Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 3 Próxima »

Geração e transmissão dos arquivos de Redução Z e estoque mensal

Referente ao leiaute das informações, recibos e mensagens, bem como as exceções e detalhamentos, quando o Bloco X da ER-PAF-ECF estiver ativa para a UF do estabelecimento, essas informações serão gerados e transmitidos à SEFAZ, sendo elas:



  • Envio ao Fisco - Redução Z: Informações em formato XML.

Após cada Redução Z, serão gerados e transmitidos automaticamente o XML com informações da Redução Z. Esse arquivo contém detalhes do movimento que a Redução Z se refere.


  • Envio ao Fisco - Estoque: Informações em formato XML.

No início de cada mês, esse arquivo que contém o estoque final do mês, será gerado e enviado pela loja (Filial). Os saldos em estoque são os mesmos informados no Arquivo Registros do PAF-ECF do primeiro dia do mês. Quando for identificado que um dos terminais já está tratando o envio do estoque mensal, nenhum outro executará essa mesma ação.

Arquivo de Estoque Mensal

O arquivo de Estoque Mensal de um mês é sempre gerado no mês seguinte, após o registro, no ERP, de todas as notas fiscais recebidas dos fornecedores.
Para saber a partir de qual mês é necessário gerar o arquivo, é necessário verificar a data padrão da UF (SC é 01/06/2019), o parâmetro de data de início do processamento do Bloco X (DATA_INI_BLOCOX) na loja (se não existir ou não estiver preenchido, não utilizar o parâmetro) e a data de início de funcionamento da loja FILIAIS.DATA_ABERTURA, da seguinte forma:

  1. Assumir como data legal prevista a menor data entre a padrão da UF e o parâmetro DATA_INI_BLOCOX (se o parâmetro não existir ou estiver vazio, utilizar o padrão da UF).
  2. Comparar a data legal com a data de abertura da loja (se estiver vazia, assumir a data legal), considerando como a data de início do Bloco X a maior entre as datas.
  3. O primeiro mês de referência para a geração do Estoque Mensal será o obtido no passo anterior (estoque referente ao último dia do mês de referência). O arquivo será enviado no mês seguinte. 
    Exemplo: A data padrão da UF = 01/06/2019, o parâmetro DATA_INI_BLOCOX = 01/03/2018 (magazine) e FILIAIS.DATA_ABERTURA = 15/04/2018. Nesse caso, a data legal é 01/03/2018, mas a data de referência do primeiro mês será o  o estoque de 30/04/2018 (último dia do mês da abertura, que é posterior à data legal). O arquivo será gerado e enviado em maio de 2018.

Retornos da SEFAZ

A SEFAZ retornará com códigos e descrições das mensagens, todos os recibos e mensagens enviadas. Lembrando que, mesmo que as mensagens tenham o mesmo código, as descrições poderão ser distintas.

Os códigos de retorno previstos são:

0 = Aguardando

1 = Em processamento

2 = Sucesso

9 = Erro

Caso a SEFAZ retorne alguma mensagem das descritas acima e ela não conter algum código, será utilizado o código 999 na gravação da tabela.

Em virtude ao retorno 2 = Sucesso da SEFAZ, descrito acima, foi criada a tela que contém a descrição completa desse retorno. O procedimento de verificação de retorno é executado num intervalo de 1 minuto. Caso exista três retornos, a cada minuto, um retorno de sucesso será exibido.

Importante: Vale ressaltar que, para os demais retornos, a tela com a mensagem informativa não será exibida.


  • Sem rótulos