A partir da versão 3.35.0.0 foi adicionado o novo campo "Regime Especial" na tela de Configurações de Filiais para permitir realizar a consulta de tributação no serviço do IMendes.

Para acessar o novo campo, vá até o menu Configurações > Filiais > Dados da Filial > aba Dados fiscais > subaba Geral



Ao selecionar uma opção de Regime Especial, será exibida a mensagem se o usuário deseja replicar a configuração para as lojas de mesma UF.



Ao confirmar, o Regime Especial escolhido será replicado para todas as demais filiais.

A partir da versão 3.33.0.0 foram realizadas adequações no IMendes para permitir a aplicação tributária dos produtos de forma automática, garantindo que o cadastro tributário/fiscal esteja sempre atualizado.

Além dessa, outra melhoria foi realizada:

  • Na atualização tributária de produto via IMendes, o sistema verificará se o campo CEST está preenchido no cadastro do produto, mas vazio no IMendes. Caso o campo esteja preenchido no sistema e ausente no IMendes, o sistema removerá essa informação, garantindo que os dados fiquem atualizados conforme a base do IMendes.

Assista ao tutorial para instalação do módulo IMendes, acessando o artigo Tutorial para Autoinstalação do IMendes.

Procedimentos para Consulta, Atualização e Aplicação dos Dados

Esse processo poderá ser feito de duas maneiras:

    • Dados fiscais federais pelo Cadastro de Produtos (consulta individual) ou
    • Dados fiscais estaduais pelas Configurações Fiscais (consulta geral).

A partir da versão 2.6.8.0 os produtos que não possuírem GTIN não serão enviados para a análise do IMendes.


Segue abaixo o funcionamento de cada consulta:

→ Consulta dos dados fiscais por meio do Cadastro de Produtos (Consulta Individual)

Anteriormente era necessário preencher todo o cadastro de produto para o mesmo obter os dados fiscais.

Agora, não é mais necessário o preenchimento completo do cadastro.

Para efetuar a consulta dos dados fiscais vá até o menu Cadastros > Produtos > Produtos

Selecione o botão  para incluir o produto, ou através da tecla de atalho F5 do teclado.

Nessa tela precisará apenas incluir o Código de Barras, e em seguida aparecerá a seguinte confirmação:


Figura 01 - Confirmação


Ao clicar em  será realizada a consulta dos dados fiscais do produto.


Figura 02 - Detalhes da Atualização


Nessa página será necessário marcar o produto desejado F5  para depois confirmar a inclusão das informações através do botão .

Para inclusão de um novo produto as informações apresentadas na linha Cadastro atual estarão em branco, pois não foi inserida nenhuma informação do produto, apenas o código de barras.

Em seguida a tela de Dados Fiscais aparecerá preenchida, sem a necessidade de realizar o preenchimento manual das informações fiscais.


Figura 03 - Informações Fiscais

Produto Inexistente na Base de Dados do IMendes

Se o produto não existir na base de dados da IMendes, ao digitar o código de barras do produto não será realizada nenhuma operação, como acontece com código de barras existente, e ao tentar consultar o produto através do botão será exibida a mensagem abaixo:


Figura 04 - Consulta Não Encontrada

Possível alerta

Ao tentar realizar a atualização fiscal através do menu Fiscal > Atualização cadastro fiscal (IMendes) e aparecer o erro abaixo entre em contato com o comercial através dos contatos:

Canais de Atendimentos

WhatsApp:  (11) 2103-4321 ou clique aqui.

Chat Web, clique aqui.

Para abrir e consultar chamados, clique aqui.

Horários de Atendimento

Atendimento Normal: Segunda à Sexta-feira das 07h às 18h.

Plantão (Sem acesso ao Sistema/Sem emissão de venda):

Segunda à Sexta-feira das 18h às 20h.

Sábados, domingos e feriados das 07h às 20h.

Aviso Importante!

Nos plantões, serão priorizadas as solicitações de alto impacto que afetam diretamente a estratégia do seu negócio, como a interrupção da loja ou do faturamento.



→ Consulta dos dados fiscais pelas Configurações Fiscais (Consulta Geral)

A funcionalidade encontra-se no menu Fiscal > Atualização cadastro fiscal (Gestor tributário).



Figura 06 - Atualização Fiscal IMendes


Na seção Notificações será exibido quando foi feita a última atualização.

Na seção Opções são exibidos 2 botões:  e .




Esse botão faz uma busca na base de dados do Linx Big e compara com as informações constantes no IMendes e apresenta na tela uma lista com todas as atualizações disponíveis. Também nesse botão constam 3 opções de atualização que poderão ser utilizadas separadamente:


1 - Atualizar Produtos

Essa opção faz uma busca pelos produtos com atualizações disponíveis, e coloca os mesmos em uma grade para exibição, possibilitando a marcação de item a item através das teclas de seleção padrão do sistema para verificação e posterior atualização.


Figura 07 - Atualização de Produtos


As informações que estiverem divergentes entre o Cadastro atual IMendes serão apresentados com o titulo em vermelho, indicando que essa informação específica deve ser verificada.

É possível configurar as informações constantes na grade de comparação das informações (Cadastro atual x IMendes), para isso basta  clicar no botão .



Figura 08 - Personalizar Atualização


Nessa tela são exibidos os campos que serão comparados entre o cadastro da loja e a base de dados do IMendes.

É aconselhável que se mantenham todas as opções marcadas para atualização, mantendo assim confiáveis as informações de todo o cadastro.
Os campos que não estiverem marcados não sofrerão atualizações, porém, serão incluídos na próxima consulta de atualização.


2 - Atualizar Configurações Tributárias

Essa opção faz a busca pelas opções de configurações tributárias de acordo com a UF constantes no cadastro da Filial.

Por padrão as configurações já aparecerão marcadas para atualização, caso seja necessário desmarcá-las basta utilizar as teclas de seleção padrão do sistema.


Figura 09 - Atualização de Configurações Tributárias


Clique no botão confirmar para concluir a atualização.

Será apresentada uma mensagem de sucesso.


3 - Atualização - Na atualização personalizada será possível selecionar um ou mais produtos que deseja atualizar através das teclas de seleção padrão do sistema Linx Big.



Figura 10 - Atualização Personalizada - Produtos


Ao clicar no botão , escolha se deseja atualizar os dados Estaduais, Federais ou ambos.


Figura 11 - Atualização Personalizada - Dados


Será exibida uma tela semelhante a Figura 07 acima, porém com apenas o(s) produto(s) selecionado(s).

Proceda da mesma maneira para atualizar as informações.



Nesta tela poderão ser utilizados filtros para seleção como Usuário, Período e Situação.



Figura 12 - Manutenção da Atualização


Nessa tela existem mais 3 opções:

  • - Basta selecionar a linha da atualização realizada para verificar os detalhes através desse botão.



Figura 13 - Detalhes da Atualização


  •  - Para desfazer uma atualização será necessário marcá-la com as teclas de seleção padrão do sistema Linx Big.
  •  - Neste botão encontram-se 4 opções, mostrada na Figura 05 acima.

→ Exclusão de produtos da atualização

Se for necessário excluir um ou mais produtos da atualização, basta incluir no botão localizar e marcar o produto (ou mais de um produto) com as teclas de seleção padrão do sistema e escolher remover ou remover todos.


Figura 14 - Exclusão de Produtos da Atualização


Produtos em analise - Apresenta uma tela com todos os produtos em analise.

Configurações - Exibe a tela de configuração.



Figura 15 - Configurações da Atualização Fiscal


A partir da versão 3.33.0.0 foi implementado o checkbox para permitir a aplicação tributária dos produtos de forma automática.

  • Antes de aplicar a tributação, o sistema irá validar na configuração da tela "Personalizar atualização" (Figura 08) quais dados foram configurados para atualizar, pois podem ter dados fiscais desmarcados para não atualizar.
  • O sistema irá exibir uma notificação na tela de Atualização fiscal, informando se a aplicação foi bem sucedida ou se houve algum erro.


Figura 16 - Atualização Fiscal - Atualização Automática


Para salvar as atualizações de logs, é necessário sempre deixar a opção "Salvar log das atualizações" habilitada.


Produtos devolvidos sem analise -
Tela com os produtos que retornaram da IMendes sem análise fiscal, por falta de informação.


Figura 17 - Produtos Devolvidos Sem Análise


A tela "Produtos devolvidos sem análise" só estará disponível a partir da versão 2.6.8.0.


- Terá a opção de filtrar o produto pelo código, barras ou descrição.

- Contará com a opção de exportar os produtos através de uma planilha do Excel ou arquivo de texto.

Central de Notificações

Quando houver atualizações disponíveis será possível verificar no botão   o alerta indicando que o arquivo de atualização está disponível.



Figura 18- Alerta de Atualização Fiscal