ASSUNTO

Funcionamento do processo de integração com o WMS Spark.


Produto

Linx DMS/BRAVOS/LinxDMS

Menu

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Data

 

Autor

Distribuição Linx DMS
[email protected]

Área

P&D DMS

Para utilizar essa integração é necessário contratar o produto Spark junto com seu fornecedor.

FINALIDADE

Detalhar o funcionamento do processo de integração com o WMS (Warehouse Management System) Spark.
WMS ou Sistema de Gerenciamento de Armazém é um software ou aplicativo para ajudar a gerir, otimizar e automatizar os processos logísticos em especial, nos depósitos, armazéns e estoque.

ABRANGÊNCIA

Clientes que desejam utilizar essa integração específica.

APLICAÇÃO

Funcionamento Geral do Processo:

  • Ao realizar a entrada de itens no Linx DMS é enviado um aviso de recebimento para o WMS. O responsável pelo WMS faz a conferência e recebimento das mercadorias e libera o Linx DMS para consolidar a nota fiscal de entrada. O processo de controle de estoque no Linx DMS continua sendo utilizado normalmente.
    Ao necessitar de um item do estoque para um serviço na oficina ou venda a balcão é realizado o processo de requisição normal do Linx DMS, via emissão de romaneio. Ao gerar o romaneio é gerado um pedido no WMS para separação do item. Na oficina é enviado automaticamente, pois já existe uma configuração padrão, mas para vendas a balcão é necessário informar a data de entrega, estratégia de expedição (prioridade para separação) e transportadora. Após a separação do item ser realizada pelo responsável pelo WMS, o item é disponibilizado na Doca de Expedição do usuário que realizou a solicitação. Doca de Expedição é o espaço físico utilizado para armazenar os itens já separados solicitados por um determinado usuário.
    Após o usuário recolher o item solicitado em sua Doca de Expedição segue o processo normal da oficina ou balcão.


Configurações:

  • Parâmetro geral para utilização do processo.

Menu: Linx DMS > Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas.

Para utilizar o processo marque o parâmetro "Utilizar integração com Sistema de Gerenciamento de Armazéns (WMS) de terceiros" na aba Parâmetros > Outros Parâmetros.
Depois informe a Porta e IP que serão utilizados para a comunicação com o WMS.


  • Habilitar menu do cadastro de estratégia de expedição.

Menu: Linx DMS > Configuração > Menus/Usuários > Usuários e Permissões.

Habilitar o acesso ao cadastro de Estratégia de Expedição para o usuário responsável por realizar o cadastramento.



  • Cadastrar as estratégias de expedição

Menu: LinxDMS > Peças > Cadastros > Estratégia de Expedição.

A estratégia de expedição é uma instrução passada para o WMS para indicar a ordem e como deve ser realizada a separação do item. A estratégia é enviada quando for realizado um pedido do item.
Deve ser cadastrada obrigatoriamente uma estratégia para oficina e quantas forem necessárias para o venda de peças. Na estratégia da oficina deve ser marcado o campo "Padrão Oficina" como "sim". O sistema irá selecionar automaticamente essa estratégia quando for um pedido de itens da oficina.



  • Informar a doca de expedição.

Menu: LinxDMS > Faturamento > Cadastros > Vendedores > Cadastro Vendedores.

No cadastro do vendedor informar o código da doca de expedição cadastrada no WMS.



  • Integrações:

Foram implementadas as seguintes integrações com o WMS Spark:


 
Funcionamento:

  • Cadastro do item.

Menu: Linx DMS > Peças > Cadastros > Itens.

Ao cadastrar um novo item é enviado automaticamente o cadastro do item ao WMS.
Para realizar a carga inicial do cadastro dos itens no WMS foi implementada uma nova opção na tela de cadastro de itens.



  • Aviso de recebimento/Confirmação de Recebimento.

Menu: Linx DMS > Peças > Transações > Entradas > Notas de Entrada.

Ao realizar a totalização (botão Totaliza) da nota fiscal é enviado o pedido com todos os itens da nota fiscal ao WMS. O responsável pelo WMS irá realizar o recebimento e conferência desses itens. Quando esse processo estiver encerrado a nota fiscal é liberada para realizar a consolidação (botão Consolida), efetivando a entrada dos itens no estoque do Linx DMS. Enquanto o processo de recebimento e conferência estiver em andamento o processo de consolidação é bloqueado no Linx DMS.



  • Geração do pedido na oficina/balcão.

Menus: Linx DMS > Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção e Linx DMS > Peças > Atendimento Balcão.

Na oficina o pedido é enviado automaticamente ao emitir o romaneio de requisição de peças. É utilizada a estratégia de expedição padrão para a oficina.
No balcão o pedido também é enviado ao gerar o romaneio de requisição de peças, mas é necessário informar a data de entrega, a estratégia de expedição, a doca de destino e a transportadora, que será impressa na etiqueta.



  • Consulta situação do pedido.

Menu: LinxDMS > Peças > Consultas > Atendimento Balcão.

Na tela de Consulta do Atendimento Balcão é visualizada a situação do pedido. Como um atendimento a balcão pode possuir mais de um romaneio, e cada romaneio é um pedido no WMS, a situação apresentada nessa tela é referente ao contato.
A descrição da situação é apresentada conforme tabela abaixo:



  • Cancelamento do pedido.

Menu: Linx DMS > Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção.

Conforme regra do WMS o pedido somente pode ser cancelado enquanto não foi iniciada a separação. O cancelamento automático do pedido é realizado somente quando uma Ordem de Serviço for cancelada. Se a situação de todos os pedidos relacionados a O.S. estiver como "Parado" é enviada a ordem para cancelamento ao WMS. Se um dos pedidos já estiver em separação o cancelamento deve ser realizado direto no WMS.


  • Atualização da chave da NFE.

Menu: Linx DMS > Peças > Atendimento Balcão.

Ao emitir a nota fiscal de venda a balcão é enviada a chave da nota fiscal eletrônica para o WMS.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.


  • Sem rótulos