Acessar a tela de Cadastro de Nota Fiscal de Saída no módulo Linx Administrativo/Módulos/Nota Fiscal/Manutenção


Logo quando entramos na tela, existe no canto superior direito, uma barra de tarefas, no qual é possível utilizar as principais ferramentas: Ajuda Linx Share, Limpar, Pesquisar, Mensagens e Abrir Menu Lateral.

Para registrar uma nova Nota Fiscal de Saída é necessário clicar em Novo Registro , em seguida sera possível efetuar a Nota Fiscal de Saída, conforme tela abaixo:



Na aba cabeçalho é necessário preencher os dados referentes a finalidade da nota fiscal de devolução. No campo Código da Finalidade da Operação, clique na lupa do campo e na lupa do modal que será aberto e selecione o registro que possui o Código da Finalidade da Operação igual a 2.400.520 conforme listado abaixo, feito isso clique em Ok.


Caso o código 2.400.520 não seja exibido, será necessário entrar em contato com a equipe de Manutenção do Linx Auto para cadastro da finalidade.


Feito isso, sera necessário marcar o campo Finalidade de Emissão conforme tela abaixo:


Após selecionar a finalidade os campos deverão ficar preenchidos da seguinte forma:

Lembre-se de marcar o campo Finalidade de Emissão como Devolução.



No titulo DADOS DO EMISSOR / DESTINATÁRIO será necessário preencher os dados do emissor da Nota Fiscal e do destinatário, para isso, basta clicar na lupa em Código do Emissor para que os campos sejam preenchidos automaticamente e na lupa no campo Código do Destinatário para que seja selecionado o destinatário da Nota Fiscal, conforme telas abaixo:

Quando for escolher o Código do Destinatário, sera necessário clicar na lupa e escolher o destinatário.

Lembrando que o destinatário da nota fiscal é o mesmo cliente que foi atribuído ao registro de compra no qual queremos devolver.

Sendo assim, os campos ficaram preenchidos conforme tela abaixo:


Após selecionar o Destinatário, será marcado automaticamente o campo Indica Consumo Final, desmarque-o.

Para desmarcar o campo, basta clicar em cima da check box .



No titulo DADOS DA NOTA FISCAL, sera necessário informar a série que será utilizada na geração da nota fiscal de devolução e o Código da Condição de Pagamento, conforme tela abaixo:


Após preencher os dados do CABEÇALHO, clique na aba NOTAS FISCAIS RELACIONADAS, Nessa aba, serão informados os dados da nota fiscal de consignação gerada no registro de compra. Clique no botão  para adicionar um novo registro.

Os dados necessários para o preenchimento do registro estão no registro de compra, em NOTA FISCAL como no exemplo abaixo:

No campo Chave de Acesso NF, insira a Chave de Acesso que foi gerada na nota fiscal de consignação, conforme tela abaixo:

Em Código Modelo Fiscal, insira 55 e aperte a tleca TAB, feito isso, o Modelo Fiscal será preenchido automaticamente, conforme tela abaixo:

Em CNPJ Emitente NF, insira o CNPJ do emissor da nota fiscal, ou seja, da loja que está emitindo, conforme tela abaixo:

Feito isso, preencha os campos Nº Nota Fiscal, Série e Emissão de acordo com os dados da nota gerada no Registro de Compra.


Realizado o cadastro da nota fiscal relacionada, clique na aba ITENS, em sequencia clico no botão , conforme tela abaixo:


Feito isso, ira abrir uma tela, com vários campos, onde permite buscar pela nota de consignação, seja ela gerada pelo nosso sistema ou gerado por sistema de terceiros, ambas criadas pelo Registro de Compra, conforme tela abaixo:

Em sequencia o sistema ira trazer os dados da nota fiscal e sera necessário clicar em , conforme tela abaixo:


Apos clicar em OK, sera exibido a mensagem abaixo, clique em SIM, para importar a Quantidade dos Itens da nota fiscal, conforme tela abaixo:

Feito isso, observe que na aba ITENS será criado um novo registro contendo informações como Código do Item Fiscal, Item Fiscal, Código NCM e NCM.

  •  Nenhum desses campos devem ser alterados tão menos excluídos;
  • Os campos Código NCM e NCM são referentes a classificação fiscal do item. Ao informar o Código do Item Fiscal, deve-se conferir se os campos citados acima foram preenchidos automaticamente (Código NCM e NCM), caso os mesmos não sejam preenchidos, deve-se entrar em contato com a equipe de Manutenção do Linx Auto para que seja feito o cadastro da classificação do item. Caso esses campos não sejam informados, não será possível autorizar a nota fiscal de devolução para a Sefaz;
  • As informações relacionadas ao NCM devem ser exatamente as mesmas informada no Registro de Compra.

Em seguida, sera necessario informar os campos Valor Unitario do Item, Valor total Original, Valor Total Bruno e Total do Item, conforme tela abaixo:

Todos os campos de valores correspondem ao Valor de Compra do veículo informado no Registro de Compra.



Ao informar o primeiro campo Valor Unitário do Item e apertar na tecla TAB os campos Valor Total Original e Valor Total Bruto serão preenchidos.

Apos realizar o preenchimento dos três itens mostrado na imagem acima, sera necessário preencher o Total do Item, conforme tela abaixo:



Feito isso, sera necessário clicar no botão , em seguida no campo Quantidade, sera necessário informar o numero 1 e clique no botão Confirmar, conforme tela abaixo:



Realizado os passos acima, basta Salvar a nota fiscal de saída no botão superior direito e aparecerá uma mensagem perguntando se deseja gerar a nota e autorizá-la automaticamente ou não, marque a opção desejada e aguarde até que a nota seja gerada/salva, conforme telas abaixo:


Sera possível perceber que o processo finalizou quando a aba de cabeçalho citada no inicio do documento ficar com o botão de editar disponível, conforme tela abaixo:


  • Sem rótulos