Muitas vezes, no momento da emissão de notas fiscais, podem ocorrer diversas falhas e, com isso, o emissor assume a contingência.

Com isto, surgem várias dúvidas, do porquê está ocorrendo a contingência. Abaixo listamos os motivos mais comuns que levam a ocorrer emissões em contingência nos clientes.


  • Falha ou timeout de comunicação com os webservices da Sefaz

Quando a Sefaz está com tempos de respostas altos (acima de 2 segundos), ou está com algum tipo de problema em seus webservices, pode ocorrer a emissão em contingência.

Podemos conferir os tempos de autorização da Sefaz através do link: http://www.nfce.se.gov.br/portal/painelMonitor.jsp, analisando o campo "Atual", na coluna "Maior":



  • Bloqueio de Infraestrutura do cliente

Por vezes o cliente pode ter algum bloqueio de proxy, rede, firewall, antívirus, entre outros.

Para que possamos garantir que isto não ocorra, sempre enviamos o link de pré-requisitos (link: Pré-Requisitos) para funcionamento correto do Client. Neste link existem todas as informações e liberações necessárias para que o cliente esteja de acordo e consiga emitir sem problemas.


  • Oscilação de internet do cliente

As vezes a conexão de internet do cliente pode estar oscilando, por este motivo não é possível estabelecer a conexão em tempo hábil com a sefaz,  fazendo com que emita em contingência.

Para saber se a rede está oscilando, basta abrir o "cmd" do windows, e realizar um ping "ping www.google.com.br -t" e verificar por 5 minutos se os tempos de comunicação não estão oscilando.


  • Rejeições diversas

Muitas rejeições fazem com que as notas subsequentes sejam emitidas em contingência. Uma rejeição que ocorre muitas vezes esta situação é a rejeição 656, quando a Sefaz bloqueia o emitente, maiores detalhes link: 656: Consumo Indevido