Cliente pagou a fatura, mas não consta em sistema. Como prosseguir?

1. Analise o comprovante de pagamento

Antes de tudo, devemos solicitar o comprovante de pagamento ao cliente e comparar com a fatura no CRM. Para isso:


  • Identifique a data do pagamento realizado
  • Identifique o CNPJ para qual foi favorecido esse pagamento
  • Identifique o valor pago


Exemplo:


2. Faça a validação junto ao CRM

Com as informações do comprovante de pagamento, siga os próximos passos a seguir:


  • Acesse o CRM (https://www2.linx.com.br/Intranet/Home.aspx)
  • Vá em 'Painel de Clientes' > 'Painel Financeiro (Faturas/NF-e)'
  • Informe o CNPJ do cliente
  • Na aba 'Financeiro', verifique a fatura em questão e faça uma comparação junto ao comprovante de pagamento enviado pelo cliente.



IMPORTANTE: Identifique principalmente a data em que o pagamento da fatura foi realizado, pois em alguns casos o cliente pode ter efetuado o pagamento de alguma outra fatura e se confundir.


3. Identificando um problema...

Caso se trate de um erro de conciliação bancária, será necessário abrir um Caso e solicitar uma análise de comprovante de pagamento junto o time de CONTAS A RECEBER. Siga o modelo abaixo:


  • Assunto: Análise de Comprovante - CNPJ 000.000/0009-00 (informar o CNPJ da loja)
  • Descrição:
    • Resumo da situação
    • E-mail da pessoa que solicitou a contestação
    • Nome
    • CNPJ da loja 
    • Comprovante(s) de pagamento anexados
  • Incluir a Unidade de Negócio FOOD - ADMINISTRATIVO FINANCEIRO como proprietária do caso.
  • Prioridade - Baixa


É a sua primeira vez? Em caso de dúvidas, acione o time de ADM/FIN via Teams para acompanhá-lo no processo.