Esta rotina tem a finalidade de possibilitar a alteração de um orçamento ou pedido de venda (orçamento aprovado). Para alteração de orçamentos já aprovados: ocorrerá a desaprovação das quantidades já aprovadas; se houver reserva de estoque será desfeita e será gerado o cancelamento de OP. Pedidos faturados não poderão ser alterados.
Para os contribuintes que utilizam PAF-ECF, uma vez impresso uma DAV, obrigatoriamente as informações não poderão sofrer alteração. Diante deste posicionamento, se a DAV foi impressa e é oriundo de um orçamento, o orçamento também não deve ser alterado. Em caso de necessidade de alteração de um orçamento que se encaixe nesta situação, ocorrerá o cancelamento do pedido de origem, gerando um novo orçamento incluindo nova numeração copiando os dados do orçamento anterior.
Para confirmar este procedimento após informar o número do orçamento que se deseja alterar será apresentada a seguinte mensagem de confirmação:


Mensagem de confirmação da alteração do orçamento de venda com DAV impressa.


Na alteração poderão ser inclusos novos itens, realizar a exclusão de itens, modificar quantidades, bem como todos os outros dados do orçamento ou pedido. É possível também alterar a tabela de preço do orçamento/pedido, dessa forma o sistema modificará automaticamente o preço de venda dos itens conforme a tabela selecionada. Para realizar a alteração basta informar o número do orçamento/pedido e prosseguir.


Alteração de orçamento/pedido de venda


Ao prosseguir com a alteração, na página de finalização do orçamento, poderão ser conferidos os valores presentes no orçamento e alterados os planos de pagamento utilizados. Para inserir um ou mais planos, basta selecionar, definir o valor correspondente e clicar em "Confirmar", conforme abaixo.



Selecionar múltiplos planos de pagamento

Nota

  • Para que a opção de múltiplos planos de pagamento esteja disponível na alteração do orçamento, é preciso acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento – Orçamento e marcar o parâmetro "Orçamento usa múltiplos planos de pagamentos". No entanto, para que esta opção esteja disponível é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx para a devida parametrização;
  • Somente será possível concluir o orçamento após preencher e confirmar o campo de plano de pagamento, caso contrário, o botão "Prosseguir" seguirá inativo;
  • Caso o orçamento/pedido selecionado já tenha o pagamento efetuado através do link autorizado, será exibida uma mensagem informando e impedindo que a alteração seja efetuada;


Aviso de pedido com pagamento já efetuado

  • Caso o link de pagamento de um orçamento tenha expirado ou a transação não tenha sido autorizada, após realizar a alteração, o link de pagamento estará disponível novamente em Faturamento > Orçamento/Pedido > Transforma em Pedido/Aprova;

Suporte Técnico

Informações de manipulação exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx


Para que o parâmetro "Orçamento usa múltiplos planos de pagamentos" esteja disponível em: Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento – Orçamento é necessário que em: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento os parâmetros "Layout modificado em Cadastro/Alteração e Utiliza múltiplos planos de pagamento" estejam marcados.

Dica

  • A alteração do Orçamento/Pedido está protegida pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão tiver permissão para acesso (Grupo Faturamento, Subgrupo Permissões Gerais de Orçamento/Pedido, Permissão: "Alterar Orçamentos/Pedidos de Venda").
  • A alteração da observação do pedido está protegida pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão tiver permissão para acesso (Grupo Faturamento, Subgrupo Permissões Gerais de Orçamento/Pedido, Permissão: "Modificar observação no orçamento").
  • A alteração de empresas nos Orçamentos/Pedidos está protegida pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão tiver permissão para acesso (Grupo Faturamento, Subgrupo Permissões Gerais de Orçamento/Pedido, Permissão: "Alterar empresas nos Orçamentos/Pedidos")

Nota

  • O campo Tipo Frete (CIF ou FOB) poderá vir desabilitado na alteração do orçamento/pedido, caso o recurso de inserção automática do tipo de frete no cadastro do orçamento esteja habilitado e se o usuário não tiver permissão para a alteração do tipo do frete. Maiores informações sobre este recurso vide Manual CRM – Item Cadastro – Explicações sobre o campo "Valor Faturamento Mínimo".
  • Sempre que um pedido de venda é alterado o sistema envia um comunicado para os e-mails dos workflows configurados: no Menu: Empresa -> Parâmetros Globais -> Faturamento-Orçamento -> "Rotinas que receberão e-mail na alteração de orçamento".
  • O campo Código do Cliente evidenciado na página de "Alteração de Orçamento/Pedido de Venda" também poderá apresentar a Razão Social, a Razão Social com o CPF/CNPJ, o Nome Fantasia ou ainda o Nome Fantasia com o CPF/CNPJ do cliente, conforme o que estiver configurado no parâmetro "Exibir Nome Fantasia ou Razão Social" localizado em "Menu Empresa->Parâmetros Globais->CRM->Grupo Outros".
  • Não será possível selecionar ou pesquisar clientes que estão marcados como "Cliente Anônimo" no cadastro. Para mais informações, clique aqui.