CLIA2000 - Atualização Cadastral
Através deste programa será possível alterar o cadastro de clientes.
Dica: Para execução deste programa

O sistema exibirá os seguintes campos para iniciar a atualização cadastral.

  • CNPJ/ CPF: CNPJ ou CPF do cliente


  • Cliente: Nome ou razão social do cliente.


Ao preencher os campos acima o sistema exibira as seguintes janelas para dar manutenção:


Informações Pessoais

  • Status Cliente: Status do cliente preenchido pelo sistema.


Observação: O programa só permite manutenção nos campos "Status do Cliente" e "Status Empresa" para os usuários que possuem acesso ao programa ("CLIA1000").

  • Nome Completo: Nome completo do cliente ou razão social.


  • Apelido: Apelido ou nome fantasia.


  • RG/Dig/UF/Emissor: Carteira de identidade, estado, informar a sigla da unidade da federação e código emisso.


  • Sexo: Sexo.
  • F = feminino
  • M = masculino


  • Data Nascimento: O programa irá verificar se o campo é obrigatório, dependo do que estiver parametrizado no Programa ("CADA0384").Caso seja obrigatório, o programa não permitirá que passe por este campo sem informar a Data de Nascimento.


  • Naturalidade: Local de nascimento.


  • CBO: Código brasileiro de ocupação.


  • Nacionalidade: Origem nacional de uma pessoa.


  • Grau de Instr.: Grau de instrução.


  • Fome Zero: Participa do programa fome zero? Valores válidos:
  • S = sim
  • N = não


O sistema exibirá a seguinte mensagem:
Confirma informações pessoais?
Sim ou Não
Endereço

  • Sequ. Endereço: Sequência de endereço informada pelo sistema.


  • Ativo: O endereço esta ativo?
    • S =* endereço esta ativo.
  • N = não esta.
  • Tipo Endereço: Tipo de endereço. Valores válidos:
    • E* = entrega.
  • C = cobrança.
  • Tipo/Logr/Nro.: O endereço é fragmentado entre Tipo de Logradouro rua,

avenida e praça nome da rua e número. Que será armazenado na tabela ("ciendecep") Se o campo maior que 30 caracteres ao invés de solicitar a correção, o programa exibe uma mensagem de alerta e monta o endereço abreviando o campo "Logr" para atender o limite de caracteres.

  • Complemento: Complemento do endereço.


  • Bairro: É a área delimitada pela municipalidade para a setorização de seu território.


  • Cidade: Espaço urbano de um município delimitado por um perímetro urbano.
  • CEP: Código do endereço postal


  • Fone: Número de telefone


  • Ramal: Ramal telefônico


  • Celular: Em conformidade à Resolução Nº 553 de 14 de Dezembro de 2010 da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), passa a tratar o dígito "9" à esquerda do número do telefone celular, quando o mesmo referir-se aos DDD's "12", "13", "14", "15", "16", "17", "18" e "19" (estado de São Paulo); "21", "22" e "24" (estado do Rio de Janeiro); "27"e "28" (estado do Espírito Santo).

Exemplo:
Situação anterior: DDD-####.####
Situação nova: DDD-9####.####

  • Fax: Tecnologia das telecomunicações usada para a transferência remota de documentos através da rede telefônica.


  • E_mail: Endereço eletrônico de e-mail.


  • Nome Contato: Nome do contato.


Confirma o endereço?
Sim ou Não
Informações Profissionais

  • Local Trabalho: Nome da empresa.


  • Endereço: Endereço do trabalho.


  • Complemento: Complemento do endereço.


  • Bairro: É a área delimitada pela municipalidade para a setorização de seu território.


  • Cidade: Espaço urbano de um município delimitado por um perímetro urbano.


  • CEP: Código do endereço postal


  • Fone: Número de telefone.
  • Fax: Tecnologia das telecomunicações usada para a transferência remota de documentos através da rede telefônica.


  • Data Admissão: Data da contratação da empresa.


  • Cargo: Cargo profissional.


Confirma as informações profissionais?
Sim ou Não
Informações Familiares

  • Estado Civil: Estado civil.


  • Regime Casamento: Regime do casamento.


  • Nome Conjuge: Nome do conjuge.


  • Qtde Filhos: Quantidade de filhos.


Confirma as informações familiares?
Sim ou Não

Frota do Cliente

  • Tipo: Tipo de frota do cliente.


  • Marca: Marca da concessionária.


  • Modelo: Modelo do veículo.


  • Fbr.: Fábrica do veículo.


  • Modelo: Ano do modelo do veículo.


  • Cor: Cor do veículo.


  • Placa: Placa do carro


  • Fornecedor: Nome do fornecedor


Exclusivo para bandeiras "CIT" Citroên e "PGT" Peugeot
Ao alterar um dos campos "Nome Pessoa", "Grau de Instr.", "Tipo/Logr/Nro", "Cidade", "CEP", "Fone", "Ramal", "Celular", "Fax" e "E-mail", os dados alterados serão gerados no arquivo de "Clientes Alterados" pelo programa ("CITR1301").
Observações:
Se o bloqueio de alteração do cadastro de Pessoas ("CADA0398") esteja ativado a alteração efetuada nos campos "Nome Pessoa", "Razão Social", "Inscrição Municipal" e "Inscrição Estadual" é liberada somente com senha ("CADA0295").
Os campos "Sexo" e "E-mail" são obrigatórios se os parâmetros "Exige Sexo" e "Exige End. Eletronic." forem iguais a "S" no programa ("CADA0384").
Quando não for digitado o campo "E-mail", o sistema pede o motivo da omissão do e-mail desde que o parâmetro "Exige Endereço Eletrônico" do programa ("CADA0384") esteja igual a "M". O motivo pode ser "N", quando cliente não possui e-mail ou "R" quando o cliente se recusou a passar o e-mail.

v04.75.01 – Dezembro/2013
A opção "Alteração" ficará disponível para clientes que possuir permissão para alteração no programa (CADA0295), tarefa 303. A alteração não tem relação com a tarefa 917, que também trata de alteração dos dados da pessoa.


v05.10.01 – Maio/2015
Adicionado uma função para verificar a existência de Notas Fiscais emitidas para o CPF/CNPJ e CEP a fim de bloquear a edição do endereço caso existam notas fiscais lançadas. Caso o sistema encontre notas para a pessoa física ou jurídica no endereço alvo da alteração, será emitida a mensagem "Existe(m) NF(s) emitida(s) p/ este endereco. Alteracao nao efetuada. Cadastre nova seq. endereco para este CPF/CNPJ (CADA0395/Inclusao)", ou seja, o usuário não conseguirá alterar o endereço sendo obrigado a cadastrar uma nova sequência. Assim é possível garantir a consistência dos os dados históricos de emissões de notas fiscais para um cliente.