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RESUMO DE ROTINA DE ATIVAÇÃO

As definições abaixo, consistem em proporcionar um treinamento descentralizado as lojas, ou seja, que mais funcionários da loja estejam cientes dos processos do sistema.
De forma objetiva, segue abaixo uma sugestão dos processos/públicos (Usuários) a serem treinados pra cada rotina do sistema.



Processo

Ficha de Atendimento, Pedido de Vendas, Avaliação de Veículos Usados e Registro de Compra

Publico Alvo

Vendedores e pessoa responsável pela administração

Processo

Contas a Pagar e Contas a Receber

Publico Alvo

Pessoa responsável pela Administração e Gerente da Loja


Processo

Gerenciamentos iCarros e Cross Sell

Publico Alvo

Gerente e Pessoa responsável 


Processo

Parametrização e Emissão de NF-e

Publico Alvo

Gerente e Pessoa responsável pelo administrativo

Este processo deverá ser executado antes do deslocamento até a loja, para que ao chegar para o processo de Ativação, os dados de clientes e veículos, já estejam disponíveis, evitando assim, perca de tempo e dificuldades nestas rotinas.

Para a execução destes processos, deverá ter em mãos o usuário de acesso ao Linx Auto e sua senha, bem como o usuário de acesso ao iCarros e sua respectiva senha.

  • Acesse o menu: "Veículos" → "Controle de Estoque":

  • Selecione a opção "Importar Veículos"

Será solicitado o login no iCarros onde deverá usar o mesmo usuário e senha que o cliente utiliza para acessar o portal.

Após a importação todos os veículos que estiverem no iCarros estarão disponíveis para comercialização.

Observação: Após a importação se quiser colocar o veiculo para o estoque Real, deverá clicar sobre o ícone "Carro":

Após esta rotina o veículo estará disponível para envio da NF-e a Sefaz e impressão do Danfe da NF de compra. Para isto, siga as instruções abaixo.

  • Acesse o modulo "Configurações" →  "Importações"


Neste procedimento, faremos a importação dos veículos da loja que não foram publicados no iCarros, além dos clientes. Todo este processo será executado mediante o preenchimento e importação da planilha montada com base no exemplo da tela de cliente:

E veículo:



Importante

A partir deste passo os procedimentos deverão ser executados na loja


Processo

Parametrização e Emissão de NF-e

Publico Alvo

Gerente e Pessoa responsável pelo administrativo

Observação

Antes de iniciar o treinamento, tome tempo para conversar com as pessoas que serão treinadas a fim de identificar as necessidades delas, e com isto fazer o direcionamento do treinamento visando atender a estas necessidades!

Pergunte: Quais são os principais processos na loja após a compra de um veículo?

Após a venda de um veiculo hoje na loja (Sem o sistema) quais os procedimentos operacionais executados? 

O que a loja faz para ter as informações seguras, por exemplo backup, copias das planilhas, etc?

Estas perguntas são apenas exemplos do que se pode avaliar antes de iniciar o treinamento, pois desta forma poderá informar ao cliente, como o sistema será de ajuda nestas rotinas após a sua ativação/Treinamento. 


  • Acesse "Configurações" → "Configurações".

Nesta etapa todos os parâmetros do sistema deverão ser definidos com base nas necessidades de uso da loja.
No entanto, o fundamental para podermos prosseguir com o uso do sistema é a criação dos usuários de venda, conforme print´s abaixo:

  • Clique no botão "+" e será apresentada a tela:


Todos os dados da tela deverão ser preenchidos em especial o "Perfil de Acesso", que possibilitará os processamentos de vendas que trataremos a seguir.
Ainda na tela de configurações, deverão ser copiadas as cláusulas de compra, venda e consignação da loja. Além de definir quais as formas de pagamentos que serão aceitas.
Obs: As formas de pagamento deverá definir OBRIGATORIAMENTE a "Forma de Pagamento NF-e", para que não ocorra erros no caso de envio de NF-e.



Processo

Ficha de Atendimento, Pedido de Vendas, Avaliação de Veículos Usados e Registro de Compra

Publico Alvo

Vendedores e pessoa responsável pela administração


  • No modulo "Veículos" acesse "Registro de Compra"


Nesta etapa será possível tanto complementar as informações importadas (clicando diretamente na "Lupa", em pesquisar), ou mesmo inserindo novo registro ao clicar no botão "+" conforme ilustrado com as setas como opções. Lembrando que a opção é de uma por vez, ou seja, ou insiro um registro novo, ou pesquiso um existente.

Obs: As opções de Geração da Nota ira fazer o tratamento fiscal, ou seja, emissão de Nota Fiscal, ou recebimento de uma nota fiscal emitida por um terceiro. A escolha de como fazer é do lojista 


Após a execução do registro de compra, o sistema ira possibilitar a publicação do anuncio do veículo em questão nos portais: iCarros, Webmotors, Meucarronovo, Olx e Mercado livre. Para tal, será necessário o cliente ter contratado o Integrador do iCarros com estas integrações.


O Processo de publicação do anuncio é executado da seguinte forma

  • Acesse "Integrações Itaú" → "iCarros" → "Gerenciamento de Anúncios"


Para que tudo funcione corretamente, a loja deverá informar usuário e senha do iCarros ao acessar a tela fazendo o login.

  • Clique em "Vendas" → Pedidos de Vendas"


Nesta etapa todos os procedimentos de vendas do Linx Auto serão executados. Sendo possível o faturamento "Emissão de NF", segundo a necessidade da loja.
Seguindo o mesmo padrão do registro de compra, todos os dados deverão ser preenchidos para a realização do registro de compra. Caso algum campo obrigatório não seja preenchido, o sistema irá alertar o usuário de faze-lo.

Após o Pedido de Venda realizado, é possível fazer indicações de venda dos produtos Itaú por meio do botão "Indique seguros e Consorcio Itaú"

Que carregará a tela:

Onde o sistema irá trazer todas as informações preenchidas no pedido de venda, faltando apenas complementar se o cliente já tem seguro e qual a data de nascimento do dele.
Após isto clique em "ENVIAR".
Neste momento o Itaú irá fazer o contato com o cliente explicando todos os detalhes de cada produto indicado.
Caso o Itaú faça a venda a loja será remunerada.
As indicações e os valores a serem recebidos poderão ser verificados por meio do menu:

  • "Integrações Itaú" → "Painel de Controle",


Nesta tela será possível o acompanhamento de todas as indicações bem como o entendimento do meio de pagamento do Itaú a loja por suas indicações concretizadas, pelo botão "Passo a Passo de Remuneração".


Processo

Parametrização e Emissão de NF-e

Publico Alvo

Gerente e Pessoa responsável pelo administrativo
  • Acesse "Financeiro" → "Dashboard Contas à Pagar"

 
De imediato o sistema possibilitará a visualização dos documentos com suas respectivas situações no mês.
Também nesta etapa será possível visualizar e fazer pagamentos de todos os títulos da loja, além de permitir pela aba calendário a visualização dos títulos a pagar em meses anteriores e posteriores por dia.


Além disto, nesta mesma tela será possível incluir novos títulos

Obs: Sempre lembre que pra incluir um título é necessário clicar no botão "+". 

Conclusão:

Esta documentação visa auxiliar na rotina de Ativação das lojas, os demais processos deverão ser considerados em uma outra ocasião para que não fiquem muitas informações a serem processadas pelo lojista.


No entanto, nada impede que a franquia modifique esta sequência, em conformidade com o perfil do Lojista/Usuário que está recebendo o treinamento.


A separação por publico alvo, visa orientar aqueles que deverão participar do treinamento, para que as operações e conhecimento do sistema fiquem centralizados em uma única pessoa.

Ao final da Ativação deverá preencher o Check List clicando aqui

  • Sem rótulos