Caso necessário, é possível cancelar o último cupom fiscal emitido. No cancelamento da venda, os dados da comissão não serão gerados na retaguarda.
Após a conclusão da venda, existem duas opções para cancelamento:
Cancelar a venda
Neste caso, o cancelamento apenas pode ser feito caso tenha sido a última venda. Será impresso um Cupom Fiscal de cancelamento.
Efetuar uma devolução da mercadoria
Caso o cliente tenha saído da loja e retornado para fazer a devolução e nesse intervalo tenham sido realizadas novas vendas, deve ser efetuada uma devolução, com a emissão da nota fiscal. Veja detalhes no tópico Devolução.
O cancelamento do último cupom fiscal é feito na tela inicial de venda, por meio do botão Tickets. Além do cancelamento, esse botão permite as seguintes operações:
- Consulta de Tickets (Cupons Fiscais) emitidos na loja.
- Alteração do vendedor para visualização dos cupons emitidos.
- Visualização de todos os terminais da loja.
Procedimentos
1. Na tela de vendas, clique no botão Tickets.
2. Será apresentada a tela para consulta pelo número do ticket.
3. Selecione o período para seleção dos tickets e clique no botão OK.
Será apresentada a última venda concluída.
4. Clique no botão Cancelar.
O sistema apresenta uma janela solicitando confirmação do cancelamento. São apresentadas as informações do ticket, cupom fiscal e valor da venda.
5. Para cancelar, clique no botão Sim.
O sistema apresenta nova janela solicitando determinar o motivo do cancelamento.
6. Selecione e clique em OK.
Será solicitada a senha do Gerente.
7. Informe e confirme para autorizar o cancelamento do útimo ticket da venda.
O sistema retorna para a tela de venda.