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Quando no campo Tipo de Cadastro está selecionada a opção Produto, na aba Principal conterá as informações abaixo para seja possível cadastrar informações adicionais sobre o produto, tais como fabricante (laboratório), tipo de produto, preços, fração e entre outros.

No campo laboratório o usuário deve informar qual é o fabricante do produto selecionado, caso o mesmo não esteja cadastrado poderá efetuar o cadastro através da aba Laboratórios, na sequência informe o tipo de produto o qual o produto pertence.

  • Ao cadastrar um novo item, se alterar o tipo de produto o sistema muda automaticamente a margem de lucro para o percentual do novo tipo;

  • Ao alterar um produto, se o novo tipo de produto informado possuir margem de lucro diferente da atual, o sistema exibe uma mensagem de confirmação para a alteração do percentual;

  • Ao alterar um produto e a margem de lucro do novo tipo for igual ao percentual atual do cadastro, não mostra mensagem de confirmação ao usuário e altera o tipo de produto normalmente.

  • Sempre que se muda o percentual da margem de lucro, é alterado preço de custo do produto, pois o preço de venda é tabelado e não pode ultrapassar o valor máximo permitido pela ABCFarma.

  • É permitido alterar o tipo de produto do cadastro de um produto qualquer para outro tipo de produto que possua a mesma descrição, como por exemplo: "1.2 Éticos - pós" para "1.3 Éticos - pós".

Observações


Os Tipos de Produtos são cadastrados através do programa Tipo de Produtos localizado no menu Parâmetros. O tipo de produto possui algumas configurações que interferem diretamente na comercialização do produto, tais como, comissão, regras de descontos, entre outras, além de identificar o produto como Ético, Psicotrópicos, etc. Por isso a necessidade de configurar corretamente o tipo de produto.

Quando a farmácia trabalha com a organização dos produtos por seções (prateleiras) poderá identificar a localização do produto através do campo seção, o cadastro de seções é realizado através da aba Seção.  A unidade de medida por padrão o sistema trás selecionada UN (unidade), porém poderá ser alterada conforme a necessidade do usuário, caso não possua a unidade desejada poderá ser cadastrada na aba Unidade Medida.  A unidade de medida é legalmente obrigatória, pois a versão PAF-ECF e o SPED-EFD exigem essa informação.

Observações


Para emitir somente uma etiqueta no ato do lançamento da nota de compras basta selecionar a unidade de medida="ENV" (Envelope).

Selecione a lista (positiva, negativa ou neutra) que o produto pertence, conforme a configuração do produto. A margem de tributação é fixada pelo governo. No campo situação apresenta o status cadastral do produto na base de dados da farmácia (ativo ou inativo), ao inativar um produto o sistema validará se o mesmo pertence ao um Balanço com Confronto ativo, se SIM não será permitida a sua inativação. No campo vencimento (M/A) deve informar o mês e ano de vencimento deste produto, na nota fiscal de compra o usuário poderá informar este vencimento. O sistema não aceita vencimento com 10 (dez) anos retroativos. Para os tipos de produtos que a farmácia utiliza controle de lotes e vencimentos, vale o vencimento do lote do produto. Quando utilizado módulo de NFS-e, ao informar um tipo de produto vinculado ao grupo de serviços, este campo fica desabilitado.

No campo fração informe a quantidade em caixa deste produto. Por exemplo: Anador Comprimidos, caixa com 128 envelopes, se a farmácia vende este produto em envelope deve ser informada fração = 128. Se o produto é comprado e vendido na mesma apresentação, este campo deve ficar no padrão = 1.

Através do campo quantidade é possível visualizar o total de estoque do produto selecionado, porém deve-se tomar cuidado quando a farmácia utiliza "Deduzir estoque em pré-venda?", pois o sistema pode mostrar neste campo o estoque "real", mas na consulta de produtos aparecerá o estoque já com as quantidades de pré-vendas deduzidas. A alteração de estoque somente é permitida mediante lançamentos de notas fiscais de entrada e saída de mercadorias.  Quando existir mais de uma filial no banco de dados, à direita do campo 'quantidade' terá o ícone de uma lupa. Quando o usuário clicar sobre esse ícone, será aberta a tela de estoque das filiais. E no campo Valor Estoque é apresentado o valor total em estoque deste produto. Este valor é calculado pelo preço de custo da mercadoria e serve apenas como informativo para controle gerencial.

Preços

Informe o preço de fábrica do produto, esta informação é utilizada em produtos "similares", nos quais a farmácia pode trabalhar com uma margem de lucro maior. Informe o preço de custo do produto conforme a lista oficial, e na sequencia o % Lucro, o sistema já traz automaticamente a margem de lucro padrão cadastrada no tipo de produto. No campo preço de venda o sistema mantém valor de venda do produto, que é o preço máximo ao consumidor fixado pela ABCFarma.

Os campos Preço Tabloide Plugpharma, Preço Lista Plugpharma e Valor de PMC, são somente leitura e armazenam os preços importados dos tabloides e listas de preços vigentes e liberados do Plugpharma, ao clicar no botão ao lado (>>), é possível visualizar informações adicionais do tabloide/lista de preços ao qual o produto pertence, tais como: nome e situação do tabloide, as filiais em que o mesmo está liberado, o período de vigência e os dias da semana configurados para o tabloide. O Valor PMC será usado como valor unitário do item no cálculo do preço de venda, quando for utilizado a promoção da lista de preços.

Custos

Custo Médio 

No Custo Médio é exibido o valor médio de custo do produto, já considerando o desconto do item na compra e ICMS Substituído pago na nota fiscal de compra. Ao cadastrar um produto, o sistema informa automaticamente o custo médio igual ao preço de custo. Após o cadastro, este campo somente é atualizado automaticamente nas Entradas de Notas Fiscais.

O sistema também verifica se o custo médio está maior que o preço de venda, se SIM apresentará a seguinte mensagem: "O custo médio deste produto está maior que o preço de venda. Isso irá gerar um CMV na venda deste produto acima de 100%. Deseja continuar com a gravação?". Essa validação auxilia o usuário na revisão do cadastro.

Importante


Esta validação não será efetuada quando for selecionada a opção "F8 - Alt. Selecionada" e o campo "Custo Médio" não estiver habilitado.

No cálculo do custo médio, os itens bonificados (CFOP1910) são considerados como desconto caso o CNPJ emitente não seja uma filial, e quando for uma filial será mantido o valor do produto sem atualizar o custo médio.

Fórmulas:

Cancelamento de notas: (Qtde em Estoque Anterior * Custo médio atual) – (Qtde Movimentada * Custo Médio Original da Entrada)) / (Qtde. em Estoque Anterior - Qtde. Movimentada)

A formação do Custo Médio parte do seguinte princípio: 

      • Custo Médio: (Estoque Atual + Entrada) / Quantidade Atual;
      • Sendo que a Entrada = Valor do Produto + Desconto + ST + IPI + Frete + Seguro + Despesas;
      • No Custo Médio não considera-se o valor da bonificação mantendo o valor de estoque o mesmo, mas dividindo pela quantidade nova.

Custo Médio Contábil

Este campo apresenta o custo médio contábil do produto. É importante que seja marcado o campo Calcular CMV na entrada no programa Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros).

No cálculo de custo médio contábil, considerando que o valor do item entra no estoque, a bonificação é entendida como estoque, idem a uma compra de mercadoria, neste caso a bonificação efetua o mesmo cálculo de uma compra normal.

Os créditos de ICMS serão deduzidos apenas em empresas que apuram o ICMS de forma normal, neste caso não inclui a opção Simples Nacional (opção 1 do Cadastro de Filiais), e somente para os itens que lançaram créditos de ICMS.

Os créditos de PIS/COFINS, serão deduzidos apenas para empresas que creditam, neste caso as enquadradas no Lucro Real e somente para os itens que lançam o crédito de PIS/COFINS, a exemplo com o CST 50.

Fórmulas:


Cancelamento de notas: (Qtde em Estoque Anterior * Custo médio atual) – (Qtde Movimentada * Custo Médio Original da Entrada)) / (Qtde. em Estoque Anterior - Qtde. Movimentada).

Observações


Para que os cálculos de Custo Médio e Custo Médio Contábil sejam realizados, os CFOPs utilizados nas notas devem estar marcados para calcular o custo médio, essa configuração é feita através do programa "Configuração Tributária". As operações marcadas são:

  • Compra de mercadoria para revenda;
  • Devolução de compra;
  • Devolução de venda;
  • Entrada por transferência;
  • Entrada por bonificação;

Para formação do Custo Médio Contábil:

  • Entrada = Valor do Produto + Desconto + ST + IPI + Frete + Seguro + Despesa - Crédito ICMS/PIS/COFINS (lucro real com CST 50 só então para PIS e COFINS);
  • No Custo Médio Contábil a bonificação entra no estoque aumentando/diminuindo o seu valor.

Custo Contábil

Para formação do Custo Contábil, segue o seguinte princípio:

  • Entrada = Valor do produto + Desconto + ST + IPI + Frete + Seguro + Despesa - Crédito ICMS/PIS/COFINS (lucro real com CST 50 só então para PIS e COFINS).


Descontos

No Linx Softpharma é possível configurar percentuais de descontos direto no cadastro do produto, para tais configurações disponibilizamos os campos a seguir:

  • Cesta Básica %: o percentual de desconto informado neste campo será repassado para todas as vendas independente de sua forma de comercialização. Este desconto fica na segunda regra da hierarquia de descontos.

  • Promoção %: campo utilizado para o controle de promoções Linx Softpharma. Caso a farmácia desejar fazer uma promoção do produto, poderá informar neste campo o percentual de desconto que será cedido no ato da venda. Para informar o percentual, o usuário deverá clicar no botão. Maiores informações sobre as regras de desconto promoção.

    • Quando realizado alterações neste campo, em cadastro de produtos que pertençam a lista de promoções/tabloides, o sistema apresentará uma mensagem informando o nome da lista e para quais filiais a mesma está liberada. Na sequência solicitará se o usuário deseja ou não alterar o % (percentual) de promoção para as demais filiais que também não possuem a lista liberada.

  • VIP I % e VIP II %: nas venda para clientes de convênio VIP I que está determinado no cadastro de convênios, o sistema informará este desconto para todas as vendas à vista e a prazo.

  • Tabloide: Selecione este campo para informar que o produto pertence a um tabloide Softpharma. Em todas as vendas o sistema verifica se o produto é tabloide e se no cadastro do convênio do cliente está liberado o desconto tabloide.

  • Permitir cobertura de ofertas: Quando marcada essa opção permitira na venda que o funcionário possa efetuar a cobertura de ofertas. Observamos que este tipo de desconto não é aplicável em venda concomitante para aquelas farmácias que trabalham com venda diretamente em Cupom Fiscal.

Observações gerais

  • Para os clientes que utilizam o produto "54 - PlugPharma"e no programa "Filiais" estiver parametrizado que a Associada é Ultra Popular, após realizar a importação da lista de preços do PlugPharma o campo "Preço de Venda" receberá o valor do PMC (preço mínimo ao consumidor) e o percentual de desconto será calculado com base no preço de venda e PMC retornado pelo PlugPharma.

  • E além disso, quando o produto possui regras de promoção progressiva ao atualizar o percentual de desconto essas regras são alteradas, observando à necessidade de manter as regras as mesmas serão mantidas após a atualização.

  • Caso o produto tenha regras de descontos progressivos o sistema verificará se quando a regra for maior ou igual a 1 se no campo percentual de desconto está registrado um valor igual ou maior que o retornado pelo PlugPharma, se sim manterá o desconto marcado pelo usuário caso contrário substituirá o existente pelo % de desconto PlugPharma, para demais regras se possuir o desconto menor repetirá o percentual de desconto para todas.

  • Quando o usuário tentar informar um valor menor que o desconto disponibilizado pela Lista de Preços, o sistema não efetuará a atualização e apresentará a mensagem informativa: "Este produto encontra-se em uma lista promoção/tabloide liberada "Ultra Popular", não sendo permitida a comercialização deste produto com desconto inferior ao repassado pela associação".

  • Visando garantir que o valor do custo médio não fique maior que o preço de venda o sistema executa uma validação entre os valores e emite e quando o custo médio estiver maior apresenta a seguinte mensagem: "O custo médio deste produto está maior que o preço de venda. Isso gerará um CMV na venda deste produto acima de 100%. Deseja continuar com a gravação? [SIM]/[NÃO]". Essa validação será realizada se o usuário estiver utilizando a opção "F8-Alteração Especial" e campo "Custo médio" não estiver habilitado.

  • Sem rótulos