Melhorias no processo de utilização e envio do AutoService.
PRODUTO | BRAVOS |
---|---|
MENU | Incluso no Manual |
DATA |
|
AUTOR | Distribuição Linx DMS |
ÁREA | P&D DMS Porto Alegre |
Serão realizadas melhorias no processo de utilização e envio do AutoService.
Todos os clientes que utilizam o módulo de oficina do Bravos.
A partir dessa versão, a Volkswagen irá definir quais os serviços que faram parte do programa de revisão padrão, então será realizado o cadastro de mão de obra que serão o padrão da Volkswagen.
Os Tipos de Serviços GR e CR ficarão restritos para as solicitações padrões de revisão Volkswagen, exemplo: Primeira Revisão, Segunda Revisão, Terceira Revisão, etc. Ao utilizar a solicitação com a descrição outros, só serão permitidos os tipos de serviços, como GR e CR, se a Ordem de Serviço já possuir uma solicitação de Revisão Padrão VW. Se a ordem de Serviço não possuir a solicitação padrão, não será mais permitido incluir os tipos de serviços como GR e CR. Esse controle está em complacência com a Volkswagen, pois visa a melhor identificação pelo AutoService.
Para esse procedimento será necessário instalar a versão do Linx DMS (web) atualizada e utilizar no mínimo a versão 5.03 do Bravos.
Cadastro de Mão de Obra
Criado o parâmetro "COS Revisão" no cadastro de Mão de Obra, a sigla COS significa Código Operacional de Serviços, esse campo será utilizado para referenciar a mão de obra padrão do processo de revisão Volkswagen.
Acesse o LinxDMS e encontre o menu: LinxDMS / Oficina / Cadastro / Mão de Obra.
Existe uma relação de mão de obra que são fixas para revisões, essas já estarão marcadas automaticamente e não será possível realizar desmarcar o novo parâmetro. A mão de obra que não possuir o cadastro padrão da Volkswagen, o usuário poderá realizar a manutenção deste novo parâmetro.
Ordem de Serviço
Será utilizado o processo de revisão de veículos, neste processo vamos evidenciar novo bloqueio realizado e a utilização das revisões.
Acesse o menu: Oficina / Atendimento Oficina.
Ao iniciar o atendimento ao cliente será apresentada a tela de inclusão de solicitação.
- Inclua o cliente e clique em Atendimento.
Nessa tela é o momento de incluir a solicitação, a VW enviou uma nova regra.
- Solicitação VW: Ao realizar um agendamento e ou atendimento e ou alteração, o usuário que colocar em Descrição da Solicitação "Outros", não selecionando as solicitações padrões de revisão, deverá ser bloqueado caso escolha os tipos de serviços "GR" e ou "CR", devendo ser informado através de mensagem em tela que "Para tipos de serviços de revisão (GR e CR), não deve ser selecionado a opção Outros. Nestes casos deve ser selecionado uma das opções de revisões (primeira revisão, segunda revisão etc.)". Para os demais tipos de revisão mantém a forma praticada hoje no DMS pelo DN.
- Na tela de solicitação vamos selecionar a opção OUTROS da lista de solicitações e clicar no botão incluir.
- Após isso, será habilitada a descrição padrão, utilizada para outros tipos de solicitação.
- Inclua a descrição e o tipo de Serviço como CR e clique na opção incluir solicitação.
Verifique que a agora não será possível incluir a opção CR ou GR como descrição normalmente, esse tipo de serviço só poderá ser escolhido via solicitação padrão da Volkswagen para Revisão.
Realizar o mesmo processo utilizando a opção GR, ela deverá ser bloqueada, se não for selecionada a solicitação padrão da Volkswagen.
Agora será demonstrado o processo utilizando a solicitação padrão de Revisão da Volkswagen.
- Selecione o a opção Terceira Revisão da lista de solicitações padrão da Volkswagen e clique na opção incluir solicitação.
- Verifique que a descrição foi incluída, a Terceira Revisão e Componentes da Revisão, as duas solicitações são incluídas automaticamente. Inclua um serviço na Primeira da Solicitação e outro serviço na segunda solicitação.
- Inclua outro serviço na Segunda Solicitação.
- Agora vamos concluir a O.S, devemos encerrar o serviço e faturar a O.S.
Check-In de Oficina - Mobile
Acesse o "Check-In de Oficina" no mobile e incie o atendimento passante ou cliente já agendado.
Defina e salver o cliente selecionado para o atendimento.
Após definir o cliente e os itens da aba "Checklist", acesse a aba "Solicitações".
Nessa tela é o momento de incluir a solicitação, a VW enviou uma nova regra.
- Solicitação VW: Ao realizar um agendamento e ou atendimento e ou alteração, o usuário que colocar em Descrição da Solicitação "Outros", não selecionando as solicitações padrões de revisão, deverá ser bloqueado caso escolha os tipos de serviços "GR" e ou "CR", devendo ser informado através de mensagem em tela que "Para tipos de serviços de revisão (GR e CR), não deve ser selecionado a opção Outros. Nestes casos deve ser selecionado uma das opções de revisões (primeira revisão, segunda revisão etc.)." Para os demais tipos de revisão mantém a forma praticada hoje no DMS pelo DN.
Na tela de solicitação, vamos selecionar a opção "OUTROS" da lista de solicitações e clicar no botão incluir.
Após isso, será habilitada a descrição padrão, utilizada para outros tipos de solicitação.
Inclua a descrição e o tipo de serviço como "CR" e clique na opção "Salvar" incluir solicitação.
Verifique que a agora não será possível incluir a opção CR ou GR como descrição normalmente, esse tipo de serviço só poderá ser escolhido via solicitação padrão da Volkswagen para Revisão.
Realizar o mesmo processo utilizando a opção GR, ela deverá ser bloqueada, se não for selecionada a solicitação padrão da Volkswagen.
Agora será demonstrado o processo utilizando a solicitação padrão de Revisão da Volkswagen.
Selecione o a opção Terceira Revisão da lista de solicitações padrão da Volkswagen e clique na opção incluir solicitação.
Verifique que a descrição foi incluída, a Terceira Revisão e Componentes da Revisão, as duas solicitações são incluídas automaticamente. Inclua um serviço na Primeira da Solicitação e outro serviço na segunda solicitação, seguindo o mesmo padrão mencionado acima.
Fábrica Volkswagen
Será utilizado o processo de envio do AutoService para Volkswagen.
Será necessário acessar o menu "Fábrica VW -> Processos > Rede – Fábrica > Montagem Arquivo Transmissão".
Marque a opção AutoService e selecione a data de emissão da NF, clique em Procurar.
Verifique que a O.S está disponível para exportação, selecione a O.S e clique em Exportar.
Após a geração do arquivo, devemos abrir o arquivo gerado, nesse processo devemos verificar se a descrição do Serviço está com a informação da Solicitação.
Exemplo: O Atendimento possui duas linhas de descrição, sendo a primeira "Terceira Revisão" e a segunda "Componentes da Revisão" e o código de mão de obra aplicado esteja na segunda linha "Componentes da Revisão", ao enviar o AutoService, deve ser informado o código da mão de obra aplicado com a descrição Terceira Revisão, respeitando sempre a descrição da solicitação padrão da Volkswagen informado na tabela do PPSo. Em resumo: havendo 10 solicitações e for identificado um serviço (COS) como "COS DE REVISÃO" em qualquer uma das 10 solicitações, o que tem que ir para o AutoService é a descrição da solicitação padrão da Volkswagen.
Arquivo:
Nesse arquivo verificamos que mesmo que a mão de obra esteja adicionada na Solicitação Componentes, ela deverá ser adicionada no arquivo com a descrição da Revisão adicionada e não como componente. A alteração foi incluída nos registros CK6031 e CK7004.
Conteúdo do pacote
# | Nome do arquivo | Comentário |
---|---|---|
1 | Bravos.exe | Geração da Ordem de Serviço. |
2 | FluxoOficina.exe | Geração da Ordem de Serviço. |
3 | LinxDMS | Acessar o cadastro de mão de Obra. |
4 | Script0503 | Criando o Campo COS de Revisão e a Lista de mão de Obra Padrão de COS de Revisão. |
5 | Melhoria AutoService Volkswagen.pdf | Este documento. |
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.