Cadastro de Produtos

A rotina de Cadastro de Produtos permitirá realizar toda a gestão dos itens comercializados pela loja de forma rápida, moderna e facilitada. 



Permissão de Usuário

  • Para acessar esta rotina é necessário que as permissões de usuário "Alterar/Excluir Produto" e "Incluir Produto" disponíveis em  Empresa > Segurança > Configurar usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque estejam marcadas.

Parametrização Restrita (Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Microvix)

  • Os parâmetros "Bloquear cadastro/alteração de Produtos Integrados" e "Bloquear cadastro/alteração de Produtos Não Integrados" disponíveis em Empresa >Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque devem estar desmarcados.

Para realizar o cadastro ou consultar os produtos já cadastrados acesse Suprimentos > Estoque > Produtos (Novo). Será exibida uma listagem com os produtos por ordem de cadastro, ou seja, o último item inserido será o primeiro a ser exibido. Serão apresentadas as seguintes informações:

  • Código;
  • Nome;
  • Referência;
  • Cód. Auxiliar;
  • Preço de venda;
  • Saldo empresa.


Dica

Caso o produto esteja com o preço em promoção, será exibido destacado em vermelho, com o preço original taxado. Na opção "Adicionar Filtros" é possível buscar somente por produtos que estejam em promoção com o filtro "Apenas em Promoção".


Nota

Na pesquisa do produto será mantida a exibição do preço promocional somente se a promoção não for exclusiva para e-commerce/integração. Nos casos de promoções exclusivas, o valor exibido será o mesmo que o utilizado na venda.

Selecionando um produto, será exibido um menu com outras opções.


Opções do produto

Menu Lateral

Ao selecionar um dos produtos da listagem, será exibido o menu de opções.



Detalhes do Produto

Nesta opção será possível visualizar todos os detalhes do produto. Para mais informações clique aqui.

Imagens do Produto

Nesta opção será possível visualizar as imagens cadastradas para o produto.


Imagens do Produto


É possível visualizar, realizar o download, remover e/ou adicionar novas imagens, ou buscar outro produto para visualizar as imagens. A busca pode ser feita por código do produto ou de barras.


Busca de Produto


Configurar Código de Barras

Ao selecionar esta opção será possível configurar o código de barras do produto.

  • Tipo de código: permite selecionar o tipo de código de barras para o produto;
  • Código: deve ser inserido o número do código e clicar no ícone de "+". Será feita a validação do código de acordo com o que foi selecionado no campo anterior;
  • Principal: deve selecionar caso o código em questão seja o principal do produto;
  • Excluir: poderá excluir o código em questão do produto;



Características

Nesta opção o usuário poderá inserir informações complementares do produto. Para mais informações sobre a edição de características de um produto, clique aqui.


Nota

As características informadas neste campo poderão serem utilizadas na impressão de etiqueta do produto. Para a integração com E-commerce/B2C, será necessário utilizar o campo de observações do produto dentro do cadastro.


Saldo

Na opção de saldo, ao expandi-lo, o usuário poderá acessar três ações:

  • Ajustar saldo: será redirecionado para o ajuste de saldo do produto. Para mais informações clique aqui;
  • Visualizar saldo: poderão ser visualizados todos os detalhes de saldo do produto. Para mais informações clique aqui;
  • Visualizar saldo em outras empresas: permite visualizar o saldo do produto em todas as empresas. Para mais informações clique aqui.


Opções de Saldo


Mais ações

Nesta aba o usuário poderá encontrar outras configurações referente ao produto.

  • Associar configuração tributária: permite realizar a associação de uma configuração tributária ao produto. Para mais informações sobre a associação, clique aqui;
  • Configurar localizações: permite realizar a configuração de localização do produto na loja. Para mais informações clique aqui;
  • Editar quantidade: permite editar a quantidade mínima do produto. Para mais informações clique aqui;
  • Simular parcelamento: permite realizar uma simulação de venda com parcelamentos. Para mais informações clique aqui;
  • Visualizar ações promocionais: será possível visualizar todas as ações promocionais existentes. Para mais informações sobre as ações promocionais clique aqui;
  • Visualizar imagens do produto: permite visualizar a imagem principal do produto;
  • Visualizar tabela de preços: permite visualizar o preço do produto referente a cada tabela cadastrada. Para mais informações sobre a tabela de preços clique aqui;
  • Visualizar últimas compras e vendas: será possível visualizar as últimas movimentações de compras e vendas do produto. Para mais informações clique aqui;
  • Visualizar histórico de movimento: nesta opção o usuário é redirecionado para o relatório do histórico de movimento. Para mais informações sobre o relatório clique aqui.


Menu de Mais Ações

  • Pesquisa: através da barra de pesquisa será possível localizar um produto pelo código, nome, referência ou código auxiliar. Clicando sobre o ícone  é possível adicionar mais opções de filtros na busca.


Busca de Produtos


Para realizar uma busca por meio da referência, inserindo apenas parte da informação, já será exibido o produto correspondente.


Pesquisa por referência


Conforme forem adicionados serão apresentados em tela.


Filtros Adicionais


Cada filtro ainda poderá ser personalizado para deixar a busca mais direta e refinada. Será possível selecionar as especificações exibidas ou localizar mais opções, além da possibilidade de removê-las.


Especificações do Filtro


Para remover todos os filtros adicionados, basta clicar em "Limpar Filtros".


  • +Opções: serão exibidas todas ações adicionais relacionadas aos produtos.


Outras opções de cadastro


Dica

Para mais informações sobre as outras opções do cadastro de produtos, clique aqui.

  • +Novo Produto: permite realizar o cadastro de um novo produto.

Para realizar o cadastro de um novo produto, clique na opção +Novo Produto na tela inicial da rotina.


Dados Gerais

  • Código: deve ser definido o código do novo produto;
  • Descrição: deve ser inserida a descrição do novo produto;
  • Referência: é possível informar um código de referência para o produto;
  • Pesquisa: selecionando a lupa de pesquisa será possível encontrar a referência para o produto sendo cadastrado. Com o resultado da pesquisa, deverá selecionar uma opção de referência do produto e inseri-la clicando em "Selecionar";


Selecionar referência


  • Gerar Nova Referência: ao marcar o sistema buscará o último número inteiro de referência cadastrado e somará mais um para gerar a referência deste produto que será exibida na página seguinte;
  • Inserir ID da cor na referência informada: ao marcar esta opção em um cadastro de produto com grade, a referência definida será vinculada automaticamente com o ID de uma cor cadastrada no sistema;
  • Cód. Auxiliar: é possível informar um código auxiliar para localização do produto;
  • Fornecedor: deve ser selecionado o Fornecedor do produto;
  • Fornecedor exclusivo: marcando este campo o Fornecedor informado passa a ser exclusivo do produto novo;
  • Comprador: poderá selecionar um comprador que ficará vinculado ao produto;
  • Produto contabiliza saldo em estoque: marcando este campo o estoque do produto será contabilizado a cada movimentação realizada com ele;
  • Controle de serial: marcando esta opção indicará que o produto é controlado por serial. Ao marcá-lo, serão exibidos outros campos para preenchimento;
    • Tipo: deverá selecionar se o serial é do tipo numérico ou alfanumérico;
    • Tamanho: poderá definir o tamanho do serial em caracteres;
    • Campos relacionados ao serial: poderá selecionar qual o campo que será relacionado ao serial;


Incluir serial


  • Controle de lote na compra e venda: marcando esta opção indicará que o produto é controlado por lote. Para que este campo seja exibido é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx e habilitar o parâmetro "Empresa utiliza controle de produtos por lote" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Grupo Estoque;
  • Possui garantia nacional/troca fácil: ao marcar este campo indicará que o produto terá garantia nacional ou troca fácil após a venda;
  • Disponível para multimarca: deverá ser marcado caso o produto seja disponível para multimarcas também.


Seção Dados Gerais


Nota

  • O campo "Disponível para multimarca" só será exibido para empresas em que os produtos sejam utilizados em multimarca.

Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico / Consultores Linx

  • Para que o campo "Possui garantia nacional/troca fácil" seja exibido é necessário habilitar dois parâmetros:
    • Parâmetro "Utiliza garantia nacional" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > Grupo Garantia Nacional;
    • Parâmetro "Utiliza troca fácil" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > Grupo Troca Fácil;
  • Caso somente o parâmetro "Utiliza garantia nacional" esteja marcado, o campo será exibido no cadastro para alteração quando o produto for integrado;
  • Para habilitar o campo "Gerar Nova Referência" deve-se marcar o parâmetro "Gerar Referência automática" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque.

Estrutura Mercadológica

  • Setor: serão apresentados apenas os setores habilitados para a empresa logada;
  • Linha;
  • Marca;
  • Coleção; 
  • Espessura; 
  • Classificação;
  • Cadastro em grade: marcando esta opção será exibida a seção de grade de produtos;
  • Tamanho: deve ser informado o tamanho do produto. Caso a opção Cadastro em grade esteja marcada, o campo Tamanho será exibido na seção Grade de Produtos;
  • Cor: devem ser informadas as cores do produto. Caso a opção Cadastro em grade esteja marcada, o campo Cor será exibido na seção Grade de Produtos.


Seção Estrutura Mercadológica


Clicando sobre o ícone , será aberta uma janela onde será possível realizar o cadastro de uma estrutura mercadológica caso não tenha nenhuma disponível para seleção no cadastro do produto.


Atalho para Cadastro de Estrutura Mercadológica


Também será possível digitar para realizar a busca de uma estrutura mercadológica, e caso não esteja cadastrada, poderá selecionar o link "Criar novo registro" para cadastrar.


Novo Registro


Para saber mais sobre os cadastros de estrutura mercadológica, acesse os manuais clicando aqui.


Nota

Alguns campos poderão ter sua nomenclatura alterada de acordo com a parametrização de Legenda Dinâmica adotada pela empresa. Para mais informações sobre legenda dinâmica e alterações é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.

Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico / Consultores Linx

Para alterar a legenda dinâmica da estrutura mercadológica da empresa é necessário acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Grupo "Legenda Dinâmica".

Campos Adicionais

Para empresas que utilizam campos adicionais ao invés de grade, o quadro "Campos Adicionais" será apresentado. Para definir se a empresa utiliza campos adicionais é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico / Consultores Linx

Somente os campos adicionais que estiverem configurados em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Configurar legendas dos campos adicionais serão exibidos no cadastro.

Seção Campos Adicionais


Preço de Compra e Venda

  • Unidade de venda: deve ser selecionada o tipo de unidade de venda. Ex: UN ou CX;
  • Unidade de compra: deve ser selecionada o tipo de unidade de compra. Este campo será exibido para portais configurados para fator de conversão;
  • Fator de conversão: permite informar o fator de conversão da compra para venda do produto;
  • Moeda: serão exibidas para seleção todas as moedas cadastradas no portal. Poderá selecionar a moeda usada para compra/venda do produto;
  • Fundo propaganda %: este campo será exibido somente se o parâmetro "Habilitar DRE Gerencial" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso restrito > Contabilidade > estiver marcado. Poderá informar um valor para o fundo de propaganda entre 0,00% e 100,00%;
  • Valor de Compra;
    • Custo com ICMS: define o custo do produto;
    • Desconto: define o desconto do produto;
    • Acréscimo: define a porcentagem de acréscimo;
    • IPI%: será informado na inclusão de itens após o cadastro;
    • Frete: será exibido o valor do frete;
    • Despesas acessórias: este campo recebe informação quando é realizada a entrada de mercadoria com uma Natureza de Operação de Entrada que possua a opção "Custo de Reposição" marcada. Mais informações sobre a Natureza de Operação podem ser consultadas clicando aqui;
    • Substituição tributária:  este campo recebe informação quando é realizada a entrada de mercadoria com uma Natureza de Operação de Entrada que possua a opção "Custo de Reposição" marcada. Mais informações sobre a Natureza de Operação podem ser consultadas clicando aqui;
    • Diferencial ICMS: este campo recebe informação quando é realizada a entrada de mercadoria com uma Natureza de Operação de Entrada que possua a opção "Custo de Reposição" marcada. Mais informações sobre a Natureza de Operação podem ser consultadas clicando aqui;
    • Custo líquido: será exibido o valor do custo líquido: Custo ICMS $ + Acréscimo + Frete + Despesas + Subst. Tributária + Diferencial de ICMS - Descontos;
  • Valor de Venda;
    • Informar mark-up (%) e calcular preço de venda (R$): ao marcar esta opção, será possível informar o percentual do mark-up e o preço de venda será calculado de acordo com o percentual;
    • Informar preço de venda (R$) e calcular mark-up (%): ao marcar esta opção, será possível informar o valor do preço de venda e o mark-up será calculado de acordo com o valor;
    • Mark-up: indica o percentual de lucro que a empresa deseja ter sobre o preço do custo líquido calculado. Se o parâmetro "Empresa trabalha offline" estiver marcado, não será possível definir a porcentagem de mark-up, Para definir este parâmetro é necessário entrar em contato com o suporte técnico;
    • Preço de Venda: será apresentado o valor informado no campo "Custo ICMS $".
  • Dados Adicionais;
    • Custo indexado: definir valor para custo indexado;
    • Desconto especial %: definir a porcentagem do desconto especial;
    • Preço com desconto especial: definir o preço com o desconto especial aplicado;
    • Múltiplo de venda: definir qual será o múltiplo de venda do produto;
    • Comissão %: definir a porcentagem de comissão na compra ou venda do produto;
    • Fundo Propaganda %: definir a porcentagem para o fundo de propaganda;
  • Permite desconto;
  • Desconto máximo permitido %: este campo será exibido somente se o campo "Permite desconto" estiver marcado e se o parâmetro "Utiliza desconto por produto" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque estiver marcado. Poderá definir o valor percentual máximo de desconto permitido para o produto;


Seção de Preço de Compra e Venda


Nota

Os componentes do valor de compra podem mudar de acordo com a configuração da base:

  • Se a empresa não considera preço de venda com custo líquido e não credita IPI na compra:
    • Custo ICMS, IPI, Custo líquido;
  • Se a empresa não considera custo líquido e credita IPI na compra:
    • Custo ICMS, Custo líquido;
  • Se a empresa considera custo líquido e não credita IPI na compra:
    • Custo ICMS, Desconto, Acréscimo, IPI, Frete, Despesas, Substituição Tributária, Diferencial ICMS, Custo líquido;
  • Se a empresa considera custo líquido e credita IPI na compra:
    • Custo ICMS, Desconto, Acréscimo, Frete, Despesas, Substituição Tributária, Diferencial ICMS, Custo líquido;

Referente as casas decimais

Em Empresa > Parâmetros Globais > Sistema é possível configurar a forma de arredondamento da quantidade de decimais para o preço dos produtos, componentes e decimais para reajuste de preços.

Dica

  • Ao alterar o preço de venda ou mark-up, o sistema atualizará o cadastro do produto e será gerado um log da alteração, o log poderá ser consultado através da rotina de pesquisa de logs (Empresa > Segurança > Pesquisar Logs). Mais informações sobre a pesquisa de logs vide Manual de Empresa, tópico Pesquisar Logs.
  • O cadastro de um produto é uma operação conduzida primariamente pela própria empresa. Portanto, o custo líquido de um produto é afetado pela aplicação de descontos progressivos, resultantes de uma política definida pela empresa. Tais descontos, por serem progressivos, afetam diretamente a composição do preço líquido do cadastro do produto.

Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

Para habilitar o parâmetro  "Empresa trabalha offline" é necessário acessar Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque - Custos.

Grade de Produtos

Esta seção somente será exibida quando o campo "Cadastro em grade" estiver marcado na seção de "Estrutura Mercadológica".

  • Tamanho: pode ser selecionado o tamanho do produto;
  • Cores: pode ser selecionada a cor do produto;


Após a seleção dos campos, será exibida a grade dos produtos relacionando tamanho x cor. Além disso, poderão ser editadas as seguintes colunas:

  • Código: será gerado automaticamente, porém é possível inserir manualmente. Ao clicar sobre o botão "Automático", será exibida a mensagem abaixo para confirmar.


Inserir Código Manualmente


Clicando em "Sim", o campo ficará disponível para edição.


Inserir Código


  • Referência: permite inserir a referência do produto;
  • ID Cor: será preenchido automaticamente o ID de uma cor já cadastrada no sistema caso o parâmetro "Inserir ID da cor na referência informada" estiver marcado;
  • Custo ICMS: permite inserir o valor de custo ICMS do produto, basta clicar sobre o ícone .


Seção de Grade de Produtos


Tributação

  • Configuração tributária: deve ser selecionada a configuração tributária do produto;
  • NCM: deve ser selecionado um NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul);
  • CEST: neste campo serão listados CESTs que possuem vínculo com o NCM selecionado no campo "NCM", além disso, também serão exibidos os códigos que não possuem vínculo com nenhum NCM;
  • EX: caso o NCM informado tenha EX relacionado, permite selecionar um destes registros. O EX indica a aplicação do Regime Ex-tarifário de um determinado NCM;
  • Produto supérfluo (sujeito à tributação do Fundo de Combate à Pobreza): marcando esta opção, indicará que o produto sofrerá tributação da instituição do Fundo de Combate à Pobreza;
  • Tipo de Item: pode ser selecionado o tipo de item do produto;
  • Origem da mercadoria: pode ser selecionada a origem do produto, se é Nacional ou Estrangeiro. Indica de onde vem o produto.
  • Regime de Incidência do PIS e COFINS: será exibido caso o regime de tributação não seja Simples. Poderá selecionar as opções "Cumulativa" ou "Não Cumulativa";
  • Código do benefício fiscal: poderá inserir o código do benefício se obtiver com até 10 caracteres;
  • Produto produzido em escala não relevante;
  • CNPJ do produtor: este campo será exibido caso o campo "Produto produzido em escala não relevante" estiver marcado. Poderá inserir o CNPJ do produtor;


Seção de Tributação


Dica

  • As informações sobre produtos em escala não relevante irão refletir no XML da NFC-e e NF-e a partir do leiaute 4.0;
  • Caso a empresa logada seja do estado de São Paulo, e em Parâmetros Globais > Faturamento – Gerais, a opção "Notas com ICMS Diferido" estiver como SIM, no cadastro do produto, em "Tributação", será exibido o item: "Produto componente da cesta básica". Quando este item estiver marcado, no faturamento do produto, o sistema efetuará automaticamente a redução de 38,89% na base de cálculo de ICMS.

Nota

Referente a configuração tributária

  • Os valores de tributos como PIS e COFINS devem ser configurados no cadastro auxiliar de configuração tributária, ou seja, para a configuração tributária selecionada no cadastro do produto, poderão existir diversos detalhamentos (para classes fiscais diversas). Para realizá-los é necessário acessar Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Config. Tributária e clicar no link em questão. Mais informações sobre cadastro e detalhamento de configurações tributárias podem ser encontradas no item Config. Tributária neste manual;
  • Para utilizar o recurso Novo Cadastro o usuário deve possuir permissão de usuário "Cadastros auxiliares" configurada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque;
  • Este recurso não estará disponível para empresas com o tipo franquia, somente a franqueadora poderá utilizá-lo. 

Referente ao regime de incidência do PIS e COFINS

O campo de regime de incidência do PIS e COFINS é exibido somente para empresas com o sistema de tributação: Lucro Real e Lucro Presumido. Neste campo empresas de Lucro Real definem se no momento da compra ou devolução de venda o produto creditará PIS e COFINS independente se a configuração tributária possuir alíquotas cadastradas. No caso de vendas, esta informação sempre será considerada para realizar as exportações fiscais.

Referente ao NCM

  • É possível configurar para que o campo NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) seja de preenchimento obrigatório, para tanto, é necessário ativar o parâmetro "NCM obrigatório para o Cadastro" em Empresa -> Parâmetros Globais -> Estoque -> grupo "Outras Configurações";
  • Caso o parâmetro "Ativar validação de NCM" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Obrigações Fiscais > Subgrupo Classificação dos Produtos estiver habilitado, ao inserir um NCM inválido e tentar prosseguir será exibida uma mensagem de alerta. Caso o usuário clique em "Não, obrigado!" a mensagem será fechada, caso contrário, ao clicar em "Sim, desejo!" o sistema retornará ao campo para que os dados sejam corrigidos.

Referente ao CEST

  • Quando o usuário selecionar um CEST para o produto, o NCM deverá ser informado obrigatoriamente, caso contrário, a mensagem será apresentada;
  • Caso o parâmetro "Ativar validação de CEST" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Obrigações Fiscais > Subgrupo Classificação dos Produtos estiver habilitado, ao inserir um NCM inválido e tentar prosseguir será exibida uma mensagem de alerta. Caso o usuário clique em "Não, obrigado!" a mensagem será fechada, caso contrário, ao clicar em "Sim, desejo!" o sistema retornará ao campo para que os dados sejam corrigidos.

POS

  • Definir produto como brinde: marcando esta opção no cadastro, tornará o produto em questão como brinde;
  • Produto de catálogo: marcando esta opção indicará que o produto também pertence ao catálogo do POS;
  • Descrição de catálogo: ao selecionar a opção "Produto de catálogo" será possível incluir uma descrição para o catálogo;
  • Prazo de entrega (dias): poderá ser selecionado o prazo de entrega do produto.
  • Produto vendido por peso: poderá ser marcado para indicar que o produto é vendido por peso;


Seção de POS


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

Para que o campo "Produto vendido por peso" seja exibido, é necessário que o parâmetro "Utiliza balança" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > POS > Grupo Venda esteja marcado.

Produto Óptico

Nesta seção será possível inserir todas as informações necessárias do produto óptico.

  • Informar dados óptico: caso o produto a ser cadastrado seja do ramo óptico, deve-se marcar este campo para inserir as informações do produto;
  • Tipo de Produto: as informações a serem inseridas variam de acordo com o produto, para tanto deve-se informar se o produto é do tipo Lente ou Armação;


Tipo Lente

Para o tipo lente, serão exibidos campos para definir todas as medidas da lente.

  • Laboratório principal: neste campo será possível selecionar um fornecedor para que seja o laboratório principal para o produto. Neste campo será exibido somente os Fornecedores configurados como Laboratórios Parceiros dentro das configurações de ramo óptico;


Definir produto de lente


Tipo Armação

Para o tipo armação, serão exibidos campos para definir todas as informações da lente.



Definir produto de armação


E-Commerce/B2C

  • Disponível na loja virtual: marcando esta opção incluirá o produto na loja virtual do B2C;
  • Descrição completa: inserir a descrição do produto que será exibida na loja virtual;
  • Descrição garantia: inserir a descrição da garantia do produto da qual será apresentada em um espaço especifico na loja virtual;
  • Canais de e-commerce publicados: poderá selecionar em quais canais de e-commerce o produto estará disponível;
  • Tempo de preparação do estoque: poderá inserir o tempo que levará para preparar o estoque do produto;
  • Início da publicação do produto: poderá inserir a data de quando será o início de publicação do produto na loja virtual;
  • Fim da publicação do produto: poderá inserir a data de quando será o fim de publicação do produto na loja virtual;
  • Tags: poderá selecionar as tags do produto. Para saber mais sobre o cadastro de tags acesse o manual clicando aqui;
  • Flags: poderá selecionar as flags do produto. Para saber mais sobre o cadastro de flags acesse o manual clicando aqui;
  • Palavras-Chave: poderá selecionar as palavras-chave do produto. Para saber mais sobre o cadastro de palavras-chave acesse o manual clicando aqui.


Seção de e-commerce/B2C


Nota

Os campos adicionais podem ser cadastrados em Empresa > Parâmetros Globais > B2C > Cadastro de atributos. Para mais informações acesse o manual clicando aqui.


Código de Barras

  • Tipo de código: permite selecionar o tipo de código de barras para o produto;
  • Código: deve ser inserido o número do código e clicar no ícone de "+". Será feita a validação do código de acordo com o que foi selecionado no campo anterior;


Seção de Código de Barras


Nota

  • Mesmo se já houver um código GTIN adicionado, será possível marcar o código gerencial como principal.
  • Quando o tipo de código selecionado for o "GTIN13", o código será gerado automaticamente com 12 dígitos e 1 dígito verificador, referentes ao código do país, código da empresa, código do produto e por último o código verificador;

Informações Adicionais

  • Localização:
  • Meses de garantia de fábrica: definir quantos meses de garantia da fábrica o produto terá;
  • Quantidade mínima: esta informação é considerada quando o sistema identifica que o saldo do produto é insuficiente e gera uma sugestão de compra para o estoque não ficar zerado;
  • Quantidade máxima: esta informação é considerada quando o sistema identifica que o saldo do produto é insuficiente e gera uma sugestão de compra para o estoque não ficar zerado;
  • Peso líquido (kg): poderá definir o peso líquido do produto;
  • Peso bruto: poderá definir o peso bruto do produto;
  • Altura (frete): poderá informar a altura do produto que será utilizado para entregas;
  • Largura (frete): poderá informar a largura do produto que será utilizado para entregas
  • Comprimento (frete): poderá informar o comprimento do produto que será utilizado para entregas
  • Volume: será exibido o volume em m³ que será o resultado da multiplicação entre a altura, largura e comprimento;
  • Compra/venda por dimensões: ao marcar este campo serão exibidos os campos: Altura, Largura e Comprimento que poderão ser definidos seus valores para compra e/ou venda por dimensões;
  • Descrição complementar;
  • Importado por balança;
  • Curva: poderá definir qual o tipo de curva do produto;
  • Observação: poderá inserir alguma observação sobre o produto;


Seção de informações adicionais


Nota

  • Quando a opção "Disponível para loja virtual", da seção E-Commerce/B2C, estiver marcado, os campos Peso líquido (kg), Peso bruto (kg), Altura para frete (m), Largura para frete (m) e Comprimento para frete (m) serão de preenchimento obrigatório.

Informações Nutricionais

Para informar as informações nutricionais do produto será necessário marcar a opção "Preencher Informações Nutricionais" na seção de Informações Adicionais. Ao marcar o campo, serão exibidos os campos para preencher com as informações nutricionais.

  • Validade (dias): definir quantos dias de validade o produto tem;
  • Receita: definir o tipo de receita do produto;
  • Quantidade (porção): definir a quantidade de produto por porção;
  • Unidade da porção: definir qual será a unidade de porção do produto;
  • Quantidade (medida): definir a quantidade de medida do produto, como colher de sopa, xícara, etc;
  • Medida caseira: definir a medida que será utilizada para definir a quantidade da medida do produto;
  • Quantidade por porção:
    • Valor energético (Kcal): definir o valor energético do produto em calorias por porção;
    • Carboidratos (CHO): definir a quantidade de carboidratos do produto por porção;
    • Proteínas (Prot): definir a quantidade de proteínas do produto por porção;
    • Gorduras Totais (AGtot): definir a quantidade de gorduras totais por porção;
    • Gorduras Saturadas (AGsat): definir a quantidade de gorduras saturadas por porção;
    • Gorduras Trans (AGtrans): definir a quantidade de gorduras trans por porção;
    • Fibra Alimentar (Falim): definir a quantidade de fibra alimentar por porção;
    • Sódio (Na): definir a quantidade de sódio por porção;
  • Valores Diários (Resolução RDC n° 360):
    • 2000 Kcal - 8400kj;
    • 300 gramas;
    • 75 gramas;
    • 55 gramas;
    • 22 gramas;
    • 2% do total de gorduras;
    • 25 gramas;
    • 2400 miligramas;


Seção de informações nutricionais

Menu Lateral

No menu lateral será possível visualizar todas as seções do cadastro. Deste modo, o usuário poderá navegar entre uma seção e outra clicando diretamente na opção desejada. Além disso, é possível inserir a imagem principal do produto, que também ficará visível no catálogo do POS. 


Menu lateral

+Nova Importação

Será exibida uma tela para realizar a importação de produtos através de um arquivo padronizado que pode ser acessado clicando em "clique aqui" para realizar o download do arquivo modelo. No arquivo, poderão ser inseridas informações sobre os produtos que serão importados.

  • Arquivo Preenchido: deverá inserir o arquivo com as informações dos produtos que serão importados;
  • Identificador: deverá selecionar a forma como será identificada esses produtos;
  • Formato do código de barras: deverá selecionar o formato que será gerado do código de barras;
  • Custo ICMS padrão: poderá indicar se será utilizado custo ICMS padrão para a importação do arquivo;
  • Preço de venda padrão: poderá indicar se será utilizado preço de venda padrão para a importação do arquivo;
  • Fornecedor padrão: poderá indicar se será utilizado fornecedor padrão para a importação do arquivo;
  • Configuração tributária padrão: poderá indicar se será utilizada configuração tributária padrão para a importação do arquivo;
  • Segmento padrão: poderá indicar se será utilizado segmento padrão para a importação do arquivo;
  • Tipo de material padrão: poderá  indicar se será utilizado tipo de material padrão para a importação do arquivo;
  • Marca padrão: poderá indicar se será utilizada marca padrão para a importação do arquivo;
  • Linha de produtos padrão: poderá indicar se será utilizada linha padrão para a importação do arquivo;
  • Grupo de produtos padrão: poderá indicar se será utilizado grupo de produtos padrão para a importação do arquivo;
  • Sub Grupo de produtos padrão: poderá indicar se será utilizado sub grupo de produtos padrão para a importação do arquivo;
  • Tamanho padrão: poderá indicar se será utilizado tamanho padrão para a importação do arquivo;
  • Cores padrão: poderá indicar se será utilizado cores padrões para a importação do arquivo;


Importar Produtos


Após inserir o arquivo com os produtos para importação e definir as informações desejadas, basta clicar em "Próximo" e será confirmada a importação do arquivo. O arquivo importado será exibido na rotina de Importação de Produtos. Para mais informações sobre a importação de produtos clique aqui.

Editar Produto

Permite acessar o cadastro do produto e editar as informações. No menu lateral será possível navegar entre uma seção e outra. Na imagem principal do produto será possível visualizá-la, realizar o download ou removê-la.


Menu Lateral


Dados Gerais

  • Código: não poderá ser editado;
  • Produto desativado: marcando esta opção indicará que o produto está desativado e não estará mais disponível.


Edição de Dados Gerais


Estrutura Mercadológica


Edição de Estrutura Mercadológica


Preço de Compra e Venda

Os campos "Custo médio" e "Custo da última compra" serão exibidos somente na alteração de um produto e ficarão bloqueados para qualquer edição.


Edição de Preço de Compra e Venda


Tributação



Edição de Tributação


POS



Edição de POS


E-Commerce/B2C

Na edição da seção do B2C será possível cadastrar múltiplas imagens para o produto, basta clicar em "Cadastrar Imagens para o Produto".


Edição de e-commerce/B2C


Será apresentada uma nova janela para que sejam inclusas as imagens. Elas poderão ser inseridas arrastando até o espaço ou selecioná-las acionando o "Clique".


Realizar Upload de Imagens


Após selecionar as imagens desejadas do produto, elas serão listadas.


Imagens Selecionadas


Para excluir uma das imagens selecionadas, clique sobre o ícone de X.


Nota

As imagens ficarão salvas na ordem em que foi realizado o upload e com os mesmos nomes que foram salvas.


Código de Barras

Nesta seção ficarão visíveis os códigos já cadastrados, poderão ser adicionados novos códigos ou exclui-los através do ícone .


Edição de Código de Barras


Nota

Caso seja cadastrado um código de barras do tipo GTIN e que seja válido, ele será automaticamente colocado como principal pelo sistema. Somente se não houver um código GTIN e válido que o Gerencial será o principal.


  • Sem rótulos