Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Nesta seção é configurada as regras para a Importação de XML. No caso, dizemos ao sistema como será o de/para entre o que o fornecedor enviou em sua nota, e como será a entrada desta nota no SetaERP.

Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso > encontre o módulo Configurações de regras por Ncm e deixe selecionado a caixa de seleção Acessar, Modificar, Excluir.

Acessar: Acesso a tela de regras fiscais através do menu configurações ou pelo atalho CTRL+N
Modificar: Permite criar uma regra fiscal de entrada ou saída e alterar um registro existente.
Excluir: Permite ativar ou desativar uma regra fiscal.

Funcionalidade

F4-Nova Entrada

Acesse o Módulo Retaguarda, menu configurações, regras fiscais

Com a nova tela aberta, clique no menu lateral F4-Nova Entrada.

Na seção Principal estão os parâmetros para a aplicação da Regra que será construída. Com base no que for construído nesta seção, o SetaERP irá executar os cálculos e aplicar as diversas regras fiscais que a legislação exige. 

Na primeira opção é a Operação. Ao clicar na lupa irá mostrar todas os tipos de entrada cadastradas no sistema, por exemplo, Compra de mercadorias(código 10), Compras(código 11), Aquisição de energia elétrica (código 90) e outros. Por exemplo, você pode criar uma regra de Compra de Mercadoria(código 10). Então toda vez que o cliente realizar um lançamento de nota de compra no sistema via XML e for usado esse código, o sistema irá realizar a parametrização corretos dos CFOP.

Na segunda opção é o CFOP XML. É um campo que pode ser informado o CFOP que vem no XML do fornecedor. Por exemplo, ele irá vender uma mercadoria para você com CFOP 5102. Então você pode criar uma regra de entrada informando esse CFOP.

Na terceira opção é o CFOP Entrada. É um campo que pode ser informado o CFOP que ficará no cadastro do produto no momento que for dado entrada no sistema. Por exemplo, você informou no CFOP XML, 5102, e com base na orientação da sua contabilidade, toda vez que o fornecedor vender com esse cfop, o seta precisa dar entrada com 1102. Então você informa este código no campo CFOP Entrada.

Na quarta opção é o Tipo Mercadoria. Se esses produtos que você comprou do fornecedor é para Revenda, então você pode marcar a primeira opção da listagem: 00- Mercadoria para Revenda. Lembrando que há outras opções nessa listagem como: 01- Matéria-Prima, 02- Embalagem, 03- Produto em Processo, 04- Produto Acabado, 05- Subproduto, 06-Produto Intermediário, 07- Material de Uso e Consumo, 08-Ativo Imobilizado, 09- Serviços, 10- Outros Insumos, 99 - Outras.

E por fim temos o caixa de seleção 'Utiliza Crédito de ICMS'. Caso haja o destaque de ICMS na nota do Fornecedor, informa ao sistema se este ICMS poderá ou não ser creditado. Por exemplo: em uma venda de produtos de Uso e Consumo (material de escritório, hipoteticamente), o fornecedor irá pagar o ICMS normalmente, contudo a loja não pode se aproveitar deste crédito.

Depois de informar todos os campos conforme orientação da sua contabilidade clique em Salvar.

Exemplo prático:

Nesta configuração, temos a seguinte leitura: Quando o Fornecedor enviar um Produto de Uso e Consumo (Cadastro de Produtos > Tipo de Mercadoria) para a loja, a nota do Fornecedor irá conter o CFOP XML 5102 (Venda de Mercadorias) e a loja irá escriturar com o CFOP Entrada 1556 (Compra de Material de Uso e Consumo) sem direito ao crédito de ICMS (Utiliza Crédito de ICMS).



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