Veja nesta página: Principais rotinas do processo de Vendas Varejo

Objetivo

Descubra o Futuro do Varejo com o PDV Omni

Integração Reshop - PDV Omni

Venda Varejo (Presencial)

Objetivo


Este artigo tem como objetivo descrever o processo de venda varejo com o e-Millennium GO fornecendo  suporte e tecnologia diretamente aos consumidores finais. O principal objetivo das vendas no varejo no e-Millennium GO é gerar receita e lucro para o varejista, podendo ser utilizado em uma loja física, uma loja online, um supermercado, uma boutique, ou qualquer outro tipo de estabelecimento de varejo.

Descubra o Futuro do Varejo com o PDV Omni


O que é o PDV Omnichannel:
É um sistema que controla e administra todos os processos de uma rede de lojas de varejo. Com funções avançadas e parametrizáveis, o módulo de ponto de venda traz as melhores práticas de mercado e a mais avançada tecnologia em software para garantir maior eficiência ao seu negócio. Acessando o banco de dados da matriz em tempo real, viabiliza aos gestores poder de tomada de decisão na velocidade necessária. Os módulos de ponto de venda do PDV Omnichannel são totalmente integrados com as demais funcionalidades do sistema na retaguarda, respondendo rapidamente as configurações realizadas. Todos os processos são interligados e facilmente implementados nas lojas. Este PDV permite venda de produtos que não se encontram na loja tendo isso como sua característica de PDV Omnichannel e integração com as vendas executadas em outros canais com retirada na loja.

🌐 Site: https://www.linx.com.br/linx-omni/

📞 Telefone: 3003-0400

📧 E-mail: [email protected]

Integração Reshop - PDV Omni


Este recurso promove a integração entre o sistema PDV OMNI e o sistema Reshop Linx para administração de cartão fidelidade e campanhas promocionais.

Para saber como configurar as campanhas no Reshop, consulte o manual através do link: Promoções Reshop

Venda Varejo (Presencial)


Faturamento direto sem pedido de venda é realizado através da venda balcão utilizando nossa plataforma varejista PDV Omnichannel, onde neste cenário a venda é realizada na loja, onde o cliente pode escolher e levar os produtos no ato de sua compra.

Configurações de Processos do Evento


Observe abaixo o guia de configurações dos campos do evento de Vendas Varejo:

Geral

Tipo de Produto: desempenha o papel de organizar e categorizar os produtos listados, ao explorar este campo é possível encontrar variedades de tipos de produto como "Múltiplos" que permite definir dois ou mais tipos de produto no mesmo evento.

Tipo de Evento: permite indicar qual tipo de evento está sendo usado, como se trata de uma venda, o tipo a ser selecionado é "Saída".

Tipo de Saída: permite descriminar qual tipo de saída: Vendas, Devolução, Simples (por exemplo "Ajuste de Estoque") e Transformação (por exemplo "Envio para Oficina").

Tipo de Venda: está vinculado ao "tipo de  evento de saída" e permite que o sistema possa filtrar as vendas "Atacado e "Varejo" separadamente (por exemplo, para emissão de relatórios).

Acessos

Código de Barras: habilita utilização do leitor de código de barras para a leitura dos produtos como mecanismo de busca destes produtos para realização da venda. Permitirá a leitura de todos os tipos de código de barras definidos no sistema. Caso o produto não tenha um código de barras cadastrado, o usuário poderá digitar um ponto (.) no campo para abrir a tela de geração de código de barras. Para configurar o Código de Barras.

Código de Barra na Coluna do Produto: permite a visualização do código (do produto ou de barras) na coluna de código do produto disponível na tabela da tela do evento.

Geradores

Cliente/Fornecedor: tela com parâmetros cliente/Fornecedor disponíveis para indicar quem irá gerar a movimentação. Para conhecer os tipos de geradores Clique Aqui.

Cliente Padrão: para configuração do cliente padrão, utilize o campo Cliente Padrão nas configurações do Evento. Este campo é visível quando o parâmetro Cliente é habilitado na aba "Geradores" na tela de configuração de eventos.

Na tela da movimentação do evento o operador pode identificar o cliente para o qual a venda será realizada, no entanto se não houver a necessidade de identificação do cliente na operação pode-se utilizar o recurso de "Cliente Padrão", pré-existente no cadastro de cliente, a ser configurado no evento utilizado.

Para configuração do cliente padrão, utilize o campo "Cliente Padrão" nas configurações do Evento. Este campo é visível quando o parâmetro "Cliente" é habilitado na aba "Geradores" na tela de configuração de eventos.

Vendas

Usar Vendedor: habilita na tela de vendas um campo para que seja selecionado o vendedor que será vinculado no calculo de comissão.

Mostrar Comissão do Vend.: permite ou não exibir o percentual de comissão na tela do evento, caso necessite alterar a comissão no momento da venda, selecionar a opção "Acesse e Altera".

Usar Múltiplos Vendedores: habilitar para utilização do processo de venda com a participação de mais de um vendedor. Caso configurado, será realizado o cálculo e o rateio da comissão para todos os vendedores informados na movimentação de venda, podendo também ser separado a comissão por item e vendedor.

Fiscal

NF: O operador poderá visualizar e alterar os dados que irão compor a NF-e, como, série, número da nota (Permite Numeração Automática sequencial ou manual), data e hora da operação, modelo de nota e vários outros campos que compõe os dados gerados em uma nota.

Modelo NF Padrão: deve-se selecionar o Modelo 55 obrigatoriamente para a emissão de NF-e.

Impressora Fiscal: habilitar campo para utilização do equipamento de impressora, para isso, será necessário instalar módulos e configurar o sistema.

Financeiro

Influência do Caixa: este campo determina se irá gerar um título a Receber (Soma), a Pagar (Subtrai) ou se não será gerado nenhum título (Não Influi).

Tipo de Desconto: o processo de aplicação de descontos pode ser configurado com as opções:

  • Desconto sobre Desconto - Desconto adicional sobre um item ou serviço que já está com desconto. Isso pode ocorrer em várias situações, como em promoções especiais, ofertas de fidelidade ou programas de recompensa.
  • Desconto Simples (Soma) - Todo desconto aplicado, seja o desconto na linha do produto da movimentação, quando o desconto sobre o montante da venda, serão aplicados em uma somatória no total geral da venda.
  • Cortesia/desconto - imprime duplicata automaticamente. Quando habilitado na finalização da movimentação, o sistema irá emitir automaticamente a duplicata para o tipo de pagamento selecionado no campo Tipo de Pagamento para Impressão de Duplicata.

Preços e Descontos

Usar Valores: disponibiliza na tela do evento uma coluna para que o operador possa visualizar e editar os preços praticados na movimentação.

Tabela Padrão: definir tabela de preço padrão que será os preços de forma automática na tela do evento. 

Observação:

  • Existe a possibilidade de se definir uma tabela de preços para ser utilizada na comercialização dos produtos, para que não seja necessário que o operador digite os preços a cada operação;
  • Se o operador selecionar uma outra tabela de preços após a informação de algum produto na tela, o sistema irá substituir automaticamente o preço do produto pelo preço informado na nova tabela;
  • Também pode ser definida uma tabela padrão no próprio cadastro do evento, podendo-se, inclusive, que a tela seja configurada para que esta tabela não seja alterada.


Edição de Preços: permite que o processo de edição de preços na tela da movimentação seja realizado: com a opção "Busca e Edita" selecionada, o operador poderá alterar o preço que foi buscado pelo sistema na tabela utilizada na movimentação de venda.

Desconto por Produtos: habilita a opção de aplicação de desconto individual do produto. Deverá funcionar em conjunto com o parâmetro Tipo de Desconto, descrito na aba financeira neste documento.

Observação

Na venda de varejo, a diversidade de formas de pagamento é essencial para atender às necessidades e preferências dos clientes, garantindo uma experiência de compra conveniente e flexível. Normalmente, as formas de pagamento mais comuns incluem dinheiro em espécie, PIX e cartões de débito e crédito.

Configuração de Grupo de Lojas

Os consumidores de hoje esperam não apenas uma variedade de produtos e preços competitivos, mas também opções de pagamento que se adaptam às suas necessidades individuais. Uma maneira de atender a essa demanda crescente por flexibilidade é permitir que os usuários configurem grupos de lojas onde os clientes possam utilizar seu crédito.

Logística

Influência de Estoque: permite parametrizar o tipo de movimentação que será realizado no estoque quando feito a operação, podendo acrescentar, subtrair, não influenciar (opção valida apenas para movimentações de "Entradas" e "Saídas") ou não movimentar o estoque (Não movimenta mesmo em casos de transferências).

Permite Estoque Negativo: processo a ser utilizado para operações em que se permita que a movimentação de venda seja incluída mesmo que, no sistema, o produto informado encontre-se com quantidade insuficiente no estoque, uma vez que, fisicamente, a quantidade exista para que seja disponibilizada ao cliente consumidor.

No varejo, muitas vezes nos deparamos com desafios e demandas específicas de clientes que podem parecer semelhantes às opções de venda por atacado. A boa notícia é que também consegui atender essas necessidades no varejo, oferecendo flexibilidade e soluções adaptadas.

Como Realizar uma Venda Varejo


  1. Para realizar um faturamento de venda varejo, acesse um evento configurado para faturamento através do caminho: Vendas > Movimentações > (evento configurado para venda varejo);
  2. Selecione no cabeçalho do evento: Filial, Conta, Cliente e Tabela de Preço;
  3. Adicione produtos no Grid de Produtos;

    Observação

    • Para configuração do cliente padrão, utilize o campo Cliente Padrão nas configurações do Evento. Este campo é visível quando o parâmetro Cliente é habilitado na aba "Geradores" na tela de configuração de eventos;
    • Para configuração da utilização da leitura de código de barras na informação do produto, utilize o parâmetro Código de Barras nas configurações do Evento. Este parâmetro pode ser localizado na aba "Geradores" da tela de configuração do evento.
  4. Se necessário informar os dados para o envio do produtos através da transportadora ou Correios (Não obrigatório);
  5. Use a função de Condição de Pagamento para selecionar a forma de pagamento a ser utilizada para pagar por valores calculados devidos, em seguida, aplicar o pagamento; 
  6. Clique em Efetivar e finalize a operação seguindo os passos para a emissão da nota fiscal e/ou Cupom Fiscal.


Relatórios Utilizados em Vendas Varejo!

  • VND001- FATURAMENTO POR PRODUTO            
  • VND002- FATURAMENTO RESUMO POR DIA
  • VND004- FATURAMENTO POR CLIENTES

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