Sumário


 Introdução

O módulo de Auto Atendimento agilizará o processo de vendas dentro do estabelecimento permitindo aos clientes que registrem a comanda ou os produtos e efetuem o pagamento da compra por conta própria.
Para utilizar o módulo de Auto Atendimento será necessário configurar as Permissões de Acesso conforme necessidade de cada estabelecimento, configurar o caixa PDV e cadastrar a Identificação do usuário nas configurações do sistema.
O estabelecimento necessitará de Leitor de código de barras, um Pinpad e uma máquina de TEF, todos instalados e devidamente configurados. Também será necessário alterar a resolução do monitor para 1024 x 768 nos casos em que o monitor for wide screen.


 1 Configurações

Os requisitos mencionados acima serão configurados no módulo Gerencial. Estas configurações serão necessárias para o correto funcionamento do módulo de Auto Atendimento. Segue abaixo o detalhamento destas configurações.


1.1 Permissões de Acesso

As permissões de acesso poderão ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas do estabelecimento e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário, acessar Configurações> Usuários> Grupos de Usuários> aba Configurações, conforme imagem a seguir:


 


Segue abaixo uma lista das permissões que poderão ser configuradas de acordo com a necessidade do estabelecimento em questão:


  • Cadastros;
  • Caixa;
  • Configurações> Configuração de grupos de usuários;
  • Configurações> Configuração de usuários;
  • Configurações> Configuração de senha de usuários.


1.2 Configuração de Caixa

Para que o módulo de Auto Atendimento seja habilitado no módulo Caixa de uma estação, será necessário configurar a aba de auto atendimento no módulo Gerencial.
Para configurar o caixa, acessar Gerencial> Configurações> Parâmetros> Caixas Ponto de Venda, conforme imagem a seguir:


 


Esta tela possui os botões:

  • Editar: permitirá editar o caixa selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir as configurações da conta caixa selecionada;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.

Na guia Filtro, o campo Empresa permitirá filtrar todos os caixas cadastrados, exibindo na tela apenas os caixas da empresa selecionada.
O usuário terá a opção de criar uma conta de caixa nova para utilizar como ponto de Auto Atendimento, ou poderá selecionar uma das contas caixas já existentes e modificá-la.
Para criar um caixa novo, acessar Gerencial> Cadastros> Plano de contas, conforme imagem a seguir:


 


Para informações referentes à criação de um caixa ponto de venda, acessar o manual Caixa – Visão Geral, capítulo Incluir Ponto de Venda (PDV) e Vincular Conta e Empresa e para informações referentes à criação de contas em geral, acessar o manual Cadastros – Geral, capítulo Plano de contas.
Para tornar um caixa já existente em um ponto de Auto Atendimento, basta selecionar o caixa desejado na tela de Configuração de Caixa citada no início deste capítulo e clicar no botão Editar, conforme imagem a seguir:

 


Na aba Auto Atendimento habilitar o caixa em questão para torná-lo de auto atendimento.
Para isto, basta marcar a opção Habilitar PDV para Autoatendimento (Self-Service) e configurar os campos a seguir:

  • Responsável: selecionar o VIP que ficará responsável por realizar quaisquer ações necessárias durante as transações de auto atendimento, cancelamentos ou liberações por exemplo;
  • Arquivo de configuração: será exibido o diretório onde os arquivos de configuração desta aba serão salvos;
  • Templates (Layouts): será exibido o diretório onde as imagens de tela desta aba serão salvas.

Na guia Opções, marcar as opções de acordo com a necessidade do estabelecimento:

  • Habilitar uso do mouse no módulo Autoatendimento: marcar esta opção para que o mouse possa ser utilizado no auto atendimento. Comumente utilizada quando o terminal não possui touch screen;
  • Permitir o lançamento de produtos: marcar esta opção para que o próprio cliente tenha permissão de lançar os produtos desejados através do auto atendimento.

Após configurar o PDV conforme necessário, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.


1.3 Configuração de Usuário

O módulo de Auto Atendimento deverá ter um VIP que permaneça responsável por gerenciá-lo.
Para cadastrar ou editar este usuário, acessar Gerencial> Configurações> Usuários> Usuários, conforme imagem a seguir:


 


Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá cadastrar um novo usuário;
  • Editar: permitirá editar as configurações do usuário selecionado;
  • Excluir: permitirá excluir o usuário selecionado;
  • Localizar: permitirá buscar um usuário previamente cadastrado;
  • Senha: permitirá modificar a senha do usuário selecionado;
  • Fechar: permitirá fechar a tela atual.

Ao clicar no botão Novo para criar um usuário ou no botão Editar para editar um usuário já cadastrado, será possível configurar os dados de acesso dos usuários conforme imagem a seguir:


                                                                                      


Nesta tela, na guia Parâmetros informar os campos:

  • Login: cadastrar um nome de login para o usuário;
  • Identificação: cadastrar uma senha de acesso ao módulo de Auto Atendimento ou até mesmo um código de barras para o usuário em questão;
  • Pessoa: selecionar o VIP que está sendo configurado;
  • Empresa: selecionar a empresa onde o módulo de Auto Atendimento será instalado;
  • Caixa: selecionar qual das contas caixas foi modificada para tornar-se de Auto Atendimento;
  • Usuário Desde: será preenchido automaticamente com a data do primeiro cadastro;
  • Dias para expirar a senha: informar por quantos dias a senha cadastrada será válida, de acordo com a necessidade do estabelecimento.

Marcar a opção Obrigar troca de senha no próximo login caso queira obrigar o usuário a trocar sua senha.
Após configurar os campos, clicar em Confirmar para registrar as informações.


2 Funcionalidades

Após as configurações terem sido realizadas, o módulo Caixa será convertido em um módulo de Auto Atendimento, permitindo ao cliente registrar sua comanda eletrônica e lançar os produtos consumidos no estabelecimento por conta própria.
A seguir será descrito passo a passo como um cliente poderá utilizar o módulo de auto atendimento para efetuar uma transação.


2.1 Terminal de Auto Atendimento

Para efetuar um pagamento no módulo Caixa de Auto Atendimento, basta abrir o Caixa PDV configurado anteriormente como auto atendimento e a tela a seguir será exibida:



Conforme mencionado na imagem acima, para iniciar a operação o cliente terá que tocar na tela para continuar. A tela a seguir será exibida:



Neste momento, o cliente poderá validar um produto que deseja adquirir ou a comanda eletrônica que possui os produtos consumidos dentro do estabelecimento. Para isto, basta passar o código de barras do produto ou a comanda no leitor e aguardar o reconhecimento.
Em seguida será apresentada a seguinte tela:



Na imagem acima um produto foi registrado utilizando a leitora de código de barras, caso o cliente queira registrar outro produto, basta tocar na tela no botão VOLTAR e passar os outros produtos.
Não será possível cancelar um produto que já foi registrado por uma leitora de código de barras. Caso o cliente passe um produto duplicado ou desista da compra, este deverá cancelar toda a compra através do botão CANCELAR e recomeçar a transação.
Caso tudo esteja correto, pressionar o botão AVANÇAR e a tela a seguir será exibida:



Nesta tela, o cliente poderá informar o seu CPF ou CNPJ, sendo que esta tela é opcional e válida apenas para a nota fiscal paulista. Pressionar o botão AVANÇAR para continuar. A tela a seguir será exibida:



Selecionar a forma de pagamento desejada e pressionar o botão AVANÇAR. A tela a seguir será exibida no monitor:



Ao visualizar a tela do Pinpad, o cliente poderá perceber que este também estará solicitando o cartão, conforme imagem a seguir:



Neste momento, o cliente deverá inserir ou passar o cartão no Pinpad conforme solicitado nas imagens acima e a tela a seguir será exibida no monitor:



No Pinpad o cliente poderá verificar o valor total da compra e este também estará solicitando a senha, conforme imagem a seguir:



Neste momento, o cliente deverá digitar a senha do seu cartão de crédito/débito utilizando o teclado do Pinpad e pressionar a tecla Entra. Caso a senha esteja correta, a tela a seguir será exibida:


No visor do Pinpad, após a transação ser concluída as seguintes imagens poderão ser visualizadas:



O cliente deverá retirar seu cartão do Pinpad e aguardar a impressão do cupom fiscal, conforme imagens a seguir:




Após a impressão do cupom fiscal, a transação será concluída com sucesso e o caixa de auto atendimento será liberado para a próxima transação, conforme imagem a seguir:




2.2 Funções Administrativas

O sistema proporcionará ao usuário um menu de Funções Administrativas do terminal de auto atendimento. Para acessá-lo, o usuário deverá digitar sua senha de identificação no teclado da estação e pressionar a tecla Enter.
A tela de funções permitirá que o usuário cancele vendas já concluídas, consulte produtos cadastrados no sistema, imprima relatórios, dentre outros.
Após inserir a senha, a tela a seguir será exibida:



Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

  • Conta: exibirá a conta caixa cadastrada para este terminal;
  • Data: exibirá a data atual;
  • Turno: exibirá o turno do usuário atual;
  • Estação: exibirá o nome da estação.

Esta tela possui os botões:

  • Cancelar Última Venda: permitirá cancelar a última venda concluída no terminal de auto atendimento;
  • Fechamento do Caixa: permitirá efetuar o fechamento do caixa, possibilitando ao usuário trocar de turno;
  • Identificação Terminal: permitirá imprimir um relatório contendo informações completas do terminal de auto atendimento;
  • Terminal Operante/Inoperante: permitirá tornar o caixa operante/inoperante conforme a necessidade do estabelecimento;
  • Transações Realizadas: permitirá imprimir um relatório com todas as transações realizadas no terminal de auto atendimento;
  • Consulta produtos: permitirá consultar os produtos já cadastrados;
  • Comprovantes Emitidos: permitirá imprimir a 2ª via dos comprovantes que já foram gerados;
  • Fechar Terminal: permitirá fechar a tela de auto atendimento;
  • Leitura X: permitirá imprimir a leitura X da impressora fiscal do terminal de auto atendimento;
  • Redução Z: permitirá imprimir a redução Z da impressora fiscal do terminal de auto atendimento, geralmente travando a ECF e o terminal de auto atendimento.


2.2.1 Cancelamento da Transação

A última venda realizada no módulo de Auto Atendimento poderá ser cancelada através do botão Cancelar Última Venda, conforme imagem a seguir:



Para continuar com o cancelamento, clicar no botão Sim e as telas a seguir serão exibidas:




A tela de Cancelamento exibirá os dados da última transação efetuada no módulo de auto atendimento.
Na tela Dtef informar a data de transação de origem e clicar no botão Confirmar – F5. A tela a seguir será exibida:



Nesta tela, informar o Número do Documento contido na tela de Cancelamento mencionada anteriormente e clicar no botão Confirmar – F5. A tela a seguir será exibida:



Nesta tela, informar o valor da transação em reais e clicar novamente no botão Confirmar – F5. A tela a seguir será exibida no monitor do terminal:



Ao visualizar a tela do Pinpad, o usuário poderá perceber que este também estará solicitando o cartão, conforme imagem a seguir:



Após inserir ou passar o cartão, no visor do Pinpad será solicitado que o usuário selecione qual forma de pagamento foi utilizada, conforme imagem a seguir:



Conforme o usuário seleciona a forma de pagamento no Pinpad, esta será exibida na tela conforme imagem a seguir:



Após selecionar a opção desejada, pressionar a tecla Entra do Pinpad e a imagem a seguir será exibida:



O usuário deverá validar se as informações acima conferem com as informações corretas, em caso positivo, clicar no botão OK para confirmar.
No monitor de auto atendimento uma solicitação para que o cartão seja retirado será exibida, conforme imagem a seguir:



Assim como no visor do Pinpad, conforme imagem a seguir:



O sistema emitirá o cupom fiscal do cancelamento no TEF, conforme imagens a seguir:




Caso o cancelamento seja efetuado sem erros, a seguinte mensagem será exibida:



Para concluir o procedimento, clicar no botão OK.