Conceito
O supermercado em delivery é levar para o virtual a experiência de compra em lojas físicas. Com isso, o cliente acessa o aplicativo ou site do mercado, escolhe os itens desejados, faz o pagamento e aguarda a entrega dos produtos
OBSERVAÇÃO
A integração do TAC com o IFood está disponível neste momento somente para a Oxxo, atualmente o EMSys não possui comunicação com o portal para enviar os cadastros de itens.
IMPORTANTE
O sistema não trata cancelamento das vendas, o processo está em desenvolvimento.
Liberação na licença
Todos os usuários do TAC tem acesso a esta integração, mas no entanto é somente a OXXO que utilizará.
Configuração
A comunicação de dados entre os sistemas e feita via API, quais sistemas?
1º Site que o cliente fará a compra dos itens.
2º Sistema que a loja receberá o pedido da compra.
3º O TAC que fará a finalização desta compra.
Configurações TG3config
Na primeira utilização desta função Delivery no TAC, acesse o TG3Config para realizar a configuração.
Abrir o TG3Confing e fazer o Login.
Aliase do Banco de Dados: é uma opção de selecionar e preencher o campo
senha Mestra:. *******
Selecione o Host desejado e clique no botão: Configurar Host, /ou dois cliques em cima do Host selecionado.
Clique na opção IFood.
Após abrir a tela IFood, preencher os dados de acordo com as informações do estabelecimento.
1 - Utiliza Integração IFood: Selecionar Sim.
2 - Client ID: Cada loja tem o seu ID solicitar o código para o IFOOD.
3 - Cliente Secret: Informar a senha da Loja neste campo.
4 - IdLoja: O Cód. do loja vinculada ao IFOOD.
5- Cód Forma de Pagamento IFood: Informar o Código de pagamento padrão para efetuar os pagamentos.
A forma de pagamento deve ser private label.
A seguir clique em F2 - Salvar.
Sistemas e Site
É utilizado o site para compra e um sistema para receber os pedidos realizados pelo cliente.
A Solicitação do pedido é pelo site, onde será aceito o cliente fazer a compra Online, agora o recebimento do pedido e separação das compras feitas no site serão recebidas através de um sistema "RECEPTOR", onde a loja terá o controle de entradas dos pedidos e saídas das mercadorias.
Solicitação do pedido (Cliente)
Para efetuar a compra, acesse o SITE MERCADO.
https://www.sitemercado.com.br/smartjoab/uberlandia-loja-guarani-tocantins-avenida-taylor-silva
O processo de compras efetuado pelo cliente é normal, conforme os outros sites de costume.
1º Selecionar e adicionar os itens para compra.
2º Acesse o carrinho, para ir ao pagamento.
3º Confirme os dados e clique em continuar.
4º Se possuir cupom adicionar na próxima etapa, selecionar a opção caso concorde em retirar o pedido no endereço da loja e clique em continuar.
5º Escolher o horário de retirada.
6º Escolher e efetuar o pagamento da compra.
7º Confirme todos os passos e Clique em Concluir Pedido.
O cliente fez a confirmação do pedido e concluiu, após o pagamento confirmado a loja receberá uma notificação e desta forma começa a separação do pedido.
Separação do pedido (Loja)
Para a loja receber as informações e seguir o passo a passo até a entrega do pedido ao cliente, tem o programa na qual o funcionário terá acesso e obter controle sobre os pedidos.
Entre em contato com nosso time de implantação para ser feito a instalação corretamente, a loja que tem acesso ao aplicativo receptor, seguir as próximas etapas. Acesso o aplicativo que se encontra na área de trabalho do seu computador ou Smartphone, no primeiro acesso faça o Login corretamente com o usuário e senha.
Para melhor controle será apresentado um placar no canto inferior esquerdo do monitor, informando os novos pedidos que foram solicitados e os pedidos que estão atrasados para separação.
Faça o caminho corretamente para o cliente acompanhar e saber como está o status da compra corretamente.
Na primeira tela é apresentado o pedido realizado pelo cliente, com os dados e o horário que foi definido durante a compra para retirada do produto no estabelecimento.
Clique no pedido.
IMPORTANTE
O produto precisa estar em perfeita condições e separado até o horário confirmado, para quando o cliente chegar a loja e o produto esteja pronto para retirada.
Após selecionar o pedido, preencher todos os dados do separador da(s) mercadoria(s), e clique "IMPRIMIR E INICIAR A SEPARAÇÃO".
É aberto um PDF no qual contém todos os dados da compra junto com a informação do separador e outras informações.
Após ter enviado o pedido a separação, para finalização precisa liberar a expedição, clique em "EXPORTAR E LIBERAR PARA EXPEDIÇÃO".
Após este procedimento, o cliente receberá um comunicado que está aguardando retirada ou entrega.
Última etapa no programa é clicar em "COMPRA FINALIZADA (RETIRADA)", mas antes disso é de extrema importância fazer a nota fiscal.
Finalização da compra
Após a separação dos itens emitir a NFC-e no TAC, abrir a tela pedidos ifood.
Acesse o TAC no | menu: Vendas → Pedidos Ifood |
Atalho: Ctrl + Alt + F
Para geração da venda (NFC-e), clique em "GERAR VENDA DO PEDIDO (F10)" e aguarde.
Com a venda gerada, e com o STATUS de APROVADO, a loja pode fazer a entrega do pedido.
Clique na opção "COMPRA FINALIZADA (RETIRADO)".