1 Conceito
O Linx Postos AutoSystem® possui integração com o sistema Domínio Fiscal. A integração será responsável por exportar para um arquivo, as informações de cadastro de clientes, fornecedores, produtos, lançamentos financeiros, cupons fiscais e reduções z, para posteriormente importá-las ao sistema Domínio Fiscal.
2 Requisitos
Para utilizar a integração Domínio Fiscal, será necessário entrar em contato com o Departamento comercial do Linx Postos AutoSystem®, para que seja liberada a implantação do módulo.
3 Layout Domínio
As informações exportadas para os arquivos gerados, foram baseadas no layout estabelecido pela desenvolvedora da solução, conforme arquivo anexo:
4 Configurações
Antes de efetuar a exportação das informações será necessário realizar algumas configurações, conforme descrito nos capítulos a seguir.
4.1 Permissão de Acesso
As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir lista das permissões disponíveis:
- Configurações > Integrações > Contábil > Domínio – Domínio Contábil
Conforme imagem a seguir:
4.2 Configurar Módulo
Para realizar as configurações da integração, acessar o módulo Gerencial > Configurações > Integrações de Software > Sistemas de Terceiros. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
- Executar: permitirá executar a exportação;
- Configurar: permitirá configurar o módulo;
- Ajuda: exibirá informações auxiliares à integração;
- Fechar: permitirá fechar a tela.
Selecionar na coluna Produto a opção Domínio Fiscal e clicar no botão Configurar. A tela a seguir será exibida:
Na aba Acumulador serão cadastradas as informações referentes a cada tipo de lançamento, informar a empresa, CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações), entre outras informações.
Somente serão exportadas as notas fiscais que possuem o acumulador cadastrado, conforme os parâmetros selecionados.
Esta aba possui os botões:
- : permitirá adicionar acumuladores;
- : permitirá editar o acumulador selecionado;
- : permitirá excluir o acumulador selecionado.
Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os campos:
- Empresa: informar a empresa;
- CFOP: informar o CFOP;
- Código: informar o código referente ao sistema Domínio;
- Tipo de pagamento: selecionar o tipo de pagamento;
- Situação tributária: selecionar a situação tributária.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para adicionar o acumulador à relação.
Na aba Caixa serão exibidas todas as contas caixa cadastradas no sistema, será necessário informar o código referente ao sistema Domínio. Conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
- : permitirá adicionar contas à relação;
- : permitirá excluir contas adicionadas.
A aba Espécie de documentos exibirá todos os modelos de documento cadastrados no sistema, será necessário informar o código referente ao sistema Domínio, na coluna Esp. Documento, conforme imagem a seguir:
A guia Contas exibirá todas as contas cadastradas no sistema, será necessário informar o código referente ao sistema Domínio, na coluna Código. Conforme imagem a seguir:
A aba Motivos de movimentação exibirá todos os motivos de movimentação cadastrados no sistema, será necessário informar o código referente ao sistema Domínio, na coluna Código. Os motivos de movimentação que não possuírem este código cadastrado, não terão as movimentações contábeis exportadas. Conforme imagem a seguir:
A aba Modalidade será utilizada para informar o código da modalidade conforme o CFOP e empresa. Este código indicará se a movimentação de entrada terá direito a crédito, compensação, regime especial ou outras situações. Por padrão o sistema exportará o código sem direito a crédito, cabe ao usuário somente configurar o que for diferente da regra geral. Conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
- : permitirá adicionar modalidades;
- : permitirá editar modalidades adicionadas;
- : permitirá excluir modalidades.
Ao clicar no botão Adicionar a tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os campos:
- Empresa: informar a empresa;
- CFOP: informar o CFOP;
- Modalidade: selecionar a modalidade.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para adicionar a modalidade à relação.
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
5 Funcionalidades
O Linx Postos AutoSystem® possui integração com o sistema Domínio Fiscal. A integração será responsável por exportar para um arquivo, as informações de cadastro de clientes, fornecedores, produtos, lançamentos financeiros, cupons fiscais e reduções z, para posteriormente importá-las ao sistema Domínio Fiscal.
Nos capítulos a seguir serão descritas as funcionalidades desta integração.
5.1 Exportar Dados
Para exportar os dados acessar o módulo Gerencial > Configurações > Integrações de Software > Sistemas de Terceiros. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:
Selecionar na coluna Produto a opção Domínio Fiscal e clicar no botão Executar. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os campos:
- Empresa: informar a empresa;
- Período: informar o período;
- Diretório: informar o diretório em que o arquivo será alocado;
- Perfil SPED: permitirá selecionar de que forma os registros serão exibidos:
- A – Analítico: exibirá os registros de forma detalhada;
- B – Sintético: exibirá os registros de forma resumida.
O parâmetro Opções permitirá selecionar as opções:
- Valor líquido e de ICMS zerados para cancelamentos na redução z: permitirá gerar valor líquido e de ICMS zerados para cupons cancelados na redução z;
- Gerar saldo de estoque dos produtos – Registro 0140: permitirá gerar saldo de estoque dos produtos;
A guia Arquivos exibirá quais os arquivos poderão ser gerados na importação das informações. Permitirá selecionar as opções:
- Clientes e Fornecedores: permitirá gerar um arquivo com as informações de clientes e fornecedores;
- Grupos e Produtos: permitirá gerar um arquivo com as informações de produtos e grupo de produtos;
- Notas Fiscais: permitirá gerar um arquivo com as informações de notas fiscais;
Redução Z e Cupons: permitirá gerar um arquivo com as informações de reduções z e cupons fiscais;
Lançamentos contábeis: permitirá gerar um arquivo com as informações de lançamentos contábeis.
Importante
Empresas que possuem o módulo Multi-empresa habilitado, poderão gerar os arquivos de cada filial, separadamente direto da Matriz. Recomenda-se renomear os arquivos gerados, pois ao gerar um novo relatório independentemente da empresa, o arquivo será sobrescrito.
Após selecionar as opções desejadas, clicar no botão Exportar, para que o sistema gere os arquivos selecionados no diretório informado. Conforme imagem a seguir: