Objetivo

Este documento tem como objetivo explicar todos os passos necessários para a instalação e configuração de um ambiente para o Linx NeoX.

Pré-Requisitos

Camada de Usuário

  • Definir um Usuário no Active Directory

Camada do Portal e Aplicação:

  • Windows Server 2012 R2
  • Publicação de acesso interno para os endereços da camada Application e Service.
  • Microsoft Framework 4.5 Full (x86 x64)
  • Microsoft ASP NET MVC 4

Camada do AppFabric:

  • Windows Server 2012
  • Microsoft AppFabric 1.1

Camada de Serviço:

  • Windows Server 2012 R2
  • Microsoft Framework 4.5 Full (x86 x64)
  • Microsoft Visual C++ Redistributable for Visual Studio 2012 Update 4

Camada de Banco de dados:

  • Windows Server 2012
  • SQL Server 2012

Configuração do MS DTC

  1. Na ferramenta Component Services.
  2. Expanda o menu Component Services, Computers, My Computer e Distributed Transaction Coordinator.
  3. Clique com o botão direito no Local DTC e selecione o item Properties.
  4. Na janela Local DTC Properties, selecione a aba Security.
  5. Selecione as opções conforme a imagem abaixo:
  6. Clique no botão OK.
    OBS. Essa mesma configuração deve ser realizada no servidor de banco de dados.

Configuração de Banco de Dados

Pré-requisitos

As configurações de banco de dados a serem realizadas no servidor são:

  • A collation a ser utilizada é a Latin1_General_CI_AI;
  • O nível de compatibilidade do banco de dados é SQL Server 2012;
  • Os bancos que fazem parte da solução são:
    • FabricHA (Ver Item 6 desse documento)
    • UX-Omni-ZERADO
    • UX-Portal
    • UX-Report

Os backups desses bancos podem ser conseguidos em qualquer um dos ambientes que estão no ar.

Ações necessárias para subir o ambiente de banco de dados:

Restaurar os 4 bancos:

  • FabricHA
  • UX-Omni-ZERADO
  • UX-Portal
  • UX-Report

Limpar as permissões existentes nesses 4 bancos restaurados, que podem conter logins de outros ambientes.

Definir as permissões para o LOGIN criado no item 2 desse documento.

  • Executar o script abaixo em cada um dos 4 bancos do item anterior, alterando a variável @login_app com o LOGIN criado no item 2.


Limpar conexões, logins e URLs do banco portal, caso existam. Executar o script abaixo alterando a URL da aplicação.

 Script para criação de novo cliente.

  • Executar o script abaixo para a criação do ambiente de um cliente novo. Depois de executado o login ‘admin’ da aplicação poderá acessar esse ambiente do cliente.

 

 Configuração do IIS

  1. No Server Manager do Windows 2012.
  2. Selecione a opção Manage e depois clique em Add Roles And Features.
  3. Clique em Next e em Instalation Type selecione a opção Role-Based or Feature-Based Installation.
  4. Em Server Selection, selecione o servidor no qual você deseja instalar o IIS
  5. Selecione a opção Web Server (IIS) e clique em Next
  6. Em Features marque a opção .NET Framework 4.5 Features e as subopções
  • ASP.NET 4.5
  • WCF Services
    • HTTP Activation
    • TCP Port Sharing
  1. Após selecionar as opções, clique em Next
  2. Em Web Server Role, selecione as seguintes opções:
  • Application Development
    • ASP.NET 4.5
    • ISAPI Extensions
    • ISAPI Filters
    • NET Extensibility 4.5
    • Common HTTP Features
      • Default Document
      • HTTP Errors
      • HTTP redirection
      • Static Content
      • Health and Diagnostics
        • Custom Logging
        • HTTP Logging
        • Tracing
        • Logging Tools
        • Request Monitor
        • Performance
          • Dynamic Content Compression
          • Static Content Compression
        • Security
          • Request Filtering
          • Basic Authentication
          • Centralized SSL Certificate Support
          • IP and Domain Restrictions
          • Windows Authentication
  1. Após isso, clique em Next
  2. Especifique o local que contem a instalação do .NET 4.5 (no CD de instalação do Windows, o instalador ficará na pasta \sources\sxs)
  3. Clique em Instalar

Configuração do APPFABRIC

  1. Inicie a instalação do AppFabric 1.1.
  2. Na janela de Wizard da instalação, clique em Next com a seleção de itens padrão para License Terms, Customer Experience e Microsoft Update.
  3. Na sessão Features, selecione somente os itens Caching Services e Cache Administration, clique em Next.
  4. Na sessão Results, selecionar o item Launch configuration tool e clique em Finish.
  5. Na janela de configuração AppFabric Server Configuration Wizard, clique em Next com a seleção de itens padrão para Before You Begin.
  6. Na sessão Caching Service, selecione a opção Set Caching Service configuration.
  7. Na propriedade Caching Service Account, informar um usuário de domínio com permissão no servidor de banco de dados que será utilizado e também com permissão de criação de banco de dados nesse servidor.
  8. Na propriedade Caching Service configuration provider, selecione a opção SQL Server AppFabric Caching Service Configuration Store Provider e clique em Configure.
  9. Na janela AppFabric Server Caching Service configuration Store, selecione as opções Register AppFabric Caching Service configuration database e Create AppFabric Caching Service configuration database.
  10. Informe o nome do servidor de banco de dados na propriedade Server e o nome do banco de dados na propriedade Database, depois clique em OK.
  11. Na janela de confirmação AppFabric Caching Service configuration database, clique em Yes.
  12. Uma janela com a confirmação de criação com sucesso deverá ser exibida, clique em OK.
  13. Selecione a opção New cluster e na propriedade Cluster size, selecione Small (1-5 Machines), clique em Next.
  14. Na sessão Cache Node deixar os valores padrão para as portas e clique em Finish.
  15. Na janela de confirmação AppFabric Server Configuration Wizard, clique em Yes.
  16. No Services do Windows, localize o serviço AppFabric Caching Service, entre na propriedade do mesmo e coloque para iniciar automaticamente na opção Startup Service para Automatic e inicie o serviço.
  17. Para os demais servidores do cluster, seguir os passos anteriores até o passo 8.
  18. Na janela AppFabric Server Caching Service configuration Store, selecione as opções Register AppFabric Caching Service configuration database.
  19. Informe o nome do servidor de banco de dados já existente na propriedade Server e o nome do banco de dados já existente na propriedade Database, depois clique em OK.
  20. Na janela de confirmação AppFabric Caching Service configuration database, clique em Yes.
  21. Uma janela com a confirmação de criação com sucesso deverá ser exibida, clique em OK.
  22. Selecione a opção Join cluster e clique em Next.
  23. Na sessão Cache Node deixar os valores padrão para as portas e clique em Finish.
  24. Na janela de confirmação AppFabric Server Configuration Wizard, clique em Yes.
  25. No Services do Windows, localize o serviço AppFabric Caching Service, entre na propriedade do mesmo e coloque para iniciar automaticamente na opção Startup Service para Automatic e inicie o serviço.
  26. Localize o Windows PowerShell no Windows e execute o mesmo como administrador.
  27. Digite o comando Use-CacheCluster.
  28. Digite o comando New-Cache -CacheName @CacheName -Secondaries 1 -TimeToLive 480 e tecle Enter, confirme a operação digitando a tecla Y.

OBS. O valor da propriedade @CacheName deve ser utilizada conforme o nome de nomenclatura padrão desejável.

  1. Para verificar se o cache foi criado, digite o comando Get-Cache.
  2. Digite o comando Grant-CacheAllowedClientAccount everyone.
  3. Reinicie o cache para atualizar as configurações digitando o comando Stop-CacheCluster.
  4. Exporte o arquivo de configuração do cache através do comando Export-CacheClusterConfig – File C:\Temp\ConfigFile.txt.
  5. Entre no caminho exportado e edite o arquivo ConfigFile.txt.
  6. Na seção <advancedProperties>, adicione as propriedades abaixo:

<partitionStoreConnectionSettings leadHostManagement="true" />

<transportProperties maxBufferSize="8388608" />

  1. Parar o cache através do comando Stop-CacheCluster.
  2. Importar o arquivo editado através do comando Import-CacheClusterConfig –File C:\Temp\ConfigFile.txt, tecle Y para confirmar.
  3. Iniciar o cache através do comando Start-CacheCluster.
  4. Remover a região default do cache através do comando Remove-Cache default.
  5. Digite o comando Get-Cache para verificar o cache.
  6. Digite o comando Get-CacheClusterHealth para verificar a saúde do cache.

Configuração da Camada do Serviço

A camada do Serviço é utilizada pelo Portal, Aplicação e diretamente através de outros produtos próprios ou de terceiros. Para configurar essa camada, deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Na unidade de disco do Windows conforme sua escolha, caso não exista, crie uma pasta com o nome LinxUX.
  2. Dentro da pasta LinxUX, crie uma pasta com o nome Service.
  3. Copie os componentes do Service para dentro dessa pasta.

OBS. Esses arquivos serão disponibilizados através da equipe de desenvolvimento e deverão ser levados para o local de instalação.

  1. Na pasta Service, abra o arquivo Web.Config e localize a tag ConnectionString.
  2. Nas duas conexões FrameworkAutorizacao e LocalSqlServer existentes dentro da tag ConnectionString, altere o valor da propriedade Data Source para o servidor que contêm o banco de dados do Portal.
  3. Altere o valor da propriedade Inicial Catalog para o nome do banco de dados do Portal.
  4. Altere o valor da propriedade cacheName para o nome do Cache Name configurado no AppFabric para o ambiente.
  5. Na ferramenta Internet Information Services Manager.
  6. Clique com o botão direito no item Sites e selecione a opção Add Web Site.
  7. Uma janela com o título Add Web Site deverá aparecer.
  8. No campo Site name, informe um nome de identificação para o Serviço.
  9. No campo Physical path, selecione o caminho físico da pasta Service localizada dentro da pasta LinxUX no Windows.
  10. Clique no botão OK.
  11. Com o site criado, clique com o botão direito no mesmo e selecione Manage Website e depois a opção Advanced Settings...
  12. Na janela Advanced Settings, no campo Preload Enabled, selecione a opção True.
  13. Clique no botão OK.
  14. Localize e clique no item Application Pool do lado esquerdo.
  15. Selecione o Application Pools referente ao site de Serviço.
  16. Ao lado direito, clique em Advanced Settings.
  17. No campo Start Mode, selecione a opção AlwaysRunning.
  18. Selecione o item Identity e clique ao lado direito para alterar a conta padrão para uma conta de domínio definida no Active Directory conforme solicitado no pré-requisito do documento.
  19. Clique em Custom Account e depois em Set.
  20. Insira os dados da conta e clique no botão OK.
  21. No campo Idle Time-out (minutes), informe o número 0.
  22. No campo Regular Time Interval (minutes), informe o número 0.
  23. No campo Specific Times, acesse o painel TimeSpan Collection Editor e adicione o horário de 06:00:00.
  24. Clique no botão OK.
  25. Na pasta LinxUX do Windows, clique com o botão direito e selecione Properties.
  26. Selecione a aba Security, clique em Edit e logo após em Add.
  27. Após isso, digite o nome do grupo IIS_IUSRS e depois clique em OK.
  28. Na coluna Allow, conceda as permissões Read & Execute, List folder content e Read.
  29. Repita os passos 20, 21 e 22 para o usuário do Active Directory que foi configurado para executar no Application Pool.
  30. Clique em OK nas próximas duas telas para finalizar a configuração.

 Configuração da Camada do Portal

A camada do Portal é onde os usuários são autenticados e redirecionados para as aplicações e banco de dados necessários conforme a estratégia decidida. Para configurar essa camada, deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Na unidade de disco do Windows conforme sua escolha, caso não exista, crie uma pasta com o nome LinxUX.
  2. Dentro da pasta LinxUX, crie uma pasta com o nome Portal.
  3. Copie os componentes do Portal para dentro dessa pasta.

OBS. Esses arquivos serão disponibilizados através da equipe de desenvolvimento e deverão ser levados para o local de instalação.

  1. Na pasta Portal, abra o arquivo Web.Config e localize a propriedade authorizationServiceAddress.
  2. Altere o valor da propriedade para o endereço do site de Serviço.
  3. Localize a propriedade PortalUrl e altere o valor para o endereço do site do Portal.
  4. Localize a tagforms e altere o valor da propriedade domain para o domínio do endereço externo utilizado, exemplo, “.linx.com.br”.
  5. Na ferramenta Internet Information Services Manager.
  6. Clique com o botão direito no item Sites e selecione a opção Add Web Site.
  7. Uma janela com o título Add Web Site deverá aparecer.
  8. No campo Site name, informe um nome de identificação para o Portal.
  9. No campo Physical path, selecione o caminho físico da pasta Portal localizada dentro da pasta LinxUX no Windows.
  10. Clique no botão OK.
  11. Com o site criado, clique com o botão direito no mesmo e selecione Manage Website e depois a opção Advanced Settings...
  12. Na janela Advanced Settings, no campo Preload Enabled, selecione a opção True.
  13. Clique no botão OK.
  14. Localize e clique no item Application Pool do lado esquerdo.
  15. Selecione o Application Pools referente ao site do Portal.
  16. Ao lado direito, clique em Advanced Settings.
  17. No campo Start Mode, selecione a opção AlwaysRunning.
  18. No campo Idle Time-out (minutes), informe o número 0.
  19. No campo Regular Time Interval (minutes), informe o número 0.
  20. No campo Specific Times, acesse o painel TimeSpan Collection Editor e adicione o horário de 06:00:00.
  21. Clique no botão OK.

Configuração da Camada da Aplicação

A camada da Aplicação é a camada operacional do produto Linx UX, onde são cadastrados, parametrizados e consultados os dados necessários da retaguarda. Para configurar essa camada deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Na unidade de disco do Windows conforme sua escolha, caso não exista, crie uma pasta com o nome LinxUX.
  2. Dentro da pasta LinxUX, crie uma pasta com o nome Application.
  3. Copie os componentes do Application para dentro dessa pasta.

OBS. Esses arquivos serão disponibilizados através da equipe de desenvolvimento e deverão ser levados para o local de instalação.

  1. Na pasta Application, abra o arquivo Web.Config e localize a propriedade ServiceBus.
  2. Altere o valor da propriedade para o endereço do site de Serviço.
  3. Localize a propriedade Portal e altere o valor para o endereço do site do Portal.
  4. Localize a tagforms e altere o valor da propriedade domain para o domínio do endereço externo utilizado, exemplo, “.linx.com.br”.
  5. Altere o valor da propriedade CacheName para o nome do Cache Name configurado no AppFabric para o ambiente.
  6. Na ferramenta Internet Information Services Manager.
  7. Clique com o botão direito no item Sites e selecione a opção Add Web Site.
  8. Uma janela com o título Add Web Site deverá aparecer.
  9. No campo Site name, informe um nome de identificação para o Application.
  10. No campo Physical path, selecione o caminho físico da pasta Application localizada dentro da pasta LinxUX no Windows.
  11. Clique no botão OK.
  12. Localize e clique no item Application Pool do lado esquerdo.
  13. Selecione o Application Pools referente ao site do Portal.
  14. Ao lado direito, clique em Advanced Settings.
  15. No campo Start Mode, selecione a opção AlwaysRunning.
  16. No campo Idle Time-out (minutes), informe o número 0.
  17. No campo Regular Time Interval (minutes), informe o número 0.
  18. No campo Specific Times, acesse o painel TimeSpan Collection Editor e adicione o horário de 06:00:00.
  19. Clique no botão OK.