Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 4 Próxima »



Através desta rotina será possível realizar a venda de um produto ou serviço de ensino.

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Ambiente

O acesso à rotina Venda de Produtos e Serviços pode ser realizado através do ambiente Unidade. 

Permissão de Usuário

  • Para consultar a rotina Venda de Produtos e Serviços é necessário que o usuário esteja logado com o perfil de Administrativo, Consultor de Vendas, Gerente Financeiro e OP.
  • Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Vender esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário. 
  • Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Alterar data de venda esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário. 


Suporte Técnico

Somente o perfil de Administrador possui acesso a rotina de usuários.

Executando a Rotina

Para visualizá-la acesse Menu Alunos > Alunos > Realizar a pesquisa > Acessar o cadastro do aluno através do link na coluna Aluno > Aba Vender. O usuário será redirecionado para a rotina de vendas de um novo produto ou serviço e deverá preencher algumas informações.


Dados

  • Iniciar a venda a partir de:
    • Proposta: é possível selecionar uma de proposta para dar início a venda;



Dados de venda


Vendas

  • Data da venda: deve ser informada a data em que será realizada a venda do produto ou serviço;
  • Venda realizada por: deve ser selecionado o atendente responsável;
  • Convênio: deve ser selecionado o convênio utilizado na venda;


Informações da venda


Lista de Itens

Neste grupo é possível indicar o tipo da venda marcando Serviço ou Produto.

  • Serviço;
    • Curso - Estágio: deve ser selecionado qual o curso ou estágio será vendido. Ao marcar a opção serviço será exibido o campo Modalidade para preencher;
    • Modalidade: deve ser selecionada o modalidade do serviço;



Lista dos itens vendidos

  • Produto;
    • Tipo de produto: deve ser selecionado o tipo de produto que será vendido;
    • Produto: deve ser selecionado o produto específico que será vendido;


Lista de itens vendidos


Após selecionar o serviço ou produto, basta inseri-lo na lista de itens. Caso necessário excluir algum item da lista, basta utilizar o botão Limpar Lista


Cursos mais vendidos

Neste grupo serão listados os cursos mais vendidos pela empresa.



Grupo de cursos mais vendidos

Itens Selecionados

Neste grupo serão listados todos os serviços e produtos que foram selecionados para venda.

  • Desconto: é possível aplicar desconto no serviço ou produto vendido clicando no ícone . Se a opção Desconto válido somente se pagamento efetuado até a data do vencimento estiver marcada, o desconto será aplicado somente se o pagamento for efetuado até a data de vencimento. Para excluir um desconto basta selecioná-lo e clicar no ícone .


Desconto


Ao selecionar o desconto personalizado, uma nova janela será exibida para que o desconto seja configurado.

  • Tipo de desconto: deve ser selecionado o tipo de desconto que será concedido;
  • Tipo do Valor: deve ser indicado se o desconto será concedido em porcentagem ou em um valor fixo;
  • Valor: deve ser inserida a porcentagem ou o valor do desconto;



Informações de desconto da venda


Após personalizar o desconto, basta clicar em Gravar, ou em Cancelar para desfazer operação.

  • Entrada: é possível inserir um valor de entrada;
  • Dt Entrada: é possível selecionar a data de entrada do valor da venda do serviço ou produto;
  • Parcelas: é possível inserir o número de parcelas da venda;
  • Dia Vcto: é possível selecionar a data de vencimento da mensalidade que será fixa todo mês;
  • Dt 1° Vcto: é possível selecionar a data do primeiro vencimento diferente do restante das parcelas;



Itens selecionados para venda


Alocação

Neste grupo serão apresentadas as informações da turma que o aluno será alocado.

  • Início de vigência: deve ser inserida a data de início do curso ou aula vendido;
  • Período letivo: conforme a turma for selecionada, o ano e semestre serão definidos automaticamente pelo cadastro já realizado anteriormente;
  • Turma: deve ser selecionada uma turma para o aluno. As turmas disponíveis estarão previamente cadastradas.



Informações sobre as aulas do curso vendido


Patrocinador

Neste grupo será possível selecionar o patrocinador do cliente que comprou o serviço. Os patrocinadores serão pré-cadastrados e exibidos no campo para a seleção.



Seleção de patrocinador


Após todas as informações inseridas corretamente, basta clicar em Prosseguir, para preenchimento dos dados de pagamento.


Dados

Serão exibidos os dados cadastrados do aluno que utilizará o curso comprado.


Dados do aluno


Pagamento do Aluno

Serão exibidas as informações de pagamento do aluno.

  • Vencimento: é exibida a data de vencimento das mensalidades do curso ou aulas;
  • Valor: é exibido o valor do curso ou aula vendido;
  • Unidade: é exibido a unidade em que foi vendido o serviço;
  • Total: é exibido o valor total do curso ou aulas;

Informações de pagamento do aluno


Pagamento de Serviços

Neste grupo será possível selecionar a forma de pagamento desejada.


Informação do plano de pagamento


Documentos a Gerar

Neste grupo é possível gerar o carnê de pagamento e a guia de matrícula do curso escolhido.


Seleção de documentos a gerar


Observações

Neste campo poderão ser inseridas observações sobre a venda.


Inserir observações


Após as informações de pagamento serem preenchidas é possível Gerar Orçamento ou Concluir Venda para finalizar o processo.

  • Sem rótulos