para clientes que utilizam o processo de integração RH, pois a forma de trabalhar não é padrão as parametrizações são definidas pelo cliente. Dúvidas entre em contato com o nosso time contábil ou com sua contabilidade para maiores informações.
Conceito
A rescisão é a formalização do fim de um vínculo empregatício, ou seja, aponta o término da relação de trabalho por vontade do empregado ou do empregador. trata-se de uma contrapartida das provisões, a rescisão irá diminuir os valores provisionados. "Pagamento das despesas", sendo elas: (Pagamento de Férias, Pagamento do 13º Salário entre outros)
Para maior entendimento das provisões no EMSys acesse o manual (Provisões - RH | EMSys)
Requisitos
Para utilização deste serviço, lembre -se de alguns pontos.
- Possuir integração entre o EMSys e Humanus.
- No EMSys tem que ter os cadastros dos eventos.
Parametrização
Cadastro de Evento
As informações de rescisão serão importadas através do arquivo, para que o sistema faça a inclusão dos registros é necessário que tenha os cadastros realizados na base do EMSys, para inclusão ou editar os cadastros acesse o Menu: Administrativo → Integração RH → Cadastro de Evento RH |
1ª Passo: Para o cadastro do evento Rescisão, informe um "Tipo Titulo a Pagar", para que o sistema fazer a inclusão do título, informe o favorecido, clique em incluir
No cadastro de evento da rescisão, é obrigatório informar o tipo Titulo a pagar.
2ª Passo: Um "Tipo Provisão com a Opção Rescisão marcado", para o sistema entender que precisa abater os valores já provisionados, clique em incluir
Faça duas inclusões, uma com o Tipo Movimento Débito e uma outra com Crédito.
Obrigatório informar uma despesa e receita.
Após o cadastro do Evento, incluir o mesmo para ser contabilizado corretamente durante importação do arquivo.
Rescisões
Quando for importado um arquivo que consta uma rescisão o sistema fará a inclusão dos registros, realizando a contabilização da contrapartida dos valores que foram provisionados anteriormente. Pode ocorrer duas situações durante o lançamento dos movimentos no sistema.
1º O valor do provisionamento ser maior que o da rescisão: Neste caso é gerado uma receita para zerar a conta que tem o provisionado.
Exemplo do funcionário 309
2º O valor do provisionamento é menor que da rescisão: É gerado uma despesa com uma entrada de uma provisão para abater no saldo da conta do funcionário.
Exemplo do funcionário 309
Este processo é realizado para zerar a conta do funcionário, que irá tirar férias efetuar o pagamento ou até mesmo a rescisão dele. Conhecido como partidas dobradas, como funciona isso? abaixo tem uma breve explicação sobre este processo.
Em contabilidade, o termo "Partidas Dobradas" aplica-se aos lançamentos contábeis com um ou mais débitos em contrapartida a um ou mais créditos, cuja soma dos débitos ou créditos será sempre do mesmo valor.
Portanto, o valor total lançado nas contas a débito deve ser correspondente ao valor total lançado nas contas a crédito.
Exemplo:
Recebimento de uma rescisão, no valor de R$ 55.000,00, sendo R$ 52.000,00 do valor em provisão e R$ 3.000,00 caixa:
D - Rescisão R$ 55.000,00
C - Provisão R$ 52.000,00
C - Caixa R$ 3.000,00
Podemos identificar que tanto o crédito e débito tem mesmo valor lançado de 55.000,00.
Importação do arquivo
As despesas serão contabilizadas após a importação do arquivo XML, disponibilizado pela Humanus. Acesse o menu: Gerencial → Administrativo → Integração RH → Importar dados RH
Clique para selecionar o arquivo de importação.
Após ter selecionado o arquivo clique em Carregar XML, para o sistema possa fazer a leitura e fazer a conciliação das informações do arquivo. O sistema identifica as empresas e os valores, conforme a imagem.
Antes de importar é possível identificar a quantidade e os valores que serão lançados no sistema, clique duas vezes no registro conforme animação.
Para concluir o processo de importação, clique em Importar.
Quando houver uma importação do mesmo arquivo, o sistema irá apresentar a seguinte mensagem.
Estornar arquivo
Para realizar o estorno de um arquivo, seguir conforme explicação da imagem.
1.Digite o Lote ( ID do arquivo)
2. Clique em Estornar
3.Confirme todos os registros
4.Clique em Confirmar.
Relatórios para identificação dos lançamentos
Para identificação dos lançamentos acesse os Relatórios pelo menu: Gerencial → Gerencial → Posição de Liquidez.
Para identificar por funcionário acesse o menu: Gerencial → Gerencial → Posição de Liquidez Analítico.
Gerado relatório após a importação do arquivo com a rescisão do funcionário 462.
Podemos identificar que a conta está zerada, podemos dizer que a contrapartida foi lançada corretamente.
Lançamento de Receita / Despesa / Títulos a pagar
Para identificar os lançamentos de uma receite acesse o menu: Gerencial → Administrativo → Receitas → Receitas.
Exemplo:
Para as rescisões que precisão de um lançamento de despesa no sistema, todo o preenchimento do cadastro da despesa é considerado as informações no cadastro de evento. Para identificar acesse o menu: Gerencial → Administrativo → Despesas→ Despesas.
Exemplo:
Para identificar os lançamentos de um titulo a a pagar acesse o menu: Gerencial → Financeiro → Contas a pagar → Títulos a pagar
Exemplo: