Neste relatório a farmácia informa qual é o convênio que desejar fazer o fechamento, e o sistema relacionará todos os clientes que compraram na farmácia com seu saldo devedor. O fechamento só acontecerá quando o mesmo for feito oficialmente, caso contrário, o relatório pode ser emitido quantas vezes forem necessária.
Acesso Rápido
Fechamento convênio
Nesta tela é necessário que o usuário selecione as filiais desejadas, em seguida, informar o tipo de relatório, se: Analítico (emite as compras totalizadas, e sai logo abaixo a nota que o cliente comprou) ou Sintético (emite as compras dos clientes totalizadas). Deve ser selecionado o tipo de filtro, se por: "Convênio" ou "Clientes". Quando selecionado por "cliente" deverá informar a matrícula do cliente no convênio ou buscar o cliente através do "F2". O usuário deverá informar o intervalo de convênio/cliente, caso desejar emitir o fechamento "geral", informe somente os intervalos descritos a seguir. São apenas informados os clientes e/ou convênios que estiverem cadastrados no sistema com situação Normal, Bloqueado e Suspenso.
Selecione os tipos de convênio que deseja fazer o fechamento, selecionando aqui os tipos de convênio sem informar o intervalo de códigos é possível fazer, simultaneamente o fechamento de todos os convênios daquele tipo. Por padrão, vem desmarcado apenas o tipo Particular, pelo fato deste convênio geralmente ser fechado individualmente por cliente. Selecione o filtro de data, por: Data de Fechamento ou Data de Emissão. Em sequência, informe o intervalo de data de emissão/fechamento, conforme selecionado anteriormente.
Se o usuário desejar emitir em anexo ao relatório de fechamento de convênio a relação dos produtos que cada cliente comprou no mesmo período do fechamento, marque o campo imprimir relatório com produtos, caso desejar trazer o NCM dos produtos, marque a opção imprimir NCM.
O campo quebra de página, possibilita que o usuário selecione como gostaria que o relatório fosse ordenado, podendo ser:
- Nenhuma: ao selecionar essa opção o relatório será apresentado como é atualmente.
- Cliente: nessa opção os produtos serão agrupados por cliente, buscando a informação de quais produtos cada cliente do convênio que comprou no período estipulado na pesquisa e ainda com o valor pago pelo mesmo.
- Convênio: ao selecionar essa opção os produtos serão agrupados por convênio, ou seja, mostrará os produtos que foram adquiridos. O relatório apresentará a quantidade, produto e o valor total dos mesmos, não será apresentado o preço unitário da venda, pois poderão ocorrer alterações de preço no determinado período. Por exemplo: Reajuste de preços.
O campo imprimir indicativo de receita será habilitado quando estiver marcado o campo "imprimir relatório com produtos?", e quando selecionado imprimirá uma coluna indicativa se a venda foi feita com prescrição médica ou não. Quando no campo tipo de relatório estiver selecionado a opção "analítico" e o tipo de filtro por "cliente", o campo imprimir dependentes ficará disponível, quando marcado serão impressos todos os títulos de compras realizadas pelos clientes e posteriormente serão agrupados os títulos por dependente, desta forma será identificado qual é o dependente responsável por determinadas compras.
Para emitir uma relação das requisições com seus números de valores respectivamente, marque o campo correspondente em tela "imprimir número de requisição?" esta opção é usada para as farmácias que utilizam no cadastro de convênios as requisições como obrigatórias.
Para ordenar o relatório por matrícula, imprimir a conta contábil do cliente no relatório, imprimir recibo de entrega, marque os respectivos campos informado em tela no programa.
O fechamento de convênio apenas será efetuado se marcado o campo "processar oficial gerando chave de convênio?", caso contrário só emitirá o relatório quantas vezes forem necessárias, marcando como oficial, a partir deste momento o usuário não conseguira alterar os títulos que foram fechados e será gerado um título "virtual" para o convênio que fica disponível para pagamento no programa de "Pagamento de Convênios".
O programa de "Fechamento de Convênio" tem opção de emitir a 2ª via do relatório de fechamento, boleto e geração do arquivo texto para o convênio .Para o usuário poder alterar novamente algum convênio ou título que foi fechado, deve acessar o programa de fechamento de convênios, "estornar" o fechamento, alterar o que for necessário e refazer o fechamento.
Observação
Na impressão do relatório, onde é mostrada a descrição "(Mnl)", indica que este título foi incluído manualmente na conta do cliente.
Quando venda parcelada, o sistema imprime no relatório de fechamento de convênio, além do número da parcela, também o número total de parcelas em que foi feita a venda. Por exemplo: para uma venda feita em três vezes, no relatório do primeiro fechamento seria impresso "1/3", no segundo fechamento "2/3" e no último fechamento "3/3".
Importante
Ao realizar o fechamento do convênio o sistema verifica se a data de vencimento configurada no cadastro do convênio é 28, 29, 30 ou 31. Caso caia em algum desses dias, verifica ainda se no mês em questão o calendário possui esta data. Se não houver no calendário o dia correspondente, a data de vencimento é fixada no último dia do mês, conforme seu calendário.
CONFIGURAÇÕES POR USUÁRIO