O sistema possibilita realizar a alteração de alíquotas, abaixo são listados os artigos que poderão ser consultados para essa atualização de acordo com a situação, como segue:
Passo 01
Como Alterar as Configurações da Filiais e Grupo de Preço Filial (Apenas Clientes na Versão 3.0.10.x ou Acima)
Definir Alíquota nas Configurações da Filial
A partir da versão 3.32.0.0 foi incluído um parâmetro para permitir atualizar preços do ABC Farma e Guia da Farmácia em área de livre comércio para filiais específicas.
Cadastro Grupo de Preço Filial
Para o grupo de filiais ou filial que necessita trabalhar com um preço diferenciado, como por exemplo estar situado em outro Estado (UF) ou bandeira diferente de outras lojas, será necessário realizar um novo cadastro além do que é criado de forma automática, e vincular a(s) loja(s) que farão parte do novo preço a ser definido.
Esse cadastro é importante por conta da atualização de preços, onde considera na definição o percentual da alíquota de ICMS na sua composição.
Para cadastrar um novo grupo de preço filial, acesse o menuCadastros > Produtos > Grupo de preço filial.
Figura 01 - Grupo de Preços Filial
→ Descrição: Preencher com a descrição do novo grupo preço filial;
→ ICMS: Preencher o percentual do ICMS que corresponde a UF da(s) loja(s) que será(ao) inclusa(s) ao novo grupo criado;
→ ICMS p/ Genérico: Preencher o percentual do ICMS p/ Genérico que corresponde a UF da(s) loja(s) que será(ao) inclusa(s) ao novo grupo criado;
→ Área de Livre Comércio/Zona Franca: Para filiais específicas em área de livre comércio, ao habilitar o parâmetro, será aplicada a atualização de preços considerando as alíquotas específicas dessa área com a sigla ALC do arquivo.
Ao salvar o cadastro, será exibida a mensagem:
Figura 02 - Mensagem
Apósclicar emserá exibido uma caixa de seleção para escolher o grupo a ser espelhado:
Figura 03 - Pesquisa Grupo de Preços Filial
Caso não seja selecionado nenhum grupo já existente e cancele a operação, será replicado o valor do grupo “Grupo de preço padrão”.
Grupo esse criado pelo sistema ao atualizar a versão do Linx Big Farma.
Após criar o grupo, será habilitado o botão.
Será permitido adicionar a filial apenas quando o Linx Big Farma estiver definido como Loja, caso esteja como “Escritório” não será possível incluir a filial, e apenas a criação do grupo.
A inclusão da filial deve ser feita loja a loja.
Caso a filial selecionada já esteja em outro grupo, será demonstrado a mensagem:
Figura 04 - Confirmação Inclusão de Filial
Caso selecioneserá retirada a filial do grupo informado e incluso ao novo grupo pertencente.
Caso selecionenada será feito.
Definir Alíquota no Grupo de Preço Filial
Para o grupo de filiais ou filial que necessita trabalhar com um preço diferenciado, como por exemplo estar situado em outro Estado (UF) ou bandeira diferente de outras lojas, será necessário realizar um novo cadastro além do que é criado de forma automática, e vincular a(s) loja(s) que farão parte do novo preço a ser definido.
Esse cadastro é importante por conta da atualização de preços, onde considera na definição o percentual da alíquota de ICMS na sua composição.
Para cadastrar um novo grupo de preço filial, acesse o menu Cadastros > Produtos > Grupo de preço filial.
Figura 01 - Grupo de Preços Filial
→ Descrição: Preencher com a descrição do novo grupo preço filial;
→ ICMS: Preencher o percentual do ICMS que corresponde a UF da(s) loja(s) que será(ao) inclusa(s) ao novo grupo criado;
→ ICMS p/ Genérico: Preencher o percentual do ICMS p/ Genérico que corresponde a UF da(s) loja(s) que será(ao) inclusa(s) ao novo grupo criado;
Ao salvar o cadastro, será exibido a mensagem:
Figura 02 - Mensagem
Após clicar em será exibido uma caixa de seleção para escolher o grupo a ser espelhado:
Figura 03 - Pesquisa Grupo de Preços Filial
Caso não seja selecionado nenhum grupo já existente e cancele a operação, será replicado o valor do grupo “Grupo de preço padrão”.
Grupo esse criado pelo sistema ao atualizar a versão do Linx Big Farma.
Após criar o grupo, será habilitado o botão .
Será permitido adicionar a filial apenas quando o Linx Big Farma estiver definido como Loja, caso esteja como “Escritório” não será possível incluir a filial, e apenas a criação do grupo.
A inclusão da filial deve ser feita loja a loja.
Caso a filial selecionada já esteja em outro grupo, será demonstrado a mensagem:
Figura 04 - Confirmação Inclusão de Filial
Caso selecione será retirada a filial do grupo informado e incluso ao novo grupo pertencente.
Caso selecione nada será feito.
Passo 02
Como Alterar a Alíquota no Cadastro de Totalizadores Fiscais e/ou para quem tem Contratado Gestor Tributário (IMendes)
Alteração no Cadastro de Totalizadores Fiscais
Foi criado no cadastro de totalizadores fiscais um campo para indicar quando o mesmo for ICMS ou ISSQN.
Para acessá-lo vá até o menu Cadastros > Produtos > Totalizadores fiscais.
Ao cadastrar um novo totalizador basta informar se o tipo é ICMS ou ISSQN.
Figura 01 - Tipo do Totalizador Fiscal
Todos os totalizadores que forem tributados deverão ter obrigatoriamente uma alíquota diferente de zero informada.
Para realizar a mudança de Alíquota, localize o totalizador desejado, vá até e aba "Edição (F2)" e cadastre a nova alíquota de ICMS.
Digite o valor desejado no campo Alíquota (%).
Após realizar a alteração desejada, clique no botão ou utilize a tecla de atalhoCtrl+G.
Atualização em Lote do ICMS (Com Gestor Tributário - IMendes)
A partir da versão 3.35.0.0 foi adicionado o novo campo "Regime Especial" na tela de Configurações de Filiais para permitir realizar a consulta de tributação no serviço do IMendes.
Clique aqui para expandir...
Para acessar o novo campo, vá até o menu Configurações > Filiais > Dados da Filial > aba Dados fiscais > subaba Geral.
Ao selecionar uma opção de Regime Especial, será exibida a mensagem se o usuário deseja replicar a configuração para as lojas de mesma UF.
Ao confirmar, o Regime Especial escolhido será replicado para todas as demais filiais.
A partir da versão 3.33.0.0foram realizadas adequações no IMendes para permitir a aplicação tributária dos produtos de forma automática, garantindo que o cadastro tributário/fiscal esteja sempre atualizado.
Clique aqui para expandir...
Além dessa, outra melhoria foi realizada:
Na atualização tributária de produto via IMendes, o sistema verificará se o campo CEST está preenchido no cadastro do produto, mas vazio no IMendes. Caso o campo esteja preenchido no sistema e ausente no IMendes, o sistema removerá essa informação, garantindo que os dados fiquem atualizados conforme a base do IMendes.
Procedimentos para Consulta, Atualização e Aplicação dos Dados
Esse processo poderá ser feito de duas maneiras:
Dados fiscais federais pelo Cadastro de Produtos (consulta individual) ou
Dados fiscais estaduais pelas Configurações Fiscais (consulta geral).
A partir da versão 2.6.8.0 os produtos que não possuírem GTIN não serão enviados para a análise do IMendes.
Segue abaixo o funcionamento de cada consulta:
→ Consulta dos dados fiscais por meio do Cadastro de Produtos (Consulta Individual)
Clique Aqui para Maiores Informações...
Anteriormente era necessário preencher todo o cadastro de produto para o mesmo obter os dados fiscais.
Agora, não é mais necessário o preenchimento completo do cadastro.
Para efetuar a consulta dos dados fiscais vá até o menu Cadastros > Produtos > Produtos .
Selecione o botão para incluir o produto, ou através da tecla de atalho F5 do teclado.
Nessa tela precisará apenas incluir o Código de Barras, e em seguida aparecerá a seguinte confirmação:
Figura 01 - Confirmação
Ao clicar em será realizada a consulta dos dados fiscais do produto.
Figura 02 - Detalhes da Atualização
Nessa página será necessário marcar o produto desejado F5 para depois confirmar a inclusão das informações através do botão .
Para inclusão de um novo produto as informações apresentadas na linha Cadastro atual estarão em branco, pois não foi inserida nenhuma informação do produto, apenas o código de barras.
Em seguida a tela de Dados Fiscais aparecerá preenchida, sem a necessidade de realizar o preenchimento manual das informações fiscais.
Figura 03 - Informações Fiscais
Produto Inexistente na Base de Dados do IMendes
Se o produto não existir na base de dados da IMendes, ao digitar o código de barras do produto não será realizada nenhuma operação, como acontece com código de barras existente, e ao tentar consultar o produto através do botão será exibida a mensagem abaixo:
Figura 04 - Consulta Não Encontrada
Possível alerta
Ao tentar realizar a atualização fiscal através do menu Fiscal > Atualização cadastro fiscal (IMendes) e aparecer o erro abaixo entre em contato com o comercial através dos contatos:
Atendimento Normal: Segunda à Sexta-feira das 07h às 18h.
Plantão (Sem acesso ao Sistema/Sem emissão de venda):
Segunda à Sexta-feira das 18h às 20h.
Sábados, domingos e feriados das 07h às 20h.
Aviso Importante!
Nos plantões, serão priorizadas as solicitações de alto impacto que afetam diretamente a estratégia do seu negócio, como a interrupção da loja ou do faturamento.
→ Consulta dos dados fiscais pelas Configurações Fiscais (Consulta Geral)
Clique Aqui para Maiores Informações...
A funcionalidade encontra-se no menu Fiscal > Atualização cadastro fiscal (Gestor tributário).
Figura 06 - Atualização Fiscal IMendes
Na seção Notificações será exibido quando foi feita a última atualização.
Na seção Opções são exibidos 2 botões: e .
Clique Aqui para Maiores Informações...
Esse botão faz uma busca na base de dados do Linx Big e compara com as informações constantes no IMendes e apresenta na tela uma lista com todas as atualizações disponíveis. Também nesse botão constam 3 opções de atualização que poderão ser utilizadas separadamente:
1 - Atualizar Produtos
Essa opção faz uma busca pelos produtos com atualizações disponíveis, e coloca os mesmos em uma grade para exibição, possibilitando a marcação de item a item através das teclas de seleção padrão do sistema para verificação e posterior atualização.
Figura 07 - Atualização de Produtos
As informações que estiverem divergentes entre o Cadastro atual e IMendes serão apresentados com o titulo em vermelho, indicando que essa informação específica deve ser verificada.
É possível configurar as informações constantes na grade de comparação das informações (Cadastro atual x IMendes), para isso basta clicar no botão .
Figura 08 - Personalizar Atualização
Nessa tela são exibidos os campos que serão comparados entre o cadastro da loja e a base de dados do IMendes.
É aconselhável que se mantenham todas as opções marcadas para atualização, mantendo assim confiáveis as informações de todo o cadastro. Oscampos que não estiverem marcados não sofrerão atualizações, porém, serãoincluídos na próxima consulta de atualização.
2 - Atualizar Configurações Tributárias
Essa opção faz a busca pelas opções de configurações tributárias de acordo com a UF constantes no cadastro da Filial.
Por padrão as configurações já aparecerão marcadas para atualização, caso seja necessário desmarcá-las basta utilizar as teclas de seleção padrão do sistema.
Figura 09 - Atualização de Configurações Tributárias
Clique no botão confirmar para concluir a atualização.
Será apresentada uma mensagem de sucesso.
3 - Atualização - Na atualização personalizada será possível selecionar um ou mais produtos que deseja atualizar através das teclas de seleção padrão do sistema Linx Big.
Figura 10 - Atualização Personalizada - Produtos
Ao clicar no botão , escolha se deseja atualizar os dados Estaduais, Federais ou ambos.
Figura 11 - Atualização Personalizada - Dados
Será exibida uma tela semelhante a Figura 07 acima, porém com apenas o(s) produto(s) selecionado(s).
Proceda da mesma maneira para atualizar as informações.
Clique Aqui para Maiores Informações...
Nesta tela poderão ser utilizados filtros para seleção como Usuário, Período e Situação.
Figura 12 - Manutenção da Atualização
Nessa tela existem mais 3 opções:
- Basta selecionar a linha da atualização realizada para verificar os detalhes através desse botão.
Figura 13 - Detalhes da Atualização
- Para desfazer uma atualização será necessário marcá-la com as teclas de seleção padrão do sistema Linx Big.
- Neste botão encontram-se 4 opções, mostrada na Figura 05 acima.
→ Exclusão de produtos da atualização
Se for necessário excluir um ou mais produtos da atualização, basta incluir no botão localizar e marcar o produto (ou mais de um produto) com as teclas de seleção padrão do sistema e escolher remover ou remover todos.
Figura 14 - Exclusão de Produtos da Atualização
→ Produtos em analise - Apresenta uma tela com todos os produtos em analise.
→ Configurações - Exibe a tela de configuração.
Figura 15 - Configurações da Atualização Fiscal
A partir da versão 3.33.0.0 foi implementado o checkbox para permitir a aplicação tributária dos produtos de forma automática.
Antes de aplicar a tributação, o sistema irá validar na configuração da tela "Personalizar atualização" (Figura 08) quais dados foram configurados para atualizar, pois podem ter dados fiscais desmarcados para não atualizar.
O sistema irá exibir uma notificação na tela de Atualização fiscal, informando se a aplicação foi bem sucedida ou se houve algum erro.
Figura 16 - Atualização Fiscal - Atualização Automática
Para salvar as atualizações de logs, é necessário sempre deixar a opção "Salvar log das atualizações" habilitada.
→ Produtos devolvidos sem analise - Tela com os produtos que retornaram da IMendes sem análise fiscal, por falta de informação.
Figura 17 - Produtos Devolvidos Sem Análise
A tela "Produtos devolvidos sem análise" só estará disponível a partir da versão 2.6.8.0.
- Terá a opção de filtrar o produto pelo código, barras ou descrição.
- Contará com a opção de exportar os produtos através de uma planilha do Excel ou arquivo de texto.
Central de Notificações
Clique Aqui para Maiores Informações...
Quando houver atualizações disponíveis será possível verificar no botão o alerta indicando que o arquivo de atualização está disponível.
Figura 18- Alerta de Atualização Fiscal
Como Alterar a Alíquota do ICMS sem Gestor Tributário (IMendes))
Foi criado no cadastro de totalizadores fiscais um campo para indicar quando o mesmo for ICMS ou ISSQN.
Para acessá-lo vá até o menu Cadastros > Produtos > Totalizadores fiscais.
Ao cadastrar um novo totalizador basta informar se o tipo é ICMS ou ISSQN.
Figura 01 - Tipo do Totalizador Fiscal
Todos os totalizadores que forem tributados deverão ter obrigatoriamente uma alíquota diferente de zero informada.
Os não tributados como: F, I, N, FS, IS e NS poderão permanecer com alíquota zero independente de ser de ICMS ou ISS.
Observe os exemplos nas tabelas abaixo:
TA e TB (Totalizadores de ICMS tributados)
Totalizador
Alíquota
Cód. Impressora
Índice Imp.
TA
7,00 %
07,00
1
TB
12,00 %
12,00
2
F (Substituição Tributária)
Totalizador
Alíquota
Cód. Impressora
Índice Imp.
F
0,00 %
F1
I (Isenção)
Totalizador
Alíquota
Cód. Impressora
Índice Imp.
I
0,00 %
I1
N (Não Incidência)
Totalizador
Alíquota
Cód. Impressora
Índice Imp.
N
0,00 %
N1
SA e SB (Totalizadores de ISSQN Tributados)
Totalizador
Alíquota
Cód. Impressora
Índice Imp.
SA
2,00 %
02,00
3
SB
3,00 %
03,00
4
FS (Substituição Tributária)
Totalizador
Alíquota
Cód. Impressora
Índice Imp.
FS
0,00 %
FS1
IS (Isenção)
Totalizador
Alíquota
Cód. Impressora
Índice Imp.
IS
0,00 %
IS1
NS (Não Incidência)
Totalizador
Alíquota
Cód. Impressora
Índice Imp.
NS
0,00 %
NS1
Associação do Totalizador no Cadastro de Produto
No cadastro de produtos já existe o campo para informação do totalizador fiscal que fica localizada na aba Informações Fiscais.
Figura 02 - Totalizador Fiscal no Cadastro de Produtos
O totalizador informado deve corresponder ao tipo do produto, que deve ser informado no campo "Tipo de Mercadoria/Serviço" na aba Dados também no cadastro do produto.
Figura 03 - Tipo do Produto
Defina se o item será do tipo produto ou serviço representado por : Material de Uso e Consumo, Mercadoria p/ Revenda e Serviços.
Serão feitas duas verificações neste momento:
1ª se o totalizador informado está condizente com o tipo do item (se for um produto o totalizador deve ser de ICMS / se for um serviço o totalizador deve ser de ISS).
2ª se o totalizador possui alíquota informada no cadastro de totalizadores. Em caso negativo, entre no cadastro do totalizador e altere os valores necessários.
Lembrando que o valor das alíquotas pode ser encontrado tanto na Leitura X quanto na Redução Z.
Passo 03
Como Atualizar o PMC dos Produtos Através do Preço ABC/Guia da Farmácia
A partir da versão 3.32.0.0 foram incluídas novas alíquotas para os fornecedores ABC Farma e Guia da Farmácia na tela de Atualização de Preços:
ABC Farma = 22,5% e 23%;
Guia da Farmácia = 22% e 23%;
Também foi adicionada a opção de importação de Preço com alíquota para Áreas de Livre Comércio/Zona Franca.
A atualização de preços através da ABC Farma e Guia da Farmácia é condicionada à disponibilização dos arquivos de preços realizada por essas instituições.
Portanto antes de realizar a alteração, verifique se os arquivos disponibilizados estão atualizados.
A partir da versão 3.32.0.0foi implementada a coluna Percentual de ICMS para que seja mais fácil diferenciar as alíquotas normais das alíquotas ALC (Área de Livre Comércio) na tela de Produtos para alteração de preço.
Abra o Linx Big Farma e vá até o menu Utilitários > Atualizar... > Atualização de preços e escolha a opção Atualizar preços e clique no botão .
Figura 01 - Atualização de Preços
Selecione a opção ABCFarma e clique novamente em .
Figura 02 - Atualização ABCFarma
Depois de selecionar o tipo de lista ABCFarma, informe o CNPJ e a senha de acesso.
Figura 03 - Informar CNPJ e Senha
Os dados de acesso são obtidos através do cadastro na própria ABCFarma.
Figura 04 - Atualização
PASSO 02 - ASSOCIAÇÃO DE PRODUTOS
Nessa tela é possível verificar a quantidade dos produtos constantes na lista escolhida (ABCFarma ou Guia da Farmácia) e também a quantidade de produtos associados com a base de dados do cliente.
Figura 05 - Produtos Associados
Caso seja necessário, é possível consultar (visualizar) os produtos associados ou então associar manualmente os produtos que ainda não foram associados.
Para isso basta clicar no botão .
Figura 06 - Visualizar/Associar Produtos
A tela virá como padrão sem informações, e pode ser utilizado filtro para visualização.
- Efetuará a associação do item selecionado.
- Altera a quantidade de unidades por caixa do produto selecionado.
- Limpa o código associado do produto, liberando para nova associação.
Também é possível exportar as informações em excel ou txt.
Terminado o processo de associação, clique no botão ou pela tecla de atalho ESC.
Selecione o botão para ir ao próximo passo.
PASSO 03 - TIPO DE PREÇO DA ATUALIZAÇÃO
Defina onde serão aplicadas as alterações dos preços, se no cadastro de produtos apenas, se apenas nos preços filiais ou em ambos os registros do produto.
Figura 07 - Tipos de Preço
PASSO 04 - OPÇÕES DE ATUALIZAÇÃO
Neste passo será necessário definir as opções de atualização.
Figura 08 - Opções de Atualização
Na opção de atualizar preço promoção deve-se levar em consideração que ao escolher SIM os preços promocionais serão alterados e assim deverão ser consideradas a troca das etiquetas desses produtos alterados, bem como como esses produtos serão alterados, se por margem ou por desconto.
Se escolher a opção Não, não será necessário marcar nenhuma das opções na seção "Como deseja atualizar?", pois o sistema ignorará essa configuração, ou seja, não será atualizado o preço de promoção.
Se optar por Margem, então o percentual da margem será mantido e o percentual do desconto será ajustado para que o Preço Promocional seja atingido;
→ Será realizado a atualização do preço de promoção com base na Margem de promoção atual. Neste caso o valor da Margem de promoção será mantido e os valores de Preço de Promoção e Desconto de promoção serão atualizados.
Exemplo de Cálculo por Margem
Preço de Promoção = Preco de Compra * (1 + (Margem de Promocao / 100))
Desconto Promoção = (1 - (Preco de Promocao / Preco de Venda)) * 100
Se optar por Desconto então o cálculo do preço promocional manterá o percentual de desconto estabelecido no cadastro e será feito um ajuste na margem do desconto promoção.
→ Será realizado a atualização do preço de promoção com base no Desconto de promoção atual. Neste caso o valor do desconto de promoção será mantido e os valores de Preço de Promoção e Margegm de promoção serão atualizados.
Exemplo de Cálculo por Desconto
Preço de Promoção = Preco de Venda - (Preco de Venda * Percentual do Desconto Promocao / 100)
Margem de Promoção = ((Preco de Promocao / Preco de Compra) - 1) * 100
PASSO 05 - PRODUTOS PARA ATUALIZAÇÃO
Neste passo é possível selecionar os produtos que estão sujeitos a alteração de preço.
Figura 09 - Atualização de Preços
Clique no botão .
Figura 10 - Produtos para Alteração de Preço
Selecione os produtos de acordo com o desejo ou necessidade.
A partir da versão 3.32.0.0 foi implementada a coluna Percentual de ICMS para que seja mais fácil diferenciar as alíquotas normais das alíquotas ALC (Área de Livre Comércio).
Para saber mais sobre o parâmetro para permitir atualizar preços do ABC Farma e Guia da Farmácia em área de livre comércio para filiais específicas, clique aqui!
Após selecionar os produtos, retorne para a tela de atualização.
PASSO 06 - RESUMO DA ATUALIZAÇÃO
Neste passo será repassado todas as escolhas feitas nos passos anteriores, apresentando um resumo do que será realizado a seguir.
Figura 11 - Resumo da Atualização
Caso seja necessário alterar qualquer informação apresentada até o momento basta clicar no botão .
PASSO 07 - PROCESSAMENTO
A partir desse passo a atualização será realizada dentro dos parâmetros informados nos passos anteriores, basta apenas aguardar o término do processo.
Figura 12 - Atualização
PASSO 08 - CONCLUSÃO
O processo foi concluído e os preços foram alterados.
Figura 13 - Conclusão
Restaurar Preços (Avançado)
Clique aqui para expandir
Abra a tela de atualização de preços através do menu Utilitários > Atualizar > Atualização de Preços.
Insira o login e senha e aparecerá a seguinte tela.
Figura 01 - Restaurar Preços
Selecione a opção "Restaurar Preços (Avançado)" e em seguida o botão e aparecerá a próxima tela.
Figura 02 - Atualização de Preço - Período
Nessa tela é necessário informar o período em que deseja restaurar as atualizações aplicadas anteriormente, em seguida pressione o botão , onde irá para a seguinte tela.
Figura 03 - Atualização de Preço - Lista de Atualizações
Através dessa tela é possível escolher a lista desejada para ser utilizada na restauração e em seguida clique em .
Figura 04 - Atualização de Preço - Produto da Lista
Clique no botão e aparecerá a seguinte tela:
Figura 05 - Atualização de Preço - Produtos Que Serão Restaurados
Marque os produtos desejados para realizar a restauração de preço através da tecla (F5) e em seguinte pressione o botão e voltará para a Figura 04 com o total de produto marcado.
Figura 06 - Atualização de Preço - Restaurar
Clique no botão .
Figura 07 - Atualização de Preço - Execução da Restauração
Aguarde o processo de execução da restauração dos preços ser concluída.
Figura 08 - Atualização de Preço - Conclusão
Com o processo finalizado clique em .
Atualização de Preços por Grupos
Clique aqui para expandir
Existe uma forma de atualizar preços somente de um grupo e/ou grupos específicos.
Figura 01 - Visualizar/Marcar Produtos
Clique em .
Figura 02 - Produtos com Operação Dentro da Margem Informada
Clique em para trazer os produtos para grade.
Figura 03 - Produtos com Operação Dentro da Margem Informada - Com Produtos
Por padrão todos os produtos vem marcados, é necessário desmarcar todos os produtos com a tecla (F7), para posteriormente poder marcar somente o grupo desejado.
Figura 04 - Produtos com Operação Dentro da Margem Informada - Grupos
Clicar em para selecionar somente os Grupos desejados para atualização.
Figura 05 - Produtos com Operação Dentro da Margem Informada - Filtro - Seleção de Grupo
Por padrão os grupos já vem marcados, então é necessário desmarcar todos (F7) e marcar somente o desejado (F5).
Figura 06 - Produtos com Operação Dentro da Margem Informada - Filtro - Seleção de Grupo
Após selecionar o grupo, clique em , será exibida a grade em branco, selecione para carregar os produtos do grupo selecionado.
Figura 07 - Produtos com Operação Dentro da Margem Informada
É necessário marcar os produtos do grupo, para isso basta clicar em (F6) para marcar todos.
Figura 08 - Produtos com Operação Dentro da Margem Informada - Marcadas
Logo após basta clicar em fechar seguir com a atualização.
Figura 09 - Atualização de Preços - Produtos Marcados
Mudanças Fiscais de Alíquotas do ICMS
Alíquota geral determinada nas operações e prestações internas com mercadorias do ICMS a partir de 2024:
Estados
Alteração na alíquota geral
Efeitos a partir de
Base Legal
Acre - AC
19%
Esta UF ainda não se pronunciou para majoração de alíquota interna de ICMS para 2025.
Lei Complementar nº 422, de 26.12.2022 - DOE AC de 27.12.2022 e Decreto nº 11.218, de 31.03.2023 - DOE AC - Suplemento de 31.03.2023
Alagoas - AL
19%
Esta UF ainda não se pronunciou para majoração de alíquota interna de ICMS para 2024.
Lei nº 8.779, de 20.12.2022 - DOE AL - Suplemento de 21.12.2022
Amapá - AP
18%
Esta UF ainda não se pronunciou para majoração de alíquota interna de ICMS para 2024.
Fisco Estadual (SEFAZ) da Bahia promove alterações no RICMS majorando de 19% para 20,5% a alíquota geral do ICMS aplicada nas operações internas (A majoração da alíquota respeitará o principio da noventena e por isso entrará em vigor a partir do dia 07 de Fevereiro de 2024, 90 dias após a publicação daLei 14.629/2023
Lei n° 14.527/2022 (DOE de 22.12.2022)
RICMS: Lei nº 7.014/1996 , Art. 15, Inc. I, alínea "a".
Lei nº 14.629, de 08.11.2023 - DOE BA de 09.11.2023
O Estado do Espírito Santo publicou a Lei nº11.981/2023, com o objetivo de majorar a sua alíquota interna de ICMS de 17% para 19,5%, a partir de 1º.04.2023. Contudo, em face da publicação da Lei nº12.020/2023o Estado não irá efetivar a majoração da alíquota geral do imposto, que permanecerá em 17%. A Lei nº12.020/2023promoveu a revogação da Lei nº11.981/2023.
As UFs citadas acima se manifestaram sobre a alteração do ICMS para 2024. Contudo, existem UF's que ainda não se pronunciaram para majoração de alíquota interna de ICMS para 2025.
Vale ressaltar a importância de ficar atento a essas atualizações em seu Estado pois a responsabilidade de atualização é do cliente.
O Linx Big Farma NÃO atualiza automaticamente essas informações.
Impressoras do modelo ECF precisam ter a alíquota cadastrada direto na impressora, portanto, além das alterações feitas no sistema Big, é necessário entrar em contato com a assistência técnica e solicitar o ajuste.