Breve introdução sobre a equipe SaaS
A equipe SaaS é subdivida em duas frentes de atuação, gerenciada pelo Arlindo Rodrigues, sendo:
- Equipe de Atualização de Versões; liderada pelo Eduardo Luís, que é responsável por todas as atualizações do Millennium, instalação e atualização de ambientes para homologação e também deploy;
- Equipe de Servidores; liderada pelo Marcelo Toma, responsável por acessos, monitoria, backup, manutenção de servidores e banco de dados, liberação e exclusão de servidores, VPN, FTP... tudo que se diz respeito a servidores;
Todos os servidores SaaS/Hosting que estão na nossa gestão, são monitorados por nossa equipe e também pelo X-Center. Portanto, quando alguma anormalidade (como o wtsBroker fora do ar por exemplo) ocorre em algum servidor, recebemos alertas e são aberto chamados no Jira.
O que não se deve fazer nos servidores
- Tirar o wtsBroker ou wtsGuard do ar sem antes nos comunicar; Como nos avisar? Envie um e-mail para [email protected] informando o número do chamado em atendimento, período que precisará ficar com o sistema fora e o motivo. Importante que esteja alinhado também com o cliente.
- Instalação de aplicativos extras como navegadores (os servidores já possuem o navegador Microsoft Edge), programas de descompressão como WinRAR (já temos o 7Zip), dentre outros programas;
- Fazer Backups (deve ser solicitado por tarefa ou e-mail e explicando a finalidade da cópia do banco de dados)
- Atualizar o sistema sem avisar
- Mexer em qualquer configuração do Windows ou do servidor Millennium (wtsServe.ini wtsMthodCFG.ini wtsDatasources.ini wtsGuard.ini) sem falar com o time de servidores
- Deixar o Millennium aberto no servidor, principalmente se estiver usando o usuário Millennium ou outro criado para dar manutenções no sistema (isso consome licença e os clientes ficam bravos)
- Fazer qualquer modificação no core do sistema (arquivos wts como millenium.wts, millenium_eco.wts, etc) sem avisar o time de SaaS.
- Fazer mudanças fora do horário de expediente, finais de semana ou períodos de freezing (Dia das Mães, Dia dos Pais, dia Das Crianças, Black Friday, Natal) sem solicitar autorização do time de atualizações.
Importante
A violação de alguma das regras acima vai ser notificado e no caso de reincidência enviado notificação para a diretoria e numa nova, os acessos serão cortados.
Um lembrete de reforço sobre a abertura de tarefas direcionadas ao SaaS
Todas as demandas originadas de retorno de pendência, como correções, alterações de métodos ou dll devem ser aberto a tarefa como deploy para a Tribo Squad - SaaS Atualizações;
Demandas de análise e manutenção nos servidores ou banco de dados, solicitações de cópia/backup de bancos, liberação ou criação de acessos no Guacamole e VPN (OpenVPN), devem ser aberto a tarefa para a Tribo Squad - SaaS Servidores;