- Criado por Ana Julia Montoro Loma, última alteração por Mylena Ribeiro De Castro em ago 26, 2024
A partir da versão 3.27.0.0 foram realizadas alterações nos modos de comunicação nas Configurações E-Pharma.
Antes de efetuar as configurações entre em contato com a e-Pharma pelo telefone (11) 4689-8686 para solicitar o(s) número(s) do(s) terminal(is) que utilizarão o programa.
Existem 2 formas de utilização do PBM e-Pharma, sendo elas no modo Desktop, com o executável instalado na máquina ou através do modo WEB, feito diretamente pela página de internet.
POS Web
Essa melhoria está disponível a partir da versão 2.6.9.2.
A partir da versão 3.27.0.0 foram realizadas alterações nos modos de comunicação nas Configurações E-Pharma.
Para realizar a instalação do E-Pharma é necessário acessar o link http://autorizador.epharma.com.br e baixar o Plugin.
Figura 01 - Baixar Plugin
Assim que clicar na opção "Clique aqui para baixar Plugin" será necessário escolher a pasta que deseja salvar o executável.
Após isso, localize e execute o mesmo clicando 2x sobre ele.
Figura 02 - Deseja Instalar o Aplicativo
clique em e será realizada a instalação.
Figura 03 - Instalando ePharma
Após realizar a instalação aparecerá um ícone na barra de acesso do Windows.
Figura 04 - ePharma
Ao pressionar o ícone seguirá para a próxima tela.
Após realizar as alterações desejadas em cada aba, será necessário salvar os processos através do botão .
Figura 05 - Autenticação ePharma
Onde será necessário realizar a autenticação do Plugin inserindo o CNPJ da loja e o Número da licença, que é o número do terminal sem o último dígito.
Por Exemplo:
Número do terminal = 491055 (o último digito deve ser desconsiderado).
Número da licença = 49105.
Os números de terminal e licença são fictícios.
Para os usuários do POS Exe que migrarem para a versão POS Web essas informações serão preenchidas automaticamente.
Em seguida clique no botão e deverá apresentar o início da tela a mensagem de autenticado constando o CNPJ e o Número da Licença.
Seguindo os botões laterais, algumas opções serão disponibilizadas e necessitarão de configuração.
Scanner
Nesse botão existe a possibilidade de configurar o Scanner da loja, e também definir o local (diretório) onde serão salvas as imagens scaneadas.
Figura 06 - Scanner ePharma
Modo de Operação
Defina os diretórios para envio e recebimento das informações, obrigatoriamente deverão constar no campo Comando Para o Sistema ePharma o diretório C:\e-PharmaPlugin\ENV\ e no campo Resposta do Sistema ePharma o diretório C:\e-PharmaPlugin\REC\.
Esses diretórios também devem estar configurados no Linx Big (Figura 10 abaixo).
Figura 07 - Modo de Operação
Consulta Preço
A opção dessa tela sempre será "Sem Tabela".
Figura 08 - Configuração do Sistema
Sistema
Com essa tela poderá obter todas as informações do sistema de "Hardware" e "Software".
Figura 09 - Informação do Sistema
Configurações no Linx Big
No Linx Big é necessário realizar a configuração do E-Pharma para efetuar as vendas de acordo com esse PBM, de acordo com a Figura 07 acima.
Para isso vá até o menu Configurações > Filiais > PBM > E-Pharma e selecione os diretórios necessários que foram previamente criados dentro da pasta "e-PharmaPlugin" como pasta "ENV" e pasta "REC".
Essas pastas configuradas devem estar compartilhada com as demais máquinas da loja.
Figura 10 - Configurações E-Pharma
A partir da versão 3.27.0.0 foram realizadas as seguintes alterações na comunicação:
- Caso a loja (farmácia) já possua uma configuração de comunicação "via webservice", a partir da versão 3.27.0.0, não será permitida a troca de comunicação "via autorizador instalado no terminal";
- Caso seja realizado um novo cadastro de loja (farmácia) sem nenhum dos tipos configurado, será disponibilizado somente o modo de comunicação "via webservice", exibindo uma mensagem explicativa ao usuário que o modo via autorizador não está mais permitido;
- Caso a loja (farmácia) já possua uma configuração de comunicação "via autorizador instalado no terminal", a partir da versão 3.27.0.0, será possível editar os campos e realizar a troca do modo de comunicação;
Para realizar edições, é necessário possuir a Permissão Supervisor habilitada. Para habilitar basta seguir no menu Cadastros > Usuários > Usuários > Permissões Supervisor > PERMITIR ALTERAR MODO DE INTEGRAÇÃO E-PHARMA";
A partir desse momento poderá executar as vendas normalmente, como exemplificado no artigo Instalação E-Pharma, no tópico Procedimentos na Tela de Vendas, bem como o processo de cancelamento permanece o mesmo.
Para usuários do modo POS Exe, que efetuarem a troca para o modo POS Web, basta apenas efetuar as configurações constantes nesse artigo, não sendo necessário efetuar nenhuma venda teste.
Para usuários que não utilizavam E-Pharma anteriormente e iniciarem com o POS Web será necessário efetuar as vendas teste para homologação do PBM, de acordo com orientação da própria E-Pharma.
Figura 11 - Autorizador ePharma
Após se cadastrar no "Autorizador ePharma" será direcionado para a seguinte tela, onde poderá efetuar cadastros, consultas, cancelamentos e visualizar relatórios.
Figura 12 - ePharma
Esse procedimento só será realizado na máquina onde está instalado o Plugin.
POS .Exe
Essa opção será descontinuada.
Arquivos para Instalação
Baixe o arquivo anexo em uma pasta de fácil acesso e descompacte o mesmo.
Coloque o executável Epharma.exe em C:\e-Pharma.
Caso não exista esta pasta, crie a mesma.
Apenas o exe deve estar nesta pasta.
Instalação do E-Pharma
Execute o arquivo Epharma.exe e será aberto o programa da e-Pharma.
Figura 13 - Programa E-Pharma
Quando o programa é executado pela primeira vez, não há nenhuma informação configurada, portanto, será solicitada uma senha para que este processo seja efetuado.
Digite a senha de configuração e clique no botão , então será direcionado para tela de configurações.
Figura 14 - Configurações Terminal E-Pharma
Defina o número do terminal que deve ser informado pela própria e-Pharma.
Este número poderá ser utilizado apenas por UMA máquina, se tentar utilizar em mais de uma, o terminal será bloqueado automaticamente pela e-Pharma.
Informe o CNPJ da loja e clique no botão para configurar o servidor e-Pharma.
Figura 15 - Parâmetros de Comunicação
Na seção Tipo de Conexão defina o campo Tipo como Internet Direta e no campo Endereço TCP informe o número e a porta pos.epharma.com.br:5000 .
Clique no botão para que esta tela seja fechada e volte para a tela de configurações ilustrada na Figura 02.
Então clique no botão para efetuar as configuração de pastas.
Na seção Modo de Operação defina como PDV.
Figura 16 - Modos de Operação
Crie os diretórios destacados na figura acima na seção Diretórios de Comando.
Para obrigatoriedade da captação da receita do medicamento para o convênio Petrobrás é necessário estar na versão 5 do e-Pharma ou superior, somente para lojas que precisam enviar essas informações.
As outras configurações poderão ser mantidas.
Em seguida clique no botão para que esta tela seja fechada e retorne à anterior.
Nesta tela pressione a tecla F5 ou clique no botão .
Desta forma o programa e-Pharma estará configurado e iniciado.
Coloque o executável na inicialização do Windows para que seja aberto automaticamente assim que este for iniciado.
Configurações no Linx Big
Configurações de Filiais - PBM
Vá até o menu Configurações > Filiais > PBM > E-Pharma.
Por padrão o PBM virá desabilitado.
Figura 17 - Configurações Filiais Aba PBM - Modo de Comunicação
Habilite o PBM no checkbox.
A partir da versão 3.27.0.0, o campo Modo de comunicação do E-Pharma a ser utilizado deverá ser selecionado conforme as regras a seguir:
Comunicação Via Web Service
Caso a loja (farmácia) já possua uma configuração de comunicação "via webservice", a partir da versão 3.27.0.0, não será permitida a troca de comunicação "via autorizador instalado no terminal".
Caso seja realizado um novo cadastro de loja (farmácia) sem nenhum dos tipos configurado, será disponibilizado somente o modo de comunicação "via webservice", exibindo uma mensagem explicativa ao usuário que o modo via autorizador não está mais permitido.
Figura 18 - Comunicação via Webservice
Comunicação Via Autorizador Instalado no Terminal
Caso a loja (farmácia) já possua uma configuração de comunicação "via autorizador instalado no terminal", a partir da versão 3.27.0.0, será possível editar os campos e realizar a troca do modo de comunicação.
Para realizar edições, é necessário possuir a Permissão Supervisor habilitada. Para habilitar basta seguir no menu Cadastros > Usuários > Usuários > Permissões Supervisor > PERMITIR ALTERAR MODO DE INTEGRAÇÃO E-PHARMA"
Figura 19 - Comunicação Via Autorizador Instalado no Terminal
A partir da versão 3.27.0.0 não serão permitidos novos cadastros de loja (farmácia) com modo de comunicação "via autorizador instalado no terminal".
Configurações de PBM, Cartões e Convênios
Acesse o menu Configurações > Configurações PBMs, cartões e convênios > E-Pharma, na seção E-Pharma informe o diretório de envio e de resposta nos respectivos campos.
O campo Tempo (seg.) virá como padrão 15s, mas pode ser editado conforme necessidade.
Figura 20 - Configurações PBM, Cartões e Convênios
Após a configuração clique no botão .
Observações importantes:
O terminal e-Pharma é intransferível. Todo terminal é agregado a um CNPJ, não pode ser cadastrado em mais de uma máquina e a máquina não pode ter mais de 13 caracteres no nome;
A mensagem de aplicativo desatualizado pode ser apresentada quando o terminal estiver duplicado.
Se o terminal for cadastrado na loja errada gerará reposição para o local errado, causando assim prejuízo à loja.
Se for instalado em mais de uma máquina, apresentará o alerta de Terminal Duplicado, conforme Figura 15 abaixo, em que "(00.000.000/0000-00)" representa o CNPJ do cliente.
Se a máquina tiver mais de 13 caracteres no nome, apresentará em todas as inicializações o alerta de Terminal Duplicado.
O alerta de Terminal Duplicado impossibilita a loja de realizar vendas, gerando assim transtornos para a mesma e para o cliente.
Em caso de Terminal Duplicado deve ser informado sempre o CNPJ e o número do terminal ao atendente do e-Pharma para a liberação. O contato para liberação deve ser feito pelo número (11) 4002- 1600 custo de uma ligação local.
Figura 19 - Erro: Terminal Duplicado
Procedimentos na Tela de Vendas
Na tela de Vendas defina o Usuário, Empresa 0 e Cliente 0 (a vista) e inclua os produtos.
Figura 20 - Tela de Vendas - E-Pharma
Finalize a venda pressionando a tecla Esc, selecione a opção e em seguida a opção .
Figura 21 - Digitação de Dados E-Pharma
Convênio: Defina o convênio que o cliente faz parte;
Data da receita: Informe a data da receita que o cliente está efetuando a compra;
Tipo de prescritor: Defina qual tipo de médico CRM, CRMV ou CRO;
CRM: Defina o CRM do médico;
UF do Profissional: Defina o UF do médico;
Cartão e-Pharma: Informe número do cartão do cliente.
Em seguida, depois de ter informado os dados e clicado no botão será exibida a tela de captura de receita.
Figura 22 - Captura de Receita
Após selecionar a receita clique no botão e será exibida a tela com os descontos autorizados para o produto.
Figura 23 - Descontos E-Pharma
Verifique o campo Total a Vista, esse valor é composto pelo Total Líquido - (menos) o Subsídio.
Ao clicar no botão será retornado para a tela de vendas para encerrar a venda, com a marcação do produto como PBM: e-Pharma.
Figura 24 - Tela de Vendas - PBM E-Pharma
A partir dessa etapa, o fechamento da venda permanece como de costume.
Cancelamento
Ao acessar o menu Operacional > Consultas e Cancelamentos, ou pelo botão na barra de menu rápido.
Deve-se informar uma operação, no campo "Selecionar a Operação", pois a partir de agora, as consultas serão separadas por operação e de acordo com a que for escolhida as colunas da grade superior serão modificadas para trazer somente as informações necessárias e correspondentes ao registro.
Informe o período de consulta (se for por data/hora), caso contrário, informe o COO/Num.Lanc. e clique no botão ou pela tecla de atalho F3.
A operação de cancelamento permanecerá da mesma maneira, tanto para cancelamento total como parcial.
A opção é outra novidade que possibilitará o cancelamento de vendas PBM que não foram concluídas por algum motivo.
Ao acessar essa opção serão exibidas mais três opções:
CANCELAR NA ADMINISTRADORA (CTRL + A):
Esta opção possibilitará que a venda seja cancelada diretamente na operadora correspondente ao PBM.
Se ao tentar efetuar o cancelamento da venda na operadora, não for possível obter retorno da mesma será exibida uma mensagem ao usuário informando que a venda poderá ser cancelada no PBM posteriormente.
Figura 25 - Cancelamento na Administradora sem Sucesso
Se clicar em , a venda será marcada como cancelada apenas no sistema, ficando pendente para cancelamento na operadora em outro momento.
Desta maneira o registro será exibido da seguinte forma.
Figura 26 - Cancelamento de PBM Pendente
Quando desejar cancelar novamente o registro na administradora, utilize a opção correspondente.
CANCELAR MANUALMENTE (CTRL + M):
A opção Cancelar Manualmente (Ctrl + M) poderá ser utilizada quando por algum motivo o usuário cancelar a venda na própria administradora (site do PBM) e então, apenas quiser marcar no sistema a venda correspondente como Cancelada, não sendo necessário utilizar a opção de cancelamento na administradora, pois, lá consta que a venda já foi cancelada.
FILTRAR PENDENTES (CTRL + P):
Caso queira filtrar apenas os registros pendentes para cancelamento de todos os PBM's, utilize a opção Filtrar Pendentes (Ctrl + P) e serão listados apenas os registros nessa condição.