Venda de Cartão Giftcard
Com a rotina devidamente parametrizada, será possível efetuar a venda do cartão através do Microvix POS. Deste modo, ao inserir o produto configurado como cartão Giftcard serão solicitados os seguintes dados:
- Número do Cartão: que será vendido, será possível inserir apenas números;
- Tipo de Operação: indica que o cartão será recarregado com determinado valor em reais, somente estará disponível a opção "Carga/Recarga";
- Informar PIN: indica se deverá ser solicitada a senha numérica do cartão. Ao habilitá-lo será exibido o campo "PIN" para que a senha impressa no cartão seja informada;
- Valor do Vale: valor em reais que será atribuído ao cartão.
Dados para venda de Giftcard
Caso o cartão informado não exista, será exibida a mensagem abaixo e ao clicar em "SIM" será possível informar o número novamente e seguir com o processo corretamente.
Alerta de cartão inválido
Ao prosseguir para tela de pagamento, a venda poderá ser finalizada normalmente e o valor a ser pago corresponderá ao valor da recarga estipulado no início da venda.
Nota
- Uma venda de Giftcard é exclusiva deste produto, ou seja, não é possível incluir qualquer outro item na mesma venda e a quantidade vendida não poderá ser superior a 1;
- Caso o cartão esteja inativo, no momento da recarga o POS irá ativá-lo para que a operação seja concluída;
- As operações envolvendo Giftcard irão refletir nas seguintes rotinas:
- Conferência de Caixa;
- Fechamento de Caixa;
- Conciliador de Cartões;
- Relatório de Faturamento Diário.
Dica
Para que seja possível realizar a venda do cartão é necessário que o usuário em questão possua a permissão "Ativação, Carga e Recarga do cartão no PDV" habilitada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Giftcard.
Pagamento com Giftcard
Para realizar o pagamento com o cartão Giftcard, basta selecionar o respectivo plano (definido anteriormente na página de configurações) e informar os dados que serão solicitados.
Plano de pagamento configurado para Giftcard
- Número do cartão: número do Giftcard apresentado pelo cliente;
- Informar PIN: indica se deverá ser solicitada a senha numérica do cartão. Ao habilitá-lo será exibido o campo "PIN" para que a senha impressa no cartão seja informada.
Dados do cartão
Se o valor da venda for superior ao saldo disponível no cartão, será possível completar o pagamento com outras formas, inclusive um outro Giftcard. Para efetuar o pagamento com mais de um cartão Giftcard, basta seguir o exemplo abaixo:
- Valor total da venda: R$ 270,00.
Venda
- Dois cartões Gift:
- Cartão 1: saldo R$100,00;
- Cartão 2: saldo R$50,00.
Cartão 1 adicionado
O mesmo deve ser realizado para o cartão 2, deve ser acessada a aba "Cartão" novamente, selecionada a bandeira Giftcard, inserido o valor e adicionado à venda:
Cartão 2 adicionado
O restante da venda pode ser pago com mais um cartão Gift repetindo o processo, ou com outra forma de pagamento, neste caso o saldo (R$170,00) será liquidado com dinheiro.
Saldo liquidado com a forma de pagamento Dinheiro
- Finalização do pagamento: ao clicar em finalizar, serão solicitados os números de documento para o parcelamento dos planos e os números dos cartões Giftcard, primeiro um depois o outro e então a venda será finalizada, conforme abaixo:
Dados do parcelamento
Dados para o primeiro cartão Giftcard e processamento
Dados para o segundo cartão Giftcard e processamento
Documento fiscal gerado
Dica
Para que seja possível realizar o pagamento de uma venda com o cartão Giftcard é necessário que o usuário em questão possua a permissão "Resgate do cartão na venda de mercadoria" habilitada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Giftcard.
Estorno de Transação
No menu Gerencial do Microvix POS, quando a rotina estiver habilitada, o sistema exibirá o botão "Giftcard", o estorno da transação será realizado através dele.
Opção de Estorno
Ao selecionar a opção "Estorno" a tela será expandida para que sejam informados os dados da Operadora, o Número do Cartão e o NSU Host constante do comprovante da transação que será estornada.
Estorno de transação
Será possível realizar o estorno tanto de operações de resgate quanto de recarga.
Nota
Para as situações listadas abaixo, o estorno será efetuado automaticamente:
- Cancelamento de Cupom Fiscal (POS PAF-ECF);
- Cancelamento de NFC-e, Rejeição seguida de inutilização de NFC-e e Exclusão de NFC-e (POS NFC-e);
- Cancelamento de CF-e SAT (POS CF-e SAT).
Validações
O estorno somente poderá ser efetivado caso a venda vinculada esteja com o status "cancelada", caso contrário será apresentada a seguinte mensagem:
Alerta de estorno de venda não cancelada
Cancelamento de Venda Seguido de Estorno
Caso uma venda paga com Giftcard seja cancelada, o sistema realizará automaticamente o estorno do resgate.
Estorno realizado
Caso ocorra alguma instabilidade que impeça o estorno automático, será apresentada uma mensagem e a operação deverá ser realizada manualmente.
Dica
Para que seja possível realizar o estorno de transações é necessário que o usuário em questão possua a permissão "Estorno de transações" habilitada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Giftcard.
Consulta de Saldo/Status
A consulta também é realizada através do botão "Giftcard", ao selecionar a opção, a tela será expandida para que sejam informados os dados da Operadora, o CPF ou Número do Cartão e o PIN.
Consulta de Saldo/Status
Ao clicar em "Consultar" o saldo será exibido em tela, porém se usuário desejar que ele seja emitido em papel, basta utilizar a opção "Imprimir". No comprovante impresso serão apresentadas as informações sobre o tipo de operação, a operadora, o Número do Cartão, o saldo atual e o status do cartão.
Dica
Para que seja possível realizara consulta é necessário que o usuário em questão possua a permissão "Consulta de saldo/status do cartão no PDV" habilitada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Giftcard.