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Sumário

1 Introdução

O Smart POS possibilita realizar a venda de combustíveis e produtos disponíveis nas lojas de conveniência através do aplicativo. O processo de venda se dá desde a escolha dos produtos ou abastecimentos, até a finalização através das opções de pagamento dinheiro, cartões de crédito e débito além de voucher. Possibilita ainda a impressão de documento fiscal nos modelos 59 - Cupom Fiscal Eletrônico e 65 - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. 

2 Requisitos

Para que a Integração do sistema Linx Postos AutoSystem com o Smart POS funcione corretamente, será necessário possuir:

  • Equipamentos Ingenico APOS A8 para Linx Pay e GetnetGertec GPOS 700 para REDE.
  • DTEF instalado e configurado;
  • Módulo Smart POS  liberado na intranet para uso da integração. 
  • NFC-e ou CF-e habilitados no cliente.

3 Configurações no Linx Postos AutoSystem

Para realizar a integração entre o Linx Postos AutoSystem e o Smart POS, será necessário realizar algumas configurações. Para isso, acesse ao menu Configurações > Parâmetros > Caixas ponto de venda > guia POS > subguia SmartPOS TEF e marque a caixa de seleção Habilitar conta caixa para integração com Smart POS TEF.




Na guia Opções será possível habilitar os seguintes recursos para o funcionamento do sistema:

  • Habilitar abertura automática de turno: possibilita a abertura automática de turno no Smart POS;
  • Habilitar fechamento automático de turno: possibilita o fechamento automático de turno no Smart POS;
  • Habilitar solicitação de usuário e senha: condiciona o acesso ao Smart POS através da informação de usuário e senha utilizados no PDV;
  • Habilitar lançamento de produtos: possibilita inserir produtos ao carrinho;
  • Habilitar lançamento de abastecimentos: possibilita inserir abastecimentos ao carrinho;

Ainda nesta tela é possível habilitar as formas de pagamento que serão aceitas pelo Smart POS, basta selecionar as opções apresentadas.

Através do menu Configurações> Módulos > TEF > Integração POS > SmartPOS TEF é possível configurar o tipo de conexão (local ou em nuvem). Nessa mesma tela é possível cadastrar as máquinas habilitadas para a integração com o Smart POS.



Esta tela apresenta os seguintes campos:

Painel Opções:

  • Servidor: informar se o servidor utilizado será local ou remoto;
  • Habilitar o início automático do serviço de integração: selecionar essa opção em caso de necessidade do início automático da integração;
  • Estação: ao habilitar o campo informado acima, será necessário informar as estações correspondentes.

No painel Relação de Dispositivos será possível adicionar, editar e excluir os dispositivos Smart POS relacionados às contas PDV em uso, assim como a (s) porta (s) utilizada (s) para o produto.

Inseridas as informações, clique em Salvar para fechar a tela.


Também é necessário criar um serviço que fará a comunicação entre o AutoSystem e o Smart POS. Este serviço deve ser criado a partir de um atalho do módulo Caixa (paf.exe). Para isso, clicar com o botão direito no executável e selecionar a opção Criar Atalho



No atalho criado, clicar com o botão direito e selecionar a opção Propriedades.



Na tela apresentada, na guia Atalho, campo Destino, informar o parâmetro --smartpostef, como mostra a imagem abaixo:



Para concluir clicar em OK.


Funcionalidades

Ao acessar o aplicativo, caso na retaguarda tenha sido configurada a necessidade de informar o usuário e senha para acesso ao Smart POS, insira os dados e pressione o botão Entrar para realizar o login.

O usuário e senha utilizados para login no Smart POS são os mesmos utilizados para acesso ao PDV.



Na tela inicial serão apresentadas as opções de Iniciar Atendimento, Consulta e Crédito além do Menu Operações. Todas as opções serão descritas a seguir.



5 Iniciar Atendimento

A opção Atendimento apresenta duas guias: Abastecimentos e Produtos.

Em Abastecimento é possível consultar os bicos e os combustíveis relacionados além dos abastecimentos realizados no bico.



Ao selecionar um bico, serão apresentados todos os abastecimentos realizados pelo mesmo.



Esta tela apresenta as informações de número do bico selecionado, tipo de combustível, os abastecimentos realizados e as informações relacionadas ao mesmo como: litragem, tipo de combustível abastecido, valor total do abastecimento e data e hora em que foi realizado.

Já na guia Produtos é possível inserir no carrinho de compras um produto disponível para a venda. Para isso, basta selecionar um produto da lista.Nessa opção, serão apresentadas as descrições dos produtos, os preços unitários e através do botão  é possível realizar a inclusão dos produtos nos pedidos. A lista será apresentada em ordem alfabética e será carregada com todos os produtos disponíveis para a venda conforme o usuário for explorando a lista, utilizando a barra de rolagem. 



Na parte inferior da tela, será apresentado o valor total e a quantidade de itens inseridos no pedido.



Ainda nessa mesma tela, é possível realizar a consulta de um produto e inseri-lo à venda por meio do código de barras. Basta pressionar o botão  localizado no canto superior direito e posicionar o código de barras próximo à câmera. Dessa forma. serão apresentadas as informações completas do produto pesquisado.

No campo Buscar Produto será possível realizar a consulta de um item específico, basta digitar o produto a ser pesquisado. Conforme o produto for digitado, será apresentada a lista de produtos relacionados com a busca.



Após selecionar os abastecimentos e/ou produtos, será apresentada a tela para conferência dos itens. 

O botão Limpar localizado no canto superior direito permite excluir os itens do carrinho. Ao pressionar o botão, todos os itens do carrinho serão excluídos.


 Caso seja necessário alterar as quantidades inseridas no carrinho, basta utilizar o botão . Se nesse momento ainda for necessário acrescentar mais algum item, basta clicar no botão  que a lista de produtos será novamente apresentada. 



Pressione o botão Efetuar Pagamento. Caso tenha sido configurado no AutoSystem a obrigatoriedade em informar o operador, será apresentada a seguinte tela para seleção.


Essa configuração é realizada no cadastro do produto acessado no módulo Gerencial, menu Cadastros > Produtos > guia Opções, conforme abaixo:



Dando sequência à operação, será apresentada uma tela com as opções de pagamento disponíveis.



Esta tela apresenta as seguintes informações:

  • Valor total a pagar: valor dos produtos/abastecimentos inseridos no carrinho de compras e conferido anteriormente;

  • Identificar Cliente: caso o cliente não tenha sido identificado até esse momento, o Smart POS possibilita que através do campo Identificar Cliente, seja consultada uma lista com clientes cadastrados previamente na retaguarda para identificação do cliente em atendimento. A busca pode ser efetuada por meio de CPF, placa do veículo ou nome. Ao clicar para pesquisar o cliente, a seguinte tela com as informações será apresentada:



Formas de pagamento disponibilizadas pelo Smart POS:

  • Dinheiro: permite o recebimento dos pagamentos através de dinheiro diretamente ao operador responsável pelo atendimento;
  • Crédito: possibilita pagamentos com cartão de crédito;
  • Débitopossibilita pagamentos com cartão de débito;
  • Faturado: possibilita realizar pagamentos "a faturar". Ao selecionar essa opção, a identificação do cliente é obrigatória;
  • Voucher: possibilita pagamentos com cartões-benefícios. 

Selecione a forma de pagamento desejada e pressione o botão Efetuar PagamentoNesse exemplo, será selecionada a opção Crédito, porém as transações Crédito, Débito e Voucher seguirão os mesmos procedimentos.

Caso seja identificado que o cliente possua regra de preço, a qual é cadastrada na retaguarda do AutoSystem (módulo Gerencial), será a presentada uma tela conforme exemplo abaixo:



Ao Confirmar, será dado sequência na transação. 




Após selecionada a modalidade da venda, será apresentada a tela para inserção do cartão do cliente e digitação da senha pelo mesmo. Digitadas as informações, a venda será concluída. Caso o cliente tenha sido identificado, seus dados serão apresentados nesta tela juntamente com a confirmação do pagamento.



Nesta tela será possível imprimir novamente o comprovante da venda e iniciar um novo atendimento.

5.1 Vendas com dinheiro

Ao selecionar a forma de pagamento dinheiro, será apresentado o valor total a pagar, o campo Valor Pago será habilitado permitindo que o operador informe o valor pago pelo cliente, e em casos do valor pago ser superior ao valor a pagar, o aplicativo informará o valor de Troco que o operador deverá entregar ao cliente.



Finalizados os procedimentos, basta pressionar o botão Confirmar.


Nos casos onde o pagamento tenha sido realizado em dinheiro com troco, será exibido no Danfe conforme exemplo abaixo:



5.2 Vendas com cartão

As operações de pagamento com cartões de crédito, débito e voucher seguirão processos semelhantes e serão demonstradas a seguir.

Ao selecionar uma dessas opções, o Smart POS iniciará o processamento do pagamento. Será apresentando em tela o valor a ser pago e logo abaixo, a modalidade de pagamento.



Ao inserir ou passar o cartão, o operador será direcionado para a seguinte tela onde poderá selecionar o tipo de pagamento (à vista, financiamento loja ou administrativo). Esta opção é válida apenas para pagamentos com cartões de crédito.



Selecionado o tipo de pagamento, será apresentada a tela onde o cliente poderá digitar a senha do cartão. Após a transação ter sido concluída, a venda estará paga e o cartão deverá ser retirado do equipamento.



Além do comprovante de pagamento emitido para o estabelecimento, será possível também imprimir a via do cliente.



Basta selecionar Sim e a via do cliente será emitida. A venda será finalizada. Ao clicar em Imprimir Comprovante, o Danfe será emitido.




5.3 Vendas a faturar

Caso a opção de pagamento selecionada seja Faturado, selecione a opção na tela de pagamento do Smart POS.

Para ter acesso a essa forma de pagamento, o cliente precisa ter sido cadastrado na retaguarda e possuir a configuração de notas a prazo no cadastro.



A opção de pagamento será apresentada em tela e será necessário, no campo Identificar Cliente, realizar a busca do cliente cadastrado na retaguarda para o qual a nota deverá ser emitida.



Ao final da operação será apresentada uma tela para que o cliente insira sua assinatura digitalmente.

 


Para concluir clicar em Confirmar.


O layout de impressão é configurado pela área de serviços no momento da implantação. Esta configuração é realizada no AutoSystem, no motivo de movimentação Notas a Prazo (Módulo Gerencial, menu Cadastros > Motivos de Movimentação > guia ECF/TEF) conforme exemplo abaixo:




5.4 Múltiplas formas de pagamento

O Smart POS possibilita realizar os pagamentos através de múltiplas formas de pagamento. Caso o cliente desejar realizar o pagamento com mais de uma opção, os seguintes procedimentos devem ser seguidos.

Após confirmar os produtos/abastecimentos a serem adquiridos, na tela de pagamento, pressione a opção de primeira forma de pagamento desejada.


O botão  será habilitado para inserção dos valores. Informe o valor a pagar desejado para aquele tipo de pagamento e pressione o botão Adicionar.



Logo após será apresentada a tela para confirmação da operação. Pressione o botão Continuar para prosseguir com o pagamento. Serão apresentados para conferência a forma de pagamento selecionada e o valor total a ser pago.



Caso a opção escolhida seja cartão de crédito, débito ou voucher, os procedimentos serão semelhantes.



Após confirmado o pagamento na primeira forma escolhida, será preciso indicar como o restante do pedido será pago.

A tela com as opções de pagamento disponíveis será apresentada novamente e será preciso indicar uma segunda forma de pagamento. O Smart POS indicará em seguida o valor total restante para pagamento.



Nesse exemplo foram simuladas duas formas de pagamento (crédito e dinheiro). O pagamento em dinheiro ocorrerá ao operador responsável pelo atendimento que indicará o valor pago e o próprio sistema indicará o valor de troco (caso houver).



Para finalizar a operação com múltiplas formas de pagamento, pressione o botão Confirmar e a seguinte tela será apresentada:



Nesta tela será possível imprimir novamente o comprovante da venda e iniciar um novo atendimento.

5.5 Consulta

Ao acessar a opção Consulta serão disponibilizadas as guias Vendas e Produtos.

Em vendas, é possível visualizar as vendas realizadas e sua identificação, os produtos vendidos, além da data e valor total.



Já na guia Produtos, será possível consultar os produtos disponíveis para a venda. Através dessa opção, é possível inciar um atendimento e inserir produtos no pedido. São apresentadas as descrições, os preços unitários, unidade de medida. Basta clicar no produto desejado para que o mesmo seja incluído no pedido.

A lista será apresentada em ordem alfabética e será carregada com todos os produtos disponíveis para a venda conforme o usuário for explorando a lista utilizando a barra de rolagem. 

Caso queira realizar a consulta de um produto específico, basta no campo Buscar Produto digitar o produto desejado.



Ao selecionar um produto da lista, a seguinte tela será apresentada:



Será possível alterar as quantidades e inseri-los ao carrinho.

Ainda nessa mesma tela, é possível realizar a consulta de um produto por meio do código de barras. Basta pressionar o botão  localizado no canto superior direito da tela e posicionar o código de barras próximo à câmera. Dessa forma. serão apresentadas as informações completas do produto pesquisado.


Também é possível efetuar o cancelamento da venda, caso esta esteja dentro do prazo (até 30 minutos após a realização da venda). Para isso, acessar a guia Vendas e selecionar a venda que deseja cancelar.


Em seguida clicar no botão Cancelar Venda. Será apresentada uma tela para informar Usuário e Senha, e o Motivo do cancelamento.


Após o preenchimento dos campos, clicar e Confirmar.


5.6 Crédito

Ao acessar a opção Consulta de Crédito será possível consultar se o cliente possui alguma restrição relacionada ao crédito. É possível utilizar os dados de CPF, CNPJ, placa do veículo ou código do cliente para realizar a pesquisa e relacionar às formas de pagamento disponíveis.



Ao selecionar a opção Formas de Pagamento será possível consultar a forma de pagamento para o cliente, conforme imagem abaixo:



Indicadas as informações solicitadas, basta pressionar o botão Consultar para concluir a operação e os resultados da consulta serão apresentados em tela.

6 Menu Operações - Sangria

A opção Sangria possibilita realizar a sangria de dinheiro diretamente no aplicativo Smart POS. Para isso, no campo Valor à retirar informe o valor desejado para realizar a sangria. O campo Observação poderá ser utilizado caso seja preciso registrar o motivo da sangria ou qualquer outra informação importante. Realizado o procedimento, pressione o botão Confirmar e o comprovante da sangria será impresso.



7 Menu Operações - Suprimento

Para efetuar suprimento de caixa, bastará clicar na opção Suprimento

Em Valor à suprir será possível informar o valor desejado para o suprimento de caixa. No campo Observação permitirá informar uma observação para ser registrada sobre o motivo do suprimento ou qualquer outra observação desejada.

Para concluir selecionar Confirmar e o comprovante do procedimento será impresso.



8 Menu Operações - Abastecimentos

Através da opção Abastecimento será possível consultar a lista dos últimos abastecimentos realizados pelo estabelecimento.



Esta tela apresentará as informações referentes ao bico em que o abastecimento foi realizado, a litragem abastecida, o tipo de combustível, data e hora do abastecimento e o valor total.

9 Menu Operações - Configurações

Ao acessar a opção Configurações serão apresentadas as informações para autenticação das transações. Essas informações são fornecidas pelo DTEF.



Ao Ativar a conexão local, outros campos serão habilitados.


Esta tela é apresentada ao implantar a integração. As informações contidas nos dois primeiros campos são retornadas pelo DTEF, sendo necessário preencher o CNPJ do estabelecimento, o IP e a Porta de acesso à conexão local. Em seguida Confirmar.


10 Menu Operações - Ajuda

Ao acessar a opção Central de Ajuda será apresentado o número de contato para dúvidas e resolução de problemas além da disponibilização do Termo de Uso e Política de Privacidade do aplicativo e o botão que apresenta o sistema e a empresa desenvolvedora.




  • Sem rótulos