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Pré-Venda - FAT108


      Através deste programa é possível emitir um pré-faturamento, que posteriormente será enviado para o programa Caixa On-line para a concretização da venda. É utilizado em empresas que tem vários terminais de venda e um ou mais caixas, desta forma os vendedores emitem o pré-faturamento e o cliente se desloca até o caixa para o pagamento da venda.


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Faturamento > Pré-venda

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2 - Consultas de produtos e clientes

F3 - Lançar uma nova Pré-venda

F4 - Finalizar e imprimir a Pré-venda

F5 - Acessa tela de Encomendas

F6 - Consultar produtos por Substâncias, Farmacológico e Terapêutico

F7 - Vias Adicionais

1F8 - Editar Pré-venda

F10 - Selecionar pessoas autorizadas

F11 - Atalho para Calculadora do Windows

F12 - Consulta somente produtos com estoque positivo

 

ALT + N - Acesso ao Consulta rápida de notas

ALT + M - Acesso ao Compras por Cliente

ALT + G - Acesso ao Controle de Tel entregas

ALT + C - Acesso ao Cadastro de Clientes

ALT + T - Acesso ao Movimento de Clientes

ALT + P - Acesso ao Cadastro de Produtos

ALT + F - Para fechar a tela de Pré-Venda

 

CTRL + E  - Para chamar o número de autorização de venda E-Pharma

2 CTRL + I  - Informa Filial Centralizadora Tele Entrega

CTRL + G  - Para abrir a gaveta de dinheiro anexada a impressora fiscal.

CTRL + F - Para chamar o número de autorização de venda do FuncionalCard.

3 CTRL + P - Informa posologia

4 CTRL + O - Opções de integração

 

1 F8 - Edição de pré-venda: usado para farmácias que utilizam a forma de trabalho "Desconto por Item". Essa tecla permite ao usuário, ao final da venda/pré-venda/orçamento, alterar a condição de pagamento e ajustar as informações de acordo com a nova condição.

2 CTRL +  I - Filial Centralizadora Tele-entrega: esse atalho permite selecionar a Filial Centralizadora de Tele-Entrega, porém o mesmo somente estará disponível quando no programa "Parâmetros" na aba Tele Entrega estiver parametrizado "Tele Entrega centralizada em qual Filial?", e no programa "Pré-venda" estiver marcada a opção Tele Entrega.

Importante! Quando a farmácia estiver configurada para trabalhar com "Tele Entregas Centralizadas", na tela de vendas quando o usuário pressionar o atalho "Ctrl+I" será disponibilizado e considerado o estoque da FILIAL CENTRALIZADORA e não da filial logada.

3 CTRL +  P - Posologia: abrirá a tela para informar os dados referente a receita disponibilizada pelo profissional de saúde, como por exemplo: nome do cliente, telefone, posologia, CRM do médico e número da receita da venda. Em caso de medicamentos controlados pela ANVISA/VISA o número da receita é obrigatório e no caso do usuário não informar o número da receita, o sistema numerará automaticamente a receita entendendo que seja uma receita "branca" que necessite dessa numeração. Também será solicitada nessa tela caso a farmácia utilize, se a venda deve ser enviada via arquivo texto para a PrevSaúde, Vida Link ou ambas as empresas.

4 CTRL + O - Opções de integração: Esta opção é utilizada para editar uma pré-venda já iniciada, acessar a administradora de um cartão/convênio, iniciar uma venda PBM, entre outros. Observamos que, quando a descrição do PBM começar com "Iniciar", significa que a comunicação com o PBM ocorrerá apenas ao final do processo de venda. Para os os demais, a comunicação com o PBM iniciará após selecioná-lo.

Informações Solicitadas

  • Código de Barras: Informe o código de barras dos produtos ou pressione F2 - Consulta de Produtos. Ao localizar o produto desejado, pressione ENTER para finalizar o registro do orçamento.
  • Descrição do Produto: A descrição do produto é preenchida automaticamente de acordo com as informações que estão em seu cadastro.
  • Quantidade: Informe a quantidade do produto solicitado no orçamento. Este campo fica desabilitado quando estiver desmarcada a opção "Pedir quantidade na venda" nos Parâmetros do sistema.
  • % Desc.: Neste campo deve ser informado o percentual de desconto que será aplicado no produto. Quando já houver um desconto configurado, o mesmo será carregado neste campo. Colocando o cursor do mouse sobre o ícone presente ao lado do campo, aparecerá a origem do desconto do item.
  • Unitário: Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema com o valor unitário do produto. Quando, nas parametrizações da empresa, o parâmetro "Pedir Desconto por Item" estiver marcado, o ícone presente ao lado do campo permanecerá na cor verde, sinalizando que é possível alterar o valor unitário do item e, se para o tipo de produto do item o parâmetro "Alterar preço na venda?" estiver desmarcado, a diferença entre o preço de venda do produto e o novo valor inserido, será calculada e inserida como desconto para o item.
  • Matrícula:F2 - Consulta de Clientes. Informe a matrícula do cliente no convênio onde a pré-venda será realizada. Em caso de tele entregas pode ser informado o telefone se o mesmo já estiver cadastrado no sistema.
    • Fidelizar Cliente BIG Convênios: Ao pressionar sobre o botão , abrirá a guia Empresas e Conveniados do programa "Big Convênios" para fidelizar o cliente.

Observação: Quando houver mais de um cliente com a mesma matrícula, abrirá a tela  F2 - Consulta de Clientes para selecionar o cliente correto.

  • Convênio: Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema com as informações do convênio a que pertence o cliente.
  • Vendedor:F2 - Consulta Vendedor. Informe o código do vendedor que está realizando o orçamento.
  • Forma de Pagamento:F2 - Consulta Forma de Pagamento. Informe o código da forma de pagamento que será feito o registro do orçamento.
  • Tele Entrega: Marque este campo caso a venda seja tele entregas. Desta forma o sistema solicitará as informações referentes ao endereço do cliente e troco e fará a impressão do endereço de entrega dos produtos. 

Observações: Será considerado o parâmetro "Isentar Taxa de Tele-Entrega" do convênio localizado no menu Cadastros > Convênio, na guia Parâmetros e sub-guia Vendas, ao qual o cliente esta vinculado. Dessa forma, na janela de "Informações Sobre Tele-Entrega", ao realizar a "pré-venda"  para o convênio com isenção da taxa de tele-entrega logado na filial 1 e alterar para a filial 2,  será recalculado a taxa de tele-entrega com o valor que estiver configurado nela. Ou seja, ao alterar alguma informação, por exemplo bairro ou a filial de entrega, onde a taxa de tele-entrega é recalculada, o sistema verificará se o convênio está configurado para isentar a taxa de tele-entrega. Se voltar para a filial 1, será recalculada a taxa de tele entrega conforme configuração da filial.

  • Cartão pré-venda: Quando a farmácia utiliza cartão de pré-venda, ou seja, efetua a pré-venda e entrega ao cliente para apresentação no caixa, é solicitado o campo para que seja informado o número do cartão ao finalizar a pré-venda. Para que este campo seja exigido é necessário marcar a opção "Cartão pré-venda", nos Parâmetros.
    • Código do Cartão: No uso de cartão de código de barras no pré-venda, o sistema solicita o número do cartão, que pode ser digitado ou leitura óptica.
  • Fita Detalhe: conforme o usuário for informando os produtos, os mesmos serão apresentados no campo ao lado direito com todos os produtos digitados com a sua quantidade e valor, inclusive o total da nota. Caso o produto tenha uma mensagem cadastrada, essa aparece na venda para o vendedor.
    • Observação: Ao lado de cada item inserido na fita detalhe, será exibido um indicador em formato de ( i )  . Quando clicado com o mouse sobre esse indicador, será exibido uma mensagem informando qual o tipo de desconto aplicado para esse(s) produto(s) sem a necessidade de editar a venda.
  • Total Bruto: Neste campo o sistema informa o total bruto da compra do cliente, ou seja, o valor total do orçamento sem os descontos dos produtos.
  • Promoção média: O sistema informa o valor dos descontos dos produtos que estão em promoção.
  • % Desconto: Informe o percentual de desconto negociado com o cliente. Este percentual somente será sob os produtos que não estão na promoção e que estejam liberados no cadastro Tipo de Produto para dar desconto.
  • Total Compra: Este campo mostra o valor final do orçamento do cliente e pode ser utilizado para efetuar arredondamento na venda. Se o vendedor optar por digitar o valor cobrado do cliente, o sistema calculará automaticamente o valor do desconto e o percentual correspondente a este desconto. Porém, este arredondamento segue algumas regras:
    • Se o valor informado pelo vendedor exceder o valor total da nota, o sistema mantém o valor original.
    • Se o valor informado for menor que o permitido nos parâmetros do sistema, é solicitada uma senha de liberação para desconto acima do permitido.
    • Se o sistema estiver configurado nos Parâmetros para arredondar somente os centavos, somente isto será permitido, uma vez que esses centavos arredondados não ultrapassem o máximo de desconto permitido para a condição de pagamento em que foi feita a venda.
    • Porém, permite o arredondamento da última casa dos centavos sem informar senha e sem respeitar o teto máximo de descontos da condição de pagamento.
    • Com isso, pretende-se reduzir as divergências de valores no caixa diário, vinculadas aos centavos de arredondamento em cada venda, além de facilitar e agilizar o fechamento do caixa ao final do período.
      • Exemplo: Valor da venda = R$ 18,45– Neste caso o usuário poderá arredondar até 98,40 sem informar senha de liberação. Importante: Alguns Estados da Federação não permitem o arredondamento do valor da venda.
  • Dólar/Peso/Guarani/Euro: Estes campos são exibidos somente quando o cliente configurar a cotação das moedas de câmbio nos parâmetros do sistema. Neste caso o sistema exibe o valor total da compra do cliente já convertido para estas moedas, que são as mais utilizadas nas cidades de fronteira e no Paraguai.

Importante! Todo o orçamento feito fica gravado no sistema, e pelo programa de caixa on-line (opção F9) poderá ser visualizado e faturado. Na finalização do orçamento, o sistema valida se os produtos ainda têm estoque, pois no lançamento do mesmo, esta validação não é realizada.

Observações:

      • É possível efetuar pré-vendas para o PBM Farmácia Popular. Para isso, é necessário configurar o terminal com o arquivo fpopular.ini e ter os arquivos necessários para o funcionamento (autorizador.wsdl, softPBM_fpopular.dll) além de ter instalado os certificados no Internet Explorer.
      • Quando for venda E-Pharma ou outro PBM's o sistema trará todos os produtos na fita detalhe e manter o mesmo desconto que o PBM's enviou no arquivo.
      • Em caso de bloqueio do produto na venda, isso está configurado no cadastro de clientes ou convênios. Favor contatar o administrador para que proceda com a informação ou ajuste a configuração para continuar a venda.
      • Quando estiver configurado para "Imprimir automático ao finalizar pré-venda" (Parâmetros > Tele Entrega), imprimirá o controle de expedição ao finalizar a pré-venda.
        • A impressão não ocorrerá quando a trabalhar com Tele Entrega Centralizada e a farmácia não for a centralizadora.

Psicotrópicos

      Nas vendas de produtos controlados pelo SNGPC o sistema solicitará ao vendedor algumas informações exigidas e transmitidas a ANVISA, que são:

  • Produto: esse campo é preenchido automaticamente com o produto vinculado a venda.
  • CR e Médico: Informar o CR/UF do profissional que prescreveu a receita.
    • Devido ao fato de que o arquivo de exportação da ANVISA não suporta CRN - Conselho Regional de Nutrição, ao tentar informar um Nutricionistas na dispensação de produtos controlados pela vigilância sanitária, o sistema não permitirá a conclusão apresentando mensagem informativa.
  • Uso prolongado: somente estará disponível quando o produto selecionado estiver substância principal que gere informações ao SNGPC ou for antimicrobiana, se for SIM a validade máxima será de 90 (noventa) dias contados a partir da data atual.
  • Solicitar Receita: essa informação é preenchida automaticamente conforme configurações efetuadas nos programas "Tipo de Produto" e "Cadastro do Produto". (campo não editavel)
  • Vencimento dias: essa informação também é preenchida automaticamente conforme configurações efetuadas nos programas "Tipo de Produto" e "Cadastro do Produto". (campo não editavel)
  • UF/Receita: nesse campo deverá informar a Unidade Federativa (UF) da receita prescrita e na sequencia o número da receita apresentada pelo cliente ao farmacêutico, caso não tiver, o farmacêutico poderá deixar esse campo em branco que o sistema informará automaticamente um número de receita controlada pela farmácia de acordo com seqüência informada nos parâmetros do sistema. O sistema aceita até 16 dígitos no número da receita, isso porque o número da receita azul é maior que das receitas brancas.
    • Observamos que a informação da UF é importante pois alguns medicamentos de controle especial a receita só poderá ser dispensada no Estado emissor da mesma.
  • Qtde: informe a quantidade prescrita na receita, por padrão estará informada a quantidade dispensada na fita detalhe, o sistema validará que o valor deverá ser maior ou igual ao da fita detalhe.
  • Data prescrição da receita: Informe a data da receita apresentada pelo cliente ao farmacêutico. Essa data será transmitida ao SNGPC. Lembramos ainda que o vencimento da receita é de responsabilidade do farmacêutico e não do SoftPharma, portanto, o aceite ou não da venda com a receita apresentada é de responsabilidade do farmacêutico. Caso seja informada uma receita já vencida, no caso das vendas para Farmácia Popular, a venda poderá ser bloqueada.
  • Data e Vcto da Receita: informar a data da prescrição e do vencimento da receita. Quando a(s) data(s) informada(s) estiver(em) vencida(s) exibirá uma mensagem "Receita vencida há XX dias". E quando não estiver vencida: "Receita vencerá daqui há XX dias".
  • CID: Campo não obrigatório para fins de informar o código internacional de doenças.
  • Associadas: Essa informação é somente exigida ou solicitada quando a farmácia está exportando as informações de vendas com receituários aos institutos de pesquisas, não tendo relação nenhuma com o SNGPC.
  • Dados do Paciente: Informe os dados do paciente (em que será administrado o medicamento). Estas informações são exibidas nos relatórios de movimentação de psicotrópicos.
    • Nome: O sistema traz automaticamente o nome do cadastro de clientes. Caso o paciente do medicamento não seja o mesmo do cadastro de clientes essa informação deve ser alterada, pois estar informações são lançadas no controle de psicotrópicos que são enviados para a ANVISA. Esta informação é obrigatória.
    • Dt Nascimento: informe a data de nascimento do paciente.
    • Endereço; Nr. e Telefone: O sistema traz automaticamente o endereço informado no cadastro do cliente no campo "Endereço", podendo ser alterado conforme houver necessidade. Esta informação é obrigatória.
    • Sexo: informe o sexo do paciente.
  • Dados do Comprador: Informe os dados do comprador do medicamento. Estar informação são exportadas para a ANVISA pelo arquivo XML.
    • Nome: O sistema traz automaticamente o nome do cadastro de clientes, podendo alterar conforme a necessidade.
    • Tipo de Documento: O sistema traz automaticamente o tipo de documento apresentado pelo cliente à farmácia como sendo o seu RG, mas a ANVISA aceita todos os tipos de documentos apresentados nesta opção, podendo o vendedor selecionar o desejado e informar seu respectivo número. Lembramos que essa informação não é validada pelo SoftPharma, somente captamos essa informação e transmitimos ao SNGPC.
    • Documento: De acordo com o documento anteriormente selecionado, informe aqui seu número. O sistema traz automaticamente o número do documento informado no campo "Identidade" do cadastro do cliente. Esta informação é obrigatória.
    • Órgão Expedidor: Selecione o órgão expedidor do tipo de documento selecionado anteriormente.
    • UF: Informe o estado que foi expedido o documento informado anteriormente.

Importante! 

  • Não é permitida a venda de itens psicotrópicos que estejam sem saldo em estoque, mesmo que o sistema esteja configurado para aceitar estoque negativo.
  • Mesmo que o sistema inteiro esteja parametrizado para que não repetir itens na venda, na venda de psicotrópicos os itens serão repetidos pois é necessário informar o lote de cada item.
  • Se a data da receita estiver vencida, será exibida uma mensagem nesta tela informando desta situação, e o campo 'Data receita' é carregado com base na data informada no campo 'Data prescrição receita' para o primeiro produto da venda. Se a data atual for mantida ou alterada, a data será replicada para todos os produtos.
  • Os campos serão liberados conforme o tipo de produtos (psicotrópicos, antimicrobianos e uso veterinário), pois para cada um deles a ANVISA solicita determinadas informações.

Lotes e Vencimentos

      Toda a venda de produtos controlados e também de produtos vinculados a tipos de produtos que tenham controle de lotes e vencimentos, será verificada a quantidade existente em cada lote disponível no estoque e solicitado para que seja selecionado o lote e a quantidade que está sendo vendida. Caso a quantidade a ser vendida do produto ao cliente for maior que a existente em um lote, o vendedor deverá informar o produto e a quantidade do lote a ser vendido e depois informar o produto novamente e o outro lote vendido e sua quantidade.

Observações:

  • Quando a quantidade de um lote for vendida totalmente, o sistema automaticamente elimina o lote zerado do cadastro do produto.
  • Quando marcado o parâmetro "No controle de lotes, forçar a dispensa dos itens mais antigos?" em Parâmetros (guia Estoque), no momento da venda de algum item que tenha controle de lotes, o sistema sugerirá a dispensa dos lotes mais antigos primeiro, exibindo uma mensagem ao usuário caso este tente dispensar lotes mais novos e solicitando que seja informada a senha de liberação de estoque para dispensar mesmo assim os lotes mais novos.
  • Quando estiver parametrizado para "Não solicitar Lote/Vencimento na pré-venda" (Parâmetros > aba Tele Entrega), essas informações serão solicitadas somente na conferência do item no Caixa On-line, porém os demais dados referente ao controle de medicamento, como por exemplo, a receita e posologia serão solicitadas normalmente na pré-venda. Observamos que: quando o Lote/Vencimento dos produtos tiver sido informado na pré-venda, não será solicitado novamente na conferência, isso ocorre quando o usuário realizar pré-venda com itens que controla lotes e vencimentos e depois marcar a opção Tele-entrega.

Posologia

      Para utilizar a impressão de posologias, é necessário primeiramente configurar uma impressora para a impressão das etiquetas de posologia em Parâmetros > Rótulos e Posologia. O usuário tem a opção de imprimir a posologia tanto na pré-venda quanto no caixa, no momento da finalização da venda. Caso tenha necessidade de informar uma posologia para cada item vendido deve ser configurada uma estrutura de posologia no Gerador de estrutura de posologia. A partir do momento em que a posologia é impressa na pré-venda, não é mais solicitada a impressão da mesma no caixa, no momento da finalização da venda.

      Quando utilizada impressão de posologia por item (com estrutura de posologia), o campo de digitação da posologia fica limitado ao tamanho do campo que está configurado na estrutura. Além disso, ao atingir o limite de caracteres em uma linha da estrutura, o texto a seguir é automaticamente direcionado para a próxima linha da estrutura. Pressionando Enter por duas vezes seguidas, automaticamente o foco vai para a tecla Ok, onde, se pressionado mais uma vez, fecha a tela de posologia.

      Quando a farmácia utiliza tele-entrega centralizada, é possível imprimir a posologia na finalização da venda, na filial destino da mercadoria, visto que as informações de posologia são enviadas juntamente com a pré-venda para que a impressão seja feita no caixa.

      Quando desmarcada a opção para "Emitir controle pré-venda", a pré-venda não é impressa e, automaticamente, a impressão da posologia é solicitada somente no caixa, no momento da finalização da venda.

      Caso a farmácia tenha estrutura de posologia por item, na tela de informação de CRM é preciso, sobre cada item, teclar F6 e registrar as informações que deseja que sejam impressas na etiqueta de posologia do item.

      Para realizar a impressão das posologias é preciso configurar a impressora de posologia como "Padrão Windows". Essa configuração é feita no Cadastro de Parâmetros (guia Impressoras).

Como editar uma pré-venda?

      Para utilizar o processo de edição de pré-venda basta que, ao abrir a tela de pré-vendas o vendedor tecle Ctrl + O e selecione a opção "Editar pré-venda". Será mostrada a tela do Caixa On-line para que o mesmo selecione qual pré-venda deseja editar e tecle ENTER para carregá-la para a tela de edição. Feito isso, basta efetuar os lançamentos necessários e finalizar novamente a pré-venda.

  • Na edição, pode ser alterado normalmente o cliente e a modalidade de pagamento da pré-venda. Quando utiliza Desconto por Item, pode ser utilizado o processo de F8 (Edição dos dados da pré-venda). 
  • Quando o produto da pré-venda possuir um desconto pré-definido, e o mesmo for alterado, esse será tratado como um desconto manual, e quando o caixa alterar a condição de pagamento, o sistema não reprocessará a hierarquia de desconto, mantendo o desconto informado pelo vendedor, exceto se para a mesma não for possível aplicar o desconto informado nem mediante a senha de liberação. 

      Vejamos alguns Exemplos:

      Situação 01:

  • Se no Produto a Promoção for igual a 50%; - A Condição de Pagamento "à Vista" for igual a 50% com senha; - A Condição de Pagamento "Cartão" for igual a 50% com senha; - Ao aplicar 40% de desconto manual, ao invés de voltar aos 50%, será mantido os 40% de desconto manual.
    Situação 02:
  • Se no Produto a Promoção for igual a 40%; - A Condição de Pagamento "à Vista" for igual a 50% com senha; - A Condição de Pagamento "Cartão" for igual a 50% com senha; - Ao aplicar 30% de desconto manual, ao invés de voltar aos 40%, será mantido os 30% de desconto manual.
    Situação 03:
  • Se no Produto a Promoção for igual a 40%; - A Condição de Pagamento "à Vista" for igual a 50% com senha; - A Condição de Pagamento "Cartão" for igual a 50% com senha; - Ao aplicar 50% de desconto manual, ao invés de voltar aos 40%, será mantido os 50% de desconto manual e nesse caso será solicitado senha do usuário supervisor para liberação dos 50%.
    Situação 04:
  • Se no Produto a Promoção for igual a 70%; - A Condição de Pagamento "à Vista" for igual a 50% com senha; - A Condição de Pagamento "Cartão" for igual a 25% com senha; - Ao aplicar 20% de desconto manual, ao invés de voltar aos 70%, será mantido os 20% de desconto manual.
    Situação 05:
  • Se no Produto a Promoção for igual a 70%; - A Condição de Pagamento "à Vista" for igual a 50% com senha; - A Condição de Pagamento "Cartão" for igual a 15% com senha; - Ao aplicar 20% de desconto manual, ao invés de voltar aos 70%, será mantido os 20% de desconto manual. Neste caso a condição não permite, porém em venda direta sim, por ser menor do que o sugerido.
    Situação 06:
  • Se no Produto a Cesta Básica for igual a 3%; - Ao aplicar 20% de desconto manual, será mantido os 20% se informado senha de liberação. Caso não informado, volta para os 3%. Porém para essa condição se for uma venda direto em cartão, não é permitido, caracterizando um erro. Sendo assim, se a Condição de Pagamento a Cartão estiver com 15%, será mantido essa porcentagem de 15% desde que informado a senha de liberação, que deve ficar com o percentual máximo permitido para a condição de pagamento. Se não informado senha, manterá o funcionamento atual que é deixar os 3%.

PAF-ECF

  • A impressão das pré-vendas deve respeitar o modelo estabelecido no Ato COTEPE 09/13; (Verificar legislação do PAF-ECF)[ |C:\MENU\helpsoftpharma\ER-PAF-ECF.htm]
  • Na impressão da pré-venda, os únicos campos que a identificam são o nome e CPF/CNPJ do cliente e o número da pré-venda. De acordo com a legislação, esta não deve possuir valores nem os itens registrados;  (Verificar legislação do PAF-ECF)[ |C:\MENU\helpsoftpharma\ER-PAF-ECF.htm]
  • TODA pré-venda deve ser concretizada em Cupom Fiscal, mesmo nos casos em que o cliente "desistiu" da compra. Neste caso a Pré-Venda deve ser cancelada (faturada em cupom fiscal seguida de cancelamento do cupom);  (Verificar legislação do PAF-ECF)[ |C:\MENU\helpsoftpharma\ER-PAF-ECF.htm]
  • Na impressão do Cupom Fiscal que concretiza ou cancela a Pré-Venda é impresso o número da mesma, para que seja possível "cruzar" o número da Pré-Venda com o COO do cupom fiscal. Esta informação é impressa na segunda linha do cupom fiscal (na primeira linha é impresso o MD5), com a seguinte nomenclatura: "PV: XXXXXXXXXX".  (Verificar legislação do PAF-ECF)[ |C:\MENU\helpsoftpharma\ER-PAF-ECF.htm]
  • Ajustada numeração de pré-vendas da seguinte forma (somente para laudo 2.4):
    • Para pré-vendas realizadas na própria loja física, a numeração da pré-venda é sequencial, com prefixo "00" e contendo 8 dígitos para a sequência, podendo atingir até 99.999.999 pré-vendas (apenas como estimativa, se uma loja emite 3000 pré-vendas ao dia, esta numeração é suficiente para 91 anos).
    • Para as pré-vendas com TELE-ENTREGA CENTRALIZADORA, a numeração segue outra lógica, visto que não se sabe exatamente o número que será utilizado na filial destino. Para tanto, utiliza o prefixo "0" + FG_FISICA + DATA + SEQUENCIAL, totalizando 10 dígitos. Esta numeração é apenas TEMPORÁRIA, visto que será atribuída uma nova numeração após a chegada da pré-venda na filial destino.
  • Quando no programa "Configuração de ECF" (Parâmetros) na opção "Utilizar este terminal" estiver marcado como PDV não será possível acessar o programa "Pré Venda".
  • Conforme as exigências de cada Estado poderá ocorrer de ao cancelar um itens da pré-venda o mesmo não será excluído da tela, e sim será destacado em vermelho e taxado, e não será permitido alterar um item já lançado em fita detalhe.

 


CONFIGURAÇÕES POR USUÁRIO

      O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Pré-venda - FAT108" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Tabulações

  • Desmarque a tabulação 1 para que o usuário não possa editar a pré-venda através do atalho CTRL+O.
  • Desmarque a tabulação 4 para que o usuário possa editar a pré-venda (F8) sem precisar informar senha de liberação.
  • Desmarque a tabulação 5 para que o usuário do caixa não tenha acesso a alterar o desconto que foi negociado e informado na pré-venda pelo vendedor.
  • Desmarque a tabulação 6 para que o usuário não tenha acesso a alterar o campo Tele-entrega (marcando/desmarcando) informado na pré-venda ao finalizá-la pelo caixa on-line.
  • Desmarque a tabulação 7 para que o vendedor não tenha acesso a atualizar os dados do cliente na venda com tele-entrega. Neste tipo de venda, ao lançar informações de tele-entrega diferentes das cadastradas no sistema, o mesmo solicita se deseja atualizar o cadastro do cliente de acordo com as novas informações.
  • Desmarque a tabulação 8 para que não seja solicitado o número do cartão pré-venda quando marcada a opção tele-entrega na venda. Essa configuração é utilizada nas farmácias que desejam utilizar cartão pré-venda, mas não querem que essa informação seja solicitada nas vendas tele-entrega, pois o cliente não está presencialmente na farmácia. Atenção: Esta tabulação somente é válida para os usuários que estão configurados como "Tele-entrega padrão" no Cadastro de Usuários.
  • Desmarque a tabulação 9 para que o usuário do caixa não consiga alterar nenhuma informação da pré-venda ao finalizá-la. Com essa tabulação desmarcada a pré-venda fica totalmente engessada, não sendo possível alterar quantidades, valores, remover ou adicionar itens, etc.
  • Na venda de produtos para o "cliente balcão" e que a farmácia utiliza o parâmetro de desconto por item, quando a tabulação 10 estiver desmarcada, o sistema trás o percentual de desconto zerado para que o vendedor possa informar. Essa opção é para que o vendedor não "veja" o percentual máximo de desconto que pode ser liberado, desta forma o vendedor vai tentando um percentual até que o sistema avise que está acima do limite. Com isso, pretende-se que a média de desconto baixe nas farmácias.
  • Caso o percentual de descontos liberados na venda não aparecer na fita detalhe da venda para impressão e aparecer um sinal "", isso é devido ao bloqueio feito pelo *est198 guia 5 para não mostrar os descontos liberados ao cliente na consulta de produtos e na tela de vendas.

Guias

  • Quando a guia 01 estiver desmarcada solicitará a senha de liberação para poder excluir algum item da Fita Detalhe durante a edição da Pré-venda. E com um duplo clique em um item do view e a mesma estiver desmarcada, apenas os campos % Desconto e Quantidade podem ser editados, porém o item não pode ser excluído.
  • Desmarque a guia 2 para que o usuário que está finalizando a venda não tenha acesso a inserir novos itens na fita detalhe. NÃO UTILIZADA NA EDIÇÃO DE PRÉ-VENDA.
  • Desmarque a guia 3 para que o usuário, ao finalizar a venda, não tenha acesso a alterar o percentual de desconto de venda originado de uma pré-venda, ou seja, o desconto dado no balcão pelo vendedor será mantido.
  • Desmarque a guia 4 para que, ao deletar um item da fita detalhe no lançamento da pré-venda seja solicitada a senha de liberação.
  • Desmarque a guia 5 para que o usuário não tenha acesso a reprocessar a venda no caixa, alterando as informações iniciais (F8).






  • Sem rótulos