Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Atual »


Neste manual iremos te auxiliar a realizar o fechamento de caixa para analisar todas as entradas e saídas que obteve durante o turno, tudo de forma prática e rápida. Para utilizá-la, no menu do Venda Fácil acesse a opção Fechamento de Caixa.


O primeiro passo antes de iniciar o fechamento é verificar se as configurações estão de acordo com suas necessidades através do ícone. Nas configurações será listado alguns parâmetros específicos para o fechamento do caixa, que ao habilitar será validado da seguinte forma:

Listar somente operadoras de cartão que pertencem a empresa logada: Com esta opção habilitada será exibido apenas as operadoras de cartão pertinentes a empresa logada no sistema.

Apresentar forma de pagamento crediário: Habilitando esta opção o campo crediário ficará disponível para preenchimento na coluna Outros Meios de Pagamentos.

Obriga preenchimento da lista da vez: Com este campo habilitado o preenchimento da lista da vez será obrigatório ao realizar o fechamento do caixa.

Bloqueia edição do total Dinheiro: Com esta opção habilitada o campo de edição do Total em Dinheiro será bloqueado para inserção manual de valor, desta forma será necessário informar a quantidade de cada célula/moeda em seus respectivos campos. Neste caso o sistema que realizará a contagem do total de dinheiro.

Permite informar cartões de débito e crédito separadamente: Habilitando este campo será possível visualizar e informar separadamente os valores dos cartões de crédito e débito no momento da finalização no caixa.


Aviso

  • Só poderá acessar a tela de configurações do fechamento de caixa os usuários supervisores ou usuários que tenham a permissão através do caminho Empresa > Configurar Usuários > Aba Diversos > Permissões Gerais do Grupo Diversos > Parâmetros Globais.

O segundo passo é preencher a aba Pagamentos nela consta toda rotina para o lançamento de entradas e saídas que seu caixa obteve durante o turno. Para iniciar selecione a data do fechamento e o usuário:


Após definir a data o Saldo Inicial em dinheiro será exibido automaticamente com o valor referente ao informado no último fechamento do caixa. Ou seja, deverá exibir o valor que ficou em caixa para o usuário informado no último fechamento.


Após informar/confirmar o usuário e a data basta informar os valores movimentados, para isso, comece pela grupo Dinheiro, inserindo a quantidade de notas e moedas de cada valor que estão no caixa, esses campos irão somar o Total em Dinheiro que consta no turno.


Caso prefira digitar o valor total do caixa de uma única vez, basta inserir o valor cheio no campo Total em dinheiro clicando no ícone e automaticamente o valor será rateado para os campos de moedas/notas, sempre priorizando o de maior valor para a distribuição dos valores.

Notas

  • É possível realizar o bloqueio do campo Total em Dinheiro por meio das configurações do fechamento do caixa na opção: Bloqueia edição do total Dinheiro.


Agora é hora de preencher a coluna Cartão, insira todos os pagamentos recebidos com a forma de pagamento cartão de crédito e débito de cada operadora.



Caso prefira digitar o valor total dos cartões de uma única vez, basta inserir no campo Total em cartão através do ícone .Neste caso não será distribuído o valor do cartão entre as operadoras.


Notas

  • Para que o sistema disponibilize os campos separadamente dos cartões débito e crédito, acesse as configurações do fechamento do caixa e habilite a opção: Permite informar cartões de débito e crédito separadamente. 

Na sequência caso tenha efetuado alguma venda com cheque a vista ou a prazo preencha a coluna Cheque e insira os valores.


Agora é a hora de preencher o grupo Outros meios de pagamento que deverá constar todos os planos utilizados em suas vendas, insira todas as transações em cada campo e o total será somado de acordo com cada pagamento.



Notas

  • Para que o campo Crediário fique disponível na coluna outros meios de pagamento é necessário habilitar o campo dentro das configurações do fechamento do caixa na opção: Apresentar forma de pagamento crediário.

  • O campo Depósito Bancário irá constar na coluna para inserção de valores somente se houver ao menos um plano de pagamento configurado no caminho  Faturamento > Cadastros Auxiliares > Planos de Pagamento.

E para concluir insira o total de Sangria gerado no turno, que é todo valor que foi retirado do caixa. Preencha também o campo Suprimentos que trata-se de todo valor de entrada, exemplo do troco de abertura ou fundo de caixa.


Após inserir todos os pagamentos chegou a hora de finalizar o fechamento do caixa, o sistema irá contabilizar o total recebido e o total de deduções, caso o fechamento obtenha alguma observação a ser descriminada, basta digita-la no campo Observações e clicar em Salvar para finalizar o caixa.




Prontinho, agora o responsável pela loja irá receber um e-mail com os dados do fechamento realizado. O e-mail que receberá será o mesmo configurado em Empresa > Dados da Empresa > Campo E-mail.

A aba Lista da vez é utilizada para registrar os motivos pelo qual as vendas não foram realizadas. Para utilizar esta opção basta inserir a Data de registro e selecionar os motivos de acordo com cada vendedor. Caso deseje adicionar um novo motivo cadastre clicando sobre .

Na tela de cadastro exibida preencha as seguintes informações:

  • Descrição do motivo: Neste campo insira um motivo pelo qual a venda não foi realizada.
  • Tipo: Neste campo defina se essa tentativa de venda foi Presencial, por Telefone ou foi um Cancelamento.

Clique em Salvar para validar o cadastro e as colunas ficarão separadas por tipo, podendo inserir as informações de acordo com o fechamento do dia. 

Notas

  • A aba Lista da Vez poderá ser configurada para preenchimento obrigatório habilitando o campo dentro das configurações do fechamento do caixa na opção Obriga preenchimento da lista da vez

  • Sem rótulos