A operação de venda para entrega futura ocorre quando um estabelecimento vende determinada mercadoria, mas permanece com ela até que seja efetuada a sua entrega ao adquirente mediante um prazo estabelecido entre as partes. Esta operação também é conhecida como faturamento antecipado. A venda com entrega futura é uma operação de venda cuja entrega da mercadoria ao adquirente é realizada por um estabelecimento distinto do que realizou a venda. Esta operação, tem por principal característica o transporte da mercadoria por um remetente diferente da loja que realizou a venda para o consumidor final.
Neste tópico será descrito todo o processo necessário para realização de uma venda com Entrega Futura.
talhos
Configurações
Para utilizar a entrega futura é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix e solicitar algumas configurações:
Suporte Técnico
Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix
Para parametrizar a rotina de Entrega Futura é necessário acessar:
- Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Compras > grupo Configuração > e desmarcar o parâmetro "Utiliza integração de ordem de compras" se estiver habilitado;
- Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > POS > grupo Entrega Futura > marcar o parâmetro "Habilita entrega futura - compra e ordem";
- Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > POS > grupo Venda > marcar o parâmetro "Utiliza DAV";
- Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > CRM > grupo Parâmetros Gerais > marcar o parâmetro "Utiliza a rotina de geração de crédito";
O parâmetro para geração de crédito não poderá ser desmarcado quando a rotina de entrega futura estiver habilitada, isto pode ocorrer em empresas diferentes, ou seja, se o portal possui duas empresas e na empresa 1 a rotina de entrega futura estiver habilitada, na empresa 2 o parâmetro de geração de crédito não poderá ser desmarcado.
A rotina de entrega futura somente poderá ser utilizada quando o parâmetro "Utiliza integração de ordem de compras" estiver desmarcado, caso contrário os outros parâmetros não poderão ser habilitados.
Natureza de Operação para Entrega Futura
Para as operações de entrega futura é necessário que as vendas em que o cliente será responsável pela retirada do produto e ou as que serão entregues sob responsabilidade do próprio centro de distribuição estejam com as naturezas de operações correspondentes configuradas corretamente. Para tanto, acesse Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Fr. de Loja > Grupo Venda com Entrega Futura e selecione uma opção para os campos "Natureza de Operação (cliente retira)" e "Natureza de Operação (entrega pelo CD)".
Configuração de natureza de operação
Desta forma, ao realizar vendas no Venda Fácil com itens de entrega futura e na listagem para as definições de frete indicar "Cliente Retira" o sistema utilizará a natureza selecionada no parâmetro, do mesmo modo, se selecionado um transportador.
Criação da Pré-Venda
Para iniciar o processo de venda com itens de entrega futura é necessário primeiramente gerar uma pré-venda, ela poderá ser realizado a partir de um orçamento no Microvix ERP ou diretamente no Venda Fácil.
A partir do Venda Fácil
O processo de criação da pré-venda de entrega futura no Venda Fácil ocorrerá conforme o funcionamento atual da rotina, basta que sejam inseridos os itens no documento, selecionada a forma de pagamento e gravado. Além disso, antes de gravá-la será possível conceder desconto/acréscimo nos itens ou no subtotal da venda.
Inserção de itens na pré-venda
Seleção de pagamento e geração da pré-venda
Nota
Caso a pré-venda seja cancelada, não será mais exibida no Venda Fácil;
Resumo da Pré-Venda com Entrega Futura
No Venda Fácil, através da opção "Vendas em Aberto" disponível no menu lateral, é possível consultar a pré-venda gerada correspondente aos itens de entrega futura. Ao acessá-la, na tela do detalhamento da pré-venda serão apresentadas as informações de Código do Produto, Descrição, Preço Unitário, Quantidade, Desconto, Acréscimo, Preço Total e Entrega.
Resumo da pré-venda
Na aba Produtos, na coluna Entrega, o ícone de caminhão ( ) representa o item que será entregue futuramente e o ícone de sacola ( ) representa o item que será levado pelo cliente após o pagamento. Quando o produto possuir em seu cadastro a opção de entrega futura marcada, o caminhão será apresentado imediatamente ao informar a ficha. Porém, ao clicar sobre o ícone , é possível alterar a forma de entrega. Na tela também são apresentadas as opções de Editar (desabilitada ) Imprimir e Efetivar. A opção "Editar" sempre estará desabilitada quando a rotina de entrega futura estiver ativa.
Alterar entrega
Nota
- Para mais informações sobre a categorização do item como de entrega futura, clique aqui;
- Caso o item esteja sem saldo não será possível modificar a forma de entrega;
- No caso de um troco de uma venda de Entrega Futura acima de R$1000,00, o sistema bloqueará o mesmo, pedindo para que utilize um valor inferior a 1000 no resultado do troco. Ao emitir o documento fiscal, o sistema considera que para todos os cálculos de total, somente os produtos incluídos no documento fiscal devem ser considerados. Dentro das informações complementares do cupom fiscal constará o número do pedido para os produtos de entrega futura, caso não seja possível, pelo fato do cupom fiscal ter sido gerado antes da geração do pedido, o texto será incluído: "Este pedido de entrega futura foi gerado através da emissão do documento: XXXX/XX (Documento/série do documento fiscal gerado para os produtos de entrega imediata)".
Efetivar
Ao clicar em "Efetivar", a pré-venda será finalizada e o usuário poderá prosseguir com a venda. Na tela de venda, serão apresentados os produtos que serão retirados pelo cliente e de entrega futura. nela pode ser realizada a inclusão de itens normalmente, porém somente itens que o cliente irá retirar no ato.
Tela de venda
Os produtos de entrega futura, assim como o endereço a ser selecionado, podem ser visualizados clicando em "Configurar entrega futura".
Listagem de itens para entrega futura
- Tipo Frete: serão exibidos todos os tipos de frete definidos no parâmetro "Tipos de frete disponíveis" em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais > Grupo Frete;
- Transportador: serão exibidos todos os cadastros de CRM configurados com o tipo "Transportador";
- Valor Frete: o campo tipo de frete estará disponível para alteração de acordo com a parametrização definida em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais > Grupo Frete, na tabela abaixo serão especificadas as regras:
- Se o parâmetro "Considerar valor faturamento mínimo para escolha do tipo de frete" estiver marcado, e o valor do pedido com itens de entrega futura for menor que o valor de faturamento mínimo definido no cadastro do cliente (aba comercial CRM), o campo "Tipo Frete" virá preenchido como "Destinatário" e o valor do frete poderá ser definido pelo usuário. No entanto, se o valor do pedido for maior o que o valor de faturamento mínimo definido no cadastro do cliente (aba comercial CRM), o campo "Tipo Frete" virá preenchido como "Emitente" e o valor do frete não poderá ser definido pelo usuário.
- Se o parâmetro "Considerar valor faturamento mínimo para escolha do tipo de frete" estiver marcado, e o valor do pedido com itens de entrega futura for menor que o valor de faturamento mínimo definido no cadastro do cliente (aba comercial CRM), o campo "Tipo Frete" virá preenchido como "Destinatário" e o valor do frete poderá ser definido pelo usuário. No entanto, se o valor do pedido for maior o que o valor de faturamento mínimo definido no cadastro do cliente (aba comercial CRM), o campo "Tipo Frete" virá preenchido como "Emitente" e o valor do frete não poderá ser definido pelo usuário.
- Se o parâmetro "Aceitar valor frete tipo CIF" estiver marcado, no campo "Tipo Frete" for selecionada a opção "Emitente" e o transportador possuir cadastro de pessoa jurídica, então o valor do frete poderá ser definido pelo usuário.
Se o parâmetro "Bloquear valor frete tipo FOB na nota" estiver marcado, e o campo "Tipo Frete" estiver selecionado com a opção "Destinatário", o valor do frete não poderá ser definido pelo usuário.
- Valor Seguro: valor correspondente ao seguro será considerado no total da venda com entrega futura;
- D. Acessórias: valor correspondente às despesas serão consideradas no total da venda com entrega futura;
- Endereço de Entrega: serão apresentados todos os endereços configurados para o cliente selecionado. Para os orçamentos gerados a partir do ERP, o endereço virá automaticamente selecionado, do contrário, quando o processo for realizado no POS, o usuário deverá marcar o endereço;
- Retirar na Loja: ao marcar esta opção a entrega será realizada diretamente na loja e o sistema selecionará automaticamente o endereço do cliente sem a possibilidade de alteração;
- Cadastrar Endereço: permite realizar o cadastro de um endereço de entrega para o cliente selecionado, basta inserir as informações de CEP, UF, Endereço, Número, Complemento, Bairro, Cidade, Descrição, e End. Principal. Por padrão, o sistema apresentará os campo de CPF/CNPJ e Insc. Estadual já preenchidos de acordo com o cliente atual, no entanto, o a inscrição somente estará disponível para CNPJ.
Caso as informações relacionadas ao frete não sejam preenchidas, o sistema exibirá um alerta e não será possível prosseguir com a finalização. O pagamento deverá ser do valor total da venda, independente se um ou mais itens são de entrega futura.
Pagamento
Nota
- Caso a operação padrão 63 - Faturamento Antecipado não esteja configurada, ao finalizar uma venda com itens de entrega futura o sistema emitirá o alerta.
Relatórios Impactados
As vendas geradas com itens de entrega futura poderão ser visualizadas nos seguintes relatórios:
- Faturamento > Orçamento/Pedido > Relatórios > Produtos à Faturar: neste caso os DAVs devem estar finalizados e os Orçamentos gerados no ERP aprovados, para constar na listagem;
- Faturamento > Relatórios > Faturamento Vendedor: para que sejam visualizadas as previsões de vendas com entrega futura será necessário gerar este relatório com o filtro "Exibir acesso para visualização de previsões de venda" marcado. Desta forma, através do ícone detalhamento ( ) será exibida uma listagem com todos os pedidos.
- Faturamento > Relatórios > Faturamento Vendedor > Desempenho Vendedor: para que sejam visualizadas as previsões de vendas com entrega futura será necessário gerar este relatório com o filtro "Exibir acesso para visualização de previsões de venda" marcado. Desta forma, através do ícone detalhamento ( ) será exibida uma listagem com todos os pedidos.
Nota
Importante!
Para os relatórios de Faturamento por Vendedor e Desempenho por Vendedor é necessário possuir ao menos um pedido faturamento, caso contrário, não será possível efetivar a consulta.